___________________________________________________________________________  EUROPA DE TREM

Já fomos à Europa diversas vezes, e costumeiramente fazíamos os deslocamos dentro da União Europeia de avião, ônibus ou carro alugado. Mas, sempre ficou aquela sensação que estava faltando algo. Pois bem, sabe do que estou me referindo? Não! Aí vai a resposta: Fazer todos os percursos que planejamos para as férias de junho/julho de 2018 por trilhos. E foi isso que fizemos, usamos exclusivamente o trem.

Começamos nosso tour por Bruxelas, onde ficamos 5 noites, depois, partimos até Bruges com 2 noites de hospedagem, em seguida para Colônia, localizada às margens do rio Reno na Alemanha, onde ficamos 2 noites. Dando sequência a nossa jornada nos trilhos europeus, partimos de Colônia rumo a Amsterdã para desfrutar das belezas da capital holandesa por 7 noites e para finalizar essa fabulosa experiência, deixamos Amsterdã e partimos rumo a capital inglesa, Londres, para uma estada de 8 noites.

Estação de Windsor - Inglaterra

Depois do tour pela Bélgica, Alemanha, Holanda e Inglaterra, percebemos que o trem é a demonstração máxima de mobilidade europeia: eficiente, prático, confortável, charmoso, democrático, espaçoso, tradicional, porém em permanente modernização. No trem você embarca e viaja tranquilamente (só há check-in nos trens AVE espanhóis e no Eurostar), e a conferência de passaportes só acontece quando se ultrapassa a fronteira do espaço (Schengen) e ninguém implica com a sua bagagem, você mesmo cuida dela. Outra praticidade, você não se submete às mesmíssimas explicações básicas ao subir num vagão, apenas acondicione sua bagagem e guarde seu ticket de embarque que será conferido pelos comissários de bordo durante a viagem. Quem nunca andou de trem, lembrará daquele penoso processo de check-in das companhias aéreas, o embarque nos aviões e o pior, a obrigação de chegar horas e horas antes, sem falar no deslocamento para os aeroportos, esses geralmente distantes. Ao contrário dos aeroportos, as estações estão localizadas, muitas delas no centro das cidades. Usar esse tipo de transporte é muito fácil, basta chegar com alguma antecedência nas primeiras vezes, e logo você vai usar o trem com a mesma naturalidade dos nativos. Adorável experiência!!!

Além da própria experiência da nossa viagem, pesquisei também em alguns blogs relatos e dicas de outros viajantes. Vejam abaixo:

-Trem ou Avião: Na hora de cobrir grandes distâncias, o trem não vale a pena, perde feio para o avião. Oito ou dez horas num trem podem ser mais desgastantes, comparáveis, ao mesmo período no ar;

-Bagagens: No trem europeu você não despacha as malas. Porem fique atento, existe limitação no tamanho da bagagem. Procure viajar com uma mala de quatro rodinhas tamanho médio (65 centímetros de altura, em pé);

-Cuide da sua Mala: As malas são armazenadas nos compartimentos disponíveis. Malas maiores devem ser postas nas prateleiras encontradas na entrada dos vagões, as demais devem ser colocadas nos bagageiros sobre as poltronas;

-Primeira ou Segunda Classe: Viajei numa boa na segunda classe do trem. Essa equivale à classe econômica dos aviões, sendo, no nosso pensar bem mais confortável comparável às aeronaves, com exceção dos trens muito antigos. A segunda classe do trem é a parte na qual a maioria dos europeus viajam;

-Reserva de Assento: Nos trens rápidos e em trens internacionais como o multinacional Thalys e o alemão ICE-Sprinter as reservas são obrigatórias, desse modo, só sobe no trem quem tem reserva. Já nos trens regionais em toda a Europa nunca é preciso reservar lugar e na maioria das vezes isso nem é possível. Nesses trens pode-se inclusive viajar em pé;

-Nas Estações: Chegue na estação com pelo menos 45 minutos de antecedência e fique atento nos painéis informativos qual o número da plataforma de embarque.

Se for viajar pelo Eurostar com destino a Londres, advirto sobre a passagem pela imigração (já que o Reino Unido não faz parte do Espaço Schengen), e nos trens AVE espanhóis, lembre-se da passagem das bagagens pelo raio-x;

No Embarque: Identifique o número da sua plataforma e dirija-se para o local 5 ou 10 minutos antes da partida. É possível subir no trem até o apito que precede o fechamento das portas, isso se dá na exata hora marcada na passagem. Mas, o melhor mesmo é fazer tudo com antecedência, porque os trens são extremamente pontuais;

-Cartão de Embarque: Observe no seu bilhete de passagem que ele traz todas as informações para sua orientação, tipo: número do vagão, assento, hora de partida e chegada, nome da estação, etc. Algumas estações, já na plataforma de embarque, informam nos painéis a numeração onde os vagões param. Aí é só você se posicionar conforme o número do seu vagão e esperar. Ótimo! Não é?;

-No Desembarque: Aqui se vê outra vantagem com relação ao avião, você não precisa esperar o trem estacionar para sair do lugar. Faltando 10 a 5 minutos para a sua parada, você já pode levantar, pegar sua bagagem e ir em direção à porta de saída mais próxima;

-Conexões e Baldeações: A malha ferroviária europeia é traçada de modo a proporcionar a máxima conectividade. Não estranhe se o site de qualquer companhia europeia criar um itinerário com conexões apertadas, tipo 5 minutos. Quando isso acontece, provavelmente o próximo trem sairá da própria plataforma em que você desceu;

    Estação Central de Londres

-Compra de Passagens: A depender da sua viagem, o melhor é comprar com antecedência, principalmente trechos internacionais. Com a compra antecipada, além de garantir seu lugar você pode ainda pegar promoções. Os sites das companhias ferroviários vendem pela internet, fica mais em conta.

Para nosso roteiro, compramos todos os roteiros no site da RailEurope. A vantagem de adquirir na RailEurope, é ter um site amigável, totalmente em português. Mas, nem sempre repassa todas as promoções e nem oferece todos os horários. Nesse site eles cobram uma taxa de serviço pela venda do bilhete.

A depender do percurso, ao finalizar sua compra você pode: imprimir o bilhete imediatamente, imprimir nas máquinas da estação de embarque, ou optar pelo envio através dos correios, nesse caso paga-se pelo SEDEX.

Na verdade, sempre pesquise e compare o que você achar de melhor no site da RailEurope www.raileurope.com.br ou no site das companhias de cada país. Aqui estão algumas:

-Trens alemães: www.bahn.de

-Trens franceses: www.voyages-sncf.com

-Trens italianos: www.trainline.com.br

-Trens espanhóis: www.renfe.com

-Trens suíços: www.resplus.se

-Trens tchecos: www.cd.cz

-Trens húngaros: www.mav.hu

-Trens holandeses: www.ns.nl

-Trens belgas: www.b-rail.be

-Trens ingleses: www.eurostar.com

-Trens portugueses: www.cp.pt

Aí ficam as dicas para quem deseja ampliar suas rotas e roteiros sobre trilhos por todo continente europeu.

A seguir um resumo das cidades que visitamos. Para visualizar o roteiro completo e detalhado clique em: Bruxelas-Bélgica, Bruges-Bélgica, Colônia-AlemanhaAmsterdã-HolandaZaanse Schans-Holanda,  Londres-Inglaterra. 

*BRUXELAS

A capital da Bélgica, é sede de várias instituições da União Europeia, a exemplo do Parlamento Europeu. Bruxelas é ótima para passear e caminhar sem pressa, especialmente no Centro Histórico no qual fica uma das mais belas praças da Europa, a Grand Place, com seus encantadores prédios de fachadas douradas, onde abrigam o Museu de Bruxelas, a Prefeitura da Cidade, bares, restaurantes, lojas de chocolates e muito calor humano. Veja roteiro completo aqui: Bruxelas-Bélgica

*BRUGES

A medieval Bruges é a capital da província de Flandres, na Bélgica, e tem cerca de 117 mil habitantes. A cidade possui uma arquitetura impressionante com um riquíssimo patrimônio histórico e cultural. O centro da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Caminhe pelas ruas medievais e descubra que Bruges é a Veneza do Norte com seus canais que serpenteiam silenciosamente pela cidade, além de notáveis monumentos, como a Igreja de Nossa Senhora, a Basílica do Sangue Sagrado, a Prefeitura e tantos outros prédios que enchem o olhar dos visitantes. Foi nesse cenário que ficamos por dois dias em Bruges. Veja roteiro completo aqui: Bruges-Bélgica

*COLÔNIA

Uma cidade com 2000 anos existência que se estende pelas duas margens do rio Reno, é tida como o centro cultural da região. A Catedral é o destaque da cidade com seus dois pináculos gigantescos, um ponto de referência da arquitetura gótica. Colônia, proporciona ao visitante belas vistas para o rio com suas pontes que ligam os dois lados da cidade, o destaque vai para a Ponte Hohenzollern. Outras atrações da cidade velha são os museus, dentre eles o Museu Romano-Germânico e o Museu do Chocolate.

Curta cada minuto desta bela cidade alemã e para saber o que realmente faz Colônia se agitar, escolha uma hospedagem junto ao rio Reno, peça uma cerveja e sinta-se como um nativo. Você vai adorar!!! Veja roteiro completo aqui: Colônia-Alemanha

*AMSTERDÃ

A capital da Holanda, está localizada ao norte do país. A cidade recebeu esse nome em virtude do Rio Amstel que cruza a cidade. No passado era uma pequena vila de pescadores, hoje, Amsterdã possui um movimentado porto, e é um dos principais centros financeiros da Europa. Seus canais, mundialmente conhecidos, museus e monumentos históricos fazem de Amsterdam uma das cidades europeias mais românticas. Veja roteiro completo aqui: Amsterdã-Holanda

*LONDRES

A capital Inglesa, se destaca como uma das cidades mais importantes do mundo e um grande destino turístico. A cidade é cortada pelo rio Tâmisa com suas belas pontes que ligam aos dois flancos do Tâmisa. Londres, com mais de 7 milhões de habitantes, possui moradores dos quatro cantos do mundo que falam um total de mais de 300 línguas e representam todas as religiões do mundo. Este caldeirão cultural é algo que os londrinos têm orgulho, a cidade vive diuturnamente com uma energia incrível. Cada zona da metrópole tem sua própria característica e uma atmosfera peculiar. Londres oferece ao visitante inúmeros pontos turísticos para serem conhecidos, dentre eles, parques, praças, avenidas, pontes, museus, teatros, musicais, passeios de barco e palácios. A melhor maneira de começar a conhecer Londres é pelo centro. Veja roteiro completo aqui: Londres-Inglaterra

__________________________________________________________________________________________________________________   Eu Fui e Recomendo - Julho de 2018