________________________________________________________________________________ AUSCHWITZ - POLÔNIA

Durante o percurso entre Cracóvia e Varsóvia, visitamos a pequena cidade de Auschwitz, onde está localizado o antigo Campo de Concentração de mesmo nome, cujos galpões foram transformados em museu. Acreditem! No portão principal está escrito “Arbeit Macht Frei” - “O Trabalho Liberta”.

O lugar é um testemunho do Holocausto. O museu oferece visita guiada, paga-se uma taxa, onde o visitante pode percorrer os pavilhões, celas, salas repletas de objetos pessoais, roupas, óculos, malas, sapatos e cabelos dos prisioneiros que eram cortados quando chegavam aos milhares ao campo através de trem.

Num derradeiro momento da visita o guia nos leva à câmera de execução e ao forno de cremação. O mais chocante! Os presos eram de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. A visita emociona, nos leva a refletir sobre esse período negro da história da humanidade e a desejar que jamais se repitam fatos dessa natureza.

Depois da visita aos Campos de Concentração Auschwitz I e II, seguimos viagem com destino a cidade de Czestochowa.

Antes de Varsóvia, fizemos essa parada para visitar o Santuário de Jasna Gora, localizado na capital religiosa da Polônia, a cidade de Czestochowa. Esse santuário é comprado ao de Fátima em Portugal e o de Lourdes na França, considerados os mais visitados do mundo.

A Igreja é imensa, bonita e lá está à famosa pintura da “Virgem Negra” padroeira da Polônia a quem é atribuída inúmeros milagres.

Finalizada a visita ao santuário, partimos rumo a cidade de Varsóvia, a capital polonesa.

-Para visitar o roteiro de Varsóvia clique aqui: Varsóvia-Polônia

________________________________________________________________________________________________________________    Eu Fui e Recomendo - julho de 2013