______________________________________________________________________________  Galileia - Israel

A Galileia, localizada ao norte de Israel, possui abundantes fontes de água doce, vales férteis, colinas, montanhas e clima agradável. A ocupação principal dos galileus está na agricultura com o cultivo de muitas espécies diferentes de hortaliças, trigo, cevada, figo, oliveiras, arroz, laranja, pera e damasco. 

Galileia - Israel

Devido aos aspectos geográficos da Galileia, o clima da região é marcado por alguns contrastes. As colinas são frescas, a costa marítima apresenta temperatura amena e o vale do Rio Jordão é quente. O relevo da Baixa Galileia é bem variado e oscila de 210 metros abaixo do nível do mar próximo do Mar da Galileia e atinge seu ponto mais alto no monte Tabor, com 562 metros.  Entretanto, na parte da Alta Galileia estão as colinas e os montes que variam entre 460 m e 1.208 m de altitude.

Galileia - Israel

Podemos observar, o quanto a Galileia é importante para o Estado de Israel. A região possui fontes de água potável nas Colinas do Golam, no Mar da Galileia, esse, um grande lago de água doce, e abundante produção agrícola no Vale do Rio Jordão. A Galileia, também, é importantíssima e sagrada para os cristãos. Foi nessa região, que Jesus viveu na cidade de Nazaré, nas proximidades de Cafarnaum e do Mar da Galileia, onde aconteceu a maioria dos milagres atribuídos a Ele.

Galileia - Israel

*QUANDO FOMOS

Viajar por Israel, acredito que é bom em qualquer época do ano, afinal, é a Terra Santa, um lugar riquíssimo em histórias e de muita fé. Porém, fiquem atentos, o verão do Oriente Médio é de temperaturas elevadas. Como não gostamos de muito calor, nossa viagem pelo território israelense foi durante o inverno asiático, dessa forma, chegamos a Galileia na segunda metade de fevereiro/2019 para, em três dias, percorrer a belíssima região da Galileia. Durante o inverno da Galileia, as temperaturas oscilam de 7 a 23 graus, com dias ensolarados. Clima perfeito!

Safed - Galileia - Israel

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de três dias pela Galileia, nos hospedamos por duas noites num Kibbutz, zona rural e agrícola da Galileia, localizado na cidade de Tiberíades.

*Dicas:

-Kibbutz Lavi Hotel – Tiberíades, Galileia.

-Boas instalações, bom café de manhã e ótima localização.

*O QUE FIZEMOS

A região da Galileia é riquíssima do ponto de vista religioso, sobretudo para os Cristãos. Essa farta riqueza se espalha por todo seu território de terras férteis entre vales, montanhas, cidades e vilarejos, onde o Jovem Galileu viveu maior parte de sua vida pregando. Diante dessas paisagens, visitamos lugares incríveis, percorridos por Jesus, que até então, só conhecíamos através dos livros bíblicos.

*Região da Galileia – Roteiro Resumido

-Monte Tabor, Igreja da Transfiguração.

-Cidade de Nazaré, Basílica da Anunciação.

-Igreja de São José, Casa e Carpintaria de José.

-Igreja das Bodas, Jesus transforma água em vinho.

-Passeio pelo Kibbutz, Cidade de Safed.

-Monte do Sermão da Montanha, Igreja da Multiplicação.

-Cafarnaum, Casa de Pedro, Mar da Galileia e Rio Jordão.

-Costa do Mediterrâneo, Haifa e Cesaréia

1° DIA – Vindo de Jerusalém, na Judeia, passamos pela região de Samaria e antes do meio dia, chegamos ao Monte Tabor, na Galileia. Aqui foi nossa primeira parada para visitar a Igreja da Transfiguração. 

*Monte Tabor

O acesso ao Monte Tabor dar-se-á em duas etapas: a primeira, vai até a metade da montanha, onde possui estacionamentos para ônibus, vans e carros dos turistas. O local oferece boa estrutura para os visitantes, tipo: Lojas, lanchonetes, banheiros e uma bela vista para os vales e cidades ao redor do Monte Tabor. A segunda etapa é feita somente por vans credenciadas pelo complexo turístico do Monte Tabor. 

Monte Tabor - Galileia - Israel

Segundo relato dos evangelhos, Jesus e três de seus apóstolos vão para uma montanha, conhecida como Monte Tabor, na Galileia. Lá, Jesus começa a transfigurar e brilha enquanto os profetas Moisés e Elias aparecem ao seu lado, conversando com Ele. Nesse momento, Jesus é chamado de "Filho" por uma voz vinda do céu. 

Igreja da Transfiguração - Monte Tabor - Galileia - Israel

No topo dessa montanha, foi edificada uma Igreja dedicada a Jesus, Moises e Elias que ficou conhecida como Basílica da Transfiguração. Nesse local, provavelmente ocorreu o episódio em que Jesus é transfigurado e se torna radiante, fato esse, considerado como um dos milagres de Jesus. 

Igreja da Transfiguração - Monte Tabor - Galileia

Finalizada nossa vista ao Monte Tabor, partimos para a cidade de Nazaré.

*Cidade de Nazaré

Há dois mil anos atrás, Nazaré era uma pequena Vila e a casa de Maria e José foi o local da anunciação do Anjo Gabriel, que noticiou para Maria que Ela seria a mãe do Messias. Embora Jesus tenha nascido em Belém, na Judeia, no entanto, foi em Nazaré que Ele cresceu e foi educado até o momento em que começou a andar pela Galileia iniciando seu Ministério. 

Nazaré - Galileia

A pequena Nazaré vive, pacificamente, entre muçulmanos e cristãos, entretanto, o que mais atrai visitantes para a cidade é a igreja edificada sobre a casa de Maria e José, conhecida como Basílica da Anunciação. Foi nesse local que, segundo a tradição católica, Maria recebeu do Anjo Gabriel a Anunciação de que seria mãe de Jesus. 

Igreja da Anunciação - Nazaré - Galileia

Devido a esse fato histórico e religioso, que mudou a história da humanidade, é grande o número de fiéis que buscam chegar perto do local onde teria vivido a Sagrada Família. 

Nazaré - Galileia

A Imponente Basílica, administrada pela Ordem Franciscana, possui dois pavimentos. No andar térreo está a gruta onde teria sido a casa de Jesus. A área é protegida, as pessoas não entram, porém, pode ser fotografada. 

Igreja da Anunciação - Nazaré - Galileia

No andar superior funciona a paróquia da Basílica. O local, é rico em painéis, vitrais e muito mosaico, com representações de vários países católicos. Inclusive do Brasil, que está representado por um belo mosaico de N. Sª. Aparecida. 

Igreja da Anunciação - Nazaré - Galileia

Bem perto da Basílica da Anunciação está a Igreja de São José.

*Igreja de São José

A Pequena Igreja foi construída em 1914, segundo os registros históricos, sobre a Carpintaria de José. Ao entrar no Santuário, siga para o subsolo que encontrará, pequenas salas e ruinas que, na tradição Cristã, seriam o local da carpintaria e o lugar onde Jesus teria frequentado com José. O Templo é conhecido também por Igreja da Carpintaria de José. Visite e sinta a emoção de estar onde Jesus viveu. 

Outro lugar em Nazaré sagrado para os Cristãos é a Igreja das Bodas.

*Igreja das Bodas de Caná

A história dessa Igreja está relacionada a um milagre de Jesus. Naquela época, houve um casamento em que Jesus e sua mãe estavam presentes.

Durante as comemorações, o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: "Eles não têm mais vinho". Jesus respondeu-lhe: "Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou". Sua mãe disse aos que estavam servindo aos convidados: "Fazei o que Ele vos disser". No ambiente havia talhas de pedra, onde cabiam cerca de cem litros em cada uma.

Jesus fala para os que estavam servindo: "Enchei as talhas de água". Feito isso, Jesus disse: "Agora tirai e levai ao mestre-sala". E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que tinha se transformado em vinho. O mestre-sala não sabia de onde vinha o vinho, mas os que estavam servindo sabiam a origem do vinho. A mãe fala, o filho faz. Por ela se chega com facilidade a Jesus. Esse episódio é considerado como o primeiro milagre praticado por Jesus.

Foi diante desse cenário que encerramos nosso primeiro dia pela Galileia. Daqui seguimos para o Kibbutz, onde nos hospedamos.

2º DIA - Logo cedo, após o café da manhã, fizemos uma visita guiada para conhecer e ver de perto como funciona um Kibbutz.

Kibbutz, é uma pequena comunidade rural autônoma, onde os membros têm como atividade principal o trabalho agrícola e como princípio, a propriedade coletiva dos meios de produção. Os Kibbutz, caracterizam-se por uma organização igualitária, democrática com prestação de serviço voluntário entre os integrantes da comunidade.

Kibbutz - Galileia

Depois dessa breve visita ao Kibbutz, partimos rumo a cidade de Safed.

*A Cidade de Safed

Safed é uma das quatro cidades sagradas de Israel, junto com Jerusalém, Hebron e Tiberíades e sua população é predominantemente de judeus ortodoxos. A cidade de Safed está localizada nas montanhas da Galileia a uma altitude de 900 metros, sendo a mais alta de Israel e uma das mais antigas do país. 

Safed - Galileia - Israel

A pitoresca Safed, é possuidora de sinagogas medievais, galerias de arte, ruas estreitas e sinuosas, casarios de pedra, tudo isso, faz da cidade, um lugar místico do judaísmo de grande importância histórica.

Caminhe sem pressa pelas rústicas ruelas de Safed, sinta os encantos dessa cidade milenar e aproveite para visitar a incrível fábrica de velas artesanais. Fantástico!

Safed - Galileia - Israel

Finalizada a visita a cidade de Safed, seguimos para o Mar da Galileia onde, primeiramente, visitamos o Monte das Bem-Aventuranças.

*Monte das Bem-Aventuranças

Durante o trajeto entre a cidade de Safed e Cafarnaum, fizemos uma parada no Monte das Beatitudes ou Monte das Bem-aventuranças, onde Jesus pregou o “Sermão da Montanha”. Hoje, nesse monte, possui uma igreja edificada em formato octogonal simbolizando as oito bem-aventuranças. Sem dúvida, um lugar muito especial para os cristãos.

Daqui, seguimos para Tabgha onde visitamos a Igreja da Multiplicação.

*Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes

Outro lugar que não pode ficar sem visitar é a Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, localizada em Tabgha, próximo ao Mar da Galileia. O pequeno santuário, celebra o milagre da multiplicação dos pães e peixes, o qual, conforme o Novo Testamento, foi feito por Jesus nesse local.

Depois da visita, seguimos para Cafarnaum, localizada a margem do Mar da Galileia.

*Cafarnaum

Localizada a margem do Mar da Galileia, a cidade de Cafarnaum foi, segundo o Novo Testamento, o local de vários milagres ministrados por Jesus. Hoje, com as escavações, o sitio arqueológico revela que o lugar tenha sido uma das sinagogas onde Jesus disciplinava seus seguidores, como também, onde realizou alguns milagres. Devido à presença constante de Cristo neste local, ficou conhecido como “A Cidade de Jesus”. A entrada no Sítio é gratuita.

Ao lado do Sitio Arqueológico de Cafarnaum, estão também as ruinas da Casa de Pedro. Sobre essas escavações da Casa de Pedro foi construída uma igreja, que deve ser visitada.

Depois dessa bela visita a Cafarnaum, seguimos para o Mar da Galileia.

*Mar da Galileia

O Mar da Galileia, também conhecido como Mar de Tiberíades, é um enorme lago de água doce alimentado pelo Rio Jordão. Nos tempos de Jesus, ficavam a sua margem as cidades de Tiberíades e Cafarnaum. A região do grandioso lago é sagrada para o cristianismo, devido aos milagres realizado por Cristo em torno dele, dentre esses, Jesus caminhando sobre as águas. Emocionante, andar por onde Jesus andou, olhar para onde Jesus olhou.

Mar da Galileia - Israel

Foi diante desse cenário sagrado que finalizamos nossa visitação a região de Cafarnaum. Dando sequência ao tour pela Galileia, seguimos para Yardenit, o Rio Jordão.

*Rio Jordão – Yardenit

O nome do Rio Jordão em hebraico é Yarden, e desse, deriva Yardenit. Está de frente para as águas do Yardenit ou Jordão é, sem dúvida, um dos momentos mais esperados para quem viaja pela Terra Santa. Conhecer o Centro Batismal do Jordão é, com certeza, muito significativo para os cristãos.

Foi no Rio Jordão onde aconteceu um fato histórico e bíblico muito importante, conhecido por quase toda a humanidade. Isso mesmo, nas águas do Jordão, conforme os escritos bíblicos, Jesus foi batizado por João Batista: "Então veio Jesus da Galileia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por Ele". (Mateus 3:13).

Rio Jordão - Galileia - Israel

Nenhum outro rio do mundo tem tamanho significado bíblico quanto o Jordão. Ao passar por esse lugar sagrado do cristianismo, aproveitem para celebrar o batismo de "Confirmação de Fé".

Foi diante das águas sagradas do Jordão que encerramos nosso dia pela Galileia. Retornamos ao Kibbutz e no dia seguinte, partimos para a cidade de Haifa.

3º DIA – Após café da manhã, deixamos o Kibbutz Hotel, viajamos pela Galileia e nosso destino final era Tel Aviv. Durante o trajeto fizemos duas paradas: a primeira na cidade de Haifa e outra em Cesareia, ambas na costa do Mar Mediterrâneo.

*Haifa – Costa do Mediterrâneo

Haifa é a terceira maior cidade do Estado de Israel e tem sua população formada por judeus, árabes muçulmanos e árabes cristãos. A cidade é um grande centro industrial e cultural, além disso, abriga um dos maiores portos do país.

Cidade de Haifa - Israel

Haifa, apesar de ser milenar, possui ares de modernidade com edificações de arquitetura diversificadas distribuídas sobre uma topografia singular, entre o Monte Carmelo e as planícies costeira do Mar Mediterrâneo.

A cidade de Haifa, desde o início do século 20, é a sede mundial da religião Fé Baháꞌi. O espetacular Templo com seus jardins e os encantadores Terraços Baháꞌis, distribuídos na encosta do Monte Carmelo, faz do lugar, a principal atração turística da cidade.

Templo da Fé Baha'i - Haifa - Israel

O belíssimo conjunto arquitetônico dos Terraços Baháꞌis decora a planície da cidade e contrasta com o azul do mediterrâneo que enche o olhar dos visitantes. Essa imponente obra foi declarada pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Haifa - Israel

Outra atração de Haifa que visitamos foi o Mosteiro de Stella Maris, conhecido também por Mosteiro de Nossa Senhora do Monte Carmelo administrado pelos monges carmelitas. Dentro do monastério possui uma pequena caverna, denominada como a Gruta de Elias.

Mosteiro de Stella Maris - Haifa - Israel

Finalizada nossa visita ao monastério, saímos de Haifa e depois de percorremos cerca de 44 Km pela costa do Mediterrâneo chegamos a Cesareia Marítima, também chamada de Cesareia Palestina.

*Cesareia Marítima

Localizada a beira do Mar Mediterrâneo, essa antiga cidade e seu porto marítimo foram construídos por Herodes, por volta de 25 a 13 a.C. Hoje, Cesareia está em ruinas, porém, um paraíso arqueológico que merece ser visitado.

Cesareia - Israel

A antiga Cesareia, a princípio, foi edificada para ser um porto, entretanto, o lugar também deu espaço para um anfiteatro, um hipódromo, torre de observação, templos e um aqueduto.

Toda essa beleza arquitetônica que resiste ao tempo, está diante do azul profundo das águas do Mar Mediterrâneo. Visita imperdível!

Finalizada a agradável e descontraída visita a Cesareia Marítima, já era início da tarde, quando, partimos em direção a Tel Aviv.

Cesareia - Israel

*Dicas:

-Antes de entrar no Sítio Arqueológico assista ao vídeo sobre a história de Cesareia. Muito bom!

-Em Cesaréia, o Apóstolo Paulo foi levado ao tribunal para ser julgado.

*Tel Aviv-Jaffa

Tel Aviv, localizada na costa do Mediterrâneo, é a segunda maior cidade de Israel, foi fundada em 1909 como um bairro fora da milenar cidade de Jaffa Árabe. No ano de 1948, com a criação do Estado de Israel, Tel Aviv e Jaffa foram unificadas em uma única cidade, formando belos contrastes com a Tel Aviv moderna e a velha Jaffa, essa, fundada a cerca de 7500 a.C. Fantástico!

Foi dentro dessa mistura arquitetônica, cultural e de muita descontração, que ficamos na cidade por cinco dias. Veja roteiro completo aqui Tel Aviv

Tel Aviv-Jaffa - Israel

O pacote da viagem pelo Oriente Médio (Egito, Jordânia e Israel) foi adquirido na Home Office Turismo. www.homeofficeturismo.com.br

Todo roteiro pela Terra Santa foi executado pela operadora Israelense. Genesis Tours - www.genesis-tours.com

Nosso tour pela Galileia foi conduzido pela competente Gal Wajskop, brasileira, residente em Tel Aviv, que nos acompanhou por dez dias, desde a recepção do grupo na fronteira de Israel/Jordânia, em Allenby, até nossa saída por Tel Aviv.

-Gal Wajskop - Guia Turístico – Profunda conhecedora da história de Israel e da Terra Santa.

-Contato: +972.54-789-8081 – WhatsApp

_________________________________________________________________________________________   Eu Fui e Recomendo – Fevereiro de 2019