____________________________________________________________________________________ BOUMALNE DADES e OUARZAZATE

Procedentes do Deserto do Saara, região de Merzouga, percorremos 240 KM acompanhados de vistas panorâmicas incríveis. Planícies, montanhas áridas, vales e oásis com tamareiras, vilarejos de vidas simples, até nosso desejado destino, a cidade de Dades e em seguida, Ouarzazate. O trajeto nos permitiu ver de perto como vive o marroquino do interior do país e diante dessas paisagens chegamos a cidade de Boumalne Dades no final da tarde. A pequena e bem cuidada Dades, está localizada no sul de Marrocos, Vale do Rio Dades.

A região de Dades fica entre o deserto e Marrakech, rota das caravanas de dromedários, que transportavam sal, ouro e outras mercadorias. Boumalne Dades atrai muitos turistas, que a usam como base para explorar as famosas gargantas dos rios Todra e Dades, bem como, as paisagens do vale fértil e das montanhas.

*QUANDO FOMOS

Nosso tour de 15 dias pelo Marrocos, começou por Casablanca no dia 02 de dezembro 2019, passamos por Rabat, Chaouen, Fez, Ifrane, Médio Atlas e Deserto do Saara.  Depois de dois dias pelo Saara, partimos para Boumalne Dades e posteriormente Ouarzazate, sul do país. No mês de dezembro, o sul do Marrocos apresenta clima bastante agradável, temperaturas que oscilam de 6 a 23 graus. Excelente!

*ONDE FICAMOS

Nossa estada em Dades foi de uma noite, tempo suficiente para no dia seguinte visitar as maravilhas que a natureza é capaz de criar, as Gargantas de Dades. Em Dades nos hospedamos no Hotel Xaluca, excelente acomodação e ótimo café da manhã.

-Dades Xaluca Hotel

-Av. Zone Touristique B.P, 138 - Dades, Marrocos

*O QUE FIZEMOS

Após café da manhã, deixamos o Hotel Xaluca pela Rodovia R704 rumo as Gargantas de Dades, sul do Marrocos, cerca de 20 KM da cidade. Durante o percurso até as gargantas, vales verdejantes, vilarejos e montanhas áridas protegidas pelo azul do céu que invadem nosso olhar, quando aos poucos, começamos a entrar nas Gargantas de Dades. Encantador!

*Gargantas de Dades

As Gargantas de Dades localiza-se no sul do Marrocos, vale do Rio Dades. As imponentes Gargantas, é uma serie de desfiladeiros íngremes entalhados pelo Rio Dades. O rio nasce na cordilheira do Alto Atlas, cruza cerca de 350 quilômetros até se juntar ao Rio Drá, nas proximidades do Saara.

Tivemos o privilégio de subir e descer a estrada que se retorce pelos altíssimos desfiladeiros, parecendo uma gigante cobra subindo a costa da montanha, daí a estrada ser conhecida como “a Serpente”. A estrada mais bela do Marrocos! Aqui foi cenário natural de gravações do filme “Missão Impossível” com o ator Tom Cruise.

No topo da montanha há um pátio com as melhoras vistas para o gigantesco cânion. Ao fundo, o Rio Dades, na sua ânsia de abrir caminho entre as montanhas do Alto Atlas, corre entre os fascinantes desfiladeiros, que por sua vez, abrigam a sinuosa estrada, esculpida nas rochas, que serpenteia suavemente os incríveis paredões. Um belo lugar para sentir o ar puro soprado das montanhas!

Finalizada a visita as Gargantas de Dades partimos em direção a Ouarzazate, distante 132 KM das Gargantas, pela estrada N10 conhecida como a “Estrada dos Mil Kasbah”. A formação rochosa ao fundo sobre a montanha lembra um rosto humano. Incrível!

Durante o trajeto fizemos algumas paradas e a primeira delas foi na cidade de Kalaat, Vale das Rosas.

*Kalaat - Vale das Rosas

A pequena cidade é famosa por produzir rosas. Perto de Kalaat existe um grande vale, conhecido como “Vale das Rosas”, onde se cultiva roseias deixando o vale florido durante a primavera. Tivemos a oportunidade de ver do alto de um mirante parte do grande vale produtor de flores.

No mês de maio ocorre a colheita e a cidade promove o Festival das Rosas. Claro, não vimos rosas, afinal nossa visita ocorreu em dezembro/2019. No entanto, fomos a “Cooperativa Rosamgoun”, onde fabrica e comercializa diversos produtos (perfumes, cremes, sabonetes, shampoo, óleos hidratantes) feitos a partir da flor da roseira.

A tradição é fortíssima, tanto que, as edificações da cidade predominam o tom rosado, existe um monumento da Rosa e até os taxis são rosas. Bem original!

Avançando pela estrada dos Mil Kasbah, nossa próxima parada aconteceu em Skoura para visitar o Kasbah Amridil.

*Kasbah Amridil

Ismael, nosso guia condutor da Trilho Salama, saiu da estrada principal, rodovia N10, entrou numa pequena via de terra batida em direção ao Kasbah Amridil, um magnífico e bem preservado edifício de adobe, localizado na povoação de Skoura. O Kasbah lembra um castelo medieval.

Nossa visita ao interior do Kasbah foi guiada, compramos os bilhetes e adentramos na antiga residência. O Kasbah Amridil foi construído no final do século XVII como residência da família Nassiri. Percebe-se que é tudo muito rude, não há aquele glamour dos castelos europeus.

Segundo relatos, no final da década de 1950, partiram os últimos Nassiri que ainda habitavam o Kasbah, ficando abandonado por décadas. Por volta de 2009, um membro da família Nassiri reassume o Kasbah, cria uma pousada e abre o edifício ao público. Hoje, funciona como uma espécie de Kasbah-Museu, onde é permitido conhecer o interior dessa estrutura fascinante.

A residência fortaleza, possui diversos compartimentos distribuídos em vários pisos, utensílios da época, o belo terraço e suas torres com vista para o palmeiral emoldurado pelas montanhas dos Altas. Simplesmente fantástico!

-Kasbah Amridil - Skoura, Marrocos.

-Entrada: Custa 20 Dirhams por pessoa, cerca de 10 reais.

Terminada a visita ao Kasbah, retornamos a estrada principal, rodovia N10, seguimos por 42 KM até Ouarzazate.

*Ouarzazate – A Hollywood Marroquina

Ouarzazate é uma cidade do sul de Marrocos, a 1.160 metros de altitude, localizada na região das montanhas do Alto Atlas, ponto de encontro dos vales dos rios Drá e Dades. A cidade é moderna, bem cuidada e tem um conjunto arquitetônico que apresenta grande uniformidade pelos tons avermelhados das edificações. A cidade é conhecida como a Hollywood Marroquina, devido a presença dos estúdios de cinema Atlas Corporation.

*ONDE FICAMOS

Nossa estada em Ouarzazate foi de uma noite, o suficiente para visitar as melhores atrações da cidade. Em Ouarzazate nos hospedamos no Riad Dar Chamaa.

-Riad Dar Chamaa – ótimas acomodações e bom café da manhã.

-Endereço: Tajdar B-P 701 - Marrocos

*O QUE FIZEMOS

Vindo das Gargantas de Dades, chegamos a Ouarzazate final da tarde e antes da hospedagem no Riad Dar Chamaa visitamos o Museu do Cinema, ficando para o dia seguinte, o Ksar Ait-Ben-Haddou, uma aldeia fortificada, distante 30 KM de Ouarzazate.

*Museu do Cinema

O grande interesse para os visitantes de Ouarzazate são os estúdios da Atlas Corporation integrados ao Museu do Cinema. O museu expõe cenários e vestuário utilizados em diversos filmes parcialmente gravados aqui. Dentre os filmes mais famosos temos: Lawrence das Arábias, Gladiador, Múmia, Babel, entre outros.

Durante a visita aproveita o vasto cenário dos estúdios espalhados por diversos ambientes do museu e divirta-se. Seja uma Cleópatra ou um Rei das Arábias.

Finalizada a visitação seguimos para o Riad Dar Chamaa, nos hospedamos, onde também foi nosso jantar. No dia seguinte, fomos visitar o Ksar Ait-Ben-Haddou.

*Ksar Ait-Ben-Haddou

Ksar são aldeias fortificadas edificadas originalmente como uma fortaleza comunitária aberta para o oásis, permitindo contato direto para as colheitas. Os moradores eram os árabes e beberes sedentários, que por anos, sofreram com o assédio dos nômades do deserto, daí decidiram proteger-se erguendo esses recintos fortificados conhecido como Ksar.

Quase todas as cidades no Sul de Marrocos possuem Ksar, essas edificações são levantadas pedra, taipa e tijolos de argila, adobe, muros altos com torres e portão de entrada.

O Ksar Ait-Ben-Haddou é uma verdadeira obra prima. O conjunto arquitetônico do Ksar foi declarado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

No passado, o Ksar foi antiga rota de caravanas entre o Saara e Marrakech. A fortaleza situa-se numa colina do Alto Atlas, à beira do rio Unila.

O lugar possui tamanha beleza que já foi cenário de diversos filmes hollywoodianos, como: “Gladiador” e a série de TV “Game of Thrones” da companhia HBO. O Ksar é visita imperdível para quem está em Ouarzazate.

O acesso para a colina de onde se tem uma visita geral do Ksar é por um vilarejo, atravessa a ponte sobre o Rio Unila e segue por ruas estreitas, calçamento de pedra e pouco íngreme, porém, repletas de lojinhas de artesanatos e souvenir.

Vale a pena subir toda a colina, a vista é belíssima, ideal para fazer boas fotos.

Vindo de Ouarzazate, após a visita ao Ksar Ait-Ben-Haddou partimos para viver uma experiência emocionante, atravessar as montanhas do Alto Atlas com destino a Marrakech.

*O Alto Atlas

O Alto Atlas Marroquino, que tivemos o privilégio de percorrer por suas montanhas, é parte da Cordilheira do Atlas que se estende por 2.500 km pelo Noroeste do Continente Africano, ocupando áreas de Marrocos, Argélia e Tunísia. A monumental cordilheira atravessa esses países como se fosse uma muralha, deixando ao norte a costa do Atlântico e do Mar Mediterrâneo e ao sul, o Deserto do Saara.

A imensa cadeia de montanhas de picos nevados o ano inteiro, possui diversos climas e relevos, cânions, desfiladeiros, animais selvagens e inúmeras aldeias do povo berbere. O pico mais alto, Toubkal, tem 4.167 metros de altitude e fica dentro do Parque Nacional de Toubkal, em Marrocos.

Nossa travessia pela Cordilheira do Atlas, o Alto Atlas Marroquino, foi pela Rodovia N9 que liga as cidades de Ouarzazate, sul do país, a Marrakech, oeste do Marrocos. Inicialmente viajamos por extensas planícies, passando por cidades, vilarejos e, sempre com pano de fundo as montanhas nevadas do Alto Atlas.

A medida que avançávamos, gradualmente, o revelo começava a mudar, o branco das montanhas nevadas cada vez mais a se aproximar, as retas da estrada deram lugar as primeiras curvas, que não cessaram de aumentar, assim percorremos por quilômetros da Estrada N9.

A bela estrada é bastante sinuosa, com morros rochosos, vales e encostas de altíssimos desfiladeiros e assim foram os primeiros 90 KM da travessia do Alto Atlas, quando fizemos uma parada num mirante do Atlas com vista panorâmica da Estrada N9 que se retorce sobre as montanhas áridas.

Este ponto das montanhas do Alto Atlas é um belo lugar perfeito para encerrar nosso tour pelo sul de Marrocos e seguir rumo a Marrakech.

Dando sequência a travessia, viajamos por mais 10 KM e fizemos outra parada, dessa para o almoço no “Café & Restaurante Argane Tichka”. Aqui pedimos pratos típicos, “Couscous Boeuf”, o Cuscuz Marroquino (farinha de milho, carne de cordeiro e legumes ao vapor) e Beef Brochette (espetinhos de carne com arroz e salada marroquina). Deliciosos! Custou em média 85 Dirhams cada prato, cerca de 40 reais.

Depois dessa carga energética, seguimos sonolentos pelas montanhas, quando no final da tarde desembarcamos em Marrakech para uma estada de 4 noites. Veja roteiro completo aqui: Marrakech/Marrocos

Nosso condutor e companheiro de viagem durante os 15 dias foi Ismael, um jovem marroquino muito educado e simpático.

A viagem pelo Marrocos foi em tour privado para 4 pessoas, executado pela Agência Trilho Salama.

-Trilho Salama – www.viagensmarrocos.com

-Comercial: Luís Bibi

-Email: viagensmarrocos@trilhosalama.com

-WhatsApp: +351 932 555 593 – Portugal

________________________________________________________________________________________________________   Eu Fui e Recomendo – Dezembro de 2019