_______________________________________________________________________________ Tel Aviv - Jaffa - Israel

Tel Aviv, localizada na costa do Mediterrâneo, é a segunda maior cidade do Estado de Israel. A bela cidade costeira é o centro econômico e cultural do país, aqui se encontra a Bolsa de Valores, bancos, embaixadas, teatros e muitas praias de azul turquesa que se estendem de Old Jaffa até o Tel Aviv Port.

Para entender melhor como a Tel Aviv de hoje se formou podemos dividi-la em duas fases: o antes e depois de 1948. Antes de 1948, a cidade se chamava apenas de Jaffa.

A velha Jaffa, localizada numa colina da costa do mediterrâneo, é considerada uma das cidades mais antigas do país e do mundo, fundada por volta do ano 7500 a.C.

Já Tel Aviv, surgiu bem mais recente, foi fundada em 1909 como um bairro da cidade de Jaffa, quando, em 1948, após a criação do Estado de Israel, Tel Aviv e Jaffa foram unificadas, preservando a história e identidade de ambas. Hoje, as duas cidades estão num incessante olhar entre elas. Tel Aviv-Jaffa.

A Tel Aviv-Jaffa dos dias atuais, cresceu e modernizou-se, no entanto, não perdeu a farta coleção de edifícios no estilo Bauhaus, construídos a partir de 1930 pelos arquitetos alemães judeus que migraram da Europa, após a ascensão dos nazistas. Tel Aviv tem a maior coleção do mundo desse estilo de edifícios.

A cidade unificada, Tel Aviv-Jaffa, oferece muitas atrações turísticas: passeio ao longo da orla marítima, o pitoresco bairro de Neve Tsedek, galerias de artes, museus, mercados, shoppings, lojas, restaurantes e bares, fazem dessa cidade vibrante, moderna, organizada, tranquila e aconchegante, atraindo jovens e turistas ao longo do ano. Por quatro dias, convivemos diante dessa diversidade cultural de Tel Aviv-Jaffa.

*QUANDO FOMOS

Acredito que viajar por Israel é bom em qualquer época do ano, afinal, é a Terra Santa, um lugar riquíssimo em histórias religiosas. Entretanto, fiquem atentos, no verão do Oriente Médio as temperaturas são elevadas. Como não gostamos de muito calor, nosso tour pelo território israelense, especialmente por Tel Aviv, foi durante o inverno asiático. Para nossa estada de 4 dias, chegamos a Tel Aviv no final de fevereiro/2019. Durante esse período a cidade apresenta temperaturas entre 14 a 25 graus, com dias ensolarados. Clima perfeito!

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de quatro noites na cidade de Tel Aviv nos hospedamos no Gilgal Hotel. O hotel é bem localizado, a uma quadra da orla marítima, e se você curte caminhar pela cidade, dá para fazer todos os pontos turísticos a pé. No terraço do hotel, está o restaurante que oferece uma bela vista para cidade enquanto toma-se o bem variado café da manhã.

O hotel fica numa rua atrás da avenida da orla de Tel Aviv, no trecho da Jerusalém Beach. Ótima localização para se deslocar e caminhar pela cidade por estar na região central da via costeira.

*Dicas:

Gilgal Hotel – Endereço: Ness Tsiyona Street, 7 - Tel Aviv.

Boas instalações, silencioso e aconchegante. Voltaríamos com certeza!

*O QUE FIZEMOS

A Costa do Mediterrâneo israelense possui belas praias, especialmente em Tel Aviv. A extensa faixa de areia, o azul profundo do Mediterrâneo e os modernos arranha-céus formam um conjunto que enche o olhar de moradores e visitantes.

Mas, Tel Aviv não se resume só em praias, a cidade oferece um vasto roteiro turístico para todos os gostos.

*Costa do Mediterrâneo – Roteiro Resumido

-Old Jaffa, Cais do Porto, Ponte dos Desejos, Torre do Relógio, Flea Market, Pôr-do-Sol em Jaffa.

-Mercado Carmel, Bairro Neve Tsedek, Old Train, Orla Marítima, Shopping Fashion Mall, Rio Jarcom, Tel Aviv Porto, Pôr-do-sol no Hilton.

1° DIA – Vindo da Galileia, passamos pelas cidades de Haifa e Cesareia, ambas localizadas na Costa do Mediterrâneo, chegando a Tel Aviv no meio da tarde. Dá para imaginar, não é? Que, a essa altura do dia, todos estavam com aquele desejo por comida. Para saciar esse desejo, nos dirigimos a Old Jaffa, e por sugestão do nosso guia Gal, fomos almoçar no restaurante Quality Paradise, localizado no cais do porto, nos antigos trapiches.

O restaurante é ótimo, pratos variados de massas e de frutos do mar. Depois do almoço fizemos um breve passeio pelo cais do porto, em seguida entramos em Old Jaffa e por suas ruelas estreitas, íngremes e sinuosas, fomos até a casa de Simão.

Feito isso, ficamos o restante da tarde por esse museu a céu aberto, retornando ao hotel, onde finalizou nosso tour por Israel com a assessoria do guia turístico, Gal Wajskop. Sendo que nos demais dias em Tel Aviv, nosso grupo ficou inteiramente livre para explorar a cidade, conforme o desejo de cada um.

Devido a ótima localização do nosso hotel, a noite fomos a pé para o Dizengoff Shopping Center. Esse shopping não é grande, mas, bem movimento. O Shopping está localizado na Dizengoff Street, uma rua com lojas e boutiques, tipo uma “Oscar Frei” de São Paulo. Assim foi nosso primeiro dia e contato com a cidade de Tel Aviv.

2º DIA – Nosso segundo dia em Tel Aviv começou com o café da manhã direto do terraço do hotel com belas vistas panorâmicas de Tel Aviv.

Nesse dia, visitamos o Mercado Carmel, o Bairro de Neve Tsedek, a Old Train (Estação Velha), Orla Marítima, Old Jaffa, Torre do Relógio, Flea Market, Pôr-do-sol em Jaffa. Desse modo, começamos nosso segundo dia pelo pitoresco Mercado Carmel.

*Mercado Carmel

Durante nossas viagens, sempre reservamos um tempinho para visitar os mercados locais, e em Tel Aviv, não foi diferente. Esse tipo de visita nos leva a sentir de perto a cultura local, além de ter contato direto com os moradores da cidade. Bem legal isso!

O Carmel Market inaugurado em 1920, na verdade, é uma longa rua e adjacência repletas de barracas que vendem diversos produtos, tipo: roupas, artigos religiosos, souvenir, comidas típicas, doces, guloseimas, verduras, tâmaras, os incríveis morangos, romãs, azeitonas, condimentos e especiarias, tudo junto e misturado, dão um colorido especial a essa pitoresca feira de rua em Tel Aviv. Imperdível!

Daqui seguimos a caminhar pelo bairro de Neve Tsedek.

Endereço: Carmel Street 48, Tel Aviv, Israel.

*Neve Tsedek

Neve Tsedek é um dos bairros mais charmosos da cidade. Quem vai a Tel Aviv não pode deixar de visitar esse lugar que foi o primeiro bairro judeu construído fora dos muros de Jaffa.

O atraente bairro é cheio de vida, tomado por galerias, restaurantes, cafés, lojas de marcas, estúdios de artistas e a presença de estudantes universitários faz do bairro um lugar vibrante.

A moderna avenida Rothschild e as ruas estreitas do bairro se misturam entre os diferentes estilos arquitetônicos, dando ao lugar ares bucólicos dentro da modernidade. Foi assim que eu vi o aconchegante bairro de Neve Tsedek. Valeu a pena!

Depois de conhecer, andar sem compromisso pelo bairro e ver as novidades, fizemos uma breve parada na avenida Rothschild. Ah! A tranquilidade é um ícone do bairro, você pode descansar facilmente em um dos vários pufes espalhados pelo canteiro central da Av. Rothschild.

Na sequência, saímos pela pitoresca rua Shalon Shabazi, em direção a Old Station, a Estação Velha.

*Old Train Station – Estação Velha de Trem

Localizada pertinho da Orla Marítima, entre o bairro de Neve Tsedek e a antiga cidade de Jaffa, a velha Estação fundada em 1892, foi a primeira do Oriente Médio. A antiga estação ferroviária pertencia a linha que ligava Jaffa a Jerusalém e funcionou até a criação do Estado de Israel em 1948.

Após esse período, a estação ficou fechada e abandonada por muito tempo, sendo posteriormente, reformada e reaberta dando lugar a um complexo de entretenimento, e o melhor, sem perder sua identidade com presença dos modernos edifícios que a rodeiam, criando uma mistura agradável boa para se olhar.

Aproveite e conheça a histórica dessa estação com seus prédios históricos, galpões, a estação de passageiros, o terminal de cargas, a casa vermelha em estilo árabe.

Nós visitamos a Velha Estação no período da tarde. Entretanto, quem desejar jantar ou tomar uns drinks, o complexo da Old Train possui restaurantes e bares, além disso, galeria de arte, boutiques, espaço para crianças e lojas. Ficam ai as dicas! Na sequência, fomos para a Orla do Mediterrâneo.

*Orla de Tel Aviv

Saímos da Estação Velha em direção a Orla Marítima onde fizemos uma parada para relaxar um pouco. Nessa parte da Orla, sobre o verdejante gramado, estão um grande Candelabro, uma Escultura Azul em alusão as ferrovias e a estátua de um Anjo.

A orla de Tel Aviv se divide em várias praias que se estendem por cerca de 5 KM que vai do Tel Aviv Port, ao norte, até Old Jaffa, ao sul. Dentre as principais praias, no sentido norte-sul, temos: Metzitzim Beach, Hilton Beach, Gordon Beach, Frishman Beach, Bograshov Beach, Geula Beach, Jerusalém Beach e a Banana Beach.

Por questão de segurança, algumas praias possuem placas indicativas com proibição de banho. Nem por isso tira-se a beleza do lugar.

Diante do azul das águas mediterrânicas e da larga faixa de areia está o belo calçadão por toda a extensão costeira acompanhado de modernos arranha-céus e outras edificações de arquitetura arrojada, dando um colorido e um toque especial a Tel Aviv.

A estrutura da orla de Tel Aviv é fantástica, possui restaurantes, bares, locais de pizzas e sanduíches, calçadas largas, ciclovias, aluguel de cadeira de praia e muita descontração das pessoas, fazendo de Tel Aviv uma cidade pulsante o ano inteiro.

Caminhar pelo calçadão de Tel Aviv é um programa para qualquer hora do dia. No entanto, a orla torna-se mais vibrante nos fins de tardes, quando fica repleta de turistas para ver o pôr-do-sol.

Dizem que o melhor local da orla para ver o sol repousar sobre as águas do mediterrâneo é da Hilton Beach, em frente ao Hotel Hilton. Na verdade, toda extensa da orla oferece vistas incríveis. Escolha um ponto e participe desse momento mágico da natureza. Imperdível!

Dando continuidade ao nosso tour a pé por Tel Aviv, seguimos pela orla em direção a Jaffa, a Cidade Velha.

*Old Jaffa City

Fundada por volta do ano 7500 a.C. a antiga cidade de Jaffa está localizada ao sul de Tel Aviv, em uma pequena colina da costa do Mar Mediterrâneo. A cidade é tida como uma das mais antigas do mundo e seu nome em Hebraico é Yafo, que deriva de Jafé, um dos três filhos de Noé. Caminhe por essa cidade e descubra o riquíssimo acervo histórico a cada esquina.

A cidade milenar, no passado foi um importante porto do Mediterrâneo. Hoje, o velho porto serve de marina para pequenas embarcações de pescadores, veleiros e lanchas.

Dentre as principais atrações que a antiga Jaffa oferece aos visitantes, estão: o Cais do Porto, a Porta de Jaffa, a Casa de Simão, a Igreja de São Pedro, a Ponte dos Desejos, a Torre do Relógio, o Flea Market e muitos bares, que fazem a alegria dos turistas mais jovens, e no final da tarde, não percam o incrível pôr-do-sol.

*O Cais do Porto

O Porto de Jaffa já foi o maior e mais importante do Estado de Israel. Com a desativação, os galpões foram ocupados por lojas, bares e restaurantes que oferecem, além da boa comida, uma bela vista para o azul do Mediterrâneo.

Por duas vezes almoçamos diante desse cenário. Muito bom!

*A Porta de Jaffa

No passado essa era a principal porta de acesso para a cidade alta de Jaffa. Adentre por essa porta, siga pelas escadarias, entre casas construídas em pedra, que logo a frente estão as sinuosas e estreitas ruas que levam até a casa de Simão. As vielas dão um clima bem charmoso ao lugar. Ótimo para passear com calma e curtir cada esquina e cantinho escondido.

A parte alta da cidade de Jaffa possui um grande largo, a Praça Kedumim, que abriga lojas, ateliês, restaurantes, bares e galerias, tudo isso sobre a bela colina com vista para o Mar Mediterrâneo e para a cidade de Tel Aviv. Nesse espaço também está a Igreja de São Pedro.

*A Igreja de São Pedro

O prédio mais imponente da antiga Jaffa é sem dúvida a Igreja de São Pedro, que se ergue sobre a praça principal da velha cidade. No interior da igreja possui pinturas e painéis que mostram os principais episódios da vida de Pedro: a pesca milagrosa de peixes, a Transfiguração de Cristo e a lavagem dos pés na Última Ceia. Visite e confira!

Outra atração turística de Jaffa, bem pertinho da Igreja, é a Ponte dos Desejos.

*Ponte dos Desejos

A pequena ponte de madeira está localizada na parte alta de Jaffa, ligando a Praça Kedumim ao Jardim do Cume. No corrimão da ponte estão os doze símbolos de zodíaco em bronze.

Reza a lenda que aqueles que estão na ponte, pensando em um desejo, com as mãos sobre o seu signo, enquanto olham para o Mar Mediterrâneo, terá seu sonho ou desejo realizado. Será? Acho que é coisa de turista! Depois de fazer seu pedido na ponte, aproveite e visite o Jardim do Cume

*O Jardim do Cume

O local proporciona belas vistas para Antiga Jaffa e Tel Aviv.

No alto do Jardim há espaços verdes, áreas de lazer e a interessante Estatua da Fé, um monumento em mármore branco, onde turistas se aglomeram para fazer fotos.

Depois de uma breve parada no Jardim do Cume, seguimos em direção a Torre do Relógio e ao Flea Market, ambos localizados na parte baixa de Jaffa. Durante o percurso, encontramos essa bela e pitoresca moldura de propriedade do órgão de turismo da cidade. Ótima para fazer fotos!

*Torre do relógio

A torre localiza-se no centro da praça do relógio, uma comprida e estreita praça da cidade de Jaffa. A torre é uma das sete construídas na Palestina durante Império Otomano.

A região no entorno da Torre é bem agradável e bastante movimentada, com hotéis, bares, lanchonetes, casa de câmbio, lojas e restaurantes. Ao lado da Praça da Torre está o antigo Flea Market. Aproveite e faça uma visita. Bem legal!

*Flea Market

Em nossas viagens não temos como resistir a uma visita aos mercados locais e aqui em Jaffa, não foi diferente. Localizado na parte baixa da cidade de Jaffa, o velho e pitoresco mercado é um lugar perfeito para visitar e sentir um pouco do cotidiano dos comerciantes e moradores locais, além dos turistas, que são muitos.

Dentro e nos arredores do mercado possuem uma infinidade de bares, cafés, restaurantes e muitas lojas que comercializam móveis antigos e muita coisa usada, um verdadeiro Mercado das Pulgas. Bem interessante!

Depois da visita ao mercado, retornamos para a parte alta de Jaffa e acompanhamos o pôr-do-sol sobre o Mediterrâneo.

Endereço: Rua Oli Zion e as ruas e vielas circundantes.

*Pôr-do-Sol em Jaffa

A Orla de Tel Aviv é extensa e possui vários pontos e bons lugares para apreciar esse fenômeno da natureza. Entretanto, na minha opinião, o local mais bonito para ver o pôr-do-sol em Tel Aviv é em Jaffa, na parte alta da cidade velha. E foi para esse lugar que viemos!

Assistir ao pôr-do-sol em Jaffa, foi um dos melhores momentos para celebrar nossa viagem ao Oriente Médio. Era um belo final de tarde, diante do céu entre nuvens, no alto da colina da velha Jaffa, o astro rei desce lentamente e mergulha nas águas do Mediterrâneo, produzindo efeitos deslumbrantes de tirar o fôlego de qualquer um. A cena é fantástica!

Depois desse show da natureza, só nos restou fazer um brinde. Para isso, seguimos para o BeerBazzar, um bar localizado ao lado Flea Market. Depois de confraternizar, já era noite, seguimos para hotel a pé curtindo a orla na sua versão noturna.

3º DIA - Depois de um café da manhã, direto do terraço do hotel, com vistas espetaculares de Tel Aviv, decidimos explorar o lado norte da cidade de Tel Aviv-Jaffa, indo até o Rio Jarcom e ao Tel Aviv Port. No entanto, antes disso, fomos conhecer o belo TLV Fashion Mall.

*TLV Fashion Mall

Localizado na região central de Tel Aviv, o Fashion Mall possui muitas lojas de marcas internacionais, como: Zara, Bershka, H&M, bem como, lojas de marcas locais. Aqui você pode gastar algumas horas. Finalizada a visita, seguimos pela Carlebach Street em direção a Shlomo Ibn Gabirol Street, onde fizemos uma parada para almoçar. Dando sequência, fomos em direção ao Rio Jarcom.

*Rio Jarcom – Norte de Tel Aviv

O rio Jarcom corta Tel Aviv pela extremidade norte da cidade, nas proximidades do Tel Aviv Port, onde desagua no Mar Mediterrâneo.

O velho rio foi citado na bíblia e foi também, tema de documentário “O Rio Jarcom”. O filme revela a história do rio, desde a sua deterioração, quando ganhou fama como o rio mais poluído do país, até as medidas atuais de recuperação.

Hoje, as margens do rio que um dia foi o mais malvisto dos rios de Israel, abrigam uma bela e bem cuidada área de lazer, onde os moradores fazem piqueniques, passeiam de bicicletas, pedalinhos, barquinho e praticam atividades esportivas. Os turistas vêm pouco aqui.

Finalizada a visita a esse espaço de lazer, fomos em direção ao Tel Aviv Port.

*Tel Aviv Port

No Passado remoto, o Porto de Tel Aviv era em Jaffa, ao sul da cidade. Com o passar do tempo, o velho Porto de Jaffa já não mais suportava o movimento, daí mudou-se para o lado norte de Tel Aviv. Por sua vez, esse Porto, também ficou pequeno e obsoleto, mudando-se para a cidade de Haifa.

Hoje, o Porto de Tel Aviv deu lugar a uma grande área de cultura, entretenimento, e atividades de lazer. No local foi construído um mega deck de madeira com 14.000 m² que serve como um enorme passeio ao longo da orla do mediterrâneo.

Nos fins de tardes e durante a noite o Tel Aviv Port, fica tomado por pessoas em busca de bares, cafeterias, restaurantes, lojas de marcas internacionais e casas noturnas, onde o lema é a descontração. O local é bem atrativo, viemos aqui por duas vezes, em uma delas para almoçar diante desse cenário. No entanto, o movimento maior é durante a noite. Fica aí a dica!

Depois desse passeio relaxante, saímos a caminhar pela Orla de Tel Aviv em direção ao pátio do Hilton Hotel para apreciar, mais uma vez, o pôr-do-sol. Dizem que esse é o melhor ponto da Orla de Tel Aviv para ver o sol se pôr, na verdade gostei mais do ponto localizado na colina da Antiga Jaffa. Imbatível! Mesmo assim, o pôr-do-sol visto da frente do Hilton Hotel não deixa de ter seu brilho. Confira!

Depois que o sol se debruçou sobre as águas de Mediterrâneo, seguimos pela Orla rumo ao hotel, encerrando um dia na vibrante cidade de Tel Aviv.

4º DIA – Esse foi nosso último dia em Tel Aviv e da viagem pelo Oriente Médio. Nosso tour começou pela cidade do Cairo, no Egito, passando pela Jordânia e finalizando aqui em Tel Aviv, Estado de Israel.

Como nosso voo de retorno era somente a noite, o despertar desse dia foi mais tarde e após o café da manhã no Gilgal Hotel, fizemos o check in, guardamos as malas no próprio hotel e por volta do meio dia, seguimos pela Orla em direção a Antiga Jaffa. Foi uma ótima decisão! Afinal, Jaffa é muita agradável e aconchegante.

O calçadão da orla estava bastante movimentado e animado por moradores, turistas e artistas de rua que deram mais vida a extensa e bela orla de Tel Aviv até Jaffa.

Em Jaffa, almoçamos novamente em um dos restaurantes localizados nos velhos trapiches (armazéns) do antigo Porto. Depois ficamos a bater pernas por toda Jaffa quando, no final da tarde, retornamos ao hotel e durante o percurso pela Orla Marítima de Tel Aviv, tivemos o privilégio de mais uma vez, ver o sol debruçar sobre o Mediterrâneo.

Foi diante desse cenário que nos despedimos de Tel Aviv e dessa fascinante viagem pelo Oriente Médio (Egito, Jordânia e Israel). Inesquecível!!!

O pacote da viagem pelo Oriente Médio foi adquirido na Home Office Turismo. www.homeofficeturismo.com.br

Todo roteiro pela Terra Santa foi executado pela operadora Israelense. Genesis Tours - www.genesis-tours.com

Nosso tour por Israel (Terra Santa) foi conduzido pela competente Gal Wajskop, brasileira, residente em Tel Aviv, que nos acompanhou por dez dias, desde a recepção do grupo na fronteira de Israel/Jordânia, em Allenby, até nossa saída por Tel Aviv.

-Gal Wajskop - Guia Turístico – Profunda conhecedora da história de Israel e da Terra Santa.

-Contato: +972.54-789-8081 – WhatsApp

_________________________________________________________________________________________  Eu Fui e Recomendo – Fevereiro de 2019