___________________________________________________________________________________________ SPLIT - Croácia

Vindo de Dubrovnik, chegamos a Split às 13 horas. Split, é a maior e mais importante cidade da Dalmácia, está localizada numa pequena península na margem do Mar Adriático, na base das montanhas Kozjak e Mosor.

A cidade de Split é um misto de moderno e antigo. Dizem que o Imperador Diocleciano saía de Roma para essa região do Adriático e, construiu um imenso palácio para o seu lazer e repouso.

Palácio Diocleciano - Split - Croácia

No passado, posto militar romano e local de descanso do Imperador Diocleciano, hoje centro cultural e paraíso praiano, Split é uma cidade com inúmeras virtudes, adicione espírito de descontração e curta as belezas do lugar.

Marche com centuriões no Palácio de Diocleciano, aprecie o Portão Principal e a estátua de Gregório de Nin, visite a Galeria Mestrovic, sente nos degraus do Peristilo, perca-se pelas ruas estreitas de pedra, vá a Praça do Povo e da República, caminhe pela Riva e relaxe na Praia Bacvice. Tudo isso faz parte da admirável Split!

*Dicas:

-Nossa estada em Split foi de 3 noites, tempo suficiente para conhecer a cidade;

-No geral, se locomover de carro por Split não é recomendado, encontrar uma vaga para estacionar é difícil;

-Vai hospedar-se nas Ilhas (Hvar, Brac ou Vis)? Em frente ao Porto de Split existem serviços de guarda malas, para aqueles que retornam a Split e não desejam levar toda bagagem. Custo, 15 kunas por dia/mala;

-Estando em Split vá até a cidadezinha de Trogir, distante 30 km, você não se arrependerá.

11º Dia

*Trogir - Croácia

Três de julho, manhã de domingo, pegamos o veículo e seguimos de Split até a cidade medieval de Trogir, distante 30 km. Trogir data de 2300 anos, localiza-se em uma pequena península do Adriático tornando-a ainda mais encantadora.

A cidade também possui poucas vagas de estacionamento, mas com calma conseguimos estacionar no lado novo da cidade. E grátis! Resolvido essa parte do carro, primeiramente, fizemos breve caminhada pelo píer. Desse local, a vista é belíssima para a Riva de Trogir repleta de palmeiras com o Castelo Karmelengo ao fundo. Ótimo para fotos!

Dando continuidade, atravessamos a ponte em direção a cidadela, essa ponte, sobre uma pequena baia do Adriático, liga os dois lados da cidade. Trogir, foi fundada pelos gregos, já pertenceu aos romanos, venezianos, austríacos, franceses e italianos até se tornar parte da Iugoslávia, a República Socialista. O lugar guarda um pouco da história de cada um de seus conquistadores, foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO poucos anos depois da independência da Croácia.

Em um dia dá para visitar tranquilamente as atrações de Trogir: o Castelo Karmelengo, o Museu Municipal, o Mosteiro Beneditino, as igrejas e a Catedral de São Lourenço do século XIII, localizada na Praça João Paulo II. Essa, a praça principal, onde estão o Palácio Cipiko, a Prefeitura, a Galeria e a Torre do Relógio. Verdadeiros tesouros históricos.

Trogir - Castelo Karmelengo

O Castelo Karmelengo, foi à residência do governador veneziano, no século XV. Grandes muralhas ligam três torres. Atualmente, o Castelo é usado para shows e apresentações. Suba na torre, caminhe pela muralha e confira a beleza das paisagens.

A cidade é toda feita de pedra e muralha com portas belíssimas com vista para o azul do Adriático. Trogir, um adorável bate e volta. Imperdível!

Antes de retornar para Split dá para provar a culinária local à base de Pescados (calamare), ou Mix Grilled Meat (mistura de carne grelhada e legumes). Muito bom!

*Dicas:

-Quer fazer ótimas fotos? Fique do lado oposto da Trogir medieval;

-Suba na torre do Castelo Karmelengo, terá vista completa da península e do centro histórico de Trogir. Entrada custa 15 kunas (7,50 reais).

Às 16 horas retornamos a Split, finalizando nosso dia, circulando por praças e ruas de mármore. Perca-se nesse ambiente e a cada esquina descubra as belezas do conjunto arquitetônico da cidade amuralhada de Split.

12º Dia

Último dia em Split foi dedicado a explorar com mais detalhes as principais atrações da cidade. Primeiramente, pela manhã, fomos até o escritório da locadora Sixt para devolver o veículo que fora alugado em Zagreb. Depois fomos até o Porto e compramos as passagens do catamarã para, no dia seguinte partir para a Ilha de Hvar.

Para iniciar o tour a pé pelo centro histórico, adentramos na antiga Split pela Porta Principal da Muralha onde está a grande estátua de Gregório de Nin.

*Gregório de Nin

Gregório, o renegado. Esta estátua honra Gregório de Nin, um bispo do século X que remou contra a corrente católica ao dispensar as missas em latim a favor da língua do povo, o croata. A enorme estátua de 1929 se mantém imponente com seu manto, onde inúmeros turistas param para apreciar e fazer fotos. Está se sentindo azarado? Dizem que esfregar o dedão da estátua traz sorte.

*Palácio de Diocleciano

Engolido pela cidade. Em 305 d.C., o Imperador Diocleciano construiu este grande palácio como sua casa de repouso. Com o passar dos séculos e a queda do Império Romano, os pátios ruídos do palácio foram tomados pela cidade e seus corredores repletos de lojinhas.

*O Peristilo

Beije meu manto, camponês. Nesta praça do século IV, o Imperador Diocleciano recebia visitantes aduladores, que o bajulavam ao ajoelhar e beijar a bainha de seu manto. O lugar é uma atração singular e você poderá presenciar ao meio dia, a apresentação dos Centuriões ou encontrar rapazes com trajes de soldado romano que marcham e posam para a "Selfie de Centuriões" em troca de gorjetas. 

Atualmente, trupes de teatro estabelecem o clima de época, durante o dia todo, bem como há apresentações de concertos e outras atividades culturais. O lugar é muito agradável!!! 

Depois de percorrer calmamente essa parte da cidade, já era final de tarde e fomos conhecer de perto a Praia Bacvice, nas proximidades do Porto.

*Praia Bacvice

A Praia de Bacvice é o balneário favorito de Split, devido sua proximidade e ao mesmo tempo um pouco reservada. As águas azul turquesa e a enseada de poucas pedras fazem de Bacvice sucesso entre turistas que buscam o sol. 

Bela praia! Depois da visita a Bacvice seguimos para a Riva.

 

*Calçadão - Riva de Split

A Riva estava bastante agitada, devido ao jogo Portugal x França, que consagrou Portugal campeão da Eurocopa 2016. Costumam comentar que Split é o lugar com as pessoas mais bonitas da Croácia. Sente em um bar ou restaurante, beba um café ou uma taça de vinho na famosa Riva e confira você mesmo. Outro local de Split convidativo é a Praça do Povo.

*Praça do Povo

Paraíso das pessoas. Esta praça histórica é o ponto de encontro clássico dos turistas. A praça é movimentada o dia inteiro ficando ainda mais lotada a noite quando bares, cafés e restaurantes ficam cheios. O local é ideal para degustar um vinho, jantar e deixar o tempo passar.

Aqui finalizou nossa estada em Split. No dia seguinte partiríamos para a Ilha de Hvar.

13º Dia

Manhã de 5 de julho, exatamente às 12 horas, saímos de Split para a ilha de Hvar, distante uma hora de navegação. Na Croácia, o Mar Adriático circunda montanhas, forma ilhas e penínsulas.

Ilha de Hvar - Croácia

Foi nesse cenário que navegamos sobre as tranquilas águas em um barco catamarã e, ao longo da viagem, a todo instante, avistamos navios cruzeiros, saveiros, barcos sofisticados e lanchas que davam o tom das lindas paisagens por todo percurso até a Ilha de Hvar. 

Veja roteiro completo da Ilha de Hvar-Croácia 

___________________________________________________________________________________________________    Eu Fui e Recomendo - Julho de 2016