____________________________________________________________________________

MIAMI

Miami é conhecida como a “The Magic City” (Cidade Mágica) porque, como em um passe de mágica, tudo que se possa desejar e querer nela existe! É uma combinação de praia, compras, restaurantes e interessantes atrações turísticas. O principal atrativo da cidade são as lojas, os shoppings e os outlets, mas o que não falta em Miami são formas de aproveitar o sol e ocupar o tempo na cidade.

Impressionantemente limpa, organizada e bem sinalizada, fica fácil locomover-se em Miami, tendo em vista que as ruas são nomeadas de acordo com a direção, a maioria com números, aumentando a numeração para o norte e diminuindo para o sul - o mesmo vale para Miami Beach e para o resto da cidade.

Os 21 km de praia de Miami Beach merecem ser muito bem aproveitados. South Beach, a parte mais importante de Miami Beach, é conhecida em todo o mundo pelos seus hotéis cinco estrelas.

É sempre bom, passar pelo menos um dia aproveitando o sol e curtindo o mar, sempre com águas em boa temperatura. Para quem cansar de se bronzear, ao longo de toda a extensão de areia (concentração em South Beach) é possível alugar barcos, caiaques, jet-skis e ter aulas de surfe. 

Para dar um tempinho do sol, Miami oferece também diversas atrações. Em South Beach os mais de 800 prédios em estilos arquitetônicos ArtDeco, Mediterranean Revival” e “Miami Modern” (tematização naval com edifícios de tom pastel semelhantes a navios) estão bem conservados e quem pensa que shopping só é lugar para fazer compras se enganou; além dos ótimos preços, os centros comerciais de Miami, como o Bayside Marketplace, são lugares muito agradáveis para caminhar ou fazer uma refeição. 

A céu aberto, ruas como a Lincoln Road e a Espanhola Way oferecem bons restaurantes, bares e lojas, além de serem ótimos lugares para observar o estilo de vida da cidade.

Para as crianças, Miami oferece diversas opções de entretenimento, como o Childrens Museum, os animais do JungleIsland e do Zoológico da cidade, e o Seaquarium.

*DICAS:

Antes de viajar para Miami é importante que você saiba:

1. Se fizer a escolha por alugar um carro, leve em consideração os custos adicionais. Em South Beach, Downtown e Ocean Drive, nessas áreas da cidade predominam os estacionamentos privados e os nas vias públicas (Parquímetros). Mas tendo tempo e paciência pode-se encontrar vagas nas ruas um pouco mais afastadas das atrações.

2. Tente organizar seu roteiro por bairros de acordo com as áreas específicas por serem próximas, por exemplo:

-Em Miami Beach visitar o Aventura Mall e a Best Buy;

-Em South Beach visitar a Lincoln Road, Ocean Drive e Espanhola Way;

-Em Downtown Miami o Bayside MarktPlace e o Wynwood  Arts  District;

3. Sempre confira a sua conta, pois em algumas partes da cidade a gorjeta já está inclusa.

4. Nos Estados Unidos, a gorjeta é quase uma obrigação e um mínimo de 15% deve ser adicionado à conta, principalmente em bares e restaurantes.

5. Sempre tenha o seu passaporte com você, mas o mantenha em um lugar seguro, bem como o endereço de hospedagem. Também é bom trazer o endereço da embaixada ou consulado do Brasil, caso haja algum imprevisto ou perda da sua documentação.

Consulado Geral do Brasil – Endereço:

80 SW 8th Street - 26º andar - Miami, FL 33130 - Tel. 305-285-6200  e-mail: cg.miami@itamaraty.gov.br
EMERGÊNCIA

Nos fins de semana, feriados e fora do horário de expediente o Consulado mantém serviço de plantão, exclusivamente para os casos de comprovada emergência por meio dos telefones: 305-801-6202 e 305-801-6201.

6. Leis para Dirigir em Miami       

As leis americanas estipulam que se deve dirigir no lado direito da estrada e ultrapassar pela esquerda, como no Brasil. É permitido dobrar à direita mesmo com o sinal vermelho, (só vire à direita com extrema segurança a preferência é de quem está passando pelo cruzamento), a não ser que haja indicação em contrário. Prossiga sempre com cuidado e obedeça aos limites de velocidade indicados: 15 mph – Miles por hora (24 km/h) em zonas escolares, 30 mph (48 km/h) em zonas comerciais ou residenciais e 55 mph (90 km/h) na maioria das vias expressas, exceto quando as condições das estradas exigirem velocidade reduzida e na autoestrada velocidade máxima de 70 mph.  É exigido que todas as pessoas dentro de um carro usem cinto de segurança. Crianças menores de 5 anos de idade devem estar em cadeirinhas aprovadas pelo governo.  A multa para quem atira coisas pela janela do carro é de U$500,00.

7. Carteira de Habilitação para Dirigir     

Sim, a carta de motorista do Brasil é válida para dirigir em Miami e nos Estados Unidos. O estado da Flórida reconhece carteiras de habilitação emitidas em outros países. Tais carteiras devem estar dentro do prazo de validade.

8. Pedágios  

Normalmente os carros alugados já vem com o SunPass (como o nosso Sem Parar) para ter acesso livre nos pedágios, que são muitos. Mesmo assim, certifique-se ao locar o carro se já vem com SunPass. Vale a pena deixar as moedas à mão para pedágios. Na saída do aeroporto existem pedágios, com 2 tipos de cabines, " Exact Exchange", para gente que tem as moedas exatas e o "ChangeReceipt" para quem precisa trocar o dinheiro.

9. Compras

Algumas dicas para não ficar na mão e aproveitar bem as oportunidades:

-Avise sua operadora de cartão de crédito com antecedência, informando o período que vai passar fora do Brasil, eles poderão bloquear seu cartão caso não sejam avisados. Considere também levar dinheiro em espécie ou usar um cartão de débito (VTM);

-Deixe espaço de sobra na mala ou, se for o caso, compre uma nova por aqui mesmo;

-Leve em consideração coisas como excesso de bagagem, o limite é de apenas US$ 500;

-Experimente tudo (roupas) antes de comprar, pois, obviamente, não dá para trocar depois;

-Faça uma listinha dos desejos e compre aquilo que realmente precisa. É muito comum alguns viajantes perderem o controle -- o que não é difícil -- e se arrependerem de algumas aquisições.

-Verifique os cartões de desconto dos principais centros de compras. Alguns oferecem alguns bons descontos.

Espero que as dicas de Miami ajudem durante a sua estada. 

*QUANDO FOMOS

Já fomos a Miami e Orlando por duas vezes, nos meses de novembro de 2012 e dezembro de 2013. São períodos excelentes para visitá-las, não chove e possui temperatura agradável. Na viagem de 2013 permanecemos nas duas cidades por 15 dias.

*ONDE FICAMOS

Miami como toda metrópole oferece uma infinidade de opções para hospedagem nos mais diversos locais da cidade, atendendo os mais variados gostos dos viajantes. A região mais procurada é verdadeiramente Miami Beach, local agradável e de muito agito com lojas, restaurantes, boates e bares nas avenidas Ocean Drive, Lincoln Road, e Espanhola Way todas no ArtDeco District. Nós nos hospedamos em Miami Beach, mas fora desse agito. O hotel que nós ficamos possui minicozinha dentro do apartamento.

Hotel Casablanca - Endereço: 6345, Collins Ave. – Miami Beach – Flórida – USA

*O QUE FIZEMOS

Chegamos ao Aeroporto de Miami por volta das 16h e logo pegamos o carro alugado, com reserva feita ainda no Brasil, e seguimos para o hotel, nos hospedamos e fomos dar um giro por Miami Beach e jantar.

Contratamos na própria recepção do nosso hotel o serviço de City tour por Miami, incluindo Bayside e passeio de barco pela Baia Biscayne – 06 horas de duração – Citytour & Boat – valor por pessoa U$ 47.00 – saída às 12:20h do Hotel Casablanca.

Nesse tour, vimos panoramicamente o lado mais bonito, sofisticado e bairros interessantes que Miami possui. Mansões, Iates, Porto de Miami, Little Havana e Calle Ocho (Bairro Cubano), Distrito de ArtDeco de South Beach, Coconut Grove, Brickell Avenue e Coral Gables são alguns dos destaques, com parada em Little Havana para lanche.

Terminamos o dia com uma exclusiva navegação turística pelas Ilhas de Miami (Biscyne Bay), observando as mansões dos ricos e famosos no "Millionaire's Row".

Essas excursões partem de hotéis em Miami Beach ou da parte externa do Bayside Marketplace – Downtown Miami.

O receptivo possuía dois horários: 9:20am-4pm / 12:20-6:30pm, optamos pelo segundo horário. Efetuamos um depósito de $15.00 por pessoa na própria recepção do hotel e pagamos o restante no momento que foram nos pegar.

O embarque no hotel se inicia antes dos horários descritos, mas eles nos informam através da recepção do hotel o horário exato que nos pegariam. Foram bem pontuais.

*DESCRIÇÃO DO CITY TOUR

No City-tour visitamos:

1 - O Porto de Miami - é um porto marítimo da cidade de Miami, Flórida. Conhecido como Porto das Américas, é um dos maiores portos do mundo e um dos mais importantes dos Estados Unidos, com aproximadamente 4 milhões de passageiros e 9 milhões de toneladas de carga anualmente. Esse porto emprega cerca de 98 mil pessoas e movimenta 12 bilhões de dólares. O porto opera atualmente com 8 terminais de passageiros e seis guindastes.

2 - Calle Ocho - Bairro - Lugar que você pode observar a influência da imigração cubana. Lá você encontrará muitos imigrantes e lugares típicos de Cuba.

3 - Coconut Grove - Bairro, também conhecido como The Grove, foi anexado à grande Miami somente na década de 20. O que antes era uma pequena vila, hoje é um dos bairros mais divertidos e animados da cidade, sendo o centro das artes e da vida noturna. O bairro de Coconut Grove é riquíssimo por sua história e cultura. Veja algumas curiosidades!

Coconut Grove foi construída em grande parte pelos artesãos trazidos das Bahamas e essas raízes ainda são evidentes nos nomes das ruas, paisagismo e arquitetura de muitas casas.

Todo mês de junho há o Bahamas Goombay Festival, um super animado carnaval de rua imperdível!

Pessoas famosas que já moraram no bairro: Madonna, Sylvester Stallone, Rosie O’Donnell, OJ Simpson, Jimmy Buffett, Tennessee Williams, Robert Frost, David Crosby e Alexander Graham Bell.

Lembra do clip Thriller do Michael Jackson? Pois é, aquele cemitério que aparece é o BahamianCemetery, localizado em Coconut Grove.

4 - Coral Gables - É uma cidade que fica no Sul de Miami. É um lugar incrível para passar o dia e é conhecido pela sua arquitetura e estilo mediterrâneo. Andando por Coral Gables você vai encontrar mansões, hotéis luxuosos, fontes e pequenas galerias e lojas super agradáveis. Possui também restaurantes super charmosos para tomar um café ou jantar. Possui também shoppings que são ótimos para compras.

*PASSEIO DE BARCO POR BISCAYNE BAY

O passeio de barco pela Biscayne Bay é muito interessante e relaxante. Ao microfone, o guia vai anunciando – em inglês e espanhol – as mansões localizadas nas ilhas e a quem pertence ou pertenceu, existem todos tipos de celebridades dos mais variados quilates. (A nossa guia mostrou uma casa que teria sido de Xuxa).

O passeio proporciona belas paisagens com vistas do skyline de Downtown e permite entender melhor a geografia da cidade. Há várias companhias operando no píer do shopping Bayside Marketplace. As saídas são frequentes, quem estiver por essa área basta chegar, dar uma volta e pesquisar os horários de saída dos barcos. A média dos ingressos é de $25. Nós contratamos o serviço completo, City Tour e Boat, na recepção do nosso hotel, o receptivo nos pegou e nos deixou no hotel ao preço de U$ 47.

Neste dia acordamos um pouco mais tarde e após o café da manhã, resolvemos fazer umas comprinhas, então seguimos para o Aventura Mall, Best Buy e Apple. Se você por alguma razão estiver de escolher um único shopping em Miami, o Aventura Mall (19501, Biscayne Boulevard) é um dos mais completos. 

*O EVERGLADES

Fizemos o passeio para o Parque Nacional Everglades localizado, no estado da Flórida distante uma hora de Miami Beach, é a única área subtropical preservada da América do Norte.

Dentro do Parque Nacional existe o Gator Park que foi o primeiro a fazer passeio de aerobarco (Barco movido por motor de hélice) em Everglades da Flórida para espionar répteis ferozes (jacarés gigantes).

O Everglades National Park é conhecido por sua vasta fauna a qual você vai encontra durante o percurso na imensidão pantanosa. Aves ameaçadas de extinção que você não encontra em nenhum outro lugar e pequenas criaturas que vivem entre os jacarés selvagens. Muita vida aquática habita o Everglades que inclui mais de 200.000 jacarés.

Durante o passeio o operador do barco faz paradas e narra em inglês sobre a vida da fauna e flora do pântano, em seguida faz algumas manobras com o aerobarco em velocidade.

O passeio para Everglades – Gator Park, fizemos com o Receptivo Tour Services que nos pegou no Hotel Casablanca. A duração do passeio é de 5h saída as 9:20h retornando as 2:30h. Preço por pessoa U$ 50. No meio da tarde retornamos ao hotel.

*A LINCOLN ROAD

No final da tarde, depois do passeio do Everglades, fomos para a Lincoln Road, rua fechada, tipo calçadão, com muitas lojas de grifes e restaurantes localizada a partir da numeração 401, entre Avenida Washington e a Lenox, no sofisticado bairro de South Beach com seus edifícios ArtDeco. 

A rua em suas sete quadras é ótima para andar a pé, sentar num café e ver o mundo passar... a avenida fica lotada nos fins das tardes com muitas boutiques, galerias de arte, restaurantes, joalherias, livrarias, cinemas, lojas bacanas tipo Apple, Diesel, Sunglass Hut, Quiksilver, Sports Express, Banana Republic ,  American Apparel, Victoria´s Secret entre outras. 

A avenida Lincoln Road também é destino cultural, com cinemas, galerias de arte e teatro e a visitadíssima galeria do pintor e escultor, o brasileiro, Romero Britto. Na Lincoln Road também possui uma filial da brasileira Osklen.

Horário de funcionamento: Segunda a sábado 10h/21h30 e dom 11h/19h.

*A ESPANHOLA WAY  

Depois de caminharmos (ida e volta) toda a extensão da Lincoln Road fomos para a espanhola way, rua histórica, representante de uma vila espanhola que oferece produtos e artigos exclusivos, galerias de arte e restaurantes animados com mesas ao ar livre e gente na rua.

Existem restaurantes das culinárias espanhola, francesa ou italiana em meio à arquitetura mediterrânea (entre a Washington Ave. e a Pensilvânia Ave. e as ruas14th Street e 15th Street de Miami Beach). Por aqui ficamos para jantar.

*VISCAYA MUSEUM AND GARDENS

Reservamos este dia para o lado cultural da viagem e após café da manhã seguimos para Viscaya Museum and Gardens que, entre 1916 e 1925, foi projetada para ser uma típica vila italiana e residência de James Deering, um industrial americano de máquinas e implementos agrícolas e colecionador de obras de artes.

A antiga residência transformou-se num museu que impressiona pela imponência de seus aposentos bem conservados, com móveis franceses e objetos de arte e pela beleza de seus jardins, com magnífica coleção de orquídeas! Os jardins, à moda de Versalhes, na França, são labirínticos e acabam à beira do Oceano Atlântico, num dos quintais mais bonitos da cidade.

Aberto o ano todo das 9:30 às 16:30h, exceto no Natal, com ingressos adultos: $15, estudantes com carteirinha: $10, crianças 6-12: $6 e menores grátis.  Pagando mais $3 você obtém um audioguide em português que relata toda história do museu e cada ambiente.

Viscaya Museum and Gardens - 3251 South Miami Ave  MIAMI-FL

*O BAYSIDER MARKEPLACE

Depois da visita ao Viscaya, seguimos para Downtown Miami, centro financeiro e comercial da cidade para visitar o Bayside Marketplace, uma espécie de shopping com estrutura aberta, onde você pode vasculhar por várias lojas, provar um drink gelado e passear pelo píer.

Aqui você encontra muitas lojas, restaurantes, o Hard Rock Café. O Bayside é muito mais que um centro comercial, é um pouquinho de como é a vida no sul da Flórida, onde você pode desfrutar do belo horizonte de Miami ao longo da Baia Biscayne e refrescar-se na brisa do oceano.

Como já era inicio da tarde almoçamos aqui no Bayside desfrutando de uma bela vista para a Baia Bayside. Final da tarde seguimos para Wynwood.

*WYNWOOD ARTS DISTRICT  

Wynwood é um museu a céu aberto. Os murais de grafite começaram nos estacionamentos, e o projeto de Tony Goldman cresceu, o resultado valorizou a região com muito colorido. O Wynwood Arts District é o centro das artes em Miami, com mais de 50 galerias de arte, 4 museus e muito murais pelas ruas.

Aqui se respira arte. São grafites superinteressantes de artistas de várias partes do mundo. Arte para todos e para completar possui também restaurantes badalados na região. Se seus olhos já se acostumaram com a beleza de South Beach, está na hora de passear por esta região de Miami. 

A cidade consegue de novo surpreender visualmente, agora com uma coleção de grafites espalhados nos quarteirões entre a NW 28th St e a NW 22th St, bem como ao longo da NW 2nd Ave. Nunca pensei que pudesse haver um lugar tão interessante pertinho dos arranha céus do centro de Miami. Saímos do Wynwood já era início da noite e fomos para o Coco Walk em Coconut Grove.

*COCO WALK

No coração do Bairro de Coconut Grove está o Coco Walk um tipo de shopping center bem interessante e aconchegante devido sua estrutura arquitetônica possuir partes abertas ao ar livre, com muitas lojas e lugares para almoçar, jantar ou descansar das compras, neste bairro você parece que está na Europa

Endereço: 3015 Grand Avenue - Coconut Grove

* ARTDECO DISTRICT e AVENIDA OCEAN DRIVE

Depois da passagem por Coco Walk, seguimos para o bairro ArtDeco que é um dos lugares mais interessantes em South Beach, com centenas de edifícios construídos no estilo arquitetônico ArtDeco dos anos 20. Uma das principais características desse estilo arquitetônico é a tematização naval com edifícios de tom pastel e arquitetura semelhante a navios. Possuem janelas redondas, como as de cabine de navio, curvas, blocos de vidro, decoração inspirada na fauna e flora e mosaicos. Os edifícios mais famosos estão na Ocean Drive, na Collins Ave. e Washington Ave. Super conservados!

Ir à Miami Beach e não conhecer Ocean Drive é como ir à Copacabana e não passear na Av. Atlântica. Praia bonita, limpa, calçadão, mar azul, bares e cafés a beira-mar são ótimos para sentir todo o clima único e descontraído. Um bom lugar para passear final da tarde!

South Beach é também um dos principais locais escolhidos por Hollywood para servir de cenário para os filmes Velozes e Furiosos, Bad Boys, Gaiola das Loucas e diversos seriados de TV como o Miami Vice.

Como parte das inúmeras atrações da Ocean Drive temos a Casa Casuarina, foi a casa do estilista italiano Gianni Versace, morto a tiros em 1997 nos degraus. O assassino, Andrew Cunanan, dias mais tarde, cometeu suicídio em um barco em Miami Beach. A casa é um dos pontos mais fotografados de Miami. Nesta elegante região de Miami Beach em especial na Ocean Drive, com seus bares e restaurantes, é ótima para caminhar e curtir também o Lummus Park que fica entre a Ocean Drive e a praia. A praia do Lummus Park é considerada uma das melhores praias de Miami para passar o dia e dar uma descansada. Chegamos aqui à noite por volta das 20h, tivemos muita sorte, logo encontramos estacionamento que não é fácil nessa área da cidade, e fizemos uma breve caminhada e ficamos para jantar.

Após café da manhã seguimos de carro com destino a Orlando pela Florida’s Turnpike Road, estrada com vários pedágios e com 236 milhas de Miami a Orlando – aproximadamente 380Km.

-Visite o roteiro de Orlando, click aqui: Orlando-U S A

___________________________________________________________________________________________

Eu Fui e Recomendo - Dezembro de 2013