________________________________________________________________________________ JORDÂNIA

O Reino da Jordânia, localizado no continente asiático, é um país de clima desértico, porém, tem nas suas terras o famoso e bíblico rio Jordão e a encantadora cidade de Petra. A Jordânia faz fronteira com a Arábia Saudita, Iraque, Síria, Israel, Palestina e ao sul é banhada pelas águas do Golfo de Aqaba, Mar Vermelho. O país é um oásis de tranquilidade, cultura e acumula história de mais de 5 mil anos.

Monte Nebo - Jordânia

Mesmo com estilos de vidas diferentes entre os moradores das cidades, das vilas e dos Beduínos nômades, o povo Jordaniano está unido pelo mesmo idioma, religião, costumes e tradições históricas. Os Beduínos, é um povo de pequena minoria na Jordânia que ainda leva uma vida nômade, vivendo em tendas de lona ou casebres em acampamentos temporários espalhados pelo deserto. Eles trabalham pastoreando ovelhas, cabras, camelos e cavalos, nas terras secas do deserto.

Ovelhas do Povo Beduíno - Jordânia

A Jordânia não possui petróleo e é extremamente árida, detém pouquíssima reserva de água potável, o que tem sido um desafio para os Jordanianos. O país vive basicamente do turismo, serviço e comércio.

Deserto da Jordânia

A capital Amã, é a maior cidade do país, possui construções antigas, sítios arqueológicos e arranha-céus de arquitetura supermoderna. Entretanto, a grande atração turística da Jordânia é a cidade histórica de Petra. Essa, é um famoso sítio arqueológico localizado no sul do país. A cidade é famosa por sua arquitetura esculpida em rochas. Petra é conhecida também como a Cidade Rosa, devido à cor das pedras do local.

Petra - Jordânia

Foi nesse cenário que ficamos por 3 dias nesse tranquilo e apaziguador país do Oriente Médio.

-Dicas:

*Idioma: Árabe - Religião: Islamismo - Moeda: Dinar

*Câmbio: 1 Dinar = R$ 5,30 – 1 Dinar = 1,30 Dólar (fevereiro 2019);

*Para passar poucos dias na Jordânia não vale a pena fazer câmbio, pague em dólar ou cartão;

*A Jordânia tem pouca água potável, faz racionamento. Evite desperdício;

*Visto: Brasileiros precisam de visto, pode ser feito no aeroporto ou na fronteira terrestre;

*Fizemos o visto na fronteira Israel/Jordânia.

*Adquira o selo no próprio Posto Fronteiriço (custa 30 dólares) e siga para os procedimentos da imigração.

*QUANDO FOMOS

O verão no Oriente Médio é extremamente quente, por isso, a melhor época de viajar para a Jordânia é no inverno. Durante o inverno Jordaniano (dezembro a março) o clima é ótimo, não chove e as temperaturas oscilam de 8 a 23 graus. Nosso tour de três dias pelo Reino da Jordânia foi em fevereiro/2019.

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de três dias pela Jordânia, nos hospedamos nas cidades de Petra e na capital, Amã.

-Petra: Amra Palace International Hotel - Endereço: PO Box 124, Wadi Musa, Jordânia

O hotel possui uma boa estrutura, bom café da manhã e fica perto do Sitio Arqueológico de Petra.

Já nossa hospedagem na capital jordaniana foi no Hotel Al Fanar Palace International.

-Amã: Al-Fanar Palace Hotel – Endereço: Queen Rania Al Abdullah Street – Amã – Jordânia.

O hotel também possui boa estrutura, bom café da manhã e fica próximo do centro de Amã.

*O QUE FIZEMOS

Vindo do Egito, pela Península do Sinai, adentramos na Jordânia através da tríplice fronteira terrestre (Egito, Israel e Jordânia). Depois dos procedimentos imigratórios nos citados países, seguimos para a cidade de Wadi Musa (Vale de Moisés) na Jordânia, nos hospedamos e no dia seguinte fomos visitar Petra, também conhecida como a Cidade Rosa.

Por três dias viajamos por terras áridas, montanhas e por belas paisagens desérticas da Jordânia. Mesmo sem vegetação e aparentemente sem vidas, rebanhos de ovinos circulam em busca de alimentos. Difícil de acreditar! Mas, é a luta pela sobrevivência nas diferentes regiões dessa aldeia global, denominada Terra.

-Roteiro Resumido:

*Fronteira: Taba (Egito) / Éilet (Israel) / Arava (Jordânia);

*Petra, a cidade Rosa;

*Amã, a capital jordaniana;

*Madaba, a Cidade dos Mosaicos e o Monte Nebo;

*Allenby, a fronteira da Jordânia com Israel.

1º DIA – No início de tarde, vindo de um tour fascinante de treze dias pelo Egito, chegamos a cidade de Taba. Nessa cidade egípcia está a barreira imigratória, fronteira do Egito/Israel. Aqui, deixamos a Terra dos Faraós e depois dos rígidos procedimentos imigratórios, entramos no Estado de Israel, pela cidade de Éilat, onde outra equipe da operadora estava esperando para nos conduzir por 10km até a fronteira de Israel/Jordânia. Atenção! Nas regiões fronteiriças desses países é proibido fotografar nas proximidades dos Postos de Serviços imigratórios.

Na fronteira jordaniana, também passamos por controles rígidos da imigração. Feito isso, já era início da noite quando adentramos na Jordânia pela Região de Arava. Aqui, já estava outra equipe da operadora que, depois dessa maratona com todos sãos e salvos, nos conduziu até a cidade de Wadi Musa para no dia seguinte, visitar Petra, a Cidade Rosa como é conhecida.

Wadi Musa - Jordânia

2º DIA – Logo cedo, após café da manhã, com um friozinho de oito graus, seguimos em busca do Al Khazneh, o Tesouro Perdido, na Cidade de Petra.

Petra -  Al Khazneh - O Tesouro perdido

*Petra

Petra, é uma cidade histórica e arqueológica, está localizada no sul da Jordânia, numa região de muita beleza natural de singular formação rochosa.

Região de Petra - Jordânia

Segundo os registros, o ano de 312 a.C. é apontado como a data em que o povo Nabateus (tribo nômades árabes) se estabeleceu na região de Petra e nomeando-a como sua capital. A cidade milenar é famosa por sua arquitetura e seu sistema de canalização de água esculpidos na rocha.

Canal de Água - Petra

O acesso até o Al Khazneh possui duas etapas e pode ser feito da seguinte forma: A partir da entrada principal, você pode fazer os 2 km a pé ou de charrete até o Tesouro Perdido.

Petra - Jordânia

Outra opção é fazer a primeira parte do percurso, cerca de 1 km, até a entrada do Cânion, a cavalo ou de charrete e o restante a pé. Nós fizemos todo o trajeto, ida e volta, a pé. Achamos essa opção melhor para desfrutar das belezas naturais da região e do Cânion. Valeu a pena!

Depois de vencer a primeira parte do percurso, chega-se a entrada principal do Cânion. Aqui há dois personagens com roupas, capacetes, lanças e escudos, tipo, soldado romano. Fique tranquilo, eles apenas querem fazer foto com os turistas em troca de gorjetas.

Entrada do Cânion - Petra - Jordânia

A caminhada pelo Siq (cânion) é incrível, por 1 km, paredões rochosos, sinuosos e estreitos que aos poucos levam turistas em busca do Tesouro Perdido. Os longos desfiladeiros de rochas rosadas são tão altos que deixam as pessoas diminutas e apreensivas para chegar até a antiga vila de Petra. Toda essa riqueza natural e arquitetônica está protegida pelo Patrimônio Mundial da UNESCO.

Interior do Cânion - Petra - Jordânia

Diante desse cenário de beleza singular, ao final deste caminho aparece o Al Khazneh.

*O Al Khazneh – O Tesouro Perdido

O Al Khazneh, é uma fachada imponente com 30 metros de largura e 43 de altura esculpida na própria rocha de cor rosa.  A maravilhosa obra foi construída no início do século I, para ser o túmulo de um importante Rei Nabateu. Petra é também conhecida como a Cidade Rosa, devido à cor das pedras do local. Em épocas remotas, os Beduínos invadiram a cidade e batizaram o prédio principal, o Al Khazneh, de Tesouro. O enigmático Tesouro Perdido que os Beduínos acreditavam nele existir relíquias materiais escondidas, na verdade, não haviam riquezas acumuladas, e sim salões usados como tumbas. Portanto, o Tesouro é um sarcófago.

Al Khazneh - O Tesouro Perdido - Pedra - Jordânia

O majestoso monumento está protegido pelo Patrimônio da Humanidade e é, uma das sete maravilhas do mundo. Petra já foi cenário de Indiana Jones e a Última Cruzada, além de gravações da novela brasileira Viver a Vida.

O Sítio Arqueológico de Petra possui obras talhadas nas rochas e vales que se espalham por 5 km², a exemplo do monastério de Ad-Deir.

Monastério de Ad-Deir - Petra - Jordânia - Foto feita e cedida por Tatiana, amiga do grupo

Outra incrível obra é o Anfiteatro de Petra, totalmente esculpido na encosta da montanha rochosa que fica bem perto do Al Khazneh.

Anfiteatro de Petra

Petra é esse tesouro escondido no cânion, em vales e montanhas, que preserva grandiosos templos e tumbas esculpidos nas rochas pelos Nabateus. Esse povo que ocupou a região há milhares de anos desapareceu e com o passar do tempo, Petra caiu no completo esquecimento tanto que passou a ser chamada de “Cidade Perdida”. Difícil descrever a sensação de entrar e caminhar por esta incrível cidade labiríntica, edificada pelos Nabateus nas montanhas rochosas, nos Vales silenciosos e saber que, tudo isso, com o passar do tempo, fora ocupado pelos Beduínos.

O ocidente não tinha conhecimento da existência de Petra, apenas os Beduínos, os nômades do deserto, sabiam a localização exata de Petra. Entretanto, a cidade perdida foi redescoberta em 1812 pelo explorador suíço Johan Ludwig que, disfarçado de Beduíno, conseguiu chegar a Petra.

Hoje, é fácil perceber a presença desse povo vendendo suas mercadorias, transitando a cavalo ou oferecendo aos turistas passeios de camelo, jumento, cavalo ou charrete.

Finalizada a visita, fomos almoçar e como já era no meio da tarde, daqui seguimos para a Amã, a capital Jordaniana.

*Dicas:

-O ponto de entrada e saída para os visitantes é em Wadi Musa. Nesse local há restaurantes, casa de câmbio, lojinhas de suvenires, banheiros e hotéis;

-Carro não pode circular dentro do Sítio Arqueológico, mas você pode alugar uma carruagem ou cavalo.

*Amã

Depois de percorrer 230 km pelo deserto da Jordânia, entre Petra e Amã, chegamos a capital jordaniana no início da noite. Aqui fizemos um pernoite e no dia seguinte viajamos para a cidade de Madaba.

Amã é a maior cidade da Jordânia, possui quatro milhões de habitantes, construções antigas, sítios arqueológicos e arranha-céus de arquitetura supermoderna. Amã é uma das cidades mais antigas do mundo, continuamente habitada.

Achei Amã muito interessante, foi uma surpresa agradável, e como não pude fazer uma foto da cidade, postei essa obtida na internet só para mostrar o contraste urbanístico e arquitetônico da capital jordaniana. Bela!

Amã - Jordânia

3º DIA – Esse foi nosso último dia pela Jordânia. Após café da manhã no Al-Fanar Palace Hotel, partimos de Amã para a cidade de Madaba, seguindo depois para o Monte Nebo e finalizando nosso tour pelo Reino Jordaniano em Allenby, na fronteira com Israel.

*Madaba

Bem perto de Amã, apenas 35 km, está Madaba. A tranquila e calma cidade jordaniana possui 84 mil habitantes e foi construída no antigo local bíblico de Medba ou Medeba, o que originou o seu nome. Nesta cidade as atrações são a Igreja de São Jorge e os artesanais painéis de mosaicos. Madaba é conhecida com a cidade dos mosaicos.

*A Igreja de São Jorge

O cartão de visita da cidade é a Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge. Neste local, foi encontrado o mapa de mosaico mais antigo do mundo que se conhece da Terra Santa, datado do ano 571 d.C.

O mapa de mosaico está no piso da igreja, em frente ao altar. A obra de arte representa o mapa mais antigo da Terra Santa. A esquerda indica a Palestina e o delta do Nilo está do lado direito, contém também, representações de cidades, do Mar Morto, do rio Jordão e detalhes da cidade de Jerusalém. Fantástico!

Igraja de São Jorge - Madaba - Jordânia

*Painéis de Mosaicos

Antes de ir embora de Madaba, visitamos um atelier e loja onde foi possível ver as artesãs fazendo os belos mosaicos. O processo é bastante artesanal, corta-se as pedras em pedacinhos com um alicate, depois cola as pecinhas das pedras de cores vivas sobre o desenho feito previamente. O resultado, são esses e outros belíssimos quadros e painéis. Simplesmente espetacular! Finalizada a visita a Madaba, partimos para o Monte Nebo.

Artesãs de Mosaicos - Madaba - Jordânia

*Monte Nebo

Depois de seguirmos os Passos de Moisés desde o Egito, passando pelo Mar Vermelho, Poços de Mara, o Deserto e a Península do Sinai, o Mosteiro de Santa Catarina, o bíblico Monte Sinai no Egito, Wadi Musa (o Vale de Moisés) e Petra na Jordânia, chegamos ao Monte Nebo, região fronteiriça da Jordânia com Israel.

O Monte Nebo é muito visitado por peregrinos e turistas de todo o mundo. O local é de grande importância histórica e bíblica, aqui foi o último lugar visitado por Moisés e de onde o profeta pôde apreciar a Terra Prometida na reta final do êxodo, a qual, Moisés nunca chegaria a entrar. No alto do monte há uma grandiosa igreja memorial, repleta de mosaicos.

Na ponta do penhasco, uma enorme cruz de bronze voltada para o vasto deserto em homenagem ao profeta Moisés.

Monte Nebo - Jordânia

Ao lado da cruz existe uma placa com indicações da Terra Prometida, desse local, é possível observar ao fundo, o Vale do Jordão, o início do Mar Morto e, nos dias ensolarados, algumas cidades israelenses.

Aqui, nesse emocionante cenário deixamos a trajetória do Profeta Moisés, as histórias ligadas ao Velho Testamento e partimos para a Allenby, a fronteira da Jordânia com Israel, rumo a Jerusalém para, dessa vez, viver e visitar regiões e lugares bíblicos do Novo Testamento como: o nascimento, vida e morte de Jesus. Sem esquecer é claro, a história da Terra Santa como um todo, onde vivem Cristãos, Muçulmanos e Judeus. Uma viagem fascinante e imperdível! Veja roteiro completo aqui: Israel Jerusalém Galileia Tel Aviv

Jerusalém - Israel

0 pacote da viagem pelo Oriente Médio (Egito, Jordânia e Israel) foi adquirido na Home Office Turismo – www.homeofficeturismo.com.br

___________________________________________________________________________________________________________         Eu Fui e Recomendo - Fevereiro de 2019