________________________________________________________________________________ USHUAIA - CHILE

Última cidade do continente americano está localizada na Argentina. O centrinho é bastante convidativo para uma caminhada, durante a qual se pode contemplar o Canal de Beagle e montanhas de picos nevados mesmo no verão. Ushuaia é o ponto de partida para percorrer e descobrir lugares únicos no extremo Sul da América, a exemplo de: Navegar no Canal de Beagle e ver o Farol do Fim do Mundo, descobrir o Parque Nacional da Terra do Fogo entre outras aventuras pelas montanhas, lagos e ilhas que são muitas na região.

Viajar pelo mundo com a documentação atualizada exigida por cada país é uma tranquilidade para qualquer viajante. O iVisa.com torna sua viagem mais suave, solicite no site: Vistos, Declarações de Saúde, Inscrições na Embaixada, Renovação de Passaportes. É só clicar www.ivisa.com/?utm_source=eufuierecomendo e obtenha tudo isso com rapidez.

Canal de Beagle - Ushuaia

A avenida principal, San Martin, é simples, porém, bastante agradável com muitas lojinhas, cassino, bons restaurantes e se tiver disposto peça uma Centolla (crustáceo gigante da região), que pode ser servido inteiro ou através de sopa. Muito bom! Ushuaia é a cidade dos Kings Crabs - Caranguejos gigantes (Centolla).

*QUANDO FOMOS

O verão é ótimo para visitar a região com temperaturas amenas e dias ensolarados para curti bastante o lado ecológico da patagônia. Nós fomos na primeira quinzena de dezembro de 2011, ainda primavera, época muito boa, faz até calor pelo dia e durante a noite a temperatura gira em torno de 13º C. Para os que curtem neve e esquiar o inverno é o melhor período. São várias estações de esqui, a mais procurada é a Cerro Castor.

Parque Nacional Terra do Fogo - Ushuaia

*ONDE FICAMOS

Chegamos a Ushuaia por volta do meio dia, depois de 3 horas e meia de voo, vindo de Buenos Aires pela Lan Chile. A medida em que o avião vai diminuindo de altitude para o pouso no aeroporto de Ushuaia já percebemos as belezas naturais da região, as paisagens, montanhas de picos nevados, o Canal de Beagle e a cidade situada numa encosta da cordilheira dos Andes, tudo isso forma um cenário único é muito bonito.

Ficamos 4 noites e nos hospedados num hotel próximo da Avenida San Martin, a principal da cidade - Bom para caminhar pela cidade final de tarde e noite. É nessa avenida onde existem lojas, restaurantes, mini shoppings e cassino. Ficamos satisfeitos com o hotel, bom café da manhã e tudo muito limpo.

Ushuaia Hotel Del Bosque

Rua Magallanes, 709 - Ushuaia - Tierra del Fuego - Argentina.

*O QUE FIZEMOS

1º DIA

Chegamos no aeroporto de Ushuaia no início da tarde, após transfer para o hotel e hospedagem, fomos para a Avenida San Martin para almoçar e dar um giro de reconhecimento pela pequena e aconchegante Ushuaia onde ficamos até início da noite.

Avenida San Martin

2º DIA

* PARQUE NACIONAL TERRA DO FOGO

Após café da manhã fomos visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo que é o mais austral do continente, com 63 mil hectares. Ocupa 6 km do Canal de Beagle e faz divisa com o Chile. A fauna é composta de guanacos, raposas vermelhas, castores canadenses e coelhos. O parque encontra-se localizado a 11 km de Ushuaia e é o único da Argentina que possui costas para o mar.

O parque tem admiráveis vistas de lagos, florestas e turfeiras para todos os amantes da natureza. A partir de Ushuaia, é possível realizar atividades como o trekking e passeios de caiaque pelo Rio Lapataia, de águas tranquilas e transparentes. O passeio pelo Parque tem duração de 5 horas, contando ida e volta, e engloba o trem e uma pequena caminhada com guia especializado - a volta para Ushuaia é feita de veículo.

Parque Nacional Terra do Fogo - Ushuaia - Argentina

*TREM DO FIM DO MUNDO

O passeio sobre os trilhos do fim do mundo é emocionante, enquanto o trem vai se deslocando de forma lenta entre as montanhas, pequenas planícies, florestas e rios, vai sendo narrada em vários idiomas, inclusive em português toda a história da região e do trem. Relata que no início do século XX foi construído nas proximidades da então aldeia de Ushuaia o Presídio de Ushuaia, que funcionou de 1902 a 1947.

Posteriormente passou para as mãos da Marinha da Argentina e, após um longo tempo de abandono, foi transformado em um museu, o Museo del Fin del Mundo. O museu exibe, entre outras curiosidades, a linha de ferro mais austral do mundo, que conduzia os presos do Presídio de Ushuaia aos campos de trabalho situados no atual Parque Nacional Tierra del Fuego para extrairem madeiras. Atualmente a linha de ferro foi reativada com fins turísticos, conectando o terminal, situado na entrada do parque nacional, com a Baía de Lapataia.

Parque Naconal Terra do Fogo - Ushuaia - Argentina

*NAVEGAÇÃO NO CANAL DE BEAGLE

Partimos do Porto de Ushuaia às 15 horas para a navegação pelo Canal de Beagle. O canal com suas inúmeras ilhas, está localizado no extremo sul do continente americano, na Terra do Fogo, e marca a fronteira entre o Chile e a Argentina.

Canal de Beagle - Ushuaia - Argentina

No percurso do passeio é possível passar por diversas ilhas, como a dos Pássaros, Alicia, Bridges, Redonda e Ilha Los Lobos, onde se pode observar lobos marinhos, pinguins, cormoranes, outras aves marinhas e o Farol do Fim do Mundo.

No percurso a embarcação faz paradas em todas ilhas, porém desembarca apenas em uma delas para uma breve caminhada onde desfrutamos das belas paisagens da Cordilheira dos Andes e seus picos nevados.

Canal de Beagle - Ushuaia

O passeio tem duração de 3 a 3 horas e meia. Fizemos no final da tarde e é recomendável levar agasalho para se proteger daquele ventinho e do friozinho.

3º DIA

*A PINGUINEIRA - ILHA MARTILLO

Após café da manhã partimos de Ushuaia para visitar os pinguins na Estância Harberton. O percurso, com algumas paradas para apreciar a flora e lagos da região, foi feito em veículo Van que durou cerca de 1 hora e meia, realizado em sua maior parte em estrada de terra batida, porém em bom estado de conservação.

Ushuaia - Argentina

Ao chagar na estância pegamos um boat rumo a Ilha Martillo, o trajeto é rápido, desembarcamos acompanhados com guia local especializado que nos conduziu em caminhada pela ilha entre os pinguins Magalhães e por lá ficamos um bom tempo apreciando e fotografando as simpáticas e desajeitadas aves. Ao retornar para a Estância tivemos a oportunidade de conhecer o museu marítimo, que é pequeno, mas interessante e possui esqueletos de diversos animais e aves da fauna marinha da região.

Fiquem atentos, procurem contratar uma agência local que tenha autorização para desembargar na Ilha Martillo. Existem outras agências que faz a navegação próximo da ilha, no entanto, os pinguins são vistos somente do barco.

*GLACIAR MARTIAL

Por volta das 15h20 chamamos um táxi e fomos visitar o Glaciar Martial, localizado a 7 km do centro de Ushuaia. O glaciar é a fonte de água potável mais importante de Ushuaia. Durante os meses de inverno no Glaciar funciona um Centro de Esqui. Chegamos na plataforma de embarque do teleférico às 15h40 e para nossa surpresa já havia encerrado o serviço.  Fiquem atentos - o teleférico funciona até as 15h30 - eles são cumpridores com relação a esse horário.

Mesmo com o atraso, não perdemos a vontade de subir e fomos a pé como outras pessoas fizeram.  A caminhada não é longa, porém um pouco cansativa devido a subida, mas é compensadora e no caminho encontramos a rica flora, córregos das águas do degelo do glaciar e blocos de gelo. Ao chegar na parte mais alta que se pode ir, avistamos o Glaciar, Ushuaia, Canal de Beagle e da Ilha Navarino, no Chile.

Esse passeio não é vendido pelas agências locais, se pretender ir pegue um táxi que custa mais ou menos $6. Chegando à plataforma de desembarque caminhe mais um pouco até a estação do teleférico.

4º DIA

*LAGO ESCONDIDO E LAGO FAGNANO

Logo pela manhã, por volta das 8h, partimos do hotel de veículo Van para a Ruta Nacional 3 rumo ao norte e percorremos os seus 60 km. Essa rodovia é a única ligação terrestre com o restante da Argentina, e durante a viagem fizemos algumas paradas. A primeira delas foi no mirante dos Montes Olivia e Cinco Hermanos com vista impressionante das montanhas andinas.

Em seguida, voltamos a Ruta 3 rumo aos lagos, mas antes de chegarmos ao nosso destino fizemos a segunda parada no Vale de Tierra Mayor que se dedica a criação de cães do Alaska e Siberianos.

Aqui no Centro Invernal Tierra Mayor tomamos um chocolate quente, nada mal para se aquecer e seguir viagem pela Ruta 3 rumo aos Lagos Escondido e Fagnano.

Depois de percorrer os vales e cordões montanhosos fueguinos, obtém-se finalmente uma vista panorâmica do Lago Escondido através do mirante Passo Garibaldi, aqui descemos e caminhamos numa trilha até as suas margens. O enorme espelho d’água verde-esmeralda reflete o céu, as montanhas e as árvores e formam um belo cenário paisagístico andino.

Lago Escondido - Ushuaia

Após a visita, retornamos a Ruta 3 para alcançar dessa vez o Lago Fagnano onde descemos para apreciar um dos maiores lagos da América do Sul, com mais de 100 km de extensão.

Lago Fagnano - Ushuaia

Além do passeio aos lagos, fizemos algumas paradas para fazer pequenas caminhadas pela floresta na região das castoreiras na tentativa de encontrar algum Castor. Esse pequeno animal da família dos roedores, semiaquático, origem canadense foi introduzido na patagônia argentina onde se adaptou muito bem e hoje possui uma superpopulação. A tentativa não se concretizou, ficará para a próxima vez!  A imagem abaixo é o nosso filho em frente a uma castoreira.

Retornando a Ushuaia fizemos uma parada muito desejada. Ufa!! Afinal já eram 14 horas. Essa parada foi num Centro Invernal onde foi servido no almoço o famoso Cordeiro Fueguino, carneiro assado na brasa em espeto de madeira. Para o nosso paladar, confesso que achei o cordeirinho patagônico gorduroso.

*MUSEU DO PRESÍDIO DO FIM DO MUNDO

O museu está instalado no mesmo local onde funcionava o antigo presídio de Ushuaia e sua história está ligada ao povoamento da região. Segundo relatos, o governo argentino desejava povoar e desenvolver a Terra do Fogo, tão isolada no extremo sul da América, aí teve a ideia de levar prisioneiros para o extremo sul argentino. Além disso, era uma ótima ideia levar condenados por crimes graves e políticos para Ushuaia por 2 motivos: A grande distância de Ushuaia até a capital federal e o fato do presídio ficar num local tão distante que impediria qualquer tentativa de fuga.

O museu oferece visitas guiadas, o ideal é visitá-lo assim, pois são contadas essas e outras histórias interessantes - O ingresso é vendido na entrada do próprio presídio - procurem saber os horários das visitas, são vários.

Se vocês forem visitar Ushuaia, não deixem de fazer esses passeios.

5º DIA

Depois de tomarmos café da manhã no simpático e agradável Hotel Del Bosque seguimos rumo ao aeroporto de Ushuaia, possuidor de estrutura de madeira e localizado praticamente em uma das ilhas do Canal de Beagle. Bem interessante! Pegamos o voo Lan Chile com destino a cidade de El Calafate, província de Santa Cruz, na Argentina.

-Veja roteiro completo aqui: El Calafate

___________________________________________________________________________________________________