___________________________________________________________________________________________ PUNTA ARENAS E PATAGÔNIA CHILENA

A cidade é relativamente jovem, está localizada à margem norte do Estreito de Magalhães, e foi erguida a partir da ideia expansionista do presidente chileno Manuel Bulnes, que governou o Chile de 1841 a 1851. Nessa época, o país era mais habitado na porção norte e a porção sul que englobava a Patagônia e a Terra do Fogo era praticamente inexplorada devido às severas condições climáticas onde viviam apenas povos nômades.

O interesse do presidente Bulnes, foi povoar e desenvolver essa região próxima ao Estreito de Magalhães para evitar que a Argentina tomasse posse dessas terras distantes de Santiago, e de posição geográfica estratégica para o comércio.

A história de Punta Arenas inicia-se então com a chegada das expedições, que incentivou a entrada de imigrantes no extremo sul chileno, principalmente croatas, espanhóis, suíços e iugoslavos o que contribuiu para que a Punta Arenas de hoje carregue seu estilo europeu. A cidade com cerca de 120 mil habitantes é muito bem cuidada, com belos prédios coloniais, organizada, limpa, casinhas de telhados multicores, avenidas largas com calçadas amplas e padronizadas. Punta Arenas me surpreendeu!

*QUANDO FOMOS

O Chile possui grandes variações de temperaturas durante todo o ano, quanto mais ao sul, mais frio faz. A região sul do Chile é mais agradável visitar durante o verão, exceto para quem vai esquiar. Como nosso desejo era visitar a região patagônica, localizada no extremo sul do país, fomos no final da primavera, dezembro de 2015, nessa época e durante o verão, os dias são longos e as temperaturas menos frias, porém os ventos são fortes.

*ONDE FICAMOS

Partindo do Brasil para chegar a Patagônia Chilena a viagem demanda quase um dia de ida e um de volta. Por isso, decidimos passar cinco noites em Santiago para desfrutar dessa maravilha de cidade, sendo quatro noites na chegada e um pernoite ao retornar da patagônia. Após nossa estada em Santiago, pegamos um voo de 4 horas para Punta Arenas, última cidade do extremo sul chileno, onde nos hospedamos por três noites, sendo duas noites na chegada e um pernoite quando retornamos de Puerto Natales, cidade essa onde está o Parque Nacional Torres Del Paine.

*Hotel Best Western Finis Terrae

-Endereço: Av. Colón, 766 – Punta Arenas – Chile

*O QUE FIZEMOS

Nossa primeira viagem a Patagônia foi pelo lado argentino visitando Ushuaia e El Calafate, veja roteiro completo aqui: Ushuaia e El Calafate. Mas, sempre pensávamos em conhecer a patagônia chilena, em particular o Parque Nacional Torres Del Paine e ver de perto seus lagos de águas multicores, picos nevados e glaciares encravados nas rochosas montanhas Andinas. Foi nesse cenário de belas paisagens que por sete dias percorremos a Patagônia Chilena.

*Dicas: -Pesquise em sites e blogs o roteiro da patagônia que encaixe melhor com o seu perfil;

-Escolha a melhor época do ano de acordo com o seu objetivo de viagem;

-Sempre viajamos com hotéis reservados e confirmados, a internet é uma agência de viagens dentro de sua casa;

-Compre os passeios em agências de turismo em cada local que visitar. Achei mais vantajoso!

-Alugue um carro para ir de Punta Arenas a Puerto Natales, vai ser bastante útil para visitar o Parque Nacional Torres Del Paine.

1º DIA

Vindo de Santiago do Chile, depois de 4 horas de voo, desembarcamos em Punta Arenas no início da tarde e, em seguida fomos para o Hotel Best Western Finis Terrae localizado no centro da cidade. Realizado o check-in, por indicação do funcionário do hotel, fomos almoçar no restaurante La Luna, cozinha chilena, pescados e frutos do mar. Confesso que realmente foi uma ótima indicação!

Depois do almoço saímos a caminhar até a Agência de Turismo Laguna Azul e adquirimos o serviço de city tour para o turno da manhã do dia seguinte. No final da tarde, pegamos um taxi e seguimos para a Zona Franca de Punta Arenas, situada no caminho do aeroporto. O local é amplo e aberto, muitas lojas de artigos para casa, eletroeletrônicos e grandes supermercados. O lugar por ser livre de impostos atrai diversos compradores, sendo que boa parte vem de Rio Gallegos, capital da Província de Santa Cruz, localizada na patagônia argentina a 250 km de Punta Arenas. Aqui eles fazem a festa!

À noite fomos degustar pizza na Mesita Grande Pizzaria. Pizzas saborosas, individuais, porém bem servidas, a depender da fome serve duas pessoas. Excelente!

*Dicas:

-O aeroporto de Punta Arenas está a 20 km do centro da cidade, você pode ir de taxi, ônibus ou van. Fizemos o transfer em Van compartilhada ao custo de três mil pesos por pessoa (R$ 15,00);

-Restaurante La Luna - Av. Bernardo O'Higgins, 1017 - Punta Arenas Chile - Aberto diariamente: 12 às 23 horas;

-Mesita Grande Pizzaria – Av. Bernardo O’Higgins, 1001 – Punta Arenas.

2º DIA

Nesse dia, fizemos um city tour de duas horas pela operadora de turismo Laguna Azul para visitar os principais pontos turísticos de Punta Arenas e conhecer um pouco da cultura e da história dessas "Tierras Del Fin Del Mundo". Nosso tour começou pelo Cerro Mirador, Cerro La Cruz, via Costanera, Estreito de Magalhães entre outras atrações, a exemplo do belo cemitério municipal, sendo finalizado no Mercado Central.

*Cerro Mirador

Aqui foi nossa primeira parada, estava frio e ventava bastante, o lugar é simples, mas, podemos ter uma boa visão do lado leste da cidade e ao fundo as águas geladas do Estreito de Magalhães. Dando continuidade, partimos para o mirador Cerro La Cruz.

*Cerro La Cruz

O cerro é um dos locais mais privilegiados para se obter uma ótima vista panorâmica da cidade com suas casinhas de telhados coloridos. Do mirador, é possível avistar grande parte da cidade e ao fundo as águas do Estreito de Magalhães, esse separa Punta Arenas da região da Tierra Del Fuego, localizada ao extremo sul do Chile.

Aqui também estava bem frio devido ao ventinho gelado que soprava da Antártica. Finalizada a visita, fomos em direção a via Costanera, região do porto da cidade.

*Via Costanera – Orla de Punta Arenas

Uma das principais avenidas de Punta Arenas é, sem dúvida, a Costanera Del Estrecho. O logradouro margeia o Estreito de Magalhães, proporcionando belas paisagens aos moradores e visitantes.

Nessa avenida há vários pontos de onde é possível observar o porto da cidade, monumentos, o fluxo de iates, navios e pequenos cruzeiros, as gaivotas que se aglomeram sobre os restos de um velho ancoradouro de madeira que repousa sobre as águas calmas e geladas do Estreito de Magalhães.

Também é possível enxergar ao fundo as montanhas da região da Tierra del Fuego.

Está também na Costanera o grande cassino da cidade, o Dreams Punta Arenas, anexo ao Hotel Dreams. Outro ponto de destaque da orla de Punta Arenas visitado por nós foi o Monumento aos Tripulantes do Goleta Ancud.

*Monumento aos Tripulantes do Goleta Ancud

Em honra aos colonos, no final da interseção da Avenida Colón com a Costanera, está o grande monumento dedicado à tripulação da escuna Ancud 23, navio que chegou em 21 de setembro de 1843 no Estreito de Magalhães onde a tripulação tomou posse dessas terras distantes de Santiago.

Esse monumento presta homenagem ao povo chileno e aos colonos que fixaram assentamento na patagônia Chilena. A escultura apresenta onze personagens, várias divindades da mitologia mapuche (crenças do povo mapuche) e alguns animais de fazenda. O monumento é belíssimo!

Percorrida a avenida, com algumas paradas para fazer fotos, seguimos para o cemitério municipal da cidade.

*Dicas:

-Endereço: Avenida Costanera Del Estrecho (Orla de Punta Arenas), esquina com Avenida Colón - Punta Arenas – Chile;

-Ao lado possui uma cafeteria. Aproveite para tomar um café, espantar o frio e apreciar o movimento.

*Cemitério Municipal de Punta Arenas

Já tivemos a oportunidade de adentrar em cemitérios considerados turísticos, devido ao formato ou mesmo por existirem celebridades ali sepultadas, a exemplo do Recoleta em Buenos Aires onde repousa Evita Peron e o Cemitério Nacional de Arlington na Virgínia – Estados Unidos, onde estão sepultados o Presidente Kennedy e milhares de militares vítimas de guerras.

Assim como o Recoleta e o Arlington, o Cemitério Municipal de Punta Arenas é também um importante ponto turístico da cidade e está segundo informações do nosso guia entre os 10 cemitérios mais bonitos do mundo. Fundado em 1894, o local reflete a forte influência dos imigrantes de origem europeia.

Cada sociedade imigratória (francesa, croata, iugoslava) possui seu espaço, assim como as famílias magalhânicas mais tradicionais de Punta Arenas. A arquitetura dos grandes mausoléus e capelas e os estranhíssimos arbustos de forma conífera, podados com perfeição, podem ser vistos em todas as direções e pontuam todo o cemitério chamando bastante à atenção, tornando o lugar singular e belíssimo.

Perca-se entre os caminhos desse cemitério parecido com uma vila, onde as suntuosas tumbas de famílias abastadas ficam próximas de sepulturas modestas. Confesso que nunca vi nada igual!

Um fato que me chamou bastante atenção, o cemitério é público, mantido e conservado pelo município. Exemplo para nós! Dando continuidade ao tour fomos até o Monumento AL Ovejero.

*Monumento AL Ovejero – O Pastor de Ovelhas

Trata-se de um memorial dedicado à riqueza da pecuária e às tradições rurais da região magalhânica chilena. O Monumento ao pastor de ovelhas representa o trabalhador rural envolvido nas pesadas atividades que contribuíram para o rico setor de criação de animais no sul do Chile. Desenhado pelo escultor chileno Gérman Montero, o monumento foi inaugurado durante as celebrações do centenário da ocupação chilena do Estreito de Magalhães em 1944.

Finalizada a visita seguimos para a Plaza Muñoz Gamero (Praça das Armas).

-O monumento localiza-se na Avenida Manuel Bulnes.

*Plaza Muñoz Gamero

Essa praça, conhecida como Praça das Armas, faz homenagem ao governador que morreu fuzilado quando a cidade ainda era uma colônia prisional no ano de 1850. O local ostenta ao centro uma bela escultura de Hernando de Magallanes, o primeiro europeu a navegar pelas águas do Estreito de Magalhães.

A praça está rodeada por prédios históricos como o Palácio Sara Braun, o Clube Militar, a Prefeitura da cidade, a Catedral e a sede do Governo  Regional. Possui caminhos diagonais sombreados por vidoeiros e outras árvores o que torna o logradouro um lugar bastante agradável para apreciar parte do centro histórico.

O lugar tem também uma feirinha que vende roupas, chapéus e cachecóis tricotados com lã de alpaca e lhama. Dentre as edificações coloniais que circundam a praça, a mais imponente é o Palácio Sara Braun.

*Palácio Sara Braun

Com vista para a Plaza Muñoz Gamero, essa imponente mansão do final do século XIX é o marco mais famoso de Punta Arenas. A magnífica edificação luxuosa foi declarada monumento nacional em 1973 pelo governo chileno. O Palácio com arquitetura de influência europeia e mobília típica da época, foi por muitos anos o lar de Sara Braun, uma mulher russa que casou com José Nogueira, empresário português pioneiro na criação de ovelhas.

Atualmente, a mansão, parte é um hotel e parte é a sede do Club de La Unión, um local para encontro de empresários e políticos. Muito bonito! Após a visita a Praça das Armas seguimos para o Mercado Municipal, nosso último destino do city tour.

*Mercado Municipal

O Mercado Municipal de Punta Arenas, localizado próximo ao Porto da cidade, na Avenida Costanera, comercializa produtos alimentícios (pescados, frutos do mar, carnes, frutas e verduras). Possui um restaurante no primeiro andar e é uma opção para almoçar com vista para o Estreito de Magalhães. Lá você encontrará também várias lojinhas dedicadas à venda de souvenires, casacos e cachecóis de lã. Aqui finalizou o serviço de city tour da Operadora Laguna Azul.

Depois do almoço saímos a caminhar pelas ruas e praças, apreciando a arquitetura dos prédios, casarões e monumentos de influência europeia que a cidade soube muito bem preservar.

Vimos também o cassino e o comercio local onde se encontram lojas de marcas internacionais e sentimos o quão à pequena Punta Arenas é um importante centro regional, como também é a porta de entrada para a patagônia chilena.

À noite estava aquele friozinho, seis graus, sensação de uns três devido aos ventos, mas nada que atrapalhasse circular pelas amplas e confortáveis calçadas da cidade e nesse clima fomos jantar no Restaurante Ganaderos, ambiente aconchegante, bem frequentado e de decoração rústica. A casa possui cardápio variado e cozinha chilena com especialidade no cordeiro patagônico assado. Comida saborosa e pratos individuais, porém bem servidos. Excelente!

*Agencia de Turismo Laguna Azul

-Endereço: Plaza Benjamin Muñoz Gamero, 1011 - Punta Arenas;

-O Tour de duas em Van com motorista e guia personalizado custou dez mil pesos por pessoa.

*Restaurante Parrilla Los Ganaderos

-Avenida Bernardo O'Higgins, 1166 Punta Arenas - Chile;

-Aberto diariamente: 12:00 às 15:30 e 20:00 às 00:00.

3º DIA

Depois de duas noites em Punta Arenas, às 10 horas da manhã, partimos do hotel sentido norte do país com destino a Puerto Natales distante 250 km, que podem ser percorridos em ônibus ou se preferir alugue um carro. A viagem é pela bem conservada Ruta 9 ou Ruta del Fin del Mundo, como é conhecida.

Para esse roteiro de quatro dias em Puerto Natales e pelo Parque Nacional Torres Del Paine, optamos por alugar um carro. Ótimo para nosso conforto, comodidade e mobilidade pela região. Alugamos um Chevrolet Traverse automático, capacidade para sete pessoas, ao custo de 250 dólares a diária. Como o grupo era de seis pessoas, o custo benefício foi bom!

Depois de cerca de 3 horas pela Ruta 9, chegamos tranquilamente a Puerto Natales, nos hospedamos no Hotel Milodón, e em seguida, por indicação de Dona Carmem, proprietária do hotel, fomos almoçar no Restaurante Última Esperanza, boa comida, atendimento cortês e ambiente agradável. Vale a pena conferir os pratos típicos chilenos a base de frutos do mar e de pescados.

Após o almoço, saímos a caminhar pelas ruas e praças da pequena Puerto Natales e adquirimos para o dia seguinte, na agencia Turismo 21 de Mayo, um Full Day para visitar o Parque Nacional Bernardo O'Higgins, onde estão os Glaciares Balmaceda e o Serrano.

*Dicas: *Recasur Rent a Car

-Av. Bernardo O'Higgins, 987 - Punta Arenas - Chile - Ótimo atendimento e frota nova;

-A estrada Ruta 9 que liga Punta Arenas a Puerto Natales, está em ótima estado de conservação. Obedeça rigorosamente a sinalização e dirija com cuidado, devido aos fortes ventos da região o carro pode perder a estabilidade;

-Ao abrir a porta do veículo, segure-a firmemente, pois o vento forte poderá fechar e machucar você;

-Nos 250 km da Ruta 9 não há posto de combustível, por isso saia de Punta Arenas/Puerto Natales/Punta Arenas com o veículo de tanque cheio;

-A viagem é bem tranquila e descontraída, a Região Magallanes é bastante plana e a Ruta 9 com poucas curvas. Na metade do percurso há um ponto de parada com banheiros e lanchonetes para tomar um cafezinho;

-Hotel Milodón - Avenida Manuel Bulnes, 358 - Puerto Natales, o hotel é bem cuidado, limpo, ótima localização, o café da manhã é simples, mas a simpatia de Dona Carmen é acolhedora;

-Restaurante Ultima Esperanza - Calle Eberhard, 354 - Centro - Puerto Natales.

*PUERTO NATALES

É a porta de entrada para o Parque Nacional Torres Del Paine. Essa cidade serve como base e ponto de partida para todos os passeios para grande parte dos turistas e está localizada a 250 quilômetros de Punta Arenas, cidade possui também o melhor aeroporto da região. A pequenina, pacata e aconchegante Puerto Natales tem menos de 20 mil habitantes. A cidade é a capital da província de Última Esperanza. Aqui, estão hotéis, restaurantes, bancos e agências de turismo que servem aos visitantes ansiosos para desbravar as terras patagônicas.

Puerto Natales não é somente ponto de apoio para os visitantes, também tem seus atrativos. Percorra a cidade a pé e descubra lugares interessantes como a Igreja Maria Auxiliadora, La Escultura al Viento e outros.

*Igreja Maria Auxiliadora

Localizada na praça principal da cidade, a igreja é pequena, mas muito charmosa. Inaugurada em 1930, em estilo neoclássico é a edificação mais alta de Puerto Natales. O templo é dedicado a Virgem Maria Auxiliadora protetora das missões.

*Lago Última Esperanza

Saia do Centro e caminhe até a Avenida Pedro Mont, onde está o calçadão da orla de Puerto Natales e sinta o ventinho frio que sopra das montanhas com seus picos nevados e desfrute de belas paisagens.

*La Escultura al Viento

O monumento está localizado na via costeira de Puerto Natales. A escultura é um tributo ao vento, que é característica marcante da região patagônica. As esculturas de duas figuras humanas em bronze, cerca de meia tonelada cada uma, estão suspensas por dois arcos de aço de 9 metros de altura que parecem flutuar aos ventos. Muito interessante!

A Patagônia Chilena é rica em fauna, flora, lagos, glaciares, rios e o espetacular Parque Nacional Torres Del Paine, esse de natureza exuberante que enche nosso olhar.

4º DIA

Após café da manhã, às 8 horas, fomos até a agência "Turismo 21 de Mayo", e de ônibus seguimos até o ancoradouro para embarcar rumo aos glaciares. Esse consiste primeiramente em navegar por 3 horas pelo Lago Última Esperanza até o Glaciar Balmaceda onde se faz uma parada para fotos. Durante a navegação o viajante tem a oportunidade de observar a fauna e a flora que rodeiam o parque formando belas e encantadoras paisagens.

Quando chegamos ao Glaciar Balmaceda, pena que as condições climáticas não ajudaram, chovia levemente, estava muito frio e ventava bastante.

Finalizada a visita ao Glaciar Balmaceda, navegamos por mais uns 20 minutos até o Puerto Toro, aqui desembarcamos para ver de perto o Glaciar Serrano.

*Glaciar Serrano

Após o desembarque no Puerto Toro as condições climáticas eram instáveis, mas nada que atrapalhasse uma breve caminhada de 1,2 km por uma trilha fácil até chegar bem perto do glaciar. O Serrano não é tão imponente quanto o Glaciar Perito Moreno na Patagônia Argentina, mas gostei da paisagem e do seu formato peculiar, inclinado e encravado entres rochas. Muito bonito!

Finalizada a vista, retornamos ao barco e partimos com destino a Puerto Natales com uma parada na Estância Perales para almoço.

*Estância Perales

Já eram 14 horas quando o barco atracou na Estância Perales, aqui foi servido o almoço e degustamos o cordeiro patagônico assado, aqui faço meus elogios, muito saboroso e farto, o prato acompanha batatas e saladas. Excelente!

A Estância Perales está localizada à margem do Lago Ultima Esperanza e ao fundo decorada por montanhas de cumes nevados. O cenário é perfeito para almoçar, relaxar e apreciar as belezas naturais da patagônia. Imperdível!

Dando sequência ao tour, retornamos ao barco e navegamos para Puerto Natales, chegando às 19 horas e em seguida fomos ao supermercado comprar suco, frutas, água e sanduíches para o piquenique no Parque Nacional Torres Del Paine no dia seguinte.

Nesse dia, à noite, fomos à casa de pizzas e sanduíches "Masay" e resolvemos comer o tradicional sanduíche de churrasco, saboroso e bem servido, a depender da fome serve duas pessoas.

*Operadora: Turismo 21 de Mayo

-Endereço: Calle Eberhard, 560 Centro - Puerto Natales;

-Passeio completo com almoço incluso custa 75 mil pesos por pessoa;

-Durante todo o percurso a tripulação do barco serve café e chá de graça umas quatro vezes. Mas, está à venda chocolate, amendoim, bata frita e guloseimas;

-Pizzaria e Sanduíches Masay - Avenida Manuel Bulnes - Centro, pertinho do Hotel Milodón.

5º DIA

Nesse dia, a grande expectativa de conhecer o Parque Nacional Torres Del Paine estava por acontecer. O Parque é uma grande reserva ecológica, possui 2.400 km² e está localizado na Região de Magalhães, ao sul da patagônia chilena. O lugar é perfeito para curtir a natureza.

Parque Nacional Torres Del Paine - Patagônia Chilena

É certo que o turista que chega às terras patagônicas tem como principal objetivo conhecer os quase 3 mil metros de altura das Torres Del Paine. Seja em um passeio de um dia com pequenas trilhas ou um trekking de até nove dias, a sensação de deslumbramento é a mesma.

O parque possui vários circuitos e trilhas com vistas espetaculares, não importa se você esteja de carro próprio, ônibus ou vans, o lugar possui mirantes que vão deixar você boquiaberto as belezas naturais. A vantagem ir de condução própria é que você faz seu roteiro e gasta o tempo a seu modo.

Trafegar de carro pelo Parque é bastante fácil, a princípio, queríamos contratar um guia particular, mas Dona Carmen do Hotel Milodón disse não ser necessário. Ela nos orientou comprar um mapa, que a recepcionista do hotel marcaria todo o roteiro para nós. E assim fizemos!

Logo cedo, após café da manhã e de posse do mapa devidamente traçado o roteiro, passo a passo, partimos de Puerto Natales em carro alugado rumo ao Parque Nacional Torres Del Paine para o tour de um dia inteiro. Primeiramente, seguimos pela Ruta 9, a "Ruta del Fin del Mundo", e a Y 200, rodando até Cerro Castillo 92 km por estradas, pavimentadas e bem sinalizadas.

*Recomendações:

-Roupa e sapato confortáveis;

-Casaco impermeável;

-Cachecol, gorro e luvas;

-Protetor solar e labial;

-Óculos de sol.

*Cerro Castillo

Nesse vilarejo, terminou a pavimentação e adentramos numa estrada de terra batida, porém muito bem conservada, com destino a Portaria Lago Sarmiento, é nessa portaria que se adquire os ingressos para acesso ao Parque.

*Os Guanacos

Durante o percurso de 34 km que separam Cerro Castillo da Portaria Lago Sarmiento, você desfruta de paisagens incríveis, bem como, tivemos a sorte de encontrar vários animais guanacos pastando livremente.

*Lago Sarmiento

Seguindo pela mesma estrada chegamos ao Lago Sarmiento, esse de água serena e azul turquesa, e é claro, fizemos duas paradas para apreciar a beleza do lugar.

Depois do Lago Sarmiento, chegamos à primeira portaria do nosso percurso, preenchemos um formulário apropriado com identificação pessoal, nacionalidade de origem e placa do veículo.

Feito isso, em seguida adquirimos os ingressos e recebemos orientações dos funcionários, tipo:

-Dirigir devagar;

-Não parar na estrada, apenas nos locais indicados (mirantes);

-Ter cuidado ao abrir a porta do veículo, porque os fortes ventos podem fecha - lá e machucar você;

-Não deixar a porta do carro aberta.

*Mirador Laguna Los Cisnes

Finalizado os procedimentos necessários para entrar no parque, seguimos em direção ao mirante Laguna los Cisnes, o primeiro mirador do nosso roteiro.

*Mirador del Nordenskjold

Seguimos por mais alguns quilômetros em direção ao Mirador Del Nordenskjold. Desse mirante você tem vistas espetaculares, aqui é para obrigatória, mesmo com os fortes ventos não hesite, desça do veículo, faça uma breve caminhada e encha seus olhos de pura natureza com paisagens dignas de cartão postal.

A cadeia de montanhas de granito surge do espelho d'água do Lago Nordenskjold e se eleva de tal modo a confundir-se com as nuvens formando inesquecíveis paisagens.

Torres Del Paine - Patagônia Chilena

Outro espetáculo da natureza são os dois lagos, quase juntos, porém com águas de cores desiguais e ao fundo deles, o maciço de rochas com picos nevados, completam a beleza das Torres Del Paine. Imperdível! Dando sequência ao circuito, partimos para Saldo Grande.

*Salto Grande

Em Salto Grande fizemos uma parada técnica para o piquenique, o local foi perfeito, em frente a uma pequena baia de água verde que está ligada ao Lago Pehoé. Nesse cenário fizemos nosso piquenique e depois de renovadas as energias, caminhamos por 15 minutos até o Mirador Saldo Grande. O trecho é curto, mas o vento é bastante forte, porém compensador. Salto Grande é uma queda d’água de correnteza forte, vinda do Lago Nordenskjold que deságua no Lago Pehoé.

*Dica:

-Saldo Grande, serve também de apoio para ônibus e vans de turismo e é ponto de partida para a caminhada de 1 hora até o Mirador Cuernos. Aqui há lanchonete, cafeteria e banheiros.

*Lago Pehoé

De Salto Grande seguimos margeando o fantástico Lago Pehoé até o primeiro mirante desse encantador lago de água gelada, calma e verde-esmeralda que contrasta com o verde-limão da vegetação e o escuro das montanhas rochosas de Torres Del Paine. Difícil escolher qual vista é a mais bonita!

Lago Pehoé - Parque Nacional Torres Del Paine - Patagônia Chilena

Depois do Mirador Pehoé, logo adiante, existe um ponto de apoio com cafeteria, banheiro e loja de artesanato. Ótimo para quem gosta de cafezinho e aproveitar para comprar souvenires da região patagônica. Daqui seguimos para o Lago Grey.

*Lago Grey

Do Lago Pehoé, seguimos de carro em direção a Guarderia do Lago Grey, distante uns 28 km de Pehoé. O percurso até a Guaderia envolve: margear o Rio Paine, passar por 2 pontes, uma sobre o Rio Paine e outra sobre o Rio Grey. Na Guarderia, deixamos o veículo para uma caminhada de 15 minutos, inicialmente, ultrapassamos uma ponte sobre o Rio Grey, essa com lastro de madeira, suspensa por cabos de aço e capacidade apenas para seis pessoas. Bem que balança!

Feita a travessia sobre a ponte de madeira, mais uma breve caminhada por um bosque, chaga-se ao mirante com vista para os blocos de gelos que flutuam nas águas do Lago Grey.

Para ver de perto os blocos de gelo siga o fluxo das pessoas, vá até a margem do lago e sinta a beleza dos pequenos icebergs azulados em contraste com a água de cor cinza do Lago Grey, daí seu nome. A caminhada requer um pequeno esforço, o solo é de cascalho solto e vento forte com algumas rajadas. Valeu o esforço!

-Há navegação pelo Lago Grey para ir até o Glaciar Grey, se desejar contrate uma agência de turismo.

No Lago Grey finalizamos nosso roteiro pelo Parque Nacional Torres Del Paine retornando a Puerto Natales. Durante o percurso, passando pelo Lago Toro, paramos para fazer algumas fotos. Nesse local tivemos o privilégio de encontrar um grupo de jovens estudantes de vários países, que estavam no Chile fazendo intercâmbio da língua espanhola. E aí não poderia ser melhor, olha só o que deu esse encontro de nações! Os estudantes juntaram-se a nós e foi simplesmente sensacional!

Depois desse momento bastante agradável, seguimos em direção a Puerto Natales com uma última parada para visitar a Caverna Milodón.

*Cueva del Milodón

A caverna fica a 24 km de Puerto Natales. Formada a partir de uma geleira de milhares de anos atrás, a Cueva del Milodón possui 30m de altura e 200m de profundidade. Na entrada há um enorme animal que atrai os visitantes, é uma réplica em tamanho natural do mamífero chamado Milodón que viveu na região. Um fóssil desse animal foi encontrado há mais de 100 anos dentro da caverna. O interior da caverna é composto por algumas estalactites, estalagmites, terreno seco de característica lunar e uma "janela" natural que permite belíssima vista.

Daqui retornamos a Puerto Natales chegando ao hotel às 19 horas.

À noite fomos jantar no Restaurante El Bote localizado ao lado do Hotel Milodón, o restaurante serve pratos variados e cozinha chilena. Muito bom!

*Caverna Milodón

-Ingresso custa 4 mil pesos por pessoa, cerca de 20 reais, pagamento exclusivamente em moeda local;

-Na baixa estação, de maio a setembro, o horário de funcionamento é das 8 às 18 horas. Nos meses de outubro a abril, alta estação, as visitas vão até às 19 horas;

-O percurso que fizemos de Puerto Natales/Parque Torres Del Paine/Puerto Natales foi de 275 km de tranquilidade entre encantadoras vistas e paisagens.

6º DIA

Após café da manhã, às 9:30 horas retornamos a Punta Arenas, pernoitamos e no dia seguinte partimos para Santiago onde fizemos outro pernoite no Hotel Íbis Providência para no outro dia retornar ao Brasil.

-Visite o roteiro completo de Santiago do Chile

___________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - dezembro de 2015