____________________________________________________________________________________________

CANADÁ

O Canadá, cuja capital é Ottawa, ocupa grande parte da América do Norte e se estende desde o Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, a oeste, ao norte o país é limitado pelo Oceano Ártico e ao sul faz fronteira com os Estados Unidos, sendo essa, a maior fronteira terrestre do mundo.  O País é rico em belezas naturais: como o rio São Lourenço, cataratas de Niágara Falls, montanhas, picos nevados, florestas, lagos e sem falar nas encantadoras cidades, a exemplo de Quebec.

Montreal - Ottawa - Niágara Falls

*QUANDO FOMOS  

O inverno do Canadá é extremamente frio com bastante neve, o Rio São Lourenço chega a congelar, essa estação é boa para quem opta por esquiar. Portanto, se desejar temperatura amena, a melhor época é o verão. Visitamos o Canadá no mês julho de 2012, ótimo período, dias ensolarados, quase não chove e é perfeito para caminhar pelas ruas, parques e avenidas das cidades e fazer boas fotos. Bem agradável! Recomendo!

*O QUE FIZEMOS

Vindo de Nova York, passando por Filadélfia e Washington D.C. nos Estados Unidos, adentramos no Canadá por via terrestre, através de Niágara Falls, para um roteiro de dez dias por esse fabuloso país. Durante o circuito, visitamos as cidades de Niagara Falls, Toronto, Ottawa, Quebec, por derradeiro Montreal e dando sequência voltamos para os E.U.A passando por Boston e retornando para Nova York.

*Dica: Visite roteiro completo aqui: Washington  

Museu de Arte - Filadélfia - U S A

1º DIA - NIÁGARA FALLS

Chegamos à cidade de Niágara Falls, lado americano às 15 horas, fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Essa cidade está separada da Niágara Falls, canadense, pelo Rio Niágara com suas cataratas, ambas ligadas apenas por uma ponte metálica.  Ainda do lado americano, antes de passar pelo serviço de imigração canadense, fizemos o passeio de barco pelo Rio Niágara.

Niágara Falls - U S A e Canadá  

*Passeio de Barco – Cataratas de Niágara Falls.

Pegamos o barco do lado americano, na cidade de Niágara Falls, seguimos pelo curso do rio até ficarmos cara a cara com as Cataratas do Niágara. Sempre ouvia falar em Niágara Falls, mas nunca imaginava sua grandiosidade, suas intensas quedas d'água formando um belo espetáculo da natureza. A paisagem é cartão postal de ambos os países, e uma das atrações naturais mais visitadas da América do Norte. Ao chegar até as cataratas, o melhor jeito de ficar frente a frente com este verdadeiro espetáculo aquático é embarcando no passeio do “Maid of The Mist” barco que opera desde 1846. Fantástico o passeio!

Cataratas do Niágara - U S A e Canadá

Finalizado o passeio, atravessamos a Ponte do Arco-Íris "Rainbow Bridge" e em seguida passamos pelo serviço de imigração canadense, nos hospedamos em Niágara Falls, Canadá.

*A Rainbow Bridge

É uma ponte internacional, estrutura de aço e forma de arco, sobre o Rio Niágara, belo ponto turístico mundialmente famoso. Ela conecta as cidades de Niágara Falls, Estado de Nova York nos Estados Unidos e Niágara Falls, Província de Ontário, Canadá.

Rio Niágara - U S A e Canadá

*Dicas:

-São duas cidades distintas, uma americana e outra canadense, atenção, portanto, na hora de fazer uma reserva de hotel ou na hora de comprar uma passagem de ônibus.

-Existe uma torre a Skylon Tower (lado canadense) que você pode ter uma vista completa de todas as quedas de água e também dos arredores das duas cidades, tanto a canadense, quando a americana.

-Prepare-se para fazer boas fotos, mas cuidado com seu equipamento ao aproximar-se da queda d’água parece uma verdadeira chuva. Calma, a empresa que opera o barco oferece capas de chuva.

-Há saídas tanto do lado canadense como do lado americano. Ótimo para os turistas que estão visitando o Canadá, e melhor ainda para os aqueles que estão nos Estados Unidos, porém sem visto canadense.

Skylon Tower

*Festa da Independência Canadense

Nesse dia, fomos agraciados com Niágara Falls em festa comemorando a Independência do Canadá, que em 1º de julho de 1867, alcançara sua autonomia perante o Reino Unido. A cidade estava repleta de turistas. À noite fomos participar do show de luzes e pirotecnia exibido nas cataratas. Imperdível!

Niágara Falls - Canadá - Festa da Independência

2º DIA - Niágara On The Lake

Após café da manhã, seguimos em ônibus para a charmosa cidadezinha canadense, Niágara On The Lake, localizada na província de Ontário, as margens do Rio Niágara e do Lago Ontário. Essa bela cidade, entre 1792 e 1796, serviu de capital do Canadá quando ainda era colônia inglesa. O lugar se apresenta como a região dos vinhedos do Canadá, Niágara On The Lake. O local era uma aldeia do século XIX, que até hoje preserva seus encantos.

*Dicas:

-Percorra a região de carro visitando vinícolas;

-Caminhe pela avenida principal da cidade e observe a bela arquitetura das casas e prédios.

Niágara On The Lake

*Relógio de Flores

O relógio de flores é uma das atrações de Niágara Falls. O parque é bem agradável, bem cuidado, com muita variedade de plantas. Muito bonito! Ótimo para visitar e passar num dia de verão. Valeu a visita!

Finalizado o tour pela região de Niágara On The Lake, retornamos a Niágara Falls e fomos almoçar na Skylon Tower.

Relógio de Flores - Niágara On The Lake

*Skylon Tower - Restaurante Giratório

Indo a Niágara Falls você não pode deixar de subir na torre Skylon para desfrutar de uma vista de 360 ​​graus de Niágara Falls e, em um dia de verão ensolarado é imperdível. A torre possui 236 metros de altura e a subida por elevador panorâmico já é uma grande atração que nos leva a plataforma de observação e para completar seu dia almoce no restaurante giratório que faz uma volta completa a cada hora, e desfrute de belas paisagens durante o almoço. Imperdível!

*Dicas:

-Recomendo usar o elevador 3, com vista para as cataratas;

-O restaurante abre para almoço de 11:30 às 15:00 horas e para o jantar a partir das 16:30 horas. 

-Um nível acima do restaurante está uma ampla plataforma de observação com vista para dois países, Canadá e Estados Unidos. A vista é incrível!

3º DIA - TORONTO

Depois do café da manhã partimos de Niágara Falls em direção a Toronto a maior cidade canadense e a quarta maior da América do Norte. A cidade é a capital da província de Ontário, situada na margem norte do Lago Ontário.

É moderna, bonita e possui uma particularidade, “a cidade subterrânea” com galerias, shoppings, lojas, bancos e restaurantes, tudo no subsolo de Downtown. Nunca vi coisa igual, presenciei duas cidades, a tradicional na superfície e a subterrânea conhecida como “Path”, essa bastante utilizada pelas pessoas nos rigorosos invernos canadense. Incrível como eles construíram tudo isso. Fantástico!

*Dicas:

-A cidade subterrânea localiza-se no centro de Toronto e tem mais de 125 pontos de acesso;

-O Path é o maior complexo comercial subterrâneo do mundo, nele possui cerca de 1.200 pontos comerciais e mais de cinco mil pessoas trabalhando;

-Os corredores e galerias da cidade subterrânea interligam-se com cinco estações de metrô;

-Mais de cinquenta prédios comerciais e hotéis estão conectados com a cidade subterrânea;

-Existem vários painéis com mapas para orientar as pessoas e evitar que elas se percam;

-Há variação no tipo de piso da cidade, quando muda de cor significa que você está no subsolo de outro edifício;   

-Todos os andares da cidade subterrânea são muito bem servidos por escadas rolantes e elevadores;

-Toronto é multicultural não somente pelo povo, mas pela cozinha também, existem restaurantes para todos os gostos e para todos os bolsos.

*CN TOWER

A maior atração turística de Toronto é na verdade a CN Tower, torre de comunicações com altura total de 553 metros. Uma maravilha do mundo moderno e arquitetônico do Canadá, apresentando em 360 graus as mais espetaculares vistas de Toronto, dia e noite. Explore os dois níveis, o de observação com 346 metros de altura, com o mundialmente famoso Glass Floor "Piso de Vidro" (chega a ser desafiador caminhar sobre esse piso) e o outro com 342 metros de altura o Sky Terrace externo, visite também nesse piso a história da CN Tower e se desejar faça um tour externo orientado por profissionais. Atração imperdível de Toronto. Recomendo!

              

Depois dessa incrível visita a CN Tower fomos jantar num restaurante da culinária mexicana, desse modo, finalizamos nosso terceiro dia de tour pelo Canadá. 

*Dicas:

-A subida é feita em elevadores super-rápidos;

-Se desejar faça um tour "rapel" pelas extremidades da torre, orientado e guiado por profissionais. Eu não fiz! Difícil encarar essa!

-Programe-se para passar mais dias em Toronto, nós somente ficamos uma noite, tempo insuficiente.

4º DIA - Partimos de Toronto, em direção a Ottawa, e no trajeto fizemos uma parada em Mil Ilhas para um passeio de barco pelo Rio São Lourenço.  Um verdadeiro paraíso com ilhotas onde cada uma delas há casas e mansões usadas pelos canadenses durante o verão.

Mil Ilhas - Canadá

Todas as construções são privadas e algumas se assemelham a minicastelos e ao lado estão ancoradas belas lanchas e iates. Navegamos por lagos, esses interligados pelas águas limpas do São Lourenço, considerado um dos maiores do mundo. Esse rio é porta de entrada dos navios de médio e grande porte, inclusive cruzeiros turísticos, que vão a Quebec e outras regiões do Canadá.

Mil Ilhas - Canadá

O tour demorou aproximadamente umas duas horas. Bem agradável! Depois do almoço seguimos para Ottawa.

*Dicas:

-Fizemos o passeio em um barco de dois andares de nome Rockport Boat Line;

-Após o passeio, almoçamos num restaurante à margem do Rio São Lourenço, cardápio variado e comida saborosa.

*OTTAWA

Vindo de Toronto, chegamos à capital canadense no final da tarde. A cidade de Ottawa é quarta maior cidade do país e está localizada ao leste da província de Ontário, na fronteira com a província de Quebec, às margens do Rio Ottawa. Depois da hospedagem saímos a pé em direção do Canal Rideau.

*Rideau Canal

Patrimônio mundial da UNESCO, o canal Rideau com 202 Km de extensão, liga as cidades de Ottawa e Kingston e foi construído no século XIX com propósito militar. O canal corta a cidade de Ottawa, é um ponto turístico importante, com diversas trilhas, ruas arborizadas e parques em suas margens. Muito bom para passear e relaxar! Daqui seguimos para o Shopping Rideau Centre, mas antes fizemos uma visita externa do Shaw Centre.

Ottawa - Canadá

*Shaw Centre

O Shaw Centre é o antigo Centro de Convenções de Ottawa, localizado no centro da cidade, inaugurado em abril de 2011. O Shaw centre é moderno, amplo, bonito e abriga a National Arts Centre. Após a breve visita seguimos para o Shopping Rideau Centre, que fica bem ao lado do Shaw Centre.

National Arts Centre - Ottawa

Jantamos no shopping e retornamos ao The National Hotel Ottawa.

5º DIA - Domingo ensolarado, após o café da manhã partimos do hotel a caminhar pelas belas e bem conservadas ruas de Ottawa em direção ao Centre Block.

*O Centre Block

Imponente símbolo nacional e sede do governo federal do Canadá, o Centre Block ou Édifice du Centre é o prédio principal do Parlamento canadense, abriga os plenários do Senado e da Câmara dos Comuns do país e foi inaugurado em 1867 em estilo neogótico. Na parte exterior se destacam o belo conjunto arquitetônico, o Lábaro Canadense no topo da Torre da Paz e a Centenial Flame, Chama do Centenário, situada no meio da Praça. Nesse dia fomos agraciados com o ritual da troca da guarda.

Parlamento do Canadá

*Dicas:

-O Parlamento oferece visitas guiadas abertas ao público durante todo o ano;

-Suba na Peace Tower, Torre da Paz, a entrada é permitida para todos, independentemente de ter ou não participado da visita guiada. Infelizmente não subi! Dizem que é imperdível!

*Cerimônia Troca da Guarda

Changing the Guard Cerimony, esse ritual começa com a marcha dos soldados saindo do Cartier Square Drill Hall às 9h30 subindo pela Elgin Street até o Parlamento quando às 10h a cerimônia oficial da Troca da Guarda começa. Finalizada a cerimônia fomos visitar o Bairro das Embaixadas em seguida o Museu da Civilização.

Troca da Guarda - Ottawa

*Dica:

-Chegar cedo, antes das 9h30, à Praça do Parlamento para pegar um bom lugar.

*Canidian Museum Of Civilization - CMC

Possuidor de uma arquitetura moderna e arrojada desenhada pelo arquiteto indígena norte Americano, Douglas Cardinal, o Museu está localizado do outro lado do Rio Ottawa na província de Quebec, basta cruzar a ponte Alexandra para chegar ao museu.

Museu da Civilização - Ottawa

O Museu pode ser explorado de forma interativa e ilustrativa e conta os mais de 1.000 anos de história canadense. Comece a visita pela ala das primeiras nações indígenas, passe pelos Vikings, descubra como foi à colonização europeia e a chegada dos imigrantes que construíram o Canadá. Se tiver tempo para visitar somente um museu na região, esse deve ser sua escolha. Muito bom!

*Dicas:

-É do gramado em frente ao museu que você encontrará o melhor local para fazer fotos do Parlamento e do Rio Ottawa.

-O Canadá possui dois idiomas oficiais, na Província de Ontário fala-se o Inglês já na Província de Quebec o Francês.

6º DIA - Após café da manhã partimos de Ottawa para a cidade de Quebec, essa localizada ao norte do país na Província de mesmo. Antes de sair de Ottawa fomos visitar o Mercado By Ward e fazer umas comprinhas, sucos e sanduíches naturais, para um piquenique no Park Ômega durante o percurso Ottawa/Quebec.

*By Ward Market

Localizado a um quarteirão do Parlamento, o mercado conta com cerca de 80 restaurantes, cafés e ótimos sanduíches, além de uma ampla variedade de lojas, barracas de frutas, flores e verduras. O By Ward é o mais antigo mercado do Canadá e também um dos locais mais frequentados de Ottawa. Imperdível a visita!

*Dicas:

-A parte que interessa do By Ward se localiza entre as ruas Sussex à Cumberland e George à Murray.

-Durante o Verão, a área externa vira um agradável pátio para happy hours.

*Parque Ômega

Viajando de Ottawa para Quebec, fizemos uma parada com visita e piquenique no belo Park Ômega, um Parque Safári ao norte de Montebello, que ao longo de 7,5km de natureza viva possui lagos, pequenos vales, florestas e montanhas rochosas que formam um espetacular cenário, esse ambiente é o lar de muitos animais selvagens, incluindo alces, ursos, guaxinins, bisão, javali e lobos.

Safari do Parque Ômega

O Parque está aberto diariamente durante todo ano, possui loja de conveniência, restaurante com vista panorâmica e belos bosques. Muito bom! Natureza é exuberante. Finalizado tour e o piquenique, por volta das 15 horas seguimos para a cidade de Quebec.

 Parque Ômega

*Dicas:

-O parque funciona também como drive-thru, ou seja, os visitantes permanecem em seus carros e os dirigem por trilhas sinuosas e sinalizadas apreciando os animais.

-Adquira bolsas de cenouras no centro de visitantes no início do passeio para oferecer aos animais, alces e outros, eles chegam até a janela do carro em busca da comida.

-Fizemos o percurso em veículo do próprio parque, apropriado para safári. O passeio é bastante agradável, no caminho oferecemos comida aos animais, cenoura, fornecida pelo motorista guia. Vi animais silvestres que nunca havia visto, pois no Brasil não existem, muito legal!

-Endereço: Route 323 North, Montebello, Província de Quebec, Canadá

*QUEBEC

Vindo do Park Ômega, chegamos a Quebec final tarde, logo percebemos o charme do centro histórico protegido por muralhas e tido como Patrimônio Histórico da UNESCO. A cidade, cujo idioma predomina o francês, é a mais antiga do país e tem o status de capital da província do Quebec, localiza-se no nordeste do Canadá diante do belo cenário formado pelo Rio São Lourenço que a serpenteia.

Quebec - Canadá

Nós hospedamos no Hotel Fairmonte Le Chateau Frontenac localizado na Quebec amuralhada que é dividida em cidade alta, Haute-Ville, e a cidade baixa, Basse-Ville. O hotel é incrível, sua arquitetura lembra os castelos franceses e por si, já é uma atração turística.

Quebec - Canadá

Após acomodações no hotel, era início da noite, saímos a caminhar por praças e ruas da encantadora Quebec com suas carruagens a percorrerem rua de pedras rodeadas por casarios de estilo medieval, cercados por esse ambiente fomos jantar. Imperdível!

7º DIA - Logo cedo, após café da manhã, partimos para visitar duas atrações turísticas distantes 35 km de Quebec, a Basílica e Santuário de Sainte Anne "Santa Ana" e o Cyclorama de Jerusalém. Durante o percurso fizemos uma parada no Montmorency Falls Park.

*Montmorency Falls

O Parque de Montmorency Falls localizado a 13 km de Quebec é uma ótima opção, principalmente, para quem vai visitar a Basílica de Santana e o Cyclorama de Jerusalém que estão na mesma rota. A principal atração do parque é a cachoeira de Montmorency com sua vista fantástica. O parque tem um bondinho que leva da base ao topo da cachoeira. Bom passeio! Daqui seguimos para o Santuário de Santa Ana.

Catarata de Montmorency - Quebec

*Dicas:

-Acesse as escadas de madeiras e vá até os mirantes que terás ótimas vistas panorâmicas e se o dia estiver ensolarado verás arco-íris, aproveite e faça boas fotos.

-Visitamos em julho no verão, mas no inverno a cachoeira congela.

*Basílica de Sainte Anne

A Basílica de Santa Ana de Beaupré, inaugurada em 1876, está localizada junto ao Rio São Lourenço a 30 km da cidade de Quebec. O santuário de Santa Ana pertence á Igreja Católica, muitos milagres de curas de doenças são atribuídos a santa. Muito bonita a Basílica!

Santuário de N. Sra. Sanatana - Quebec

*Dicas:

-Após a visita a Basílica não deixe de ir ao Cyclorama de Jerusalém.

-Endereço: 10018 Avenue Royale, Sainte-Anne-de-Beaupré, Quebec, Canadá.

*Cyclorama de Jerusalém

O Cyclorama de Jerusalém está localizado ao lado da Praça da Basílica de Sainte Anne. Trata-se de uma pintura circular tridimensional, medindo 14 por 110 metros, que retrata a crucificação de Jesus, mostrando o que aconteceu na cidade de Jerusalém no momento da sua morte. 

Cyclorama de Jerusalém

Dentre as cenas temos: A cidade de Jerusalém, o túmulo de Absalão, o palácio do rei Herodes, a esplêndida residência de sua esposa Marianne, o castelo de seu irmão Phasaleos, o palácio de Hippicus, a estrada que conduz a Belém, o local de nascimento de Jesus, pessoas, camelos, cavalos e os pastores. Vale à pena visitar, imperdível!

Cyclorama de Jerusalém

Finalizada essa visita retornamos a Quebec, depois do almoço fizemos uma caminhada panorâmica por pela cidade de Quebec, incluindo à margem do rio São Lourenço e a antiga muralha.

Quebec - Canadá

*Dicas:

-O Cyclorama foi pintado pelo francês Paul Philippoteaux e está em exibição desde 1895.

-Há apresentações a cada 40 minutos com narração em diversos idiomas, inclusive em português.

*O Rio São Lourenço

O Saint Lawrence River é um espetáculo da natureza. O rio nos seus 1.197 km de extensão faz a conexão dos grandes lagos navegáveis do Canadá, dentre esses o Lago de Otário.

O rio São Lourenço passa pelas províncias de Otário e Quebec no Canadá, e pelo estado americano de Nova York, servindo como fronteira entre os dois países. Ao longo de suas margens estão várias cidades como Kingston, Montreal e Quebec. O rio é navegável desde seu estuário até sua nascente, sendo um dos fatores que influencia o povoamento no sul do Canadá, devido à facilidade no escoamento da produção. Apreciar esse rio num final de tarde é algo indescritível e em Quebec melhor ainda!

Rio São Lourenço - Quebec - Canadá

*A Muralha de Quebec

Quebec é a única cidade entre o Canadá e Estados Unidos cujos muros ainda estão de pé. A velha Québec merece destaque, principalmente, pelo fato de a UNESCO considerar suas fortificações patrimônio cultural mundial da humanidade. Caminhar pelos 4,6 km de suas muralhas é conhecer em detalhes o único sistema de defesa remanescente em toda América do Norte. As vistas panorâmicas que se tem das muralhas são bastante interessantes e enchem nossos olhares. Muito bonita!

Portal da Muralha de Quebec - Canadá

*Dicas:

-Indo a Quebec tente se hospedar na região amuralhada. Muito aconchegante!

-Caminhe pelo menos sobre um dos trechos da muralha e faça belas fotos.

8º DIA - Nesse dia, logo cedo, seguimos para a parte baixa de Quebec, a cidadela fica a margem do Rio São Lourenço, aqui fizemos uma caminhada pelas ruas estreitas, antigas e de construções tipo medieval. Um dos grandes prazeres em Quebec é caminhar pela Cidade Antiga, tanto na cidade alta, Haute-Ville, como na cidade baixa, Basse-Ville, é como estar no interior de alguns países da Europa e voltar aos séculos passados. Muitos monumentos, comércio vibrante, artesãos e restaurantes deixam o lugar ainda mais atraente. Recomendo! Depois da nossa estada na incrível Quebec partimos para Montreal.

Cidade Baixa - Quebec

*MONTREAL

Vindo de Quebec, chegamos a Montreal final da tarde de sexta-feira, logo percebemos que a cidade estava muito agitada devido ao Festival Internacional de Jazz que acontecera naquele final de semana de julho. Após hospedagem no Hotel The Queen Elizabeth, localizado na região central da cidade, saímos a caminhar por Montreal nos misturando com pessoas e turistas curtindo os shows de jazz em plena praça pública e apreciando as belezas da cidade. Muito bom!

Cúpula da Catedral - Montreal

*Dica:

-The Queen Elizabeth, ótima localização, excelente acomodação ótimo café da manhã.

9º DIA - Às 9 horas da manhã partimos do hotel para visitar vários pontos turísticos da cidade

*Cidade subterrânea de Montreal

A cidade subterrânea de Montreal é um complexo de ruas e galerias subterrâneas, inaugurado no centro da cidade em 1962. O conjunto é também conhecido como cidade interna, e é um dos maiores complexos urbano subterrâneo do mundo. Incrível!

*Dica:

-Endereço: 800 Rue de la Gauchetière, Montreal, Canadá

*World Trade Centre Montréal

O centro Comercial foi concluído em 1992 com a proposta de renovação urbana e preservação arquitetônica. O complexo comercial está unido por outros edifícios comerciais. O complexo inclui outros elementos históricos, como parte do muro de Berlim e uma fonte do arquiteto e escultor francês Dieudonné Guibal.  O complexo é uma diversificação de edifícios em diferentes estilos com um vasto espaço aberto, repleto de espelho d'água, cafés, boutiques e outros serviços. Valeu a vista!

Endereço: 380 Saint-Antoine St, Montreal, Canadá.

*Palais des Congrès de Montréal

O Palácio dos Congressos é um Centro de Convenções de arquitetura moderna e beleza singular, está localizado no Centro velho de Montreal. O palácio foi construído acima da Ville Marie Expressway, principal linha de Metrô do centro de Montreal. O centro de Convenções se conecta com outras estações do Metrô e com a Montreal subterrânea.

Centro de Convenções - Montreal

-Endereço:  1001 Place Jean-Paul-Riopelle, Montreal, Canadá.

*Habitat 67

O Habitat 67, ou simplesmente Habitat, foi inaugurado em 1967, é um complexo de apartamentos residenciais, projetado e desenhado pelo arquiteto Israelo–canadiano, Moshe Safdie. Sensacional essa obra!

-Endereço: 2600 Av. Pierre-Dupuy, Montreal, Canadá.

*Autódromo Gilles Villeneuve

O Gilles Villeneuve é um circuito de Fórmula 1 localizado na Ilha de Notre Dame em Montreal. O autódromo é a sede anual do Grande Prêmio do Canadá desde 1978. Recebeu esse nome em homenagem ao piloto canadense Gilles Villeneuve morto num trágico acidente no GP da Bélgica ano 1982.

*Montreal Biosphère

O Montreal Biosfera é um museu da cidade de Montreal de forma esférica, dedicado ao meio ambiente. Está localizado no Parc Jean Drapeau, na Ilha de Santa Helena no antigo pavilhão dos Estados Unidos para a Feira Mundial de 1967.

Montreal Biosphère

*Centro Histórico - Bairro Francês

Chegamos ao centro histórico início da noite, logo percebemos a beleza do lugar, ficamos impressionados com a conservação e a arquitetura dos prédios. Imperdível caminhar pelo bairro, visitar monumentos, circular pelas bucólicas ruas cheias de lojas, galerias de arte e bons restaurantes. O passeio a pé pode levar horas, mas você anda sem sentir. Finalizada a visita, seguimos para a Rua Saint Gabriel, essa, com muitos restaurantes. Ótimo passeio! Melhor ainda terminar num restaurante a luz de velas. Recomendo!

Centro Velho de Montreal

10º DIA - Depois do ótimo café da manhã servido pelo Queen Elizabeth, seguimos em ônibus para mais um tour por Montreal, retornando ao hotel às 15 horas. A noite fomos assistir à estreia mundial do musical Michael Jackson The Immortal, espetáculo montado pela companhia canadense Circus du Soleil.  No tour por Montreal, primeiramente, visitamos a Praça das Armas.

*Praça das Armas

Localizada na parte antiga de Montreal, construída no século XIX, o logradouro foi palco de eventos e batalhas militares. Hoje, ela dá lugar a turistas, pombos e o ponto das carruagens. No meio da praça há uma estátua do fundador da cidade, Paul de Chomedey. No local há também o seminário Saint Suplice, a Catedral de Notre Dame e o Banco de Montreal. Muito agradável o lugar!

Catedral de Notre Dame - Motreal

*Basílica de Notre Dame

A Basílica de Notre Dame de Montreal ligada a Igreja Católica Romana situada no distrito de Ville-Marie na cidade de Montreal, inaugurada em 1830. A Basílica é uma das mais belas edificações religiosas da cidade, juntamente com a Catedral de Maria Rainha do Mundo.

A catedral é muito bonita se surpreenderá ao entrar. O contraste de cores quando a luz entra e ilumina seu interior é simplesmente fantástico, sem falar na beleza do altar e do magnífico órgão. Indescritíveis! Valeu muito à visita! Dando continuidade ao tour seguimos para o Estádio Olímpico.

Catedral de Notre Dame - Montreal

*Estádio Olímpico

O Estádio Olímpico de Montreal é um estádio olímpico, localizado em Montreal no Canadá. Foi construído para abrigar os Jogos Olímpicos de Verão de 1976 e durante 33 anos foi casa do time de basebol da MLB Montreal.

 

Estádio Olímpico - Montreal

*Bell Centre - Cirque du Soleil

O Centre Bell é um ginásio esportivo, tipo arena multiuso, localizado na cidade de Montreal, Canadá, inaugurado em 1996. É usado pelo Montreal Canadiens, time de hóquei no gelo da NHL, e tem capacidade para 21.273 torcedores. À noite, nessa gigantesca arena, assistimos a estreia mundial do “Musical Michael Jackson In Mortal” produzido e apresentado pela Companhia Cirque du Soleil. Incrível o espetáculo! Assim finalizamos nossa estada pelo Canadá. Eu fui e recomendo.

 

Cirque du Soleil - Montreal

11º DIA - Após café da manhã no Queen Elizabeth, partimos de Montreal rumo à Boston, chegando início da tarde ao centro histórico dessa magnífica cidade norte-americana.

*BOSTON - Estados Unidos

Boston é a capital e também a cidade mais populosa do estado de Massachusetts. Localizada ao norte da costa leste americana e banhada pelas águas do Atlântico, essa incrível cidade oferece inúmeros pontos turísticos e passeios. Como nosso tempo na cidade era apenas um dia com pernoite decidimos visitar, obviamente, as principais atrações começando pelo centro histórico. E assim o fizemos seguindo para o Quincy Market.

Boston - U S A

*Quincy Market

Trata-se de um mercado localizado bem no centro histórico de Boston que mistura as glórias do passado com a vitalidade do presente, o Quincy Market é visita obrigatória para quem está na cidade. O lugar oferece uma boa quantidade de lojas e restaurantes e fast food para todos os gostos, os pratos variam do rolo de lagosta com pão torrado, o ensopado cremoso de mexilhões e sanduíches de diversos sabores. Almoçamos no Quincy Market e em seguida fomos visitar o Faneuil Hall.

Boston - U S A

*Faneuil Hall Boston

Localizado atrás do Quincy Market, o Faneuil Hall Boston é o berço da liberdade, daí seu valor histórico. Nos tempos tumultuados antes da independência americana, o salão principal foi palco das reuniões públicas mais animadas, onde os grandes oradores da época soavam a partir da sua plataforma. Terminada a visita ao Faneuil fizemos uma breve caminhada até o Cais de Boston.

Faneuil Hall Boston

*Waterfront

Ótimo para visitar numa tarde de verão e melhor ainda com dia ensolarado. O local é interessante para passear, relaxar e curtir o vai-e-vem das pessoas, os barcos em suas marinas e deixar o tempo passar. No Waterfront, existem ótimos restaurantes, bela área verde, o Aquário e o Quincy Market bem pertinho. Vale à pena conhecer! Finalizada a visita seguimos a caminhar pelo centro velho da cidade.

Cais de Boston

O belo distrito antigo, na região central, é um lugar onde se respira história enquanto circula-se pelas ruas com casarios que contrastam com os modernos edifícios. Muito bonito! Outra atração é o The Old State House.

*The Old State House.

Local histórico da Revolução Americana. Nessa casa, os heróis da independência americana se reuniam para planejar os movimentos para liberta-se da Inglaterra, e nessa casa, foi confirmada a independência americana e instalado o governo de um estado novo sob o comando de George Washington, primeiro presidente. Hoje a casa é um museu.

-Endereço: 206 Washington Sreet, Boston. Daqui fomos para a Copley Square.

*Dicas:

Outras atrações que estão na região central de Boston, mas não visitamos. Ficou para a próxima.

-Museu de Belas Artes;

-Boston Public Garden;

-North End (Bairro Italiano)

-Old North Church (Igreja do Norte Velho);

-The New England Aquirium;

-Fenway Park

*Copley Square

Indo a Boston, não deixem de visitar essa bela praça. É uma mistura do antigo com o novo e aqui está a Prefeitura, a Library Public, o Prudential Shopping Center, a fantástica Trinity Church refletindo no Hancock Building. Nesta praça é onde acontece a maratona de Boston. Após a visita, era início da noite, fomos jantar no Prudential Center e seguimos para o hotel.

 

12º DIA - Dando continuidade nossa visita a Boston, logo cedo, após café da manhã fomos visitar, primeiramente, a Universidade de Harvard e em seguida o Parlamento.

*Universidade de Harvard

Harvard é uma universidade privada localizada em Cambridge, Estado de Massachusetts, Estados Unidos, fundada em 8 de setembro de 1636 e cuja história, influência e riqueza torna-a uma das mais prestigiadas universidades do mundo. 

Cambridge  - Estados Unidos     

O lugar é fantástico, pela beleza, organização e é claro, o extraordinário ensino. Dentre os ex-alunos notáveis estão Barack Obama, John Kennedy, Bill Gates, Franklin Roosevelt. Valeu a visita! Daqui seguimos para o Parlamento de Boston.

            Biblioteca de Harvard

*Assembleia de Massachusetts – New State House

O New State House foi construído em 1798, está localizado em frente ao Boston Common Park no topo da colina Beacon Hill. A cúpula, originalmente era com telhas de madeira, agora está revestida de cobre e coberto por 23 quilates de ouro. O prédio é administrativo, com o serviço diário normal, visitar por fora é suficiente. Muito bonito!

Parlamento do Estado de Massachusetts - Boston

Finalizada a visita já era início da tarde, deixamos Boston com destino a Nova York onde ficamos em Manhattan.

*Dica: Veja 12 dias em  Nova York

____________________________________________________________________________________________________________

Eu Fui e Recomendo - Julho de 2012