____________________________________________________________________________ ISTAMBUL - Turquia Outubro 2022

Istambul é a maior cidade da Turquia, cerca de 14 milhões de habitantes, se divide entre a Europa e a Ásia ao longo das margens do Estreito de Bósforo. O estreito liga o Mar Negro ao Mar de Mármara dando passagem a grandes navios e cruzeiros. 

Istambul - Turquia

A Cidade Velha reflete as influências comerciais, culturais e religiosas dos impérios Bizantino, Romano e Otomano que governaram a região por séculos. No distrito de Sultanahmet, ao ar livre, fica o hipódromo da era romana, que foi durante séculos o local de atividades esportivas e culturais. Há também a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia de cúpula arrojada e mosaicos da era cristã, as Cisternas da Basílica, restos da Muralha da antiga Constantinopla e o Palácio Topkapi. Tudo isso pode-se conhecer facilmente a pé. 

Istambul - Turquia

Outros pontos de interesse se espalham por Istambul: o Gran Bazar, o Mercado de Especiarias ou Bazar Egípcio, o Corno de Ouro, o Obelisco Egípcio, a Ponte de Gálata, a Torre de Gálata, a Avenida da Independência ou Istiklal, a Praça Taksim, o Palácio Dolmabahçe e uma Navegação pelo Estreito de Bósforo. Istambul nos leva a recordar e viver o que somente era visto nos livros de história. 

Istambul - Turquia

A cultura e as tradições de Istambul têm fortes alicerces religiosos. A grande maioria da população de Istambul é muçulmana, mas também há uma pequena quantidade de cristãos e judeus. A cidade possui mais de 4 mil mesquitas.

*QUANDO FOMOS

Os meses de melhor clima em Istambul são abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro. Os meses mais quentes são junho, julho e agosto. Janeiro é o mês mais frio do ano, quando neva na cidade.

Visitamos Istambul em outubro 2022, temperaturas agradáveis variando entre 10 e 23 graus com dias ensolarados, excelente para caminhadas pela cidade. Durante nossa estada de 6 dias choveu apenas um dia.

*ONDE FICAMOS

Istambul é uma metrópole, há inúmeros bairros que oferecem ótimas hospedagens: Sultanahmet, Kabatas e Taksim localizados na região central da cidade são os bairros mais turísticos. Mas, para quem vai pela primeira vez à Istambul, sem dúvida, o melhor local para se hospedar é em Sultanahmet, centro histórico, onde está a maior parte das atrações. Ficamos por 5 noites no Hotel Sari Konak, excelente localização, bom café da manhã, funcionários gentis, ótimas acomodações e agenda transfer in/out para o aeroporto mediante pagamento extra. Reservamos esse hotel pelo hotéis.com, ótimo custo benefício! O café da manhã é servido no terraço com uma vista incrível para a Mesquita Azul!!! 

Istambul - Turquia

*Hotel Sari Konak - www.istanbulhotelsarikonak.com 

*Endereço: Mimar Mehmet, nº 26 – Sultanahmet – Istambul. Fone: +90 (212) 638-6258,

*E-mail: reservation@istanbulhotelsarikonak.com

*O QUE FIZEMOS

Istambul/Lado Europeu

Istambul possui várias atrações turísticas e um gigantesco patrimônio histórico, cultural, religioso e arquitetônico. Durante nossa estada de 6 dias nos hospedamos no bairro de Sultanahmet. Esse bairro é uma península onde ficava a antiga cidade de Constantinopla, controlada pelo Império Romano por séculos. Para conhecer melhor a história do lugar, fizemos um tour guiado e a pé com Eren Ercil, uma turca simpática, conhecedora da história de Istambul. 

Istambul - Turquia

Para esse tour guiado, primeiramente, fiz contato com o guia Gonca Kaia, que por questões de agenda não pode nos prestar seus serviços, indicando para nós sua colega Eren Ercil. Eren, nos acompanhou por quase todo o dia com muita simpatia.

Guia privado em Istambul:

*Eren Ercil – WhatsApp: +90 (538) 790-1848 – Idiomas: Turco, Inglês, Português e Espanhol.

*Gonca Kaia – WhatsApp: +90 (532) 416-4981 – Idiomas: Turco, Inglês e Português.   

1º Dia: Viajando pela companhia aérea Turkish Airlines, partindo de São Paulo, após 13 horas de voo, chegamos ao aeroporto de Istambul no final da tarde de um domingo. O aeroporto de Istambul está a 45 km do centro da cidade, por isso, quando reservamos o Hotel Sari Konak, também pedimos uma reserva de transfer de chegada. O serviço de transfer em van privativa para 4 pessoas, custou 60 euros. Ótimo custo benefício! Chegada ao hotel, check in realizado, saímos para jantar. 

Istambul - Turquia

2º Dia: O distrito de Sultanahmet é o centro histórico de Istambul. O bairro é uma península, situada entre o estuário do Corno de Ouro e o Estreito de Bósforo. Sultanahmet, como era a antiga Constantinopla ainda hoje há trechos de muralha da época. 

Istambul - Turquia

Dentro da península de Sultanahmet estão a Mesquita Azul, a Basílica de Santa Sofia, o Hipódromo, o Obelisco Egípcio, a Fonte Alemã, a Cisterna da Basílica, o Palácio Topkapi, o Gran Bazar, o Mercado Egípcio, muitos restaurantes, lojas, casas de câmbio, bazares e muito agito. O local é ideal para se hospedar, caminhar sem pressa e sentir o clima da cidade. E o melhor! Não vai precisar de transporte público nem taxi para se deslocar e conhecer quase tudo que Istambul oferece. 

Istambul - Turquia

Nosso segundo dia em Istambul começou às 8:30 da manhã quando encontramos com a Eren, nosso guia, no hall do Hotel Sari Konak de onde seguimos a caminhar para visitar vários pontos turísticos, começando pelo Palácio Topkapi.   

-Palácio Topkapi

Construído por Maomé II, o Conquistador, logo após a conquista de Constantinopla em 1453. O palácio foi residência dos sultões otomanos durante quatro séculos. Através da Porta Imperial tem-se o acesso ao enorme Palácio. 

Istambul - Turquia

O complexo de edificações do Museu Palácio de Topkapi é composto por grandes pátios, templo religioso, salas de reuniões do conselho, jardins, aposentos, cozinha. 

Istambul - Turquia

O palácio possui uma arquitetura notável, exposições de cerâmicas, peças em ouro, coleções de armas, espadas e adagas, o harém do sultão.  Boa parte do acervo não pode ser fotografado. 

Istambul - Turquia

Tudo isso fortificado com um muro de 2 km de comprimento ao lado do Estreito de Bósforo, que data da época bizantina. O palácio possui uma enorme ala dedicada a cozinha onde fazia mais de 4 mil refeições diárias. 

Istambul - Turquia

Topkapi está localizado numa posição estratégica em uma colina de fácil acesso pela parte Europeia de Istambul e oferece bela vista para o Estreito de Bósforo e para a Istambul moderna. 

Istambul - Turquia

O local merece ser visitado com calma e de preferência com um guia. Nosso guia, Eren, nos mostrou tudo com calma e tranquilidade. Finalizada a visita seguimos para a Cisterna da Basílica.

-Cisterna da Basílica

Localizada bem ao lado da Basílica de Santa Sofia, esse é um lugar para quem vai a Istambul não pode deixar de visitar. A Cisterna ou palácio subterrâneo é a maior das dezenas de cisternas construídas em Istambul durante a era bizantina. É um lugar cheio de histórias! Fantástico!!! 

Istambul - Turquia

Construída em poucos meses, no ano 532. A edificação subterrânea possui 336 colunas romanas procedentes de templos pagãos da região da Anatólia. O lugar ocupa uma área de 10 mil m², tem 9 metros de altura e capacidade para 30 milhões de litros. 

Istambul - Turquia

O local foi utilizado até final do século XIV como cisterna de água e em meados do século XIX foi restaurada para ser usada como armazém de madeira. Essa grandiosa obra foi erguida no reinado do imperador Justiniano I. Dentre as colunas há duas que tem como base a cabeça da Medusa. Hoje a cisterna mantém um baixo nível de água para acesso aos visitantes. 

Istambul - Turquia

A Cisterna da Basílica é um espaço de tranquilidade no meio da agitada Istambul. Os efeitos luminosos, a música de fundo e o frescor que emana da água fazem dela uma visita imperdível. 

Istambul - Turquia

*Entrada: 190 Liras turca, +/- R$ 50. Geralmente há uma grande fila na bilheteria. Eren, nosso guia, como agente credenciado do turismo, adquiriu os ingressos para nós sem fila. Depois de visitar a Cisterna da Basílica seguimos para o Hipódromo.

-Hipódromo de Constantinopla

Localizado bem ao lado da Mesquita Azul, o Hipódromo é uma atração de grande importância histórica para Istambul. Muita gente passa pelo local caminhando e pode nem saber do que se trata o lugar. O Hipódromo foi nada menos que o centro esportivo e social de Constantinopla, a capital do Império Bizantino que no século V chegou a ser a maior cidade do mundo. 

Istambul - Turquia

No local é possível ver de perto o Obelisco de Theodósio (390 a.C.), a coluna de serpentes dedicada a Apolo e a Fonte Alemã.

-Fonte Alemã

Ao visitar o antigo hipódromo, no bairro histórico de Sultanahmet, é impossível não notar a majestosa Fonte Alemã. A fonte foi presente do imperador alemão Guilherme II, ao imperador otomano Abdülhamid II, para celebrar o segundo aniversário de sua visita a Istambul, em 18 de outubro de 1898. 

Istambul - Turquia

O artefato foi construído em estilo neobizantino, revestido de mármore e bronze. Outra atração da praça é o Obelisco Egípcio.

-Obelisco Egípcio

O Obelisco do Antigo Egito foi talhado em 1479 a.C. pelo faraó Tutemés III. No século IV, 390 d.C., foi levado para Constantinopla e colocado no Hipódromo pelo imperador romano Theodósio I. O obelisco original foi cortado para poder ser transportado em barco. O monumento é feito de granito vermelho e originalmente tinha 30 metros de altura, porém para ser transportado foi reduzido a 19 metros. Bem próximo do obelisco está a Mesquita Azul. 

-Mesquita do Sultão Ahmed

A mesquita otomana, também conhecida como Mesquita Azul, foi construída entre 1609 e 1616 na Praça Sultanahmet em frente da Basílica de Santa Sofia, da qual se encontra separada por um espaço ajardinado com uma fonte luminosa ao centro. 

Istambul - Turquia

A Mesquita Azul conta com seis minaretes e ao entrar se entende o porquê do seu nome: há mais de 20.000 azulejos azuis que adornam a cúpula e a parte superior da mesquita. A Mesquita Azul está com visitação restrita, o templo passa por uma ampla reforma. Pena que grande parte dos azulejos estavam cobertos. 

Istambul - Turquia

Para visitar a Mesquita Azul, assim como nas demais da cidade, o visitante deve usar roupa apropriada e tirar os sapatos antes de entrar. As mulheres devem cobrir os ombros e os cabelos. Depois de uma breve visita ao templo, seguimos para o Gran Bazar.

-Gran Bazar

A Turquia é repleta de bazares ou mercados. Os grandes mercados existem a séculos e vendem diversos tipos de mercadorias. O ato de vender e negociar é uma tradição para os turcos. Quando for comprar algo cuidado! Eles pedem um valor muito alto. Ofereça metade para negociar. 

Istambul - Turquia

O Grande Bazar é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo, com mais de 60 ruas, cerca de 4 mil lojas e 22 portas de acesso, atraindo todos os dias milhares de turistas de diversas nações. O complexo abriga lojas comerciais, casas de câmbio, mesquitas, fontes de água, delegacia, cafés e restaurantes. 

Istambul - Turquia

Nesse dia, almoçamos no famoso restaurante “Nusr-Et SteakHouse”. O local é elegante e confortável! Os garçons servem aos clientes com um estilo único, criado pelo chef. Ao pôr os pratos típicos da culinária turca sobre mesa eles lançam sal de uma forma extravagante e divertida. 

Istambul - Turquia

Vale muito conhecer!!! O melhor acesso ao restaurante é pela Porta 1, fica logo na entrada, lado direito. Depois do almoço fomos circular pelas ruas do Gran Bazar.

As lojas do Gran Bazar vendem de tudo que se pode imaginar. Cerâmicas, tapetes, especiarias, bijuterias, tecidos, possui também lojas de souvenir, artigos de decoração, perfumes, acessórios, roupas de couro e calçados. Inclusive falsificações das marcas mais conhecidas do mundo. 

Istambul -Turquia

O mercado é tão grande que merece retornar mais vezes para conhecer melhor. Aqui, encerramos nosso tour guiado por Eren.  

*Eren Ercil – WhatsApp: +90 (538) 790-1848 – Idiomas: Turco, Inglês, Português e Espanhol.

3º Dia: Nosso terceiro dia em Istambul foi proveitoso e tranquilo, como já havíamos caminhado bastante pela cidade no dia anterior, ficou fácil de repetir algumas atrações e conhecer novos lugares. Nesse dia, logo cedo, saímos do hotel em direção à Rua Sogukcesme. Bem no início dessa rua, há um estúdio que faz sua foto de Sultão e Sultana por um dia. Divirta-se!!! 

Istambul - Turquia

Na Rua Sogukcesme ou “Sogukcesme Sokak” estão as casas de madeira construídas ao lado da muralha do Palácio Topkapi, onde habitavam os membros do alto conselho do Império Otomano. 

Istambul - Turquia

Depois de visitar a Rua Sogukcesme, decidimos retornar ao Gran Bazar para percorrer calmamente o labirinto de ruas do mercado. Finalizada essa nova visita, saímos a caminhar por ruas do comercio local em direção ao Mercado de Especiarias ou Bazar Egípcio.      

-Mercado de Especiarias

Também conhecido como Bazar Egípcio. É bem menor que o Gran Bazar, mas não menos majestoso. É um dos bazares mais antigos de Istambul. O mercado tem uma planta em forma de L, conta com 6 portas e possui 88 lojas. A ala mais longa é paralela à Mesquita Yeni, tem 150 metros de comprimento e 36 lojas. A ala mais curta tem 120 metros e 46 lojas. O Bazar tem uma arquitetura notável!!! 

Istambul -Turquia

O início das atividades do Bazar remonta ao ano de 1663. O nome do Bazar Egípcio provém de quando Istambul marcava o final da rota da seda e era também o centro de distribuição de toda Europa. 

Istambul - Turquia

O Bazar das Especiarias é um dos melhores lugares da cidade para comprar produtos típicos como especiarias, doces, queijos, embutidos, chás, frutos secos e lojas de souvenirs. 

Istambul - Turquia

A entrada principal está em frente à Mesquita Yeni. O Mercado está situado no bairro de Eminonu, próximo a desembocadura do estuário do Corno de Ouro e a poucos passos da Ponte de Gálata. Depois de fazer umas comprinhas, saímos pela porta principal e fizemos uma visita externa a Mesquita Yeni.

-Mesquita Yeni

É uma mesquita otomana localizada a margem do estuário do Corno de Ouro, frente à Ponte de Gálata. A construção da mesquita iniciou-se em 1597. O exterior ostenta dois minaretes e 66 cúpulas de forma piramidal. A cúpula principal tem 36 metros de altura, seu desenho foi baseado na cúpula da Mesquita Azul. 

Istambul - Turquia

Tanto a Mesquita quanto o Bazar Egípcio estão de frente para o estuário do Corno de Ouro.

-Corno de Ouro ou Chifre de Ouro

É um estuário que divide ao meio o lado europeu da cidade de Istambul. O Mar de Mármara, o Estreito de Bósforo e o Corno de Ouro, juntos, formam uma península onde localiza-se o centro histórico de Istambul, Sultanahmet. 

Istambul - Turquia

Este lugar foi originalmente colonizado por gregos, naquela época a cidade chamava-se de Bizâncio, depois Constantinopla. O Império Bizantino teve seu quartel naval nesse estuário, próximo a Ponte de Gálata.

-Ponte de Gálata

Sobre o estuário do Corno de Ouro a Ponte de gálata une as duas partes europeias da cidade, a parte velha com a parte mais nova de Istambul. No passado, aqui era o principal porto da antiga Constantinopla. 

Istambul - Turquia

Ao longo dos tempos foram construídas no local várias pontes. A mais antiga de que há registo é do reinado do imperador bizantino Justiniano I, no século VI d.C. A ponte atual foi concluída em 1994 e possui dois pavimentos. Tanto da parte inferior como da parte superior da ponte a vista é belíssima e barcos temáticos ancorados completam o belo cenário. 

Istambul - Turquia

A Ponte de Gálata possui 490 metros de comprimento e há dois níveis. No nível superior passagem de veículos, bondes, pedestres e muitos pescadores com seus anzóis sobre o balaústre da ponte a pescar. 

Istambul - Turquia

Já no nível inferior há vários bares, restaurantes e cafeterias, onde, pode-se degustar pratos típicos turcos, pescados, mariscos e uma cervejinha gelada. É muito agradável almoçar ou jantar nesse local para apreciar o vai-e-vem dos barcos sobre as águas do Corno de Ouro. Aqui almoçamos por duas vezes!!!

Istambul - Turquia

Bem ao lado da ponte, há vários barcos que fazem passeios pelo Estreito de Bósforo. O tíquete pode ser comprado na hora e custa 75 Liras Turcas por pessoa para um passeio de 1 hora e meia. Fizemos mais esse passeio pelo Bósforo. Imperdível!!! 

Istambul - Turquia

Final da tarde, seguimos a caminhar pelas ruas de Sultanahmet com destino a Basílica de Santa Sofia.

-Basílica de Santa Sofia

A igreja foi edificada no ano 360. Ricamente decorada com mosaicos ao longo dos séculos que representavam a Virgem Maria, Jesus, Santos, imperadores e imperatrizes.

Em 1453 o sultão Maomé II iniciou o cerco a Constantinopla, tendo entre seus objetivos converter a cidade ao islamismo. O sultão prometeu às suas tropas três dias de saques sem limites se a cidade caísse. Santa Sofia não foi poupada, tornando-se alvo principal dos saqueadores já que a Basílica era o maior tesouro da cidade. 

Istambul - Turquia

Logo após as defesas de Constantinopla serem rompidas, os saqueadores conseguiram chegar até Santa Sofia e derrubaram as suas portas. Durante todo o cerco, fiéis participavam de missas e orações. Os ocupantes foram assassinados ou escravizados. Quando o sultão e sua corte entraram na igreja, ele ordenou que ela fosse transformada imediatamente numa mesquita. 

Istambul - Turquia

O melhor horário de visitar a Santa Sofia é final da tarde, não há filas e se houver, é bem pequena, ao contrário do período da manhã, quando as filas são enormes. A entrada é grátis!

Depois da visita já era noite e fomos para a praça Sultanahmet para degustar o delicioso milho verde cozido. O milho tem um adocicado incrível!!!

4º Dia: Gálata/Taksim – Nosso quarto dia em Istambul dedicamos aos bairros mais modernos localizados do lado europeu. Os bairros de Gálata e Taksim, situados do outro lado do estuário do Corno de Ouro, ligados a península de Sultanahmet por pontes. 

Istambul - Turquia

Os bairros também hospedam a milenar Torre de Gálata, a Praça Taksim, a Avenida da Independência ou em turco, “Istiklal Caddesi”, a Igreja de Santo Antônio.

-Torre de Gálata

A torre medieval domina o panorama dessa parte da cidade e nela funciona um museu. Registros históricos indicam que a torre foi construída durante o reinado do imperador bizantino Justiniano, cerca de 507 d.C. Os genoveses chamavam de “A Torre de Cristo”, enquanto os bizantinos de “A Grande Torre”. Aproveite a visita e faça belas fotos através das janelinhas. 

Istambul - Turquia

É possível subir por meio de um moderno elevador, sendo que a descida é por escadas e em cada andar há exposições de peças e artefatos históricos. Do alto da torre o visitante tem vista panorâmica de 360 graus da cidade de Istambul, do Corno de Ouro, da Ponte de Gálata e de Mesquitas que se espalham por toda cidade. 

Istambul - Turquia

Visita imperdível!!! Entrada: 175 Liras Turcas. Depois de visitar a torre, seguimos a caminhar pelas ruas do bairro em direção à Avenida da Independência ou Istiklal Caddesi.

-Avenida da Independência ou Istiklal Caddesi

É uma rua de arquitetura elegante, fechada ao trânsito de automóvel, que se estende por cerca de 2 km, começando nas proximidades da Torre de Gálata até à Praça Taksim, centro de Istambul. 

Istambul - Turquia

A avenida é uma zona de comércio e de lazer, abrigando lojas requintadas, livrarias, museu Madame Tussauds, galerias de arte, teatros, cinemas, restaurantes, cafés, bares, casas noturnas, confeitarias, sorveterias, pastelarias, igreja católica e muita gente circulando, tanto turistas como moradores de Istambul. 

Istambul - Turquia

A rua é uma boa opção para aqueles que desejam aproveitar o agito de Istambul, inclusive, se hospedar nas mediações. Ao longo da avenida circula um pitoresco bonde elétrico fazendo a festa dos usuários com muita animação. 

Istambul - Turquia

Durante nossa caminhada pela a avenida visitamos a Igreja de Santo Antônio.

-Igreja de Santo Antônio

É a maior igreja católica de Istambul, localizada na Avenida da Independência. A Igreja original de Santo António de Pádua foi construída em 1725 pela comunidade italiana de Istambul. A atual igreja basílica foi edificada entre 1906 e 1912 em estilo neogótico veneziano, novamente pela comunidade italiana da cidade. 

Isatmbul - Turquia

A rua é bastante animada, ótima para caminhar de uma extremidade a outra, deixar o tempo passar e depois relaxar na Praça Taksim.

-Praça Taksim

É uma área bem vibrante de Istambul é, sem dúvida, considerada um verdadeiro símbolo da face moderna da cidade. Ao entrar na praça, o Monumento da Independência chama a atenção do visitante. A bela obra de arte homenageia Kemal Ataturk, o fundador da república turca. Há também, em frente a praça uma majestosa mesquita. 

Istambul - Turquia

A praça Taksim está sempre cheia de pedestres e nos arredores há várias barraquinhas de comida de rua onde é possível experimentar deliciosos kebabs (carne e vegetais), hambúrgueres, sorvetes e os adocicados milho verde cozido. 

Istambul - Turquia

Depois de um dia nesse lado europeu de Istambul, início da noite, retornamos ao hotel e no dia seguinte fizemos o passeio no Estreito de Bósforo.

*Estreito de Bósforo

O Bósforo é um estreito que liga o Mar Negro ao Mar de Mármara e marca a fronteira dos continentes asiático e europeu em Istambul. As margens do estreito são densamente povoadas pela cidade de Istambul que se estende pelos dois lados dos referidos continentes, sendo ligados por grandes pontes estaiadas. 

Istambul - Turquia

O Bósforo é palco de intensa navegação de grandes navios cargueiros, cruzeiros e embarcações de transporte público, além de barcos turísticos. Foi nesse cenário que fizemos um passeio de 5 horas pelo estreito.

5º Dia: Passeio Estreito de Bósforo - Uma tarde relaxante pelo Bósforo até no Mar Negro com almoço a bordo para apreciar as pérolas de Istambul do lado europeu e do lado asiático com vistas panorâmicas de palácios, fortalezas, mesquitas, vilas, bairros de luxo, mansões, pontes que ligam os dois continentes e uma visita a Anadolu, uma aldeia de pescadores na região do Mar Negro. 

Istambul - Turquia

Durante a navegação aprecie o belo Palácio Dolmabahçe localizado no lado europeu do Bósforo. O palácio foi o principal centro administrativo do Império Otomano de 1853 a 1922. 

Istambul - Turquia

Outras atrações são as magnificas pontes estaiadas sobre o Bósforo que ligam os dois lados da cidade euroasiática, dentre elas a Ponte de Bósforo com 1.560 metros de comprimento, distância entre as torres que sustentam o pavimento é de 1.074m e uma altura de 105m. Fantástica!!! 

Isatmbul - Turquia

Próximo ao Mar Negro nosso marujo fez uma parada para visitar Anadolu, uma pitoresca vila de pescadores no lado asiático. A vila é pequena e aconchegante, ótima para passear, desfrutar de um sorvete, chá ou fazer umas comprinhas. 

Istambul - Turquia

No final do passeio pelo Bósforo, o desembarque foi ao lado da Mesquita de Ortakoy ou Grande Mesquita Imperial. Não é tão conhecida como a Mesquita Azul. Há poucos turistas, o que facilita uma vista sem dificuldade. A mesquita foi construída no século XVIII, em estilo neobarroco otomano. 

Istambul - Turquia

Nosso tour pelo Bósforo foi realizado pela IBO-Istambul Bosphorus Organizations. Fizemos a reserva ainda no Brasil pelo site www.ibotours.com. O passeio incluiu transfer hotel/porto/hotel, almoço a bordo, navegação até o Mar Negro e visita a Anadolu, uma aldeia de pescadores na região do Mar Negro. O pessoal da IBO nos pegou no hotel em horário combinado e o passeio foi dentro da expectativa. Valor pessoa: 60 euros. 

*Istambul - Lado Asiático: Nossa estada em Istambul foi para explorar mais o lado europeu onde estão a grandes atrações da cidade. O lado asiático é moderno e com muita coisa para explorar com mais tempo. Quem sabe em outra viagem!

6º Dia: Havíamos adquirido um pacote com a Operadora Abreu Tour para um giro de 10 dias pela Turquia. Nesse dia mudamos de hospedagem, saímos do Hotel Sari Konak e fomos para o Lionel Hotel Istambul, reservado pela Abreu. No dia seguinte encontramos com o guia e demais pessoas do grupo. Veja roteiro de Ancara, capital turca, e interior da Turquia aqui: Ancara/Turquia Capadócia/Turquia Konya/Turquia Pamukkale/Turquia Éfeso/Turquia

__________________________________________________________________________________________  Eu Fui e Recomendo – Outubro 2022