________________________________________________________________________________ROMA

A história de Roma Antiga é impressionante em função da cultura desenvolvida e dos avanços conseguidos por essa civilização milenar. De uma pequena cidade, que remota 753 a.C. Roma, tornou-se num dos maiores impérios da antiguidade. Da civilização romana, herdamos diversas características culturais. O direito romano, até os dias de hoje presente na cultura ocidental e o latim, matriz da língua portuguesa, francesa, italiana e espanhola.

Roma é uma cidade que deve ser explorada, em sua maior parte, a pé. A cidade eterna é um museu a céu aberto, possui uma infinidade de monumentos clássicos e museus, o Vaticano, praças e vias, ótimo para caminhar e desfrutar também da excelente quantidade de restaurantes para todos os gostos.

Dica:

- Se sua estada em Roma for curta, comece explorando a cidade pelos lugares clássicos, Coliseu, Fórum Romano, Vaticano, Altare Della Pátria, caminhe pela Via Del Corso, Piazza Navona, Via Veneto, Via Fori Imperiali e Fontana de Trevi. Se tiver mais um dia disponível, vá até a Ilha de Capri. Imperdível!

- Caso necessite de guia de língua portuguesa na Itália, a nossa sugestão é:

*Lidivina Maria Alves Oliva-Nadler

*Telefones:

- Ligando da Itália: 0641228396 (fixo) ou 3338928168 (celular)

- Ligando do Brasil: 00xx39 0641228396 ou 00xx39 3338928168

- Site:www.maravilhasderoma.com.br 

- E-mail: billidi@yahoo.com

Coleseu - Fórum Romano - Vaticano - Castelo Nuevo Nápoles

*QUANDO FOMOS 

Era início do verão, julho de 2011, nesse período do ano na Itália faz muito calor, dias ensolarados, céu azul anil, deixando Roma, a cidade eterna, com suas fontes, monumentos e arte por todos os lados, ainda mais bela, mergulhe nessa cidade fascinante e caminhe por suas ruas e vias do Centro Histórico que será inesquecível!

*O QUE FIZEMOS

1º DIA

Vindo de Florença, depois de duas paradas para visitar as cidades de Siena e Assis, chegamos a Roma no final da tarde, nos hospedamos no Hotel Aureliano - Via Aurélia, 619 - Roma. O hotel possui quartos bons, internet Wi-Fi e ótimo café da manhã. O ponto negativo, é que fica distante do centro, todavia possui parada de ônibus e estação de metrô, 10 minutos caminhando a partir do hotel.

Nesse dia fizemos um tour noturno denominado de Roma Iluminada, onde os destaques foram para o Vaticano, a Piazza Navona, o Panteão e a Fontana Di Trevi.

*O VATICANO

Oficialmente seu nome é Estado da Cidade do Vaticano, é a sede da Igreja Católica, uma Cidade-Estado soberana, cujo território de 0,44 km² é protegido por muralha e está localizado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Se o local é bonito pelo dia a noite torna-se mais belo ainda devido sua iluminação.

Rio Tibre - Vaticano - Roma

*PIAZZA NAVONA

A Praça Navona é uma das mais célebres praças de Roma, com seus chafarizes para deleite de todos que por ali passam, circulam e viajam no clima da histórica Roma. Quando a noite chega mais mágica se torna, suas vielas e entorno nos conquistam com seus restaurantes para degustar massas e vinhos completando o encantamento do lugar.

Piazza Navona - Roma

*O PANTEÃO

Construído na época greco-romana se encontra em perfeito estado de conservação. Desde que foi edificado que se manteve em uso, primeiro como templo dedicado a todos os deuses do panteão romano e, desde o século VII como templo cristão. É famoso pela sua cúpula e localiza-se no centro da cidade de Roma na Piazza Della Rotunda, 186. Belo monumento!

Panteão - Roma

*FONTANA DI TREVI

A Fontana di Trevi é a maior e mais ambiciosa construção de fontes barrocas da Itália e está localizada na Piazza Di Trevi, 187, Roma. Uma obra impressionante pela beleza dos detalhes, pela harmonia das esculturas e pelo som das águas. Se pelo dia é bonita a noite é encantadora. Merece visitar mais de uma vez!

Fontana de Trevi - Roma

Dicas:

- Para ir ao Centro Histórico, tome o metrô Linha A, Estação "Cornélia", nas proximidades do hotel e desça na estação "Ottaviano" que fica bem perto do Vaticano.

- Se sua hospedagem for fora do centro, obtenha mapa do transporte público, ônibus ou metrô. Solicite auxílio na recepção do seu hotel e marque as estações que darão acesso aos pontos turísticos do Centro Histórico.

- Na Via Aurélia possui alguns restaurantes, que servem à tradicional comida italiana.

2º DIA

*CITY TOUR

Após café da manhã, seguimos em ônibus da operadora Surland para uma visita panorâmica por Roma antiga, dentre os locais visitados, o destaque foi para a Lungotevere (avenida as margens do Rio Tibre), o Fórum Romano, Via Fori Imperiali, Coliseu, Termas de Caracalla, Piazza Venezia, Boca Verdade, Ilha Tiberina, Museu do Vaticano com Capela Sistina e para encerrar fomos almoçar no Bairro de Trastevere.

*FÓRUM ROMANO

Localizado no centro de Roma, nas proximidades do Coliseu, o Fórum, hoje, são ruínas do antigo Centro da Vida Civil e Econômica de Roma na idade republicana, que foi erguido no final do século VII a.C. A queda do Império Romano deu início a decadência do Fórum e, juntamente com o grande terremoto ocorrido no ano 851 d.C., às majestosas edificações foram bastante danificadas, porém muito bem preservadas até a atualidade, apesar de centenas de anos se passarem.

O Fórum é atravessado pela Via Sacra que conduzia a uma colina denominada de Capitolino, e era percorrida por generais vitoriosos em guerras.  

Fórum Romano - Roma

Impossível visitar Roma e não ir até esse local. As ruínas são fantásticas. Imagine olhar para tudo isso e ficar pensando como era quando estava de pé. Imperdível! Daqui seguimos pela Via Dei Fori Imperiali e fizemos uma parada no Coliseu.

*Dicas

- Endereço: Via Della Salaria Vecchia, 5/6 - Roma - Itália

- Horário: Segunda a Domingo 08:30 às 16:30

- Paga-se uma taxa para ingressar.

- Para entender melhor o lugar, a visita deve ser feita acompanhada por um guia.

- Não toque nas ruínas e nem ultrapasse as cordas delimitadoras.

*COLISEU

Também conhecido como Anfiteatro Flávio, foi construído no período da Roma Antiga entre 70 e 90 d.C. e inaugurado pelo Imperador Tito. O Coliseu comportava 55 mil pessoas e seu nome deve-se à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal do imperador romano Nero, que ficava perto da edificação.

Quando se conhece o Coliseu apenas por fotos, estas não fazem jus ao seu tamanho, achava que era menor, mas me surpreendi quando cheguei perto e entrei. É impressionante pensar que essa engenhosidade foi edificada há quase dois mil anos. Quando visitei, a parte mais alta do coliseu estava interditada, nada que prejudicasse o passeio e o belo visual interno. Incrível! Outro monumento nos arredores do Coliseu é o Arco de Constantino.

Coliseu - Roma

*ARCO DE CONSTANTINO

É um arco triunfal em Roma, a curta distância do Coliseu e do Forum Romano, foi erguido para comemorar a vitória de Constantino na Batalha da Ponte Mílvio no ano 312 d.C. O tamanho do Arco não impressiona tanto comparado ao Arco do Triunfo em Paris, mas sua beleza arquitetônica é admirável. Vale registrar! Terminada a visita partimos para as Termas de Caracalla.

Arco de Constantino - Roma

*TERMAS DE CARACALLA

As Termas de Caracalla foram construídas entre 206 e 217, durante o governo do imperador romano Caracalla. Nas termas podiam tomar banho ao mesmo tempo até 1.600 pessoas em grandes salas para banhos quentes, mornos e frios. O lugar era arquitetonicamente fantástico, com pórticos em mármores dos mais raros, colunas colossais, as mais bonitas estátuas eram oferecidas para decorar e ser admirada ao olhar do cidadão, onde as banheiras eram de basalto e granito. Ainda hoje o inimitável cenário destas ruínas deste grandioso complexo surpreende o visitante.  Dá para ter uma ótima ideia de como os romanos nobres viviam naquela época. Muito luxo! Dando continuidade ao tour seguimos para o Museu do Vaticano.

*Dicas

- Endereço: Vale Delle Terme Di Caracalla - Roma - Itália

- Horário: Segunda a Sábado - 09:00 às 13:30 e 14:30 às 17:00

- Para visitar paga-se uma taxa, a venda de ingressos encerra-se às 16 horas.

*MUSEU DO VATICANO

Sei que todos ficam ansiosos para ver logo a Capela Sistina, mais o Complexo dos Museus do Vaticano, logo que se adentra chama a atenção por ser um conglomerado de renomadas instituições culturais da Santa Sé, que abrigam extensas e valiosas coleções de artes e antiguidades colecionadas ao longo dos séculos pelos diversos pontífices romanos da Igreja Católica.

Museu do Vaticano - Roma

O Museu é um labirinto de várias salas e corredores, cada uma mais interessante que a outra, não só pelo valor artístico das obras, bem como pela riqueza arquitetônica do próprio museu. Quem pensa que é apenas uma simples galeria para passar o tempo está enganado, o lugar é incrível! Possui até uma praça no seu interior para separar as duas grandes edificações do museu, chamada de Praça da Pinha.

Praça da Pinha - Vaticano - Roma

Siga pelas salas e corredores e no final encontrará a placa com a indicação “Capela Sistina” e você poderá apreciá-la com bastante tranquilidade. A Capela está situada no Palácio Apostólico, residência oficial do Papa na Cidade do Vaticano. É nessa Capela que os cardeais se reúnem para escolher um novo Papa. Um dos atributos mais notáveis da Capela Sistina é o seu teto, que foi pintado por Michelangelo. Pena não poder fazer fotos dentro da capela. Finalizada a visita, saímos pela Basílica de São Pedro e seguimos para o Bairro de Trastevere onde almoçamos.

Basílica de São Pedro - Vaticano

Dicas:

- Endereço: Via Le Vaticano, 165 - Roma - Itália

- A entrada principal do Museu não é pela Praça São Pedro, saindo dela e dobrando à esquerda, siga pela muralha que você verá a entrada do Museu do Vaticano.

- Se puder compre seu ingresso antes, não vai se arrepender, pois a fila é imensa.

- Faça sua visita guiada. Vale à pena!

3º DIA

*NÁPOLES

Nesse dia, após café da manhã, partimos de Roma para um Full Day pelo sul da Itália visitando a cidade de Nápoles e a Ilha de Capri. Primeiramente, fizemos um tour por Nápoles que é a terceira maior cidade italiana por número de habitantes e, desde os tempos medievais, é considerada uma das maiores metrópoles europeias.

Localizada no mar Tirreno, com vista belíssima para o Golfo de Nápoles, a cidade é possuidora de um importante porto, é o principal centro industrial e comercial do sul do país.

Nápoles - Itália

Nápoles, é também, um polo turístico com seu centro histórico declarado patrimônio mundial pela Unesco, possui o Castelo Nuevo, uma edificação imponente e muito bem conservada.  Nos arredores de Nápoles há vários locais de interesse: O monte Vesúvio com seu vulcão de mesmo nome, as ruínas de Pompéia e a famosa Ilha de Capri.

Orla de Nápoles e o Castelo Nuevo

Finalizado o tour por Nápoles, embarcamos para a Ilha de Capri.

*ILHA DE CAPRI

Capri está localizada no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, a pouca distância do continente. A ilha possui uma área de cerca de 10 km², o lugar de formação rochosa e a maior elevação da ilha é o monte Solaro com 589m. Vindo de Nápoles, desembarcamos em Capri pela Marina Grande que é a porta de entrada para quem chega à ilha.

Essa marina é o único porto de Capri, onde atracam balsas, lanchas e veleiros. Ainda na marina mudamos de barco e seguimos para o tour até a Gruta Azul e os Faraglionis, localizados do outro lado da ilha.

Ilha de Capri - Itália

*GRUTA AZUL

A gruta é uma abertura parcialmente submersa no mar. Imperadores romanos com moradias na ilha de Capri, usavam a Gruta Azul como uma casa de banho privada. O azul turquesa da água é inigualável. Vale conferir! Mesmo sendo pouco tempo para visitar a gruta devido à fila de barcos cheios de turistas disputando uma vaga para aproximar-se da gruta. Daqui seguimos para os Faraglionis.

Ilha de Capri - Itália

*FARAGLIONIS DE CAPRI

São picos rochosos com 100 metros de altura em média e ao meio se abre um arco, é uma surpreendente escultura na rocha, que surgi das profundezas do mar onde os barcos turísticos utilizam como passagem. É simplesmente espetacular quando a embarcação atravessa o arco no meio da pedra. Vale o passeio!  A ilha é muito bonita.

Ilha de Capri - Itália

Depois desse tour retornamos a Marina Grande e ficamos o restante do dia pela parte urbana da Ilha onde almoçamos e retornando a Roma final da tarde.

Dicas:

- Do primeiro ao terceiro dia em Roma, a visita aos museus do vaticano, city tour Roma Iluminada, Fórum Romano, visita a Nápoles e Ilha de Capri, todos esses roteiros foram realizados com apoio da Operadora de Turismo Surland e guias locais.

- Surland Terramar - San Bernardo, 20 - 28015 - Madrid - Espanha - www.surland.com - surland@surland.com

4º DIA

*PRAÇA SÃO PEDRO

Manhã de domingo ensolarado em Roma, ótimo para ir até a Praça São Pedro. Situada em frente à Basílica de São Pedro no Vaticano, a praça foi edificada no século XVII em estilo clássico e ao centro ergue-se um obelisco do Antigo Egito.

Praça de São Pedro - Vaticano

É nesse local que aos domingos o Papa aparece ao meio dia na sacada de sua residência, o Palácio Apostólico, e fala em vários idiomas para milhares de fiéis e turistas que ficam desde cedo a esperar por esse momento. Na verdade, não é uma missa, o Papa apenas faz um discurso e dá uma benção, essa cerimônia tem duração de meia hora e se chama “Ângelus”. O Papa, não anda no meio do povo, fala da janela do seu quarto somente. Terminada a benção, visitamos a Basílica de São Pedro.

Dicas:

- No verão bom levar protetor solar e água o calor é intenso

- Se for utilizar o Metrô, a estação mais próxima do Vaticano é a “Ottaviano”

*BASILICA SÃO PEDRO

A Basílica de São Pedro, localizada em frente à Praça São Pedro no Estado do Vaticano. A Basílica é o maior e mais importante edifício religioso do catolicismo e um dos locais cristãos mais visitados do mundo. Sua construção teve inicio em 1506, sendo inaugurada no ano de 1626. A Basílica é imponente por fora e belíssima por dentro. Não tenho palavras para descrever a riqueza das obras de arte, estátuas e as incríveis pinturas, que estão por todas as partes desta basílica.

Basílica de São Pedro - Vaticano

Visita obrigatória! Finalizada a visita, saímos a caminhar pela cidade, passando pelo Castelo de Santo Ângelo.

Dicas:

- Leve alguma peça de roupa para cobrir ombros e pernas para poder entrar na Capela Sistina.

- Ao lado da Praça São Pedro há várias lojinhas de souvenir, com muito artigo religioso.

*CASTELO SANTO ÂNGELO

O Castelo, também conhecido como Mausoléu de Adriano, está localizado na margem direita do rio Tibre, diante da Ponte Santo Ângelo, próximo do Vaticano e sua edificação teve início em 135 d.C. No castelo, atualmente funciona um museu. Como todos os bons pontos turísticos de Roma, este por sua ótima localização não pode ficar sem visita, mesmo que seja panorâmica. Daqui, sempre com mapa de Roma em mãos, seguimos para a Praça Navona, almoçar e caminhar pelas ruas estreitas e medievais da Cidade Eterna, até que veio a noite e ficamos na Praça do Panteão. Imperdível!

Castelo Santo ângelo - Roma

*5º DIA

Começando pela Piazza Venezia, reservamos esse dia para visitar outras atrações de Roma e começamos pela Piazza Venezia e o Altare Della Pátria, dando sequência pela Via Del Corso, Piazza Del Popolo, Tridente e Villa Borghese.

*PIAZZA VENEZIA

A praça é um grande logradouro no centro de Roma, em que muitas vias se cruzam, como Via Dei Fori Imperiali e Via Del Corso. Desse local, seguindo pela Fori Imperiali chega-se ao Coliseu e Fórum Romano ou seguir pela Via Del Corso vai até a Piazza Del Popolo e ao Parque Vila Borghese.

Piazza Venezia - Roma

A maior atração da praça é a imponente construção na cor branca, o “Altare Della Pátria”, um monumento em honra a Vittorio Emanuel II, primeiro rei da Itália unificada e considerado o pai da pátria italiana. A visita é imperdível para admirar a beleza desta edificação.

Altare Della Pátria - Roma

Não deixe de conferir! Dando continuidade nossa caminhada por Roma, seguimos pela Via Del Corso até a Piazza Del Popolo.

*PIAZZA DEL POPOLO

Em português quer dizer, Praça do Povo, é uma das célebres praças de Roma. O lugar é elegante, gigantesco e ponto de convergência de três vias (tridente), sendo a principal a via Del Corso, essa sequenciada pela via Flaminia, formando o então tridente. Na magnífica praça estão três igrejas, Santa Maria del Popolo, Santa Maria Del Miracoli, Santa Maria in Montesanto e ao centro o obelisco de Ramsés II. Muito bonito!

Praça do Povo - Roma

Vale a pena gastar algumas horas e visitar com tranquilidade as atrações. Depois para relaxar vá até o parque Villa Borghese, bem ao lado.

*VILLA BORGHESE

O parque e os jardins da Villa Borghese estão localizados na Colina Pinciana na cidade de Roma. O Lugar é composto por um conjunto paisagístico à maneira inglesa, acompanhado por construções históricas, museus, estátuas e monumentos, o destaque vai para a Villa Borghese Pinciana, onde está instalada a Galeria Borghese. O parque é encantador! Aqui os romanos se refugiam no verão, à sombra das grandes árvores. Do alto da colina tem-se uma espetacular vista, a seus pés, para a surpreendente Piazza del Popolo de onde saem três ruas que formam o Tridente. 

Piazza Popolo - O Tridente - Roma

A outra vista é da cidade de Roma, que de longe, observa-se a cúpula da Basílica de São Pedro.

Belo parque! Bem conservado, clima agradável, bom para aliviar o calor do verão italiano. O lugar é ótimo para caminhar, relaxar, deixar o tempo passar, fazer um lanche ou almoçar, bom para todas as idades.

Dicas:

- Há restaurantes e vários trailers que vendem sanduíches no interior do Parque.

- Para visitar a Galeria Borghese precisa de ingresso.

- O Parque é enorme, se preferir alugue uma bicicleta ou caminhe para conhecê-lo melhor.

6º DIA

Após café da manhã, encerrando nossa estada na Itália, seguimos para o Aeroporto Internacional de Roma "Leonardo da Vinci", também conhecido como Aeroporto Fiumicino e decolamos pela companhia área Alitalia com destino a Paris - França.

*Para visitar roteiro completo clique aqui: Paris 

__________________________________________________________________________________________________________

Eu Fui e Recomendo - Julho de 2011