___________________________________________________________________________________  Petrolina - Juazeiro

Encravadas no semiárido nordestino, Petrolina está a oeste de Pernambuco e Juazeiro ao norte da Bahia. As duas cidades estão separadas pelas águas do rio São Francisco, contudo, ligadas pela Ponte Presidente Dutra e unidas pela Região Integrada de Desenvolvimento Econômico, assim vejo Petrolina e Juazeiro.

A citada Região de Desenvolvimento Econômico é constituída pelos municípios de Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco, e pelos municípios de Casa Nova, Curaçá, Juazeiro e Sobradinho, no estado da Bahia. A Região do Polo Econômico Petrolina Juazeiro engloba mais de 700 mil habitantes numa área com cerca de 35 mil quilômetros quadrados.

A história da região se divide no antes e no depois da construção da Hidrelétrica de Sobradinho, inaugurada em 1982. Desse modo, com a edificação da barragem da hidrelétrica sobre o rio São Francisco, formou-se na época o maior lago artificial do mundo com cerca de 320 KM de extensão e um espelho d’água de 4.200 KM². Hoje, o Lago de Sobradinho, perde apenas para o lago da Hidrelétrica de Três Gargantas, na China. 

A formação do lago de Sobradinho, inundou as terras secas as margens do Velho Chico, fez desaparecer cidades e vilarejos de um povo que vivia distante e carente de tudo, no entanto, as águas represadas do grande lago trouxeram esperança para o sertanejo que um dia viu o sertão virar mar. 

Mesmo diante da expectativa de uma vida melhor, não foi fácil para a população das cidades, a serem inundadas, encarar e até mesmo aceitar as mudanças, deixando para trás sob as águas, seus habitats e bulindo com os costumes e sentimentos, ao passo que as pessoas e famílias eram transferidas para as novas cidades, ora construídas.

Diante de tanta transformação, terras férteis, geração de energia, abundância de água e muito sol, praticamente o ano inteiro, tudo isso, despertou grandes grupos nacionais e internacionais do agronegócio, que migraram para a região, produzindo frutas tropicais para exportação, hortaliças e uvas com a chegada da indústria do vinho. 

Duas grandes vinícolas estão presentes também na região, a exemplo da vinícola TerraNova do Grupo Miolo, na cidade de Casa Nova, Bahia e da vinícola Rio Sol, localizada em Lagoa Grande, estado de Pernambuco, onde milhares de garrafas de vinhos e espumantes de ótima qualidade são produzidas o ano inteiro.

*QUANDO FOMOS

Não há um determinado período do ano que impeça a viagem para a região de Petrolina e Juazeiro. Entre maio e outubro é a época mais seca, de novembro a abril é a temporada de chuvas, mesmo assim, o índice pluviométrico não é muito intenso, afinal estamos no semiárido nordestino, todavia, o mês mais chuvoso é março. Nós fomos a Petrolina em outubro de 2019, tempo bom, céu limpo e temperaturas acima dos 30ºC., leve protetor solar. Clima ótimo!

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de quatro dias no Vale do São Francisco, Petrolina e Juazeiro, nos hospedamos na cidade de Petrolina, estado de Pernambuco, no Hotel Nobile, ótima localização, em frente para o rio, quartos amplos, ótimo café da manhã e estacionamento grátis.

-Hotel Nobile Suítes Del Rio

-Av. Cardoso de Sá, 215 - Orla 2, Petrolina - PE

*O QUE FIZEMOS          

O sertão do Nordeste brasileiro é uma região semiárida com diversas carências, no entanto, o Polo Integrado de Petrolina e Juazeiro transformou-se num oásis irrigado, com isso, as cidades tornaram-se atrativas tanto para o turismo de negócios como o de laser. Assim sendo, durante nossa estada de quatro dias em Petrolina visitamos as seguintes atrações e pontos turísticos:

-Restaurante Flor de Mandacaru e River Shopping Center

-Centro Cultural Emoções

-Catedral, Mercado Turístico e Petrolina Antiga

-Ana das Carrancas e Aeroporto de Petrolina

-Juarez Píer e a Ilha do Rodeadouro

-Orla de Juazeiro e o Vapor Saldanha Marinho

-Parque Zoobotânico da Caatinga e o Bodódromo

-Vinícola TerraNova e Vapor do Vinho

-Oficina de Artesanato Mestre Quincas

1º Dia – Chegamos a Petrolina no início da tarde e antes de nos dirigirmos ao hotel, fomos almoçar no acolhedor Restaurante Flor de Mandacaru. O estabelecimento possui móveis e decoração rústica, objetos e utensílios usados pelos sertanejos da zona rural. Bem interessante! O restaurante temático serve pratos típicos da culinária nordestina, drinques e diversos doces e sobremesas caseiras. Nós pedimos a “Buchada de Bode” e como sobremesa “Goiabada Cascão Recheada de Queijo”. Deliciosa! 

-Restaurante Flor de Mandacaru

-Rua das Ameixas, 155 - Petrolina-PE    

Finalizado o almoço seguimos para o hotel e a noite fomos para o River Shopping Center de Petrolina.

*Dica:

No River Shopping possui uma loja da Vinícola Rio Sol, que vende vinhos e espumantes com o mesmo preço da loja localizada na Vinícola, em Lagoa Grande, Pernambuco.

2º Dia – Nosso segundo dia em Petrolina começou com uma visita ao Centro Cultural Emoções.

*Centro Cultural Emoções

Localizado na cidade de Petrolina, o Centro Cultural Emoções tem como curador do vasto acervo, Adriano Souza, fã incondicional do cantor Roberto Carlos. 

A paixão pelas músicas do “Rei” começou quando ainda criança, aos 9 anos. Durante nossa visita, Adriano nos contou a seguinte história:

“Meu pai se divorciou e teve que fazer um tratamento de saúde em Fortaleza. Nesse período eu senti uma solidão muito grande, porque eu tive que ir pra Recife. Eu sentia muita falta dele. Certo dia, na casa de minha mãe, remexendo uns discos vi um tal de Roberto Carlos. Coloquei para tocar e escutei aquela música Meu querido, meu velho, meu amigo. Essa música me trazia a presença de meu pai de uma forma constante”

A partir desse episódio, Adriano começa a colecionar tudo que vem do artista, discos de vinil, fitas K7, CDs, DVDs, vídeos, fotos, pôsteres e outros objetos. O acervo cresceu tanto que ficou sem espaço na sua humilde residência. 

Com tanto afeto pelo “Rei Roberto”, Adriano Souza ficou famoso na região e não parou por aí, foi matéria de reportagem do Globo Repórter e em 2012 foi convidado para participar do Cruzeiro com Roberto Carlos, quando na oportunidade contou sua história para uma senhora abordo do navio, quando, a senhora lhe perguntou: Qual é o seu sonho? Adriano na sua simplicidade respondeu: “Um espaço para expor meu acervo e uma sala para ensinar música a jovens carentes”. 

A senhora, que Adriano a chama de “Anjo Bom”, ouviu e apenas disse-lhe que alguém iria ligar para ele. Passados cerca de dois meses, Adriano recebeu a ligação de uma equipe já em Petrolina, procuraram uma casa, reformaram e no ano de 2012 inaugurou o Espaço Cultural com a presença do filho de Roberto Carlos, Dudu Braga. Parabéns Adriano, por realizar seu sonho!

*Dicas:

-Centro Cultural Emoções

-Rua Castro Alves, 428 - Centro, Petrolina.PE 

-Entrada grátis, contudo, existe uma caixinha para doações em dinheiro ou alimentos não perecíveis. Adriano, ajuda a pessoas carentes.

Finalizada nossa visita, seguimos para o centro de Petrolina para visitar a Catedral da cidade e Petrolina Antiga.

*Catedral de Petrolina

A imponente catedral foi construída entre 1925 e 1929, um tempo recorde para a época e pelo calibre da obra. A ideia de erguer em pleno sertão tamanha igreja, deve-se ao Padre Antônio Maria Malan. O padre não era apenas um religioso, Dom Malan foi também um empreendedor, um visionário que ajudou no desenvolvimento de Petrolina e da região.

A bela catedral, além da magnitude externa, no seu interior também chama atenção dos fiéis e visitantes com seus vitrais no fundo do altar que afrontam com a suavidade das cores sobre as paredes. 

Depois da visita seguimos para a Petrolina Antiga.

-Endereço: Praça Dom Malan, 2317 - Centro, Petrolina – PE.

*Petrolina Antiga

É uma região de casarios antigos próximo da orla do rio São Francisco. O conjunto de casas antigas não é aberto para visitação, mas, vale a pena ver de perto esse pedacinho histórico de Petrolina que brecou no tempo. Existem casas bem conservadas e outras abandonadas, infelizmente. A maior concentração dos casarios está na Rua Barbosa Lima. Confira!

Quando estiver pelo centro de Petrolina, aproveite e visite também o Mercado Turístico, o local vende produtos eletrônicos, roupas, importados, jogos, etc. O logradouro é um tipo, Mercado das Pulgas.

-Endereço: Rua Gov. Eraldo Gueiros Leite - Petrolina- PE.

Daqui seguimos para o aeroporto de Petrolina com uma parada no Centro Cultural Ana das Carrancas.

*Centro Cultural Ana das Carrancas

Ana Leopoldina dos Santos, mais conhecida como Ana das Carrancas, foi uma importante artesã ceramista de Pernambuco. Sua especialidade era fazer carrancas usando o barro. Atualmente, quem administra o Centro Cultural são as duas filhas, que também são artesãs. Infelizmente não visitamos o espaço, estava fechado no sábado. Entretanto, fica ai a dica!

-Endereço: Rua Cid Bezerra Bandeira - Petrolina-PE.

-Aberto: segunda a sexta, das 8 às 18 horas, sábado e domingo, fechado.

*Aeroporto de Petrolina

Para se chegar a região de Petrolina pode ser por via terrestre utilizando as rodovias federais (BR 407 e BR 235) e as estaduais (BA 210 e PE 102), ou por via aérea através do aeroporto de Petrolina. Isso mesmo, Petrolina possui um aeroporto com terminais de passageiros e de cargas. As companhias aéreas Gol, Azul e Passaredo operam com voos regulares para diversas cidade do Brasil. 

O terminal de cargas serve aos aviões cargueiros que transportam frutas tropicais para os Estados Unidos e Europa. Fantástico ver tudo isso em pleno sertão nordestino!!!

Após essa breve vista ao aeroporto, fomos para o Juarez Píer, Ilha do Rodeadouro no rio São Francisco.

*Juarez Píer

O Juarez Píer está a 14,5 KM do centro de Petrolina, o local é um dos pontos de partida para a travessia de Pernambuco para a Bahia e vice-versa. Desse local, também parte o barco que leva os turistas para a Ilha do Rodeadouro. 

O Píer é muito agradável, bem estruturado, possui bar, restaurante, tendas para relaxar, tudo com vista para as límpidas águas do São Francisco. 

Ao lado do Juarez Píer existe também os restaurantes Cantinho da Ilha e o Carranca Gulosa que atraem muitas famílias com crianças devido a boa estrutura e o cardápio variado da culinária nordestina. 

Esse é o tipo do passeio que requer tempo para desfrutar das belezas naturais, tomar um banho no Velho Chico, degustar drinks acompanhados de deliciosos petiscos e esquecer do mundo lá fora. O Juarez Píer, é parada obrigatória em Petrolina!

Depois desse relaxante passeio, retornamos a Petrolina e final da tarde fomos visitar a Orla de Juazeiro.

*Orla de Juazeiro

Petrolina e Juazeiro estão separadas pelo rio São Francisco e ligadas pela ponte Presidente Dutra. A bela ponte que une as duas cidades se debruça sobre a Ilha do Fogo dando mais beleza ao local. Quem está na Orla de Juazeiro, a vista é privilegiada dos arcos da ponte, da cidade de Petrolina e para completar, o azul turquesa das águas do Velho Chico que descem suavemente rumo ao Atlântico, compondo um cenário que abarrota o olhar dos visitantes. O local, proporciona finais de tarde daqueles que ficam armazenados na memória. 

Nesse pedacinho da Orla de Juazeiro, estão duas atrações: A estátua do cantor e compositor João Gilberto, filho de Juazeiro, e o Vapor Saldanha Marinho. 

*Vapor Saldanha Marinho

O velho navio data de 1871, quando, Álvares de Araújo inaugurou a navegação a vapor nas águas do Rio das Velhas que desagua no Velho Chico, no estado de Minas Gerais. O navio Saldanha Marinho, navegou pelas águas do São Francisco passando por: Januária em Minas Gerais, Carinhanha, Barra, Xique-Xique, Pilão Arcado, Remanso e Juazeiro, na Bahia, fazendo história em cada localidade que passava.

No ano do seu centenário, 1971, o Saldanha Marinho foi içado, reformado e colocado na Orla de Juazeiro, transformando-se num Memorial da Navegação a Vapor. Muito bom preservar a cultura ribeirinha! 

Depois de passear pela Orla de Juazeiro, seguimos para o Parque Zoobotânico.

*Parque Zoobotânico da Caatinga

Localizado dentro do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, o Parque possui 30 espécies de vegetação da caatinga e 21 cativeiros com animais (macacos, cobras, jabutis, etc.) e aves (araras, papagaios, etc.) advindos da caatinga, doados ou apreendidos pelo IBAMA. O local é bem simples! 

-Endereço: Avenida Cardoso de Sá, s/n.

-Aberto: Segunda a Domingo: 7:30h ás 11:30h e 13:30h ás 16h.

-O acesso se dá pela entrada principal do Batalhão, aproxime-se da guarita e fale que deseja conhecer o Parque Zoobotânico.     

Depois de uma breve visita ao Zoobotânico já era final da tarde, quando seguimos para o Bodódromo.

*Bodódromo

O Bodódromo é um grande espaço que, logo na entrada existe uma estátua em alusão ao Bode. O Bodódromo aglomera uma lojinha de artesanatos e licores caseiros, diversos restaurantes da cozinha nordestina servida em meio a decoração típica do sertão e música regional ao vivo. 

Estivemos aqui em outubro de 2019, jantamos no restaurante Bode Assado do Ângelo, pedimos Bode Assado com porções fartas, o prato serve bem três pessoas, com preço justo. Recomendo! Depois de saborear as delícias da culinária regional, retornamos ao hotel e no dia subsequente fizemos o passeio Vapor do Vinho, com visita a Vinícola TerraNova.

3º Dia – Logo cedo, após café da manhã, saímos do Hotel Nobile Suítes Del Rio, embarcamos em ônibus com destino a Casa Nova, para fazer o passeio Vapor do Vinho. O Roteiro Enoturístico inclui transfer rodoviário, Petrolina/Casa Nova/Petrolina, visita a Vinícola Miolo - TerraNova com degustação de vinhos e espumantes, navegação no Lago de Sobradinho em ampla embarcação, com música ao vivo, almoço a bordo e banho na ilha da Fantasia. Depois uma viagem de 40 KM pela BR 235, nossa primeira parada foi na Vinícola TerraNova.

*Vinícola TerraNova - Miolo

Se você acha que produzir uvas e vinhos de qualidade é coisa das regiões de clima frio, está enganado! Em pelo sertão da Bahia, graças à captação de água do rio São Francisco de forma planejada, irrigação controlada através do sistema de gotejamento, solo adubado adequadamente e sol o ano inteiro, tudo isso, tornou possível o plantio e a produção de frutas tropicais para exportação e de uvas para a fabricação de vinhos e espumantes, em terras áridas do sertão dos Estados da Bahia e de Pernambuco. 

Tudo começou no ano 2000, quando o Grupo Miolo resolveu se instalar em Casa Nova, na Bahia, adquirindo a Fazenda Ouro Verde que já produzia uvas em baixa escala. 

A partir daquele ano o Grupo Miolo criou a Vinícola TerraNova, onde diversas variedades de uvas foram plantadas e depois de várias experiências, descobriram as uvas que se adaptaram melhor ao solo e ao clima da região. Atualmente, são 200 hectares dedicados ao plantio de uvas. 

Nossa visita começou com uma degustação de alguns vinhos e espumantes apresentada por um enólogo da vinícola. O enólogo, explica sobre os tipos de uvas que são cultivadas na vinícola e faz demonstrações de como se deve abrir as garrafas de espumantes. 

Depois o enólogo nos levou as áreas de pesquisa, produção e armazenamento dos vinhos em barris de carvalho e findamos a visita na loja da vinícola, onde adquirimos ótimos vinhos, praticamente a preço de custo. Muito bom! 

Finalizada essa parte da visitação, o guia nos levou para o campo de plantação das uvas, ao adentrar no parreiral a sensação é que nem parece estarmos numa região do semiárido do nordeste brasileiro. Incrível! 

Dando sequência ao tour, seguimos para o Lago de Sobradinho, onde navegamos no Vapor do Vinho.

*Vapor do Vinho   

O Vapor do Vinho é uma das principais atrações do Vale do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia. Assim como existe na Serra Gaúcha o Trem do Vinho, que vai de Bento Gonçalves a Carlos Barbosa, aqui no Nordeste tem o Barco do Vinho que navega sobre águas do Lago da Hidrelétrica de Sobradinho. 

A embarcação, Vapor do Vinho, é bem equipada, segura, capacidade para 330 pessoas e possui três andares. No primeiro, reservado mais para quem está com crianças pequenas, o segundo andar estão as mesas, o restaurante e um bar, no terceiro piso tem um deck, com uma jacuzzi e um tobogã. Durante a navegação até a Ilha da Fantasia é servido o almoço buffet da culinária regional. 

*Ilha da Fantasia

No meio do Lago de Sobradinho o Vapor do Vinho faz uma parada na Ilha da Fantasia para um banho refrescante nas águas azuis turquesa do rio São Francisco. 

Depois dessa relaxante parada na Ilha da Fantasia de areias douradas e de um agradável banho nas límpidas águas do Velho Chico, retornamos a Petrolina. 

*Dicas:

-Informações e reservas acesse o site: vapordosaofrancisco.com

-O passeio sai do Hotel Nobile, caso esteja hospedado em outro hotel informe no momento da reserva que o transfer é grátis até o Nobile.

-O Roteiro Enoturístico Vapor do Vinho, foi conduzido por Tânia Nogueira, pesquisadora e estudiosa da região do Vale do São Francisco e das questões do semiárido nordestino.

-Tânia Nogueira – Acompanha grupos turísticos com competência, simpatia e muita emoção nas suas narrativas que prende a atenção do turista. Parabéns Tânia, recomendo o seu trabalho!!!

-Contato: WhatsApp (87) 98851-7548.

Para encerrar nosso dia pelo Vale do São Francisco, a noite fomos a Pizzaria Alforria, decoração rústica, aconchegante, ótimas pizzas de forno a lenha e área externa com vista para o rio,

-Endereço: Av. José Theodomiro de Araújo, 301 – Petrolina – PE. Ao lado do Nobile Suítes Del Rio Hotel.

4º Dia – Nosso último dia em Petrolina, fizemos uma breve visita a dois ateliês de artesãos locais, o primeiro foi o de Mestre Biu dos Anjos e o outro ateliê do artesão Roque Gomes da Silva, mais conhecido por Mestre Roque Santeiro. Na verdade, esses artistas trabalham na sede da Associação dos Artesãos de Petrolina (Mestre Quincas), mas, como o prédio da associação estava em reforma, fomos as residências deles, onde trabalham provisoriamente.

*Mestre Biu dos Anjos e seu filho Tiago Júnior

Como a maioria dos artesãos da região de Petrolina, Mestre Biu também começou sua arte esculpindo carrancas, figuras muito comuns do Vale do São Francisco. Após anos dedicados as carrancas, Mestre Biu mudou de estilo e começou a esculpir anjos barrocos em madeira e devido a sua tamanha habilidade, herdou o apelido “Biu dos Anjos”. 

Obras do Mestre Biu dos Anjos - Fotos: Internet

Suas peças feitas a partir da madeira imburana, possui traços bem definidos, marcantes e inconfundíveis.

-Contato: (87) 98837-9890, 3864-2069  

*Mestre Roque Santeiro

O simpático e divertido artesão Mestre Roque Santeiro começou a desenvolver sua vocação pela arte ainda adolescente. Naquela época, ele foi trabalhar no ateliê do artesão Da Silva, lixando carrancas de madeira e não demorou para fazer suas próprias carrancas. Mas, com o decorrer do tempo, Roque Santeiro despertou para a arte sacra e passou a fazer Anjos e Santos talhados em madeira que chegam a um metro de altura.

Obras do Mestre Roque Santeiro - Fotos: artesanatodepernambuco.pe.gov.br 

Seu trabalho já conquistou admiradores em todo Brasil e no exterior, a exemplo de Alemanha e Japão.

-Contato: (87) 3862-2095, 98839-2909, 99632-4469

*Dicas:

-Os artesãos Biu dos Anjos e Roque Santeiro, entre outros, possuem ateliês na associação “Oficina do Artesão Mestre Quincas”.

-Endereço: Av. Cardoso de Sá, 11 – Petrolina.PE

Assim foi nosso tour pela região do Vale do São Francisco, entre os estados de Pernambuco e Bahia. Confesso que, mesmo diante de tantos problemas que o semiárido nordestino enfrenta, essa região mostra que é possível vencer as diversidades, as dificuldades e transformar em dias melhores. Visite e confira!

_________________________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo – Outubro de 2019