________________________________________________________________________________ KUSADASI - ÉFESO - Turquia Outubro 2022

Kusadasi é um balneário localizado na costa do mar Egeu, na Turquia. O calçadão à beira mar é repleto de hotéis e restaurantes.

Kusadasi tem a fama de ser uma das cidades mais atraentes do Egeu e é um ponto de partida para se visitar locais históricos importantes, incluindo Éfeso e Casa da Virgem Maria.

A cidade tem um clima tipicamente mediterrâneo com verões quentes e invernos amenos, proporcionando uma longa temporada turística. Foi nesse cenário de fim de tarde que desembarcamos em Kusadasi. 

Kusadasi - Turquia

*QUANDO FOMOS

A Turquia é um excelente destino para se visitar de abril a outubro, porém, vale salientar que o verão é muito quente, 40 graus facilmente. Já o inverno é a estação chuvosa, com muito frio e neve. Portanto, as melhores estações para viajar a Turquia é a primavera, verão e outono. Nossa viagem aconteceu no início do outono, outubro de 2022, nesse período o clima é bastante agradável com temperaturas que oscilam de 8 a 23 graus a depender da região. Longe do calorão do verão turco!

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de 16 dias pela Turquia nos hospedamos em Istambul, Ancara, Capadócia, Konya, Denizli/Pamukkale Kusadasi/Éfeso. Em Kusadasi nossa hospedagem, reservada pela Abreu Tour, foi no Le Blue Hotel & Resort. O Hotel está localizado a beira mar, possui ótimas instalações, quartos grandes, bem equipados, spa, serviço de massagem e restaurante com excelente vista panorâmica para o Mar Egeu. 

Kusadasi - Turquia

*Le Blue Hotel & Resort. Endereço: Kadinlar Denizli, Kusadasi - Turquia. 

*O QUE FIZEMOS

Saímos de Denizli/Pamukkale com destino a Kusadasi, durante o trajeto fizemos duas paradas. A primeira foi para visitar uma das atrações mais importantes para os seguidores do cristianismo, A Casa da Virgem Maria. A segunda parada para visitar a cidade antiga de Éfeso.

*A Casa da Virgem Maria

A casa foi descoberta no século XIX através da descrição obtida das visões da beata Ana Catarina, uma freira católica. Suas visões foram publicadas em um livro por Clemens Brentano após a sua morte em 1824. A Igreja Católica nunca se pronunciou sobre a autenticidade da casa por conta da falta de evidências concretas, mas de toda forma o lugar tem um grande fluxo de peregrinos desde a sua descoberta. 

Éfeso - Turquia

Os peregrinos cristãos visitam o local baseados na crença de que Maria foi levada para esta casa de pedra por São João e ali eles viveram até a Assunção de Maria, de acordo com a doutrina católica ou até a Dormição, conforme a doutrina ortodoxa. 

Éfeso - Turquia

O templo em si não é grande e pode ser descrito como uma modesta capela. As pedras preservadas e a construção em si datam da Era Apostólica, ou seja, a era do Cristianismo Primitivo. Ao entrar na capela, o visitante encontra um único recinto com um altar e uma estátua da Virgem Maria no centro. 

Éfeso - Turquia

A tradição mariana defende que alguma forma de água corrente passava por um canal na sala menor da casa o que teria dado origem às atuais fontes de água potável localizada do lado de fora da capela. Os fiéis acreditam que a água dali tem poderes milagrosos de cura e fertilidade. 

Éfeso - Turquia

Próximo as fontes, está o "Muro de Pedidos" utilizado pelos visitantes para deixar suas mensagens ou pedidos na forma de pequenos bilhetes de papel ou de tecido. 

Éfeso - Turquia

Depois da visitação a Casa da Virgem Maria, seguimos viagem rumo a Éfeso.

*A Cidade de Éfeso

Éfeso ou Ephesus como os turcos chamam é uma das cidades mais turística e famosa da Turquia. É provável que você já ouviu falar de Éfeso, nem que seja rapidamente durante uma leitura da Bíblia. 

Éfeso - Turquia

Se o nome desta cidade, a cerca de 20 km de Kusadasi, não lhe traz nenhuma recordação, aqui segue uma breve apresentação desse destino turístico que sem dúvida vai tornar seu roteiro pela Turquia ainda mais rico em beleza e conhecimento. Despois da crucificação de Cristo, foi para essa cidade que São João trouxe a Virgem Maria para viver. 

 

Éfeso - Turquia

Éfeso está localizada na região do Mar Egeu, no centro da Turquia. Suas ruínas escavadas refletem séculos de história, da Grécia clássica ao Império Romano. Éfeso era o principal centro comercial do Mediterrâneo, até a difusão do cristianismo. O Apóstolo Paulo viveu por cerca de três anos em Éfeso fazendo suas pregações para difundir os ensinamentos de Cristo. 

Éfeso - Turquia

A cidade floresceu em 129 a.C. e foi a segunda maior cidade do Império Romano atrás apenas de Roma que era a capital do império. No século 1 a.C. a população de Éfeso era cerca de 250 mil habitantes. 

Éfeso - Turquia

Éfeso é um museu a céu aberto. O fluxo de turistas é muito grande circulando pelas antigas ruas de pedra, apreciando as ruínas que um dia, tudo isso aqui foi uma importante cidade com suas magnificas construções greco-romanas. 

Éfeso - Turquia

Ande calmamente e descubra lugares incríveis. Visite o Templo de Adriano, o Banheiro Público, a Biblioteca de Celso, a Ágora de Éfeso, o Anfiteatro e outros recintos.

*Templo de Adriano

O Templo de Adriano é um dos destaques das ruínas de Éfeso. Foi erguido por volta de 118 d.C. O templo é pequeno, mas há um belo arco do lado de fora, uma varanda e um pequeno salão principal. 

Éfeso - Turquia

O pórtico é sustentado por pilares e colunas coríntias. No passado, havia uma estátua de Adriano no pódio do templo. Na frente do pórtico estão as bases com os nomes esculpidos de Maximiano, Diocleciano e Constâncio, indicando que no passado podiam ter estátuas desses imperadores. 

Éfeso - Turquia

Outro local interessante dentro do sitio arqueológico de Éfeso que encontramos foi o banheiro público.

*Banheiro Público de Éfeso

Em verdade, tivemos duas informações sobre esse lugar: uns dizem que aqui era uma Sauna Pública construída pelo imperador Constantino e outros dizem que seriam simplesmente banheiro público que por baixo dessas aberturas corria água para levar os detritos. O estranho é que parecia não ter divisórias. Será? 

Éfeso - Turquia

Daqui, siga em frente e visite descubra a Biblioteca de Celso. Na minha opinião, é a mais bela estrutura de Éfeso.

*A Biblioteca de Celso

A Biblioteca de Celso é o edifício mais imponente e bem preservado de Éfeso. Foi construída para homenagear o então senador romano Tibério Júlio Celso Polemeano. A biblioteca chegou a armazenar 12 mil rolos de papiro, papel e pergaminho. 

Éfeso - Turquia

Celso está enterrado em um sarcófago debaixo da biblioteca, na entrada principal. Não era comum que pessoas fossem enterradas dentro de uma biblioteca ou até mesmo dentro dos limites de uma cidade, no entanto, esta foi uma homenagem especial a Celso. Sem dúvida, a biblioteca é a mais bela edificação das ruínas de Éfeso. 

Éfeso - Turquia

Depois de passar pela biblioteca adentre pela Ágora de Éfeso e veja onde as pessoas se reuniam.

*Ágora de Éfeso

Ágora é um termo grego que significa, “assembleia", lugar de reunião geral de pessoas de qualquer natureza. Normalmente era um espaço livre, uma praça, com edificações, onde os cidadãos costumavam ir, configurada pela presença de mercados e feiras livres. Sendo também, o espaço público por excelência, da cultura, política e da vida social dos moradores. 

Éfeso - Turquia

Bem ao lado da Ágora e em frente da rua do Porto está o imponente Anfiteatro Romano de Éfeso.  

*O Anfiteatro de Éfeso

O Anfiteatro Romano de Éfeso fica depois da Biblioteca de Celso, no final da rua de Mármore e com fachada virada para a rua do Porto. O imponente teatro é um dos monumentos mais bem preservados de Éfeso. O anfiteatro tinha uma capacidade para mais de 25 mil pessoas. A construção teve início no século III a.C. Ao visitar essa grandiosa obra do mundo antigo, percorra as arquibancadas, vá até a arena central e sinta a acústica do lugar. Incrível! 

Éfeso - Turquia

Diante do majestoso Sítio Arqueológico, ao cair da tarde, finalizamos nossa visita a cidade antiga de Éfeso que por séculos foi um importante centro comercial e populacional do mediterrâneo. 

Éfeso - Turquia

Daqui seguimos para o Le Blue Hotel & Resort em Kusadasi, distante 20 Km de Éfeso, quando fomos recepcionados por um belo pôr-do-sol no Mar Egeu. 

Kusadasi - Turquia

No dia seguinte partimos de Kusadasi rumo a Istambul, com uma parada para visitar a cidade de Bursa.

*A cidade de Bursa

A 160 Km de Istambul a moderna e industrial Bursa é a quarta maior cidade da Turquia e é possuidora de uma longa história cujas origens nos levam ao Século II a.C. A cidade já fez parte do Império Romano, Bizantino e por derradeiro do Otomano. 

Bursa - Turquia

Entre 1326 e 1453, Bursa foi um dos mais importantes centros de comércio de seda e especiarias do mundo. Como em toda Turquia, Bursa também possui a confraria religiosa dos Derviches Rodopiantes. 

Bursa - Turquia

Foi nesse cenário que paramos em Bursa com objetivo de almoçar no centro histórico e visitar a Mesquita Verde.

*Centro Histórico de Bursa

No centro de Bursa há o distrito histórico de Osmangazi ou simplesmente Central Bursa, tombado pela UNESCO. O distrito é composto de ruas estreitas de pedras, ladeiras, lojas, bares, restaurantes e casas coloridas que dão um charme ao lugar. 

Assim é o centro histórico de Bursa onde almoçamos e depois fizemos uma breve caminhada com visitação a Mesquita Verde.

*Mesquita Verde

Construída no século XV, a Mesquita Verde de Bursa leva o nome devido a grande quantidade dos azulejos verdes que decoram seu interior. A mesquita é notável por sua decoração com imensos tapetes, arcadas em mármore, luminárias que descem do teto e o belo conjunto de mosaicos e azulejos. 

Bursa - Turquia

A Tumba Verde, perto do setor da oração, deposita os restos mortais do Sultão Mehmed I que encomendou a construção dessa deslumbrante mesquita com seu interior ricamente ornamentado. 

Bursa - Turquia

A Mesquita Verde também conhecida como Yesil Cami não é tão grande quanto a Mesquita de Saladino no Cairo, Egito ou quanto a Mesquita Azul de Istambul, Turquia. Mas, é tão bonita quanto as demais e tem um grande valor histórico para a cidade de Bursa. 

Bursa - Turquia

Depois de visitar o Centro Histórico de Bursa, fomos para uma loja de doces tipicamente turco. Há uma grande variedade de sabores para todos os gostos. Deliciosos, porém caros! Mas, vale muito trazer algumas caixinhas. Afinal, não é todo instante que se vai a Bursa, Turquia.

Finalizada as comprinhas dos doces partimos rumo a Istambul, distante 160 Km de Bursa. No início da noite chegamos a Istambul e nos hospedamos por duas noites no Mercure Istambul Bomonti. No outro dia fomos caminhar pelo bairro de Bomonti e visitamos o moderno shopping “Cevahir Istanbul”, onde almoçamos. 

Istambul - Turquia

No dia seguinte partimos para o aeroporto de Istambul e embarcamos com destino ao Brasil.

Roteiro completo de nosso tour de 16 dias pela Turquia. Click nos links e planeje sua viagem.

Turquia Istambul/Turquia Ancara/Turquia Capadócia/Turquia Konya/Turquia Pamukkale/Turquia Éfeso/Turquia

__________________________________________________________________________________________  Eu Fui e Recomendo – Outubro 2022