________________________________________________________________________________ GRÉCIA CLÁSSICA

Dando continuidade ao nosso roteiro pela Grécia, depois de uma estada em Atenas por cinco dias, seguimos para o interior do país com o objetivo de visitar três cidades: Olímpia, Delfos, Kalambaka (Meteora) e alguns Museus e Sítios Arqueológicos. Todos esses lugares são de muita importância do ponto de vista mitológico, histórico, religioso e turístico.

Esse roteiro foi feito com apoio da operadora grega Athens Express com guia em idioma espanhol.

-Athens Express – Rua Ermou, 18 – 1º andar, 105 63 – Atenas – Grécia. Tel: +30 210 331 6851 Fax: +30 210 331 6858 – e-mail: info@athens-express.com

-Guia: Angelibi Vrettou, simpática, competente e profunda conhecedora da história grega. Contato: +30-693 701 9407  e-mail: ag.vrettou@gmail.com

1º DIA

Seguimos para Olímpia e durante o percurso fizemos algumas paradas para visitar o Canal de Corinto, o famoso Teatro de Epidauro, Micenas (a Porta dos Leões) e a Tumba de Agamenon.

*Canal de Corinto

O Canal de Corinto está a apenas uma hora de viagem pelos 80 Km de estrada que separam de Atenas. O percurso é muito bonito! A rodovia serpenteia as curvas do Mar Egeu e você ficará surpreso com a beleza do canal. 

O Canal de Corinto liga o Golfo de Corinto com o Mar Egeu. Ele separa a península do Peloponeso da parte principal da Grécia, e torna o Peloponeso efetivamente uma ilha.

O canal possui 6.3 km de extensão, foi construído entre 1881 e 1893, e encurtou muito o tempo de navegação de barcos pela região, uma vez que antes da sua construção as embarcações davam uma volta em torno do Peloponeso de 400 km. Porém, por ter apenas 21 metros de largura, é muito estreito para cargueiros internacionais. Atualmente é usado principalmente por barcos turísticos e pequenos cargueiros. Fantástica obra! Visto o Canal de Corinto, viajamos mais 70 km até Epidauro.

*Teatro de Epidauro

Epidauro era uma cidade da Grécia antiga, às margens do Mar Egeu e célebre pelo Santuário de Esculápio, deus da medicina. Mas, a sua principal atração é o famoso Teatro de Epidauro construído ao ar livre, um dos maiores do seu tipo e de seu tempo. Até hoje sua acústica é considerada perfeita reproduzindo com precisão e, principalmente, de forma audível, mesmo o som de um suspiro no palco, pode-se ouvir nas últimas bancadas. Um guia turístico fez o teste e eu estava na parte mais alta e ouvi seu suspiro perfeitamente. Impressionante!

Daqui fomos em direção ao Sítio Arqueológico de Micenas distante 48 km.

*Micenas

No segundo milênio a.C. Micenas era um dos maiores centros da civilização grega e uma potência militar que dominou a maior parte do sul da Grécia. A cidade possuía muralhas e era pela Porta dos Leões que se controlava o acesso à cidadela de Micenas. Em cima do portal, recobrindo o espaço triangular, fica o relevo com dois leões separados por uma coluna com pedestal, exemplo único de escultura no período Micênico.

Bem perto de Micenas está a Tumba de Agamenon.

*Tumba de Agamenon

Também conhecida por Tesouro de Atreo. A tumba do rei Agamenon é uma obra prima da arquitetura funerária micênica e foi construída por volta de 1250 a.C. Finalizada a visita a Micenas e a Tumba, fomos almoçar num restaurante da cidade, o tradicional “Cordeiro grelhado”. Delicioso!

Dando sequência a viagem, seguimos em direção a Olímpia, distante 165 km de Micenas, com chegada início da noite, nos hospedamos e no outro dia visitamos a cidade berço dos jogos olímpicos.

2º DIA

Após café da manhã, fomos visitar um dos maiores Sítios Arqueológicos da Grécia antiga.

*Olímpia – Sítio Arqueológico

A cidade de Olímpia é famosa por ter sido o berço dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até sua supressão em 394 pelo imperador romano Teodósio I. O sitio Arqueológico de Olímpia consiste de um santuário com diversas edificações a exemplo do Templo de Hera, o Templo de Zeus, o Altar de Sacrifícios, uma série de capelas, o Hipódromo e o Estádio, esses utilizados para os jogos olímpicos.

Até hoje os arqueólogos realizam escavações em busca de novas descobertas. O local preserva um importantíssimo sítio arqueológico tombado pela Unesco.

Pena que o lugar foi muito destruído por invasões sofridas pela Grécia ao longo dos séculos. Final da visita! Seguimos para o Museu de Olímpia bem ao lado do sítio, cinco minutos a pé.

*Museu de Olímpia

O Museu Arqueológico de Olímpia é um dos mais importantes da Grécia, preservando a história do mais célebre Santuário Grego da Antiguidade, onde ficava o esplêndido Templo de Zeus, contendo uma monumental estátua do deus criada pelo escultor grego Fídias.

O museu expõe em suas salas os achados arqueológicos do Santuário de Olímpia que datam desde a Pré-história até o início da era cristã.

Finalizada a visita em Olímpia seguimos para Delfos a 240 km. A estrada que nos leva até Delfos, passa uma ponte estaiada de 2.800 metros de extensão sobre um estreito no Golfo de Corinto, ligando as cidades de Rio e Antirio. A rodovia segue margeando o Golfo de Corinto com vistas de tirar o fôlego! Foi nesse cenário que fizemos uma parada para degustar o delicioso “Kalamari”, prato a base de frutos do mar. Muito bom!

Após almoço voltamos à estrada e no início da noite chegada ao destino. Depois da hospedagem, fomos até a rua principal da pequena e pitoresca Delfos. No dia seguinte visitamos o Sítio Arqueológico de Delfos.

3º DIA

Logo cedo, saímos para visitar Delfos, essa pequena e simpática cidade de centrinho aconchegante, guarda relíquias que você não pode deixar de ver, a exemplo do Oráculo de Delfos e o Sítio Arqueológico da cidade da Grécia antiga.

*Delfos

Localizada na encosta do Monte Parnaso, chegar a essa cidade já é uma atração. A estrada que nos leva aos 600 metros de altitude de Delfos é bastante sinuosa oferecendo vistas belas. O Monte Parnaso é uma gigantesca montanha rochosa situada no centro da Grécia, cuja altitude é de 2.457 metros. É nesse cenário que está à antiga cidade de Delfos. O lugar é também um dos parques nacionais da Grécia. Nossa primeira visita foi ao Tholo de Delfos.

Tholos são templos em estilo clássico de planta circular rodeado de colunas muito usado na Grécia antiga. Dando continuidade fomos visitar o Sítio Arqueológico.

*Sítio Arqueológico de Delfos

Delfos foi o mais importante centro religioso da Grécia antiga entre os séculos 8 e 2 a.C. O local foi muito procurado por pessoas que supostamente recebiam previsões sobre o futuro, conselhos e orientações. A cidade de Delfos era a sede do principal templo grego dedicado ao deus Apolo.

O lugar fica mais bonito ainda devido sua localização, entre montanhas e desfiladeiros do Monte Parnaso. As ruínas estão muito preservadas, na entrada do sítio arqueológico existe um museu com acervo fabuloso e merece ser visitado, tudo rodeado por uma natureza de tirar o fôlego.

*Oráculo de Delfos

Segundo a mitologia grega, o Templo de Apolo em Delfos foi construído no local pertencente à Gaia, deusa da Terra, esse local que era protegido por sua filha, a serpente Píton, morta pelo deus Apolo e assumiu a posse do lugar. O corpo da serpente caiu numa fenda do solo e sua decomposição emitia gases que chegavam à superfície e eram capazes de gerar efeito profético nas famosas sacerdotisas conhecidas como pítia.

Era assim que aconteciam as previsões famosas e procuradas por generais, colonizadores e a população que sempre iam ao templo em busca de respostas. Após visita ao sítio seguimos para o Museu de Delfos.

*Museu de Arqueologia de Delfos

Estando em Delfos, você não pode deixar de visitar o Museu de Arqueologia, localizado nas encostas do Monte Parnaso, no sítio arqueológico das ruínas do Templo de Apolo, onde estava o mais famoso oráculo grego da antiguidade.

No Museu de Delfos encontram-se peças incrivelmente importantes da mitologia grega e da história deste lugar. São esculturas, joias e outros achados arqueológicos das ruínas do antigo santuário de Delfos.

Finalizada a visita a Delfos, agora nosso destino é Kalambaka a 246 Km de Delfos.

*Kalambaka  - Meteora

Vindo de Delfos, chegamos a Kalambaka no início da noite, nos hospedamos e o jantar servido no próprio hotel. Kalambaka é uma pequena e simpática cidade grega localizada numa planície da região central do país. A cidade em si não tem atrativos turísticos, mas o que tem por traz dela é uma deslumbrante sequência de montanhas de formação única.

Nessas elevações rochosas estão os famosos Mosteiros de Meteora. Mesmo de longe já deu para sentir o que viria pela frente no dia seguinte, o nosso quarto dia de tour pelo interior grego.

4º DIA

Após o ótimo café da manhã servido no Hotel Amália, às 8 horas, partimos para conhecer as elevações rochosas distante 5 Km de Kalambaka.

*Os Mosteiros de Meteora

Protegido pela UNESCO, Meteora é um dos mais importantes centros monásticos da Grécia. Os primeiros religiosos chegaram por volta do século 11. No entanto, Meteora despontou como um centro religioso entre o século 13 e 14, já que muitas pessoas que viviam na região abraçaram a vida religiosa.

O lugar é incrível! A erosão da chuva e o vento constante, bem como outras alterações geológicas que durante 60 milhões de anos esculpiram essas montanhas de rochas maciças em formas cônicas.

Meteora já seria naturalmente impressionante pelo desenho único das rochas gigantes. Mas, os religiosos ergueram vários refúgios e monastérios nos cumes dessas rochas, cujos acessos, só eles conheciam. Há muitos anos atrás, a única maneira de acessar os mosteiros de Meteora era escalando-os.

Naquela época, isso significava o esforço para o isolamento com Deus. Hoje o caminho está bem mais fácil, sobe-se pelas escadas, que foram esculpidas nas rochas. Dos seis monastérios, o maior é o Megalou Meteorou ou Grande Meteoro, mas espere ter vistas esplêndidas também do Roussanou e do Varlaam. Prepare-se para subir muitos degraus, mas a energia do lugar supera o cansaço e o sol forte do verão. Imperdível visitar esse lugar!

Foi nesse cenário fantástico e com grande estilo, que encerramos nosso tour pelo interior da Grécia. Os 445 Km que separam Meteora de Atenas, foram percorridos em 5 horas por autopista. Pernoitamos em Atenas e no dia seguinte partimos para um tour de sete dias pelas ilhas de Mikonos e Santorini localizadas no Mar Egeu.

-Para visitar o roteiro das Ilhas gregas clique aqui: Mikonos

_________________________________________________________________________________________   Eu Fui e Recomendo - julho de 2015