___________________________________________________________________________________________ SUÉCIA / ESTOCOLMO – 4 Noites

 

A história da Suécia está diretamente ligada a história da região escandinava. Essa região por quase três séculos, entre VIII e XI, teve toda sua extensão territorial ocupada pelos vikings.

Os vikings, um povo originário do norte europeu, não viviam sob um único reino ou governo escandinavo. Na realidade, eles se dividiam em diferentes tribos espalhadas pelas três nações, Dinamarca, Suécia e Noruega, que compartilhavam da mesma fé, tinham costumes similares e objetivos expansionistas. 

Hoje o país é uma nação rica, moderna, com uma invejável infraestrutura, um altíssimo IDH-Indice de Desenvolvimento Humano de 0,947 e uma economia altamente desenvolvida segunda a ONU.

A bela Estocolmo com suas largas avenidas arborizadas, ilhas, pontes e canais que serpenteiam a cidade lhe dá o título de a “Veneza do Norte”. 

O centro histórico medieval da capital sueca o “Gamla Stan” possui ruas estreitas, praças em paralelepípedos, muitas lojinhas, bares e restaurantes e casas no estilo enxaimel, uma técnica de construção na qual as paredes são montadas com vigas de madeira em posições horizontais, verticais ou inclinadas. Foi nesse cenário que percorremos Estocolmo por 3 dias. 

*Informações Gerais:

-Suécia: Capital Estocolmo

-Fuso horário: 5 horas a mais em relação ao Brasil

-Sistema de governo: Monarquia

-Moeda: Coroa Sueca – 1 Real = 2,25 SEK (câmbio junho 2023)

-Visto: Brasileiros não precisam de visto para visitar a Suécia

-Idioma: Sueco, segunda língua o Inglês

-Excelente infraestrutura rodoviária, portuária, aeroportuária e ferroviária.

*QUANDO FOMOS

Os meses de melhor clima na Suécia e Estocolmo é de maio a setembro, ou seja, final da primavera e início do outono. Os meses mais quentes são julho e agosto. Os demais meses do ano são mais frios e chuvosos.

Visitamos Estocolmo no início de junho de 2023, temperaturas agradáveis variando entre 10 e 23 graus com dias ensolarados a nublados, excelente para caminhadas pela cidade.

*ONDE FICAMOS

Depois de uma viagem de mais de 5 horas no confortável trem da Companhia Sueca SJ, vindo Copenhague, desfrutando de belas e relaxantes paisagens, desembarcamos na Estação Central de Estocolmo e seguimos de taxi para o hotel.

Para nossa estada de 4 noites em Estocolmo nos hospedamos no Ibis Styles Odenplan, próximo à Estação Central de Trem e do centro histórico e comercial da capital sueca. Odenplan é um elegante bairro localizado na região central de Estocolmo, bem servido de transporte público, lojas, bares, restaurantes e minimercados.

Sempre que possível o melhor é se hospedar na região central de Estocolmo, mesmo que pague um pouco mais pela diária, com isso não dependerá de transporte público e, principalmente, de taxi que é extremamente caro, não só na Suécia, em toda Escandinávia.

-Hotel Ibis Styles Estocolmo Odenplan.

-Endereço: Vastmannagatan 61, Estocolmo-Suécia

-Ótima localização, bom café da manhã. Reservado pelo Hotéis.com

*O QUE FIZEMOS

A capital sueca é conhecida também como a Veneza do Norte. A cidade é segura, aconchegante, com vários canais que cortam bairros, ruas e avenidas arborizados, favorecendo andar calmamente e descobrir todas as belezas, atrações e pontos turísticos que Estocolmo oferece. Durante nossa estada em Estocolmo percorreremos a pé todo o centro histórico e comercial. 

Depois que realizamos o check-in no hotel seguimos em direção a Cidade Velha.

*Gamla Stan - Cidade Velha

Gamla Stan é o coração de Estocolmo onde condensa a essência e a história através de suas estreitas ruas de pedra. A melhor forma de descobrir a Cidade Velha de Estocolmo é se perdendo pelas suas ruas, desfrutar da arquitetura histórica dos seus edifícios e imaginar como seria a vida há centenas de anos. 

A cidade velha, Gamla Stan, hospeda ruas estreitas de pedra, praças com casas antigas e coloridas, igrejas e monumentos. O belo conjunto arquitetônico enche o olhar dos visitantes! Gamla Stan, é a zona mais bonita de Estocolmo, cheia de cafés e restaurantes. Em Gamla Stan você também encontrará muitas lojas de artesanato, antiguidades e souvenirs.

-Localização: Ilha de Stadsholmen.

*O que ver em Gamla Stan

-Praça Stortorget

A praça principal de Gamla Stan é uma das imagens mais pitorescas e famosas de Estocolmo. A principal atração são as coloridas casas medievais que pertenciam à antiga nobreza da Suécia. 

-Museu Nobel de Estocolmo

No coração de Estocolmo, na movimentada praça Stortorget de Gamla Stan, fica o Museu Nobel. O museu está no piso térreo do antigo edifício da Bolsa. Além do museu, o edifício rosado com sua torre de cúpula verde, abriga também a sede da Academia Sueca, a instituição que escolhe os vencedores anuais do Prêmio Nobel.

O criador do prêmio foi Alfred Nobel nascido em Estocolmo em 1833 e se consolidou como um dos mais inovadores engenheiros no campo do armamento. A invenção mais famosa de Alfred Nobel foi a dinamite.

-Catedral de São Nicolau

A Catedral de Estocolmo, conhecida na Suécia como “Sankt Nikolai kyrka”, é a mais antiga igreja da capital sueca, sendo inaugurada em 1306. 

Visite e descubra as 8 relíquias que existem no seu interior.

O Globo de Velas: Desde 1972 o globo de velas é o ponto de reunião da igreja onde se pode acender velas e orar pelo mundo, do qual o globo é o símbolo.

São Jorge e o Dragão: A fomosa escultura medieval em madeira simboliza a vitória da Suécia sobre a Dinamarca. 

O Juízo Final: É o título da enorme pintura realizada por David Klocher em 1696.

O Candelabro de Sete Braços: A peça de bronze mede 3,7 metros que adorna a catedral há 600 anos. 

O Altar de Prata: O majestoso altar está na igreja desde o ano de 1650. A parte central foi fabricada na Alemanha e as laterais em Estocolmo.

Os Assentos Reais: Datados de 1684, os assentos eram utilizados pelos membros da família real quando assistiam as cerimonias públicas. 

O Púlpito: Feito no ano de 1700 é o local onde o sacerdote ou padre executa o sermão ou pregação para o público que o assiste.

O Parélio: O quadro que representa um fenômeno luminoso que caiu sobre a cidade de Estocolmo em 20 de abril de 1535.

-Horário / maio a setembro: Todos os dias das 9 às 17 horas. Demais meses, todos os dias das 9 às 16 horas.

-Preço: Adultos kr60 - R$29,00.

*Igreja de Riddahorlmen

No final do século XIII, foi construída a igreja de Riddarholmen, um belo templo de tijolos vermelhos que serviu de panteão para os reis e rainhas mais importantes da monarquia sueca. Todos os reis suecos foram enterrados na igreja de Riddahorlmen, exceto a rainha Cristina, que repousa na Basílica São Pedro do Vaticano. Atualmente não funciona como templo religioso. 

-Horário reduzido: A igreja de Riddarholmen abre de maio a setembro.

-Localização: Kungliga slottet, Riddarholmen.

*Palácio Real de Estocolmo

Um dos edifícios mais imponentes e o majestoso de Estocolmo é o Palácio Real que se encontra em Gamla Stan, considerado a porta de entrada da Cidade Velha. O Palácio Real de Estocolmo foi construído no final do século XVIII sobre os restos de um antigo castelo medieval que foi arrasado por um incêndio. O estiloso palácio possui mais de 600 quartos o que faz dele uma das maiores residências reais de toda a Europa. 

*O que ver no Palácio Real

-Apartamentos reais: ocupam a maior parte das instalações do palácio, são quartos, salas de recepção.

-Salão de banquetes: Como todos os palácio real, a sala de banquetes é uma das maiores e mais elegantes divisões do edifício. Hoje em dia, continuam a celebrar os banquetes de bodas reais. 

-Biblioteca Bernadotte: A majestosa biblioteca do Palácio Real abriga volumes históricos que formam a coleção real de livros, cerca de 100.000, aproximadamente.

-Salão do Estado: Abriga o trono da rainha Cristina, protegido por veludo azul e duas estátuas gigantes de ambos os lados.

-Capela Real: Esta elegante capela decorada em ouro e mármore data do final do século XVII. O palácio também possui belas escadarias que dão acesso aos vários ambientes.

-O tesouro: Expõe as joias, coroas valiosas da monarquia sueca. Na sala "O tesouro", também se expõe a espada do monarca Gustav Vasa 1496-1560. 

*Localização: Slottsbacken, 1 - Gamla Stan.

*Horário: De outubro a abril: De terça a domingo: das 10 às 16 horas. Segunda-feira: fechado. De maio a setembro: Todos os dias: das 10 às 17 horas

*Preço: Adultos kr190 - R$93,00

*A troca da guarda: Uma das atrações turísticas de Estocolmo mais vistas é a famosa troca da guarda real que é celebrada todos os dias na praça do Palácio Real às 12:30 horas no inverno e às 11:45 horas no verão. Aos domingos e feriados, é feita uma hora mais tarde. 

-Marten Trotzigs Grand: Você sabia que uma das ruas mais estreitas do mundo se encontra em Estocolmo? Em Gamla Stan é possível percorrer esta ruela de menos de um metro de largura. Não deixe de passar pela ruela! 

*Ilha Djurgarden – a Ilha dos Museus

Nesta ilha estão os museus mais visitados de Estocolmo, nela se encontra:

O Museu ABBA, onde estão objetos, discos antigos e figurinos da banda.

O Museu Viking, reúne objetos arqueológicos, efeitos sonoros e telas que criam uma atmosfera única para entender o estilo de vida dos vikings na Europa nórdica.

O Museu do Vasa, onde há um navio de guerra do século 17, e o Museu Nórdico. Esses dois não visitamos, mas fica ai a dica!

O acesso à ilha pode ser de transporte público ônibus, bonde, balsa que atraca ao lado do parque de diversões Tivoli Grona Lund, ou a pé atravessando a principal ponte. 

Fomos à ilha a pé desfrutando de belas paisagens da cidade e o primeiro museu a visitar foi do ABBA. 

-Museu ABBA

Em 1974, a banda sueca ABBA ganhou o festival da Eurovisão, com a canção Waterloo. A partir desse momento, o êxito deste jovem grupo não parou de crescer e rapidamente se tornou na banda pop mais famosa de todos os tempos. 

Exposição de discos premiados das mais populares canções como "Dancing Queen", "Mamma Mia", "Chiquitita", "Super Trouper" ou "Gimme! Gimme! Gimme!" que alcançaram os primeiros postos em muitos países europeus e de todo o mundo. O museu ABBA é o melhor lugar para reviver momentos do inesquecível grupo. 

Mais do que um museu, é um lugar de culto da banda sueca. No ABBA The Museum é possível conhecer a vida de Agnetha, Björn, Benny e Anni-Frid (ABBA) desde a infância deles em Estocolmo até à sua chegada ao mundo da música. 

O museu é totalmente interativo, convida a você mergulhar no mundo ABBA. Os visitantes podem se sentir como Mery Streep passeando pelos cenários de "Mamma Mia", dançar e cantar com hologramas dos quatro artistas, e muito mais. 

-Localização: Djurgardsvagen, 68 - Ilha Djurgarden.

-Horário: De maio a setembro - Todos os dias: das 9 às 20 horas. De setembro a dezembro: Segunda e terça - das 10 às 18 horas. Quarta e quinta: das 10 às 20 horas. Sexta, sábado e domingo: das 10 às 18 horas.

-Preço: Adulto kr250 - R$121,00. Estudante kr175 - R$85,00.

*Museu Viking de Estocolmo

Você sabia que os vikings eram excelentes navegadores? E que nunca usaram capacetes com cornos? Esqueça as lendas e conheça o verdadeiro estilo de vida dos vikings nesse magnifico museu. 

O Museu Viking em Estocolmo reúne objetos arqueológicos, efeitos sonoros e telas táteis que criam uma atmosfera única que atende o estilo de vida dos vikings na Europa nórdica. 

Uma das principais atrações do Museu Viking em Estocolmo é a saga de Ragnfrid, um trem viking com efeitos sonoros que lhe levará a diferentes momentos da vida de um guerreiro. Os personagens, as configurações e a voz do narrador lhe transportarão para a era Viking da Suécia. Fantástico!!! 

-Localização: Djurgardsvagen, 48 – Ilha Djurgarden

-Horário: Todos os dias das 10 às 18 horas. Dezembro: Todos os dias das 10 às 17 horas.

-Preço: Adultos kr190 - R$94,00. Crianças dos 7 aos 15 anos: kr120 - R$59,00.

*Prefeitura de Estocolmo

A Prefeitura é um dos edifícios imprescindíveis de se visitar na capital sueca, não apenas pela sua majestosa arquitetura de tijolo vermelho, mas também por acolher o banquete anual do Prémio Nobel. Um lugar carregado de história! 

O Pátio da Prefeitura de Estocolmo também é um atrativo a parte. Antes ou depois de visitar o interior da prefeitura ou antes de subir a torre aprecie o belo pátio com seus pilares e arcos que adornam o prédio sede da administração da capital sueca. 

A Prefeitura de Estocolmo possui duas divisões de beleza excepcional: o Salão Azul e o Salão Dourado. O banquete dos Prémios Nobel acontece a cada dezembro, onde os olhares de todo o mundo estão voltados a Estocolmo para celebração e a entrega dos Prémios. O banquete desta prestigiosa cerimónia tem lugar no Salão Azul da Prefeitura. 

Já o baile alusivo a comemoração ao Prêmio Nobel acontece no Salão Dourado, a sala mais impressionante da Prefeitura. As paredes do ambiente estão decoradas com 18 milhões de mosaicos de vidro e ouro que narram a história de Estocolmo. 

-Visitas Guiadas: Por se trata de um edifício público e institucional e não um monumento turístico, a única maneira de visitá-la é unir-se às visitas guiadas que a própria Prefeitura organiza diariamente em vários idiomas.

-Localização: Hantverkargatan, 1.

-Horário: Visitas guiadas diárias às 10, 11, 12, 13, 14 e 15 horas.

-Preço: Visita guiada de abril a outubro: Adultos - kr130 - R$63,00.

*A Torre da Prefeitura

Outra visita imperdível é subir na Torre da Prefeitura e desfrutar de uma vista panorâmica de Estocolmo a 160 metros de altura. De lá de cima, é que você poderá comprovar porque a capital sueca é conhecida como a "Veneza do norte". 

O acesso ao topo da torre é feito de três etapas: a primeira parte é por elevador, a segunda por corredores estreitos e a parte final até o topo por escadas. Nessa parte final há um pequeno museu com exibição de bustos e imagens. 

-A torre abre todos os dias de maio a setembro e o preço do ingresso é de kr80 - R$39, menores de 11 anos entrada grátis. A torre está a 5 minutos a pé da Estação Central.

*Metrô de Estocolmo

O metrô de Estocolmo não é apenas mais um meio de transporte da cidade. Com 110 Km de túneis e estações com formatos e pinturas exóticas transformaram o metrô em uma verdadeira galeria de arte subterrânea. Mesmo que você não pense em utilizar o metrô de Estocolmo para locomover-se pela cidade, vale a pena visitar algumas das estações mais bonitas. Compre um ticket e divirta-se!

Estação T-Centralen: Cheia de pinturas, azulejos brancos e azuis que formam autênticas plantas trepadeiras no teto e nas paredes. Essa estação pertence a Linha Azul. 

Estação Kungstradgarden: Essa estação é um verdadeiro show de cores subterrâneo. O teto que lembra uma caverna está pintado de cores vibrantes, (vermelho, preto, branco e azul) e o solo combina vários tons de forma reta o que eleva a uma das estações mais bonitas de Estocolmo. Essa estação pertence a Linha Azul. 

Estação Radhuset: Uma autêntica gruta se esconde nessa estação. As paredes de terra e o teto com forma abrupta simulam uma autêntica caverna viking. Sem dúvida, é a estação mais impactante do metrô de Estocolmo. A estação pertence a Linha Azul. 

Estação Thorildsplan: Essa estação é favorita dos amantes dos videojogos. Os azulejos das paredes simulam figuras do jogo Pac-Man e outros jogos dos anos oitenta. A estação pertence a Linha Verde. 

Os bilhetes podem ser comprados nas máquinas e bilheterias das estações do metrô. O metrô de Estocolmo funciona das 5 às 00:30 horas e durante toda a noite aos fins de semana.

*Passeio de Barco

Fizemos o passeio de barco por Estocolmo que navega pela costa de Katarina-Sofia e Hornstull, dois belos bairros da capital sueca e durante a navegação o barco passa sob 12 pontes. 

O barco parte do deck de “Sodra Blasieholmshamnen” e Navega primeiramente próximo ao calçadão Keppsbron, depois segue a rota sob a ponte Skanstullsbron, uma das principais pontes da ilha Sodermalm. 

A navegação continua por canais e sob várias pontes. O passeio proporciona uma visão diferente de outras regiões de Estocolmo onde você também verá o litoral de diversas ilhas que compõe a capital sueca. 

Durante o retorno ao ponto de partida, o barco passa próximo da costa de outras regiões modernas da cidade, como o bairro de Hammarby Sjostad. 

-Duração: 2 horas e 15 minutos. -Valor: Adulto - R$ 172,00.

*A Rua Drottninggatan ou Rua da Rainha

Indo a Estocolmo não deixe de caminhar pela conhecida rua para pedestres no centro da cidade. A via possui 1,5 km de extensão, começando na ponte Riksbron, sobre o canal da Norrstrom, próximo ao Parlamento Sueco e termina no Parque Observatorielunden. 

Movimentada por moradores e turistas, a rua possui lojas de marcas internacionais, restaurantes, bares, cafés e nos cruzamentos com outras vias existem estatuas de leões embelezando ainda mais o calçadão do centro comercial de Estocolmo. 

*Estocolmo / Helsinque – 01 Noite no Báltico

Depois de 4 noites na capital sueca, embarcamos no Navio Gabriela com destino a Helsinque, a capital finlandesa. Partindo de Estocolmo há duas maneiras de chegar à capital finlandesa, via aérea ou de navio cruzando o Mar Báltico. 

Optamos por chegar a Helsinque de navio, cruzando o Báltico. Saímos do porto de Estocolmo as 16:30 horas, chegando a Helsinque no dia seguinte às 10 horas. A viagem é muito tranquila e aconchegante a bardo do Navio Gabriela da operadora Viking Line. Fantástica! 

Durante a viagem pelas águas calmas do Báltico desfrute dos ambientes da moderna e confortável embarcação Gabriela. A bordo há Free Shop, bares, restaurantes, lanchonetes, áreas de diversões e antes de se recolher em sua cabine para repousar, às 21:30 horas, aprecie o pôr-do-sol sobre as águas Báltico. 

A reserva da cabine no Navio Gabriela foi pelo site www.ferryscan.pt. No Porto de Estocolmo, com o código de reserva, fizemos o check-in, tudo muito prático, fácil, super organizado e você cuida de sua própria mala levando-a até a cabine. Excelente viagem!!! 

-Operadora: Viking Line – Navio Gabriela – Valor da Cabine: 98 euros para duas pessoas. Jantar e café da manhã a bordo, pagos a parte.

Depois dessa incrível e tranquila viagem, às 10 horas da manhã, o Navio Gabriela atraca no Porto de Helsinque, onde pegamos um taxi com destino ao Hotel Arthur para uma estada de 3 noites na capital finlandesa. Veja roteiro completo aqui: Helsinque-Finlândia

___________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo – Junho 2023