___________________________________________________________________________  CASABLANCA/RABAT

Casablanca, conhecida também como a cidade branca, é considerada a capital econômica do Marrocos e é também, uma das cidades imperiais do país. A cidade encontra-se na costa do Atlântico, tem o maior porto do norte da África e seus mais de 3 milhões de habitantes representam 10% da população do país. Casablanca é o centro financeiro e industrial do Marrocos, abriga indústrias, bancos e é o maior centro comercial do oeste marroquino.

 

O Marrocos foi colonizado pela França, dessa forma, a arquitetura de Casablanca foi inspirada na cidade francesa de Marselha, daí alguns exemplos de ArtDeco e ArtNouveau espalhados nas ruas e avenidas da cidade. 

Casablanca é uma cidade bem cuidada, limpa, amplas avenidas arborizadas com palmeiras e jardins, trânsito normal para seu porte, possui também, um extenso calçadão na orla do atlântico com muitos clubes e restaurantes. 

*QUANDO FOMOS

Nossa viagem de 15 dias pelo Marrocos começou por Casablanca no final do outono, início de dezembro 2019, nesse período o clima é bastante agradável com temperaturas que oscilam de 6 a 20 graus a depender da região do país. Longe do calorão do verão marroquino.

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de 3 noites em Casablanca nos hospedamos no Hotel Barceló Casablanca, centro comercial e financeiro da cidade. Ótima localização, bom café da manhã, perto de lojas e restaurantes.

-Hotel Barceló Casablanca

-Boulevard D’Anfa, Rue Hammou 139, Casablanca-Marrocos

*O QUE FIZEMOS

Chegamos ao aeroporto de Casablanca numa tarde ensolarada do terceiro dia de dezembro 2019. Depois dos procedimentos imigratórios fomos recepcionados pelo preposto da agência “Trilho Salama”, quando seguimos para o hotel e a noite saímos para degustar uma “Harira”, a tradicional sopa marroquina. Saborosíssima!!

No dia seguinte, fomos conhecer as atrações turísticas de Casablanca acompanhados por um guia local, “Raxid”, que começou pela Mesquita Hassan II.

*Mesquita Hassan II

Em 1961, após a morte do Rei Maomé V, o seu filho, Hassan II pensou em levantar o mausoléu do seu pai em Casablanca, mas, sua ideia não deu certo e construiu o túmulo na capital marroquina, Rabat. Para compensar, resolveu edificar em Casablanca sobre um aterro nas águas do Atlântico, a majestosa Mesquita Hassan II, sendo inaugurada em 1993. A imponente mesquita está entre as maiores do mundo, além de ser considerada um dos mais importantes cartões-postais de Casablanca. Sua torre de 210 metros é a mais alta construção da cidade. 

A beleza exterior do Templo Islâmico com suas fontes e chafarizes em forma de estrelas, espalhadas por uma grandiosa praça é simplesmente magnífica. 

O interior da mesquita também é suntuosíssimo, as linhas retas dos gigantescos pilares em granito afrontam com os detalhes dos arcos e com o colorido do piso que bilha perante a iluminação que enche o olhar dos visitantes. 

Depois da visita a mesquita seguimos para o Mahakma do Paxá.

*Mahakma do Paxá

Em janeiro de 1930, o paxá de Casablanca (Governador) decidiu construir um tribunal civil no bairro de Habous.

A morada possui características arquitetônicas tradicionais e riquíssimas em detalhes. A cerâmica, o gesso, a madeira de cedro esculpida e as portas e telhados verdes dominam o ambiente. O complexo serviu como tribunal, residência do paxá, salão de recepção parlamentar e prisão. Daqui fomos para a Praça de Mohammed V. 

*Praça Mohammed V ou Maomé V

O nome da praça é uma homenagem ao Sultão Mohammed V, conhecido pelos marroquinos como o Rei da Libertação. Sua maior importância para o Marrocos se consolida em fevereiro de 1956, quando negociou com a França e a Espanha a independência do Marrocos e, em 1957, assumiu o título de rei, ficando no trono até 1961. 

A bela praça está cercada pela Prefeitura de Casablanca, o Palácio da Justiça, o Correio Central, o Banco Al-Maghrib e o Grande Teatro de Casablanca. A praça também é conhecida pelos marroquinos como a Praça dos Pombos, devido à grande presença deles. 

Finalizado nosso tour pela região central de Casablanca, fomos para a La Corniche.

*La Corniche

Corniche é um bairro à beira mar em Casablanca. O lugar possui um longo calçadão na extensa orla marítima com restaurantes, hotéis e vários clubes exóticos. 

No verão marroquino os turistas lotam as praias do La Corniche para relaxar, descansar e desfrutar da brisa fresca à beira mar. Corniche é um espaço bastante confortável e tranquilo para passear fazer um lanche ou mesmo uma refeição em um dos ótimos restaurantes. 

Durante nossa andada vimos a foto do rei e pelo que pude perceber e conversar com nativos, ele é muito amado e ama seu povo.

Depois dessa breve caminhada pelo calçadão fizemos uma parada para almoçar em um dos restaurantes da orla.

No final da tarde retornamos ao hotel e a noite fomos ao Rick’s Café Casablanca.

*Rick’s Café Casablanca

O Rick’s Café Casablanca é um restaurante, bar e café inaugurado em março de 2004. O local foi projetado para recriar o bar que ficou famoso por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman no clássico filme Casablanca. Portanto, esqueça se você acha que o filme da década de 40 foi gravado em Casablanca, na verdade, o filme foi rodado totalmente em Hollywood. 

O Rick’s Café é muito frequentado por turistas de várias partes do mundo, desse modo, faça com bastante antecedência sua reserva pelo site www.rickscafe.ma. Durante o jantar tem apresentação musical estilo romântico. O ambiente é bastante agradável, ótimo para jantar e degustar um bom vinho. 

O restaurante oferece cardápio variado da cozinha marroquina e internacional. Os preços dos pratos e dos vinhos são um pouco acima da média de outros restaurantes não turísticos de Casablanca.

-Rick’s Café Casablanca

-Endereço: 248 Boulevard Sour Jdid - Casablanca, Marrocos.

Nosso último dia em Casablanca foi para visitar a Catedral Sagrado Coração, a Igreja N. Srª de Lourdes e o Marroco Mall.

*Catedral Sagrado Coração

A Catedral do Sagrado Coração ou puramente Catedral de Casablanca é uma antiga catedral católica marroquina construída em 1930. A catedral deixou de prestar serviços como igreja em 1956, depois da independência de Marrocos, sendo convertida em centro cultural. Infelizmente não visitamos devido está fechada para reforma, mas fica aí a dica.

Não é fácil encontrar igreja católica num país muçulmano.  No entanto, além da Catedral Sagrado Coração, Casablanca possui também a Igreja Nossa Senhora de Lourdes.

*Igreja N. Srª de Lourdes

Logo na entrada, lado esquerdo da igreja, encontra-se uma pequena gruta com a imagem de Lourdes onde os turistas e o reduzido número de católicos que vivem em Casablanca fazem orações e acendem velas. 

A Igreja, também conhecida como Catedral Notre Dame de Lourdes, possui uma arquitetura moderna e no interior preserva belíssimos vitrais. Depois dessa breve visita, seguimos para o maior shopping de Casablanca, o Marocco Mall.

*Marocco Mall

O Morocco Mall é o segundo maior shopping do Continente Africano, com 200 mil m² de área útil. O Centro Comercial é possuidor de uma arquitetura arrojada e possui lojas de grifes locais e internacionais. 

Embora os shoppings pareçam iguais em qualquer parte do mundo, o Marocco Mall tem um diferencial, um gigantesco aquário na praça central que chama atenção das pessoas pela sua magnitude. Fantástico!!! 

Perante esse cenário, com vista para Atlântico, almoçamos “Tagine” um prato tipicamente marroquino, servido nessas exóticas panelas de cerâmica. Delicioso! 

Depois almoço retornamos ao centro de Casablanca, onde ficamos até o início da noite.  No dia seguinte, partimos de Casablanca para a cidade de Chefchaouen, com uma parada em Rabat, a capital do Marrocos. Rabat está a 87 KM de Casablanca, por autopista de ótima qualidade.

*Rabat – A Capital Marroquina

A capital administrativa do Marrocos descansa as margens da foz do Rio Bu Regreg e do Oceano Atlântico. Em Rabat estão os órgãos do governo, embaixadas e o Palácio Real, onde vive o Rei Marroquino. A cidade é conhecida por pontos de referência que remetem à herança colonial islâmica e francesa. A parte nova de Rabat possui amplas e belíssimas avenidas arborizadas com palmeiras tipo tamareiras, jardins e outros arbustos. Organizada e muito bem cuidada!

Dentre os pontos turísticos da cidade destacam-se o Mausoléu de Maomé V, a Torre Hassan II e o Kasbah Udayas.

*Mausoléu de Maomé V

O túmulo de Maomé V ou Mohammed V está localizado na esplanada da inacabada Mesquita Hassan. O jazigo do monarca está no interior dessa belíssima edificação em mármore, fachada rica em detalhes e telhado verde. No lado oposto do mausoléu está a Torre Hassan II. 

*Torre Hassan II

A Torre Hassan, construída no século XII, é o minarete de grandes dimensões que se eleva sobre as ruinas da Mesquita Hassan. Situa-se na capital marroquina e apesar de inacabada, é um dos ícones da cidade. Outra atração de Rabat é a sua Medina, o Kasbah Udayas. 

*Medina de Rabat – Kasbah Udayas

A Medina de Rabat foi a primeira que visitamos no Marrocos. Apesar de ser uma Medina não muito grande, a cidadela possui uma muralha de 10 metros de altura e imponentes portões que chamam atenção de todos. 

Adentre por uma das portas, ande pelo labirinto de ruelas repletas de lojinhas, casas brancas e azuis, visite também, o Jardim da Chellah. É fácil de se conhecer, vale como aquecimento para quem está começando a viagem pelo Marrocos. As medinas de Fés e Marrakech nos esperam! 

Depois de percorrer as estreitas ruas da Medina, siga até a parte alta da Kasbah Udayas.  

*Kasbah Udayas

A Kasbah é uma fortaleza medieval, localizada numa colina, junto a foz do Rio Bu Regreg, em frente da cidade de Salé, litoral norte do atlântico marroquino. Este forte real da época do povo berbere está rodeado de jardins projetados pelos franceses e tem ampla vista sobre a foz do rio e para o oceano. 

Dando sequência ao circuito pelo Marrocos, partimos de Rabat, rumo a Chefchaouen. No percurso de 245 KM entre as duas cidades passamos por planícies de terras férteis e muitas plantações verdejantes de oliveiras na região de Ouezzane. 

Ante a esse admirável cenário, final da tarde chegamos à charmosa cidade azul, Chefchaouen, localizada entre as montanhas do norte de Marrocos. Veja roteiro completo aqui: Chefchaouen/Fez

Nosso condutor e companheiro de viagem durante os 15 dias foi Ismael, um jovem marroquino muito educado e simpático. 

O roteiro pelo Marrocos foi em tour privado para 4 pessoas executado pela Agência Trilho Salama. 

-Trilho Salama – www.viagensmarrocos.com

-Comercial: Luís Bibi

-Email: viagensmarrocos@trilhosalama.com

-WhatsApp: +351 932 555 593 – Portugal

_________________________________________________________________________________________  Eu Fui e Recomendo – Dezembro de 2019