___________________________________________________________________________________________ Zadar - Croácia

Zadar, capital do condado de mesmo nome, localizada na costa do Mar Adriático, carrega uma rica história, possui ruínas romanas e marcas da dominação veneziana. A cidade é habitada desde o século IX a.C, passando ao longo de sua história por dominações como a do Império romano e, bem mais tarde, no século XV, veio o domínio veneziano, posteriormente, Zadar foi controlada pelo Império Austro-Húngaro.

O centro histórico de Zadar é uma surpresa agradável, situado numa península do Adriático, ligado ao continente também por uma ponte que leve a parte nova da cidade. A pequena Zadar possui um charme e uma beleza arquitetônica que atrai moradores e turistas, levando-os a percorrer suas ruas estreitas de mármore repletas de lojas, bares e restaurantes com muita gente bonita.

Outro atrativo é a encantadora orla, possuidora de um vasto calçadão também em mármore. 0s turistas usam o calçadão como praia para tomar sol e mergulhar nas águas transparentes do Adriático. Visitamos Zadar no final de junho 2016. Uma grata surpresa!

*Dicas:

-Existem poucas vagas de estacionamento público no centro histórico de Zadar e todas com parquímetro que cobra cerca de 7 kunas por hora (3,50 reais);

-Ao estacionar retire o ticket na máquina. Se você estaciona e não o coloca no para-brisa do veículo, o fiscal da cidade colocará no seu carro um boleto equivalente ao valor de uma diária que varia em torno de 60 kunas (30 reais);

-Caso receba o boleto acima, efetue o pagamento nos correios local ou de outra cidade, não deixe de pagar, pode virar multa de 800 kunas (400 reais).

*ONDE FICAMOS

Indiscutivelmente, não há erro! O melhor lugar para se hospedar em Zadar é no Centro Histórico, com isso, sua estada na península será melhor para conhecer as atrações dessa bela cidade croata. E o melhor, tudo a pé.

*Dicas:

-Hospedagem: Lady of Health Apartments – Trg Tri Bunara, 5, centro histórico de Zadar - ótima localização, piso térreo, reservado pelo Booking, pagamento no check-in;

-Suba na torre de estilo veneziano, terá uma bela vista da cidade. Ingresso 15 Kunas, aberto das 9 às 22 horas.

*O QUE FIZEMOS

Nosso primeiro dia em Zadar e quarto dia na Croácia foi uma tarde de domingo. Depois da hospedagem, no final da tarde, seguimos numa breve caminhada sobre a muralha apreciando a cidade que é dividida por uma pequena baia do Adriático, de um lado a península com o centro histórico, do outro a parte nova localizada no continente.

Nosso passeio finalizou no calçadão na ponta da península, onde estão o Órgão do Mar “Sea Organ” e o Painel Solar, para acompanhar o pôr-do-sol, que no verão acontece às 21 horas, um ritual diário conhecido como "saudação ao sol" ou "Greeting to the Sun" acompanhado por centenas de turistas.

*O Órgão do Mar – Sea Organ

É uma obra impressionante, projetada por Nikola Basic em 2005, com objetivo de recuperar a costa de Zadar dos estragos da Segunda Guerra Mundial e assim atrair mais turistas. Trata-se de um instrumento musical feito com os degraus de mármore branco e um conjunto de tubos que fica abaixo da água, quando as ondas do mar batem nos degraus e nas cavidades reproduzem sons harmônicos que realmente parecem vir de um órgão de verdade. O cenário é perfeito para acompanhar o incrível pôr do sol em Zadar. É simplesmente incrível a ideia de Nikola!

*O Pôr-do-sol

Uma viagem à Croácia não é completa sem a visita a Zadar. Sentar-se à beira mar e esperar o pôr do sol ao som da melodia criada pelas ondas ao tocar o órgão do mar até o sol deleitar-se lentamente sobre azul turquesa das águas do Adriático. Imperdível!

*Painel Solar

Outra atração que merece destaque e que fica ao lado do órgão do mar é o Painel Solar. Trata-se de um painel circular que absorve energia do sol durante o dia e acende à noite em milhares de luzes de LED coloridas iluminando o ambiente e fazendo par com a música produzida pelo órgão do mar. O painel é conhecido como “Saudação ao Sol” ou “Greeting to the Sun” e foi projetado pelo mesmo arquiteto do órgão marítimo. Depois, se preferir, vá a um dos restaurantes do centro histórico. Nada igual!

5º DIA

O quinto dia de nossa viagem pela Croácia estava ensolarado. Pela manhã, pegamos o carro e fomos até a pequena e pacata cidade de Nin, a 20 km de Zadar. A cidade de Nin é medieval, possui muralha, muitas ruínas, casas de pedra e ruas estreitas. É dentro desse ambiente que está à menor Catedral do mundo. Após circular por algumas ruas encontramos uma boa vaga bem ao lado da Catedral onde paramos para visitar a pequena igreja e fazer algumas fotos. Aliás, nem sabíamos que a cidade era murada, como muitas na Croácia, tudo isso graças a um passado cheio de guerras e dominações.

Após visitar Nin, retornamos a Zadar e a tarde circulamos calmamente pelas estreitas ruas de mármore, visitando as principais atrações da cidade como a Rua Kalelarga, a Catedral Santa Anastácia, a Torre em estilo Veneziano, a Praça dos 5 Poços, o Portão da Muralha, o Fórum Romano, Igreja São Donato e a Igreja Santa Maria.

A Ulica Kalelarga é a principal rua do centro da histórica Zadar, o logradouro segue o estilo romano, estreita e calçamento em mármore, hoje a rua possui lojas, restaurantes, pizzarias, sorveterias e muito turista a apreciar a beleza do lugar.

Siga pela Ulica Kalelarga até alcançar o início da península que encontrará a Praça dos 5 Poços, o parque da cidade e o Portão principal da muralha.

Adentre pelas ruazinhas e descubra a beleza arquitetônica de Zadar, o Fórum Romano, a Igreja São Donato e a Igreja Santa Maria.

Forum Romando - Zadar - Croácia

Se desejar suba na torre em estilo veneziano, localizada ao lado da Catedral Santa Anastácia, e tenha vistas incríveis da cidade. Imperdível!

Zadar - Croácia

-Torre em estilo veneziano – aberta das 9 às 22 horas;

-Ingresso custa 15 kunas (7,5 reais) por pessoa.

6º Dia

No sexto dia pela Croácia, saímos de Zadar às 10 horas, com destino a Dubrovnik, via a cidade de Sibenik, essa distante 86 km de Zadar, para apreciar as paisagens e vistas do Mar Adriático pela rodovia D8.

No caminho, sempre ornado de hibiscos, espirradeiras e bougainvilles, passamos por balneários às margens do Adriático. Fizemos algumas paradas para fotos em praias tranquilas que oferecem vários apartamentos para alugar em toda costa marítima. Após passarmos por Sibenik pegamos a rodovia A1, para Dubrovnik, distante 303 km. Nessa parte da estrada, surgem cadeias de montanhas e vales com videiras e oliveiras.

Para chegarmos definitivamente a Dubrovnik é preciso atravessar parte do território da Bósnia na costa do Adriático, cerca de 20 km. Nesse local há controle de imigração da Bósnia, é preciso apresentar passaportes, tarefa obrigatória, mas nada de empecilho, apenas formalidades. Durante nosso trajeto dentro da Bósnia paramos para fotos na cidade de Neum.

Neum - Bósnia Herzegovina

Na fronteira com a Croácia, para sairmos da Bósnia, exige-se nova apresentação dos passaportes. Chegamos a Dubrovnik às 15 horas, nos alojamos e em seguida fomos almoçar no Restaurante Kanoba Longo, dentro da cidade amuralhada.  Por volta das 17 horas, saímos a passear pelas ruelas da grande cidade medieval de muralhas gigantescas que se alongam até o Mar Adriático. Aproveitando o sol menos forte, visitamos ainda igrejas, lojinhas e no final da noite fomos jantar ao som de uma banda típica, tocando músicas de época medieval.

Às 22 horas, retornamos ao apartamento, localizado no alto da cidade, bem ao lado do topo da muralha, para no dia seguinte explorar Dubrovnik, considerada a Pérola do Mar Adriático.

Dubrovnik - A Pérola do Adriático

-O pedágio entre Zadar e Dubrovnik custou 75 kunas (37,5 reais);

-Tente viajar o máximo pela rodovia costeira e desfrute de belas paisagens, e o melhor, não há pedágio;

-A gasolina “eurosuper95” custa cerca 9,20 kunas o litro (4,60 reais).

-Veja o roteiro completo de Dubrovnik-Croácia

___________________________________________________________________________________________Eu Fui e Recomendo - julho de 2016