____________________________________________________________________________________________________  BRUGES EM 2 DIAS

 

A medieval Bruges é a capital da província de Flandres, na Bélgica, e tem cerca de 117 mil habitantes. A cidade possui uma arquitetura impressionante com um riquíssimo patrimônio histórico e cultural. O centro da cidade foi declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO e caminhar pelas ruas medievais você vai descobrir que Bruges é a Veneza do Norte devido seus canais que serpenteiam silenciosamente pela cidade, além de notáveis monumentos, como a Igreja de Nossa Senhora, a Basílica do Sangue Sagrado, a Prefeitura e tantos outros prédios que enchem o olhar dos visitantes. Foi nesse cenário que ficamos por dois dias em Bruges.

*Dicas:

-A cidade é bem compacta, ótima para percorrer tudo a pé, esqueça transporte público.

-Muitos museus e bares fecham as segundas-feiras;

-Os restaurantes servem almoço por volta de 12h às 14h e jantar até 22h aproximadamente, então, não atrase!

-Entre maio e setembro é proibida a venda de bebidas alcoólicas de 23h às 7h da manhã em lojas de conveniência.

*QUANDO FOMOS

Depois de visitar Bruxelas partimos de trem rumo a bela e aconchegante Bruges para uma estada de 2 noites. Era finalzinho de junho de 2018, início do verão, o clima variando entre ameno e quente. Nesse período, a cidade já está bem movimentada de turistas, tanto dos que se hospedam, quanto daqueles que fazem apenas um bate e volta de um dia, geralmente vindos de Bruxelas, Paris e outras cidades. Para conhecer Bruges com tranquilidade, o melhor mesmo é se hospedar por 2 noites, você terá tempo para visitar com calma o que cidade tem de bom.  

*ONDE FICAMOS

Sempre que viajamos e na hora de escolher a hospedagem, procuramos a região central das cidades e em Bruges não foi diferente, e o melhor lugar, são os hotéis do centro histórico ou nas proximidades. Aqui na Veneza do Norte, para a estada de 2 noites, ficamos no Canalview Hotel, esse prédio na foto de tijolinho avermelhado. Ótima localização, bom café da manhã e possui elevador.

*Dicas:

-Canalview Hotel Ter Reien - Endereço: Langestraat, 1 - Bruges – Bélgica.

-Ao escolher hotel em Bruges veja se há elevador, a cidade possui muitos prédios antigos de 4 andares transformados em hotéis e sem elevador.

*O QUE FIZEMOS - Roteiro Resumido

-Passeio de barco em Bruges;

-Groenerei canal;

-Rua Rozenhoedkaai;

-Grote Market e o Campanário de Bruges;

-Praça Burg;

-Basílica do Sangue Sagrado;

-Ponte de São Bonifácio;

-Minnewater – The Lake of Love – Lago do Amor

*Passeio de barco em Bruges

O passeio de barco pelos canais de Bruges dura uns 40 minutos, que é suficiente. O passeio é uma boa maneira para que o visitante tenha uma ideia da geografia e da história da cidade. Como o barquinho anda devagar, aproveite para fazer belas fotografias dos casarões e pontes.

*Dicas:

-Há várias empresas que oferecem o passeio, pesquise, existe diferença de preço;

-O embarque acontece em vários pontos da cidade.

-Custou 8 euros por adultos e só podia ser pago em dinheiro.

*Groenerei Canal

É um canal tranquilo e arborizado no centro de Bruges, Bélgica. Na margem do canal há também uma rua paralela chamada Groenerei.

Sobre ele existem várias pontes de pedra deixando mais belo e romântico. Esse canal é um curso de água que corta o centro de Bruges e foi, inteiramente, feito pelo homem no século XI para ligar a cidade aos moinhos mais distantes. Em suas margens, existem muitos casarões notáveis ​​construídos ao longo da história.

*Rua Rozenhoedkaai

Esta parte da Rozenhoedkaai costuma ser parada obrigatória para todos os turistas que passam por Bruges. É um dos lugares mais fotografado da cidade, tem jeito nato de cartão postal. Aqui nós pegamos o braço para passeio pelos canais, no local também há bares e restaurantes com uma bela vista para o canal. Imperdível!

*Grote Market - Praça Central

Aqui estão várias construções coloridas, ocupadas por com lojas, bares e restaurantes, que circundam a grande praça. Nesta praça está também o Campanário de Bruges com seus 83 metros de altura. Do topo desse icônico edifício tem-se uma vista da cidade em 360 graus. Mas, se prepare para enfrentar os 366 degraus, íngremes e estreitos, para alcançar ao último pavimento. Durante a subida, você pode fazer paradas em alguns andares e conhecer um pouco da história do monumento, em um desses andares, possui um gigantesco carrilhão com vários sinos.

*Dicas:

-Chegue cedo para evitar longas filas.

-A entrega é controlada e apenas 40 pessoas, no máximo, devem estar no interior do Campanário.

-Leve água e, porque não, uma barrinha de chocolate.

-Ingresso custa 10 euros.

*Praça Burg

A Burg é outra praça de Bruges que também possui belas construções, sendo o “Stadhuis” a edificação que mais chama a atenção. Esse prédio abriga uma das prefeituras mais antigas da região. Isso quer dizer que Bruges vem sendo governada há mais de 600 anos desse mesmo local. A edificação é uma verdadeira obra-prima onde, sua fachada é composta por 48 nichos que alojam várias estátuas. Na praça Burg, também há um mini shopping com diversas lojinhas e ao lado a Basílica do Sangue Sagrado.

*Basílica do Sangue Sagrado

Ao passar pela praça Burg conheça um dos templos religiosos mais importantes de Bruges, a Basílica do Sangue Sagrado. Na verdade, existem duas igrejas no local, uma no térreo, em estilo romano, e outra no primeiro andar, onde está exposta a relíquia do sangue sagrado.

*Ponte de São Bonifácio

A ponte oferece uma bela visão da parte antiga de Bruges e é uma das partes mais românticas da cidade. A pequenina ponte foi construída em 1910, mas seu estilo arquitetônico em arco parece ser bem mais antigo. O local costuma atrair muitos turistas fazendo fotos. Para evitar filas durante a travessia da ponte, melhor é ir até lá de manhã cedo ou final da tarde. Tranquilo para fazer fotos!

*Minnewater – The Lake of Love

Outro lugar imperdível para conhecer em Bruges é o Parque Minnewater, mais conhecido como The Lake of Love ou Lago do Amor. O lugar fica um pouquinho afastado do centro, a cerca de 1,2 km, mas nada que não possa ir a pé.

Na nossa opinião, essa é uma das regiões mais belas para passar um tempo e fazer boas foto.

O canal de águas calmas, tanto pelo dia quanto pela noite, é cercado por árvores e construções medievais belíssimas. Já o lago, emoldurado por uma natureza exuberante, está sempre cheio de cisnes, ambos perfeitos para os amantes da fotografia. Confira!

Aproveitamos a visita ao local e fomos conhecer o Begijnhof de Bruges. Para ter acesso a esse lugar, atravesse a pequena ponte e adentre pela porta branca que ingressará na Beguinage – Casa das Beneditinas.

*O Begijnhof das Beneditinas de Bruges

Por volta do ano 1240, uma comunidade de mulheres piedosas se estabeleceu nesta região e em 1244 foi fundado Beguinage, no ano seguinte, foi reconhecido como uma paróquia independente. O complexo inclui uma igreja estilo gótica e cerca de trinta casas pintadas de branco, datadas do final do século XVI, XVII e XVIII, construídas em torno de um pátio central bem arborizado. A entrada principal possui um portão que pode ser alcançado através da ponte de pedra de três arcos, veja foto acima, adentre e sinta a tranquilidade do local.

A primeira casa de Beguine (freira beneditina) está ao lado da entrada, é mobiliada e funciona como um pequeno museu, onde a exposição inclui pinturas, móveis e rendas do século XVII e XVIII, entre outros. O lugar é bastante calmo e pouco visitado por turistas, mas indo ao Parque Minnewater vale a pena visitar.

Finalizada nossa estada de dois dias em Bruges, partimos de trem para Colônia, cidade alemã as margens do rio Reno. Veja roteiro completo aqui: Colônia-Alemanha

Colônia - Alemanha

_________________________________________________________________________________________________________      Eu Fui e Recomendo - Julho de 2018