___________________________________________________________________________________________  Deserto do Saara - Rissani - Merzouga

Localizado no norte do continente africano, o Saara abrange 9 países. As famosas dunas de areia e a imagem dos beduínos (beberes – nômades do deserto) atravessando sua vastidão montados em dromedários são símbolos marcantes dessa região.

O Saara é conhecido por ser o mais quente deserto do mundo. Oficialmente, é o terceiro maior deserto da Terra, logo após da Antártida e do Ártico, também considerados deserto. Para se ter uma ideia da imensidão do Saara, seu território é maior que o do Brasil.

A característica marcante do Deserto do Saara é pelas variações drásticas de temperatura ao longo do dia que podem chegar 50°C, à noite registra médias negativas que chegam a -10°C. Apesar das altas temperaturas, alguns pontos da Argélia registram ocorrência de neve. Incrível! É claro que não fomos nessas regiões, nosso tour foi no começo do Saara, sul do Marrocos, região de Rissani e Merzouga.

*QUANDO FOMOS

O tour de 15 dias pelo Marrocos, começou por Casablanca no início de dezembro 2019, passamos por Rabat, Chaouen, Fez e seguimos para o Saara. Nesse período do ano na região de Rissani e Merzouga, Deserto do Saara, apresenta clima bastante agradável, temperaturas que oscilam de 6 a 23 graus. Excelente! Longe do calorão do verão marroquino.

*ONDE FICAMOS

Nossa estada no Saara foi 2 noites, sendo uma no Hotel “Albergue Du Sud” e a outra no Acampamento Oasys Luxury Camp.

-Albergue Du Sud – Essa hospedaria em estilo rústico, que lembra até um Castelo Medieval, está localizada ao lado de dunas de areia do Saara.

O Albergue tem boa estrutura, comida típica marroquina, a noite oferece um luau, com fogueira para aquecer o friozinho do deserto, embalado ao som de tambores, tipos da cultura bebere. Um convite para degustar vinho! A segunda noite foi no Acampamento Oasys.

-Acampamento Oasys Luxury Camp – Essa região do deserto tem vários acampamentos desse tipo. O Oasys Camp, possui amplas tendas de lona, com excelente estrutura: cama de casal e banheiro interno com água aquecida, entretanto, nem todo acampamento tem essa estrutura.

Depois do jantar, na pracinha central do acampamento acontece o luau, embalado ao som de tambores da cultura Berbere.

*O QUE FIZEMOS

Siamos de Fez logo cedo, após café da manhã, entramos na Rodovia N8, rumo ao Deserto, sul do Marrocos, distante 474 KM. Durante a vigem fizemos diversas paradas e a primeira delas foi na pequena e charmosa Ifrane.

*Ifrane – A Suíça Marroquina

A cidade de Ifrane é conhecida como a Suíça Marroquina, devido sua altitude, clima de inverno semelhante ao suíço, montanhas e casas típicas. Ifrane, durante o inverno neva abundantemente, possui uma estação de esqui que é bastante frequentada pelos europeus. Aqui fizemos uma breve caminhada, tomamos um chá e seguimos em direção ao Saara.

*Rumo ao Deserto do Saara

Ao sair de Ifrane percorremos pela Estrada N8, ladeada de neve que caíra dias antes, serpenteando a Floresta dos Cedros, habitat natural de macacos. Pena que não vimos nenhum. Lindíssimas paisagens!

Passado esse trecho da Estrada N8, pegamos a Rodovia N3 rumo a Azrou, adentramos numa grande planície com incríveis paisagens. Lado esquerdo, as montanhas do Médio Atlas.

Lado direito, como pano de fundo, as elevações do Alto Atlas cobertas de neve. O Marrocos é muito fotogênico!

Percorridos cerca de duas horas a partir de Ifrane, fizemos outra parada, dessa vez, para almoçar no restaurante do Hotel Taddart, localizado a beira da rodovia N13.

Finalizado o almoço continuamos a viajar, rumo ao deserto, na presença de encantadores vistas que variavam entre planícies e montanhosas ao longo da estrada.

A medida que avançamos em direção ao sul do Marrocos as paisagens cada vez mais iam ficando áridas, sinal que o deserto estava se aproximando. Cruzamos o Vale do Rio Ziz, um oásis de tamareiras que afronta com as montanhas áridas em ambos os lados.

As primeiras cidades do deserto foram ficando para trás Errachidia e Arfoud, quando finalmente, ao pôr do sol, chegamos ao Hotel “Albergue Du Sud”, região de Rissani, sul do Marrocos, Deserto do Saara. Depois do jantar, o Albergue Du Sud oferece aos hospedes um luau nesse espaço ao lado das dunas Saara. Maravilha! No dia seguinte, fizemos o tour pelo deserto.

*Tour pelo Deserto

Nesse dia embarcamos no veículo 4x4 da Trilho Salama para uma aventura pelo “Erg-Chebbi”, também conhecido como “Dunas de Merzouga”.

Inicialmente, seguimos por trilhas perante planícies e dunas de paisagens inóspitas. Diante desse panorama, encontramos um poço de água que serve aos berberes, povo nômade do deserto. Segundo Ismael, condutor do 4x4 da Trilho Salama, o Marrocos não tem problemas com escassez de água, até no deserto encontra-se água doce a cerca de 3 a 4 metros de profundidade. Maravilha!

Dando continuidade nosso tour pelo Saara, fomos visitar o acampamento de uma família berbere. Esse povo do deserto, vive de ajuda entre eles, confecciona tapetes, colares de pedra, cria ovelhas, possui dromedários e utilizam água de poços comunitários no meio do deserto.

São pessoas simples e acolhedoras, quando a viatura da Trilho Salama se aproximava do acampamento, uma senhora já estava colocando na tenda uma bandeja com chá marroquino (chá verde, menta e hortelã). Delicioso!

Ao sair do acampamento dos nômades, percorremos as planícies do deserto diante do incrível cenário abarrotado de dunas de areia na cor amarelo-alaranjado e de forma geométricas que somente ação dos ventos traça.

Depois de alguns quilômetros perante esse farto visual, chegamos a rota onde passava o famoso Rali Paris-Dakar, aqui, tivemos a sensação que estávamos também num Rali. Emocionante!

As aventuras e emoções não cessaram, entre trilhas e dunas, a viatura 4x4 deu uma paradinha sobre as finas areias do Saara e não conseguiu sair sem ajuda. Nada demais! Ismael, nosso condutor e companheiro de viagem, conseguiu apoio com outro veículo e removeu rapidamente. Valeu garoto!!!

Resolvido esse pequeno detalhe da viatura, já era meio da tarde daí fomos almoçar no Restaurante Nora, uma Casa Típica Sudanesa na Vila de Khamlia, onde os Berberes do Sudão oferecem muita simpatia. No almoço foi servido esse prato típico sudanês que lembra uma pizza, mas não!

Depois do almoço, perto do restaurante, vimos uma apresentação do folclore sudanês com dança ao som dos tambores e castanholas. Admirável ver de perto a cultura dos berberes do deserto. Daqui partimos em direção ao Hotel “Albergue Du Sud”, para embarcar em outra aventura, dessa vez, o passeio de dromedário.

*Passeio de Dromedário

Partimos do Albergue Du Sud num veículo do Acampamento Oasys Camp, onde nos hospedaríamos após o passeio. O carro nos levou até o ponto onde os dromedários, pacientemente, esperavam seus convidados para transportá-los ao interior das dunas do Saara.

Os dromedários, vagarosamente, seguem em caravana pelas areias douradas do Saara, no clássico movimento sobe e desce dunas.

O trajeto leva cerca de uma hora e ocorre num momento mágico da natureza, o pôr do sol, reproduzindo sobre as dunas belas imagens.

No alto das dunas, fizemos uma parada, descemos dos animais para esperar o apogeu do passeio, o pôr do sol.

A paisagem é extasiante, de um lado o astro rei começa se debruçar lentamente sobre as dunas do Saara, produzido um espetacular fim de tarde.

No oposto, grandiosa e brilhante, a lua surge e se prepara para comandar a noite do deserto. O cenário é inspirador!

Diante desse encantador cenário, retornamos ao lombo dos dromedários para completar a marcha até o Acampamento Oasys Luxury Camp, onde fomos recepcionados com chá, perante o crepúsculo do deserto, para uma noite sob as estrelas do Saara.

*Acampamento Oasys Luxury Camp

Situado no coração do Deserto de Merzouga, Saara Marroquino, o campo está organizado na forma de ferradura com tendas de lona bem espaçadas, dispondo de privacidade e tranquilidade. A recepção e hospitalidade são típicas da tradição berbere, que se refletem em todos os detalhes do Acampamento: Tendas espaçosas, móveis rústicos, tecidos artesanais berberes, camas amplas e confortáveis, banheiro privativo com água quente e restaurante da cozinha típica marroquina.

No centro está a pracinha, o ponto de encontro da noite, onde acontece o luau depois do jantar. Sentados em pufes coloridos ao redor da fogueira para aliviar o friozinho, os hospedes, escutam os tambores embalados pelos beberes.  A noite estava bastante fria, 6 graus, convidativa para degustar um vinho.

Depois uma a noite no profundo silêncio do deserto, o alvorecer surge do Leste por trás mesa da montanha fronteiriça do Marrocos com Argélia.

Após café da manhã, nos despedimos como muita graça da equipe do Acampamento e seguimos em 4x4 rumo ao Albergue Du Sud, onde Ismael, condutor da Van, nos esperava. Daqui partimos para a cidades de Dades, distante 240 KM a partir de Merzouga.

*Merzouga - Dades

Durante a viagem fizemos algumas paradas em cidades e vilarejos do povo berbere, a primeira delas foi numa plantação de tamareiras irrigadas no deserto de Merzouga e a visitação a um centro de artesanatos dos nômades.

Encerradas essas visitas, adentramos na rodovia N13 rumo a cidade de Dades, percorridos 42 Km deixamos o Deserto do Saara ao ultrapassar a conhecida “Porta do Deserto”, na cidade de Tafilalet.

Depois de Tafilalet, fizemos outra parada para visitar uma empresa que produz artefatos a partir dos fósseis petrificados, extraídos das montanhas da região. Aqui, podemos ver de perto como os fósseis retirados dos sítios são transformados em belíssimas peças. Fantástico!

Nossa próxima parada, antes das Gargantas de Todra, foi em Tinerhir. A cidade está dentro de um grande vale verdejante entre montanhas áridas, o Oásis de Tinerhir.

As Gargantas do rio Todra são elevadíssimos paredões rochosos de 300 metros de altura. O imponente cânion pode ser visitado facilmente com uma breve caminhada pela estrada pavimentada que acompanha o traçado do pequeno rio que brota das rochas e desce suavemente entre os desfiladeiros das montanhas do Médio Atlas.

Despois dessa parada em Todra, nossa viagem seguiu, chegando a Dades final da tarde, perante essa inspiradora paisagem.

Nos hospedamos no Hotel Xaluca, para no dia seguinte visitar as Gargantas de Dades, o Vale das Rosas e seguir viagem para Ouarzazate, a Hollywood Marroquina. Veja roteiro completo aqui: Dades/Ouarzazate

Nosso condutor e companheiro de viagem durante os 15 dias foi Ismael, um jovem marroquino muito educado e simpático.

A viagem pelo Marrocos foi em tour privado para 4 pessoas, executado pela Agência Trilho Salama.

-Trilho Salama – www.viagensmarrocos.com

-Comercial: Luís Bibi

-Email: viagensmarrocos@trilhosalama.com

-WhatsApp: +351 932 555 593 – Portugal

_________________________________________________________________________________________________________  Eu Fui e Recomendo – Dezembro de 2019