_______________________________________________________________________ Península do Sinai - Egito

O Sinai é uma região montanhosa e desértica do Egito, localizada no continente asiático, entre os golfos de Suez e Aqaba. Esses golfos são alimentados pelas águas turquesa do Mar Vermelho formando praias belíssimas.

Golfo de Suez - Mar Vermelho - Egito

A península do Sinai ocupa uma posição estratégica que une dois continentes - África e Ásia, separando também dois mares - o Mediterrâneo e o Vermelho. Toda esta região, apesar de extremamente árida, tornou-se conhecida ao longo dos tempos, devido aos seus numerosos poços subterrâneos, a exemplo, os poços de Moisés, em Mara.

Tamareiras - Península do Sinai - Egito

A Península do Sinai é o palco de várias passagens do Velho Testamento, tornando-a um lugar sagrado para as três religiões Abraâmicas: o Cristianismo, Judaísmo e Islamismo. A parte sul da Península é bastante acidentada, com montanhas de granito e abriga o Monte Santa Catarina e o Monte Sinai, esse, com 2.285 m de altura, onde Moisés teria recebido a tábua dos Dez Mandamentos. Apesar de ser uma região desértica, a Península do Sinai é repleta de belezas naturais e mistérios. Um fato curioso aconteceu! O dia estava ensolarado e mesmo com o veículo em movimento fiz esse clique. Para minha surpresa, a foto ficou marcada com um incrível raio vindo do céu. Impressionante!  

Península do Sinai - Egito

A região do Sinai é pouco habitada, porém, os Beduínos, um povo nômade das áreas desertas do Oriente Médio e Norte da África, ocupam algumas vilas por toda Península. Acredita-se que a cultura beduína tenha surgido ainda na antiguidade, no Império Antigo do Egito, 2670 a 2195 a.C.

Península do Sinai - Egito

Viajar por dois dias nessa região de paisagens insólitas e de grande importância cultural e religiosa, foi uma experiência incrível.

*QUANDO FOMOS

O verão do Egito é extremamente quente, por isso, a melhor época de viajar para a terra dos Faraós é no inverno. Durante o inverno egípcio (dezembro a março) o clima é ótimo, não chove e as temperaturas oscilam de 10 a 23 graus. Nosso tour de dois dias pelo Sinai foi no início de fevereiro/2019, sendo que a temperatura na região montanhosa de Santa Catarina (Monte Sinai) marcou 6 graus.

*ONDE FICAMOS

Para nosso tour de dois dias pela Península do Sinai nos hospedamos no Hotel Meridian Dahab, localizado em Santa Catarina, região sul da Península, próximo ao Monte Sinai. Apesar da sua localização ser no meio do deserto do Sinai, o hotel tem: restaurante, piscina, acomodações, lojas de souvenir, artesanatos, lenços e joias em prata.

Hotel Meridian Dahab - Península do Sinai - Egito

*O QUE FIZEMOS

Nosso tour pelo Egito começou pela capital, Cairo-Egito. Depois de alguns dias no Cairo voamos para a cidade de Luxor, onde fizemos um Cruzeiro pelo rio Nilo, Cruzeiro Rio Nilo-Egito. Feito isso, retornamos a capital egípcia e a exploramos por mais dois dias. Dando sequência a nossa jornada pelo Oriente Médio, partimos do Cairo rumo a Jordânia, por terra, passando, primeiramente pela Península do Sinai, Egito. Por dois dias viajamos por terras áridas, montanhas e por belíssimas praias do Golfo de Suez e do Golfo de Aqaba, ambos ligados ao Mar Vermelho. 

-Roteiro Resumido:

*Canal de Suez, os Poços de Moisés e o Golfo de Suez;

*O Monastério de Santa Catarina e o Monte Sinai;

*O Golfo de Aqaba, as praias de Taba e os resorts;

*Parque Nacional de Ras Mohammed e a Ilha do Faraó.

1º DIA – Logo cedo, após o café da manhã, nosso grupo partiu do Hotel Barcelo Pyramids, na capital egípcia, em direção a Península do Sinai. O primeiro trecho da viagem até o Sinai começou com passagem sob o Canal de Suez.

*O Canal de Suez  

O Canal foi construído para ligar o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, com o intuito de reduzir o percurso feito pelos navios entre a Europa e países da Ásia. O majestoso canal artificial possui 195 km de extensão, 170 metros de largura e 20 metros de profundidade. Sem dúvida, uma importante obra! Antes da sua construção os navios que saíam da Europa com destino aos portos asiáticos, contornavam o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança, essa rota, encarecia em muito os custos de navegação.

Quando passamos pelo túnel, sob o Canal de Suez, neste momento, deixamos o continente africano e adentramos no asiático. O controle aqui é rígido, soldados do exército egípcio vigiam toda área. Por questões de segurança não é permitido fotografar.

Depois de atravessar o túnel, nossa viagem seguiu pelo deserto, rumo a Península do Sinai e, a primeira parada foi para uma visitação aos Poços de Moisés.

Estrada de corta o Deserto do Sinai - Egito

*Os Poços de Moisés ou Poços de Mara

Moisés liderou a saída do povo hebreu do Egito rumo a terra prometida: Canãa, e no deserto, em alguma parte da Península do Sinai, eles ficaram sem encontrar água durante três dias. Então quando chegaram a Mara, não puderam beber das águas de lá porque eram amargas. Esta é a razão porque o lugar chama-se Mara. O povo começou a reclamar a Moisés, dizendo: “Que beberemos”? Aí, Moisés clamou ao Senhor, e este lhe indicou um arbusto, um pedaço de madeira, que lançou na água, tornando-a boa para beber.

Poções de Mara - Deserto do Sinai - Egito

Finalizada a visita aos Poços de Mara, seguimos a viagem pela costa do Golfo de Suez.

*O Golfo de Suez

O golfo de Suez é um pedaço do Mar Vermelho, que avança entre a África e a Ásia, na península do Sinai, terminando na cidade egípcia de Suez, na entrada do Canal de mesmo nome. Durante o percurso rumo ao Monte Sinai, fizemos uma parada para almoço, num restaurante a margem do Golfo de Suez.

O lugar, além do restaurante, possui uns chalés para hospedagens. A praia é encantadora, a água é tão cristalina que só dá vontade de mergulhar.

Praia do Golfo de Suez - Mar Vermelho - Egito

Depois do almoço, seguimos pelo deserto do Sinai e por um bom trecho, viajamos pela costa do Golfo de Suez, Mar Vermelho. De um lado da estrada, arenito e montanhas de cor amarela com formações típicas de região desértica.

Deserto do Sinai - Egito

E do outro lado da mesma estrada, para compor o colorido das paisagens, o azul turquesa das águas do Golfo de Suez. Simplesmente fantástico!

Golfo de Suez - Mar Vermelho - Egito

Num determinado ponto da estrada, deixamos a costa do golfo e a direção foi Santa Catarina, centro sul da Península do Sinai.

*Santa Catarina

Santa Catarina é um pequeno vilarejo na península do Sinai. É uma região bem diferente e bonita, com lugares bíblicos, altas montanhas e paisagens de tirar o fôlego. Foi nesse cenário que pernoitamos no Hotel Meridian Dahab.

Nosso pernoite foi acolhido por um friozinho de seis graus, afinal, estávamos no inverno e a uma altitude de 2.600m. Ótimo para degustar um vinho, um chá ou mesmo uma cervejinha para os mais dispostos. Muito bom!

Nessa região além das belezas naturais do deserto, existem duas atrações de grande importância religiosa: o Monte Sinai e o Mosteiro de Santa Catarina.

*Monte Sinai ou Monte Horebe

Monte Sinai é o local denominado como “Monte de Deus”, na qual Moisés recebeu os Dez Mandamentos – inscritos em duas tábuas, as “Tábuas da Lei”, das mãos de Deus, selando assim uma Aliança entre Javé e Israel.

Do nosso grupo, apenas quatro corajosos encararam o desafio de subir ao Monte Sinai, assim, durante a madrugada, sob um frio congelante e por trilhas íngremes de pedras, escalaram o Monte onde ficaram até o amanhecer.

Região do Monte Sinai - Egito

Segundo eles, foi uma experiência única fazer o caminho, onde um dia, os Passos de Moisés ascenderam ao Monte Horebe ou Monte Sinai na busca de receber do Senhor, a tábua dos Dez Mandamentos. Emocionante! Assim foi nosso primeiro dia no Deserto do Sinai

2º DIA – O segundo dia pelo Deserto do Sinai e o último de nossa jornada de 13 dias pelo Egito, começou com a visitação ao Mosteiro de Santa Catarina.

*Mosteiro de Santa Catarina

Localizado na encosta rochosa do Monte Sinai e protegido por uma grande muralha, o Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina foi construído no ano 527 por ordem do imperador bizantino Justiniano. 

Mosterio de Santa Catarina - Monte Sinai - Egito

O Mosteiro abriga a Igreja Basílica da Transfiguração, a sagrada Capela da Sarça Ardente, uma torre de 9 sinos, uma biblioteca de antigos manuscritos e o Poço, onde Moisés encontrou sua esposa.

Poço de Moisés

O local escolhido para sua construção teria sido o da sarça, um tipo de arbusto, em chamas, visto por Moisés, como descrito no Velho Testamento.

A Sarça Ardente          

Os relatos são de que, Catarina que nasceu em Alexandria, por volta do final do século III, converteu-se ao Cristianismo e condenou a adoração dos antigos deuses egípcios. Ela foi martirizada e morte devido à sua fé cristã. Seu corpo foi encontrado no topo de uma montanha, que fica perto do Monte Sinai. A veneração a Santa Catarina espalhou-se trazendo muitos peregrinos. Com o tempo, o nome do Mosteiro do Sinai mudou para Mosteiro de Santa Catarina.

Não é permitida a entrada de ônibus e vans até o Monastério. Uma breve caminhada leva você ao Santuário, e acaso deseje, pode-se ir de camelo ou taxi.

Acesso ao Mosterio de Santa Catarina - Monte Sinai

Na entrada principal que dá acesso ao Mosteiro tem uma feirinha com diversas lojas, todas construídas na encosta de um grande penhasco, vendendo diversos artigos religiosos, lenços, água e souvenirs. Bem interessante!

Depois da vista ao Monastério, seguimos entre montanhas rochosas em direção ao litoral do Golfo de Aqaba, no Mar Vermelho, passando por Taba, até chegar na tríplice fronteira do Egito/Israel/Jordânia. O nosso destino final era a cidade de Petra, na Jordânia.

Península do Sinai - Egito

*O Golfo de Aqaba

O grande Golfo de Aqaba está na ponta norte do Mar Vermelho. Seu litoral é dividido entre quatro países: o Egito, Israel, Jordânia e a Arábia Saudita. As praias do golfo não são visitadas apenas por pessoas, olha aí, quem circula por esse paraíso: os camelos, um animal desajeitado, paciente e de grande importância para os moradores do deserto. 

Golfo de Aqaba - Mar Vermelho - Egito

A estrada litorânea que nos levou até a fronteira com Israel é perfeita para fazer incríveis cliques fotográficos. Mesmo, com o veículo em movimento consegui registrar belos lugares. A via é repleta de belíssimas paisagens naturais e vários resorts a margem do golfo. Mesmo com a visão de abandono de alguns resorts, isso não diminui a beleza do litoral do golfo de Aqaba, com praias de azul profundo e desfiladeiros coloridos.

Diante dessas paisagens vibrantes, viajamos até Taba, onde fizemos uma parada para almoço.

*Cidade de Taba

A pequena cidade costeira de Taba, está localizada na movimentadíssima fronteira do Egito com a vizinha cidade de Eilat, Israel, no litoral do Golfo de Aqaba, na Península do Sinai. A cidade possui fascinantes praias de águas cristalinas e ao longo do litoral, pitorescas construções de hotéis e resorts, que mais parecem castelos.

Nossa parada para almoçar foi no restaurante do Sonesta Beach Resorts. Após o almoço, aproveitamos para fazer uma breve caminhada pela praia de areia fina e água transparente.

O lugar é muito bonito! Considerado pelos egípcios, como a Riviera Egípcia. Também na região de Taba está a reserva natural do Parque Nacional de Ras Mohammed.

Praia de Taba - Golfo de Aqaba - Mar Vermelho - Egito

*Parque Nacional de Ras Mohammed

A região de Taba é cheia de belezas naturais, por esse motivo, a cidade possui um parque de preservação ambiental. A reserva natural abriga espécies de mamíferos, de aves silvestres e de répteis. A área conta com cavernas, vales, montanhas e fontes naturais de água. Não visitamos tudo isso, mas fiz alguns cliques quando cruzávamos pela reserva. Maravilha!

Península do Sinai - Egito

As belas paisagens não acabam por aqui, a viagem continua pela margem do golfo e logo nos deparamos com a Ilha do Faraó.   

*Ilha do Faraó

A Ilha do Faraó fica a metros da praia do Golfo de Aqaba no Mar Vermelho, rodeada de rochedos, no topo está o Castelo dos Cruzados e ao fundo, as montanhas da Jordânia. 

Segundo a história, a fortaleza foi construída para garantir a segurança dos peregrinos até a terra santa. A pequena Ilha perdeu importância após a época das Cruzadas, estava abandonada até o século XIX, quando, em 1986 foi restaurada.

Golfo de Aqaba - Mar Vermelho - Egito

Foi nesse cenário de tirar o fôlego que, depois de treze dias pelas terras dos faraós, nos despedimos da Península do Sinai e do Egito. A próxima jornada foi atravessar a tríplice fronteira do Egito/Israel/Jordânia e seguir para a cidade de Petra, na Jordânia.

*A Tríplice Fronteira – Egito/Israel/Jordânia 

Depois de uma viagem histórica pelo Egito, chegamos a barreira imigratória de Israel, hora de deixar o país dos Faraós. Aqui, nos despedimos dos guias egípcios Samuel e Mohammed, que nos acompanhou durante nosso tour de treze dias por esse incrível país, o Egito.

Taba - Península do Sinai - Egito

Depois dos rígidos procedimentos imigratórios, entramos no Estado de Israel, pela cidade de Éilat, onde outros guias já estavam esperando para nos conduzir por 10km até a fronteira de Israel/Jordânia. Nessa fronteira, também passamos por controles rígidos da imigração jordaniana.  Feito isso, já era início da noite quando adentramos na Jordânia. Aqui também, já estava outra equipe nos aguardando. Depois dessa maratona, todos sãos e salvos, seguimos para a cidade de Petra, Jordânia. Roteiro completo click aqui. Jordânia

A Cidade Rosa - Petra - Jordânia

*Dicas

-Israel não exige visto para brasileiros e nem carimba o passaporte, apenas fornece um ticket, guarde-o para apresentar no momento da saída do país;

-A Jordânia exige visto para brasileiros, pode comprar o selo do visto no próprio posto imigratório, custa 30 dólares por pessoa.

-0 pacote da viagem pelo Oriente Médio (Egito, Jordânia e Israel) foi adquirido na Home Office Turismo –www.homeofficeturismo.com.br

Sinto-me, também, na obrigação de citar e deixar aqui o contato dos nossos competentes e atenciosos guias, Samuel e Mohammed, que conviveram conosco por 13 dias, desde a nossa chegada ao Cairo até nossa saída do Egito pela Península do Sinai. 

-Samuel Gabala - Professor de História Egípcia e Guia Turístico.

-Contato: +20 122 286 6973 - WhatsApp.

______________________________________________________________________________________________________________________         Eu Fui e Recomendo - Fevereiro de 2019