______________________________________________________________________

ITÁLIA

Visitar a Itália é certamente conhecer um dos países mais fascinantes da Europa. Partindo de Milão ao norte até a Ilha de Capri ao sul, você vai passar por cidades milenares e regiões incríveis, a exemplo da encantadora região da Toscana, no centro do país, com plantações agrícolas, campos floridos, vilarejos e castelos encantadores, levando o viajante a um conto de fadas.

Dentre as cidades mais visitadas temos Verona, Veneza, Pisa, Florença e Roma, que respiram história e impressionam com suas edificações medievais. Verona, a cidade imortalizada por Shakespeare em "Romeu e Julieta". Veneza, no litoral Adriático, formada por ilhas, pontes e canais estreitos com suas Gôndolas que dão o toque romântico. Pisa, uma das cidades mais famosa da Toscana, com sua Torre Inclinada.

Símbolos da Itália

Florença, capital da Toscana, é o berço do movimento renascentista, é aqui que está o Museu da Academia com um acervo magnífico de renomados mestres das artes. Seguindo para Roma, a cidade eterna, o viajante vai se encantar mais ainda, a capital do antigo Império Romano, preserva relíquias que não podem ficar sem uma visita, Fórum Romano, Coliseu, Praça São Pedro, Museu do Vaticano e a Capela Sistina.

*QUANDO FOMOS 

Viajamos para a Itália no início do verão, julho de 2011, nesse período chove pouco, no entanto, o verão da Europa é muito quente e período da alta temporada europeia, as cidades ficam abarrotadas de turistas com muita animação. O verão italiano começa no final de junho e vai até o final de setembro.

Dicas:

- Ponha na mala um bom protetor solar fator 50!

- Tomar bastante água é imprescindível para manter a hidratação. Não vacile!

*O QUE FIZEMOS

Entramos na Itália por Milão, localizada ao norte numa das regiões mais ricas do país, a Lombardia. Milão é considerada capital internacional da moda e importante centro financeiro e comercial da Europa. Nosso roteiro pela Itália, partindo de Milão, seguiu por Sirmione, Verona, Veneza, Pádua, Lucca, Pisa, Florença, Siena, Assis, Roma, Nápoles e Ilha de Capri localizada ao sul do país.

1º DIA

*MILÃO

Chegamos a Milão no final da manhã, seguimos para o hotel, nos hospedamos e em seguida, tomamos um bonde com destino ao centro histórico da cidade.

Embora o hotel estivesse localizado na região central de Milão, para chegarmos até o centro histórico foi preciso tomar o pitoresco bondinho.

O centro de Milão é repleto de edificações antigas, museu, galerias, bares, restaurantes e muitos turistas circulando pelas ruas seculares. O maior ponto de referência turística da cidade é a Piazza Del Duomo, com sua beleza arquitetônica inigualável e ao meio o maior cartão postal "O Duomo - A Catedral de Milão" uma das maiores catedrais góticas do mundo. A igreja começou a ser erguida no século XIV, um colossal branco que chega a ofuscar a vista quando reflete a luz do sol.

Catedral de Milão - Itália

Dicas:

-Antes de entrar em qualquer transporte público compre o bilhete, vende em bancas de revistas e lanchonetes.

-Para entrar na Igreja, nada de vestido decotado, bermuda ou camiseta regata.

-É possível subir ao telhado do santuário e observar as paredes de mármore adornadas por gárgulas e estátuas de santos. - (ingresso: 6 euros).

*Galleria Vittorio Emanuele II

Outro local que chama à atenção dos visitantes, também localizada da Praça do Duomo, é a "Galleria Vittorio" uma espécie de precursor dos shoppings centers. Nessa imponente galeria de teto de vitrais e chão de mármore se concentram restaurante e lojas de grifes nada barato. Na praça central da galeria existe no chão uma figura famosa de um touro. Diz à lenda que quem pisar e girar três vezes em cima das genitais do animal terá sorte.

Galeria Vitório Emanuelle - Milão - Itália

No final tarde retornamos e a noite jantamos no restaurante do hotel.

Dicas:

-Centro histórico de Milão, ótimo para passear, sentar num barzinho ou restaurante e ver o mundo passar.

-Nos arredores da praça estão: O Museu del 900 - Arte moderno italiana e La Rinascente - Loja de departamento.

-Onde ficamos: UNA Hotel Scandinávia - Endereço: Via Giovanni Battista Fauchè, 15, 20154 Milano, Itália.

2º DIA

Após café da manhã, partimos para o Lago di Garda, aqui fizemos a travessia de barco entre as cidades de Desenzano e Sirmione.

Lago de Garda - Itália

O Lago é muito bonito, belas paisagens das montanhas ao redor, barcos e veleiros, flutuando sobre as águas calmas de azul-turquesa, o cenário se completa com as duas charmosas cidades medievais, uma de cada lado, em especial Sirmione com seu Castelo à beira do lago.

Sirmione - Itália

É encantador e agradável caminhar por essas duas joias de Garda. Aproveite e deguste os saborosos sorvetes na praça de Sirmione! Dando continuidade, seguimos viagem para Verona.

*VERONA

Localizada na região de Vêneto. A cidade possui muralha, um grande portal, o terceiro maior anfiteatro romano do mundo, hoje é usado para apresentação de Ópera e a Piazza Brá, situada na entrada da cidade antiga bem em frente à Arena, com muitos restaurantes e cafés ao redor.

Verona - Itália

Depois do almoço, saímos a caminhar pelas ruas estreitas de Verona e fomos visitar a casa da amada de Romeu. Apesar de ser uma obra fictícia, muita gente acredita que o casal existiu. Aproveite e divirta-se com os artistas de rua.

O local é um casarão com varandinha no andar superior, jardim e a estátua de bronze de Julieta. Diz a lenda, quem tocar no seio direito terá sorte. A fila é grande! Valeu a visita!

Casa de Julieta - Verona - Itália

No meio da tarde, retornamos nossa viagem com destino a Veneza, chegando ao início da noite para hospedagem e o merecido descanso.

*ONDE FICAMOS

Em Veneza a hospedagem foi no Hotel Russott - Endereço: Via Orlanda, 4, Mestre, Venezia VE, Itália - Ótimas acomodações, bom café da manhã, espaçoso e com estacionamento. Porém, a localização é no continente, fora da ilha principal de Veneza.

3º DIA - VENEZA

Logo cedo, depois do café da manhã, seguimos para o porto de Veneza e tomamos um barco a navegar entre ilhas pela lagoa de Veneza até a Ilha de Murano para visitar a Fábrica de Cristais.

Veneza - Itália

Durante a visita foi demonstrado com é a fabricação dos cristais em fornos aquecidos a mais de 1.000ºc. Dentro da fábrica possui uma loja com grande variedade de modelos e cores dos cristais por eles fabricados.

São bonitos e caros! Porém, original. Daí o preço! Final da vista, retornamos a navegar e logo chegamos a Veneza, principal ilha do arquipélago.

Veneza - Itália

Vindo da Ilha de Murano, desembarcamos na Praça São Marcos. A cidade está localizada ao norte da Itália, as margens do Mar Adriático, formada por 118 ilhas espalhadas pela Lagoa de Veneza, ligadas por 400 pontes sobre 150 canais.

Torre da Praça São Marcos - Veneza - Itália

Veneza encanta visitantes de todas as partes do mundo, seus edifícios, canais, palácios, ruas estreitas e labirínticas que sempre desembocam numa ponte.

É impossível passar por essa incrível cidade sem visitar a Praça e Basílica de São Marcos, subir na Torre da Praça São Marcos, visitar o Palácio Ducal e atravessar a Ponte dos Suspiros e a Ponte Rialto.

Ponte Rialto - Veneza - Itália

Porém, o mais desejado por casais apaixonados é navegar de gôndola pelos canais e brindar um champanhe ao som de violino. Imperdível!

Passeio de Gôndola - Veneza - Itália

Dicas:

- Hospede-se na Ilha de Veneza, bem melhor para curtir mais a cidade.

- Escale a Torre da Praça São Marcos, paga-se uma taxa e possui elevador. A vista é fantástica!

- Comprar cristal murano original na Fábrica da Ilha de Murano. Cuidado com os são vendidos por ambulantes na Praça São Marcos. Não é Murano!

4º DIA

Nesse dia, partimos de Veneza com destino final a cidade de Florença. Durante o percurso fizemos três paradas, a primeira na cidade de Pádua, a segunda em Lucca e a última em Pisa.

*PÁDUA

Primeiramente paramos em Pádua, localizada na região de Vêneto, a 37 quilômetros de distância de Veneza. Pádua é medieval e amuralhada, exemplo de cidade tipicamente italiana. Por sua proximidade a Veneza é uma ótima opção visitar por um dia para quem se hospeda em Veneza, ou quem está de passagem também vale conhecer.  Em Pádua possui uma impressionante Basílica dedicada a Santo Antônio. 

Basílica Santo Antônio de Pádua - Itália

Outro atrativo interessante da cidade, situado bem no centro histórico, é o Prato Della Valle, trata-se de uma grande praça com um belo conjunto de estátuas ao redor de um canal em forma de círculo, nos arredores da praça estão diversas lojas, cafés e restaurantes. O lugar é ótimo para caminhar e apreciar a arquitetura local. Daqui seguimos para a cidade de Pisa.

Pádua - Itália

*PISA

Vindo de Pádua chegamos a Pisa por volta das 13 horas, o percurso de 295Km entre as duas cidades, por estradas ultramodernas, fizemos em 3 horas. Quem vai ou passa pela região da Toscana não pode deixar de visitar essa cidade, bastante conhecida pela famosa Torre de mesmo nome e por ser a terra natal de Galileu Galilei. O bom de Pisa é que há uma concentração daquilo que você quer visitar, na Piazza dei Miracoli está a Torre, a Catedral, o Batistério e é possível ver em um único dia.

*TORRE DE PISA

A Torre de Pisa é uma obra de arte em mármore branco, construída em três fases ao longo período de 177 anos. A edificação do primeiro andar começou no ano 1173 um período de sucesso militar e prosperidade romana. A Torre faz parte do conjunto arquitetônico da catedral de Pisa. É possível subir na torre inclinada de Pisa, paga-se uma taxa e você vai até o último andar. Para os cautelosos, que não optarem por subir, apreciar por vários ângulos é uma boa opção e dar para fazer ótimas fotos.

Pisa - Itália

*CATEDRAL DE PISA

A Catedral, dedicada a Virgem Maria, começou a ser construída em 1186 com término em 1356, o templo católico é um excelente exemplar da arquitetura romana. A igreja faz parte do complexo arquitetônico da "Pizza Dei Miracoli", declarado pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade. Conhecer essa magnífica obra é encantador pela engenhosidade medieval. Tudo extremamente bem conservado, a cor branca do templo em dia de sol chega a ofuscar a vista.

Pisa - Itália

*O BATISTÉRIO

O Batistério de Pisa, dedicado a São João Batista, faz parte da "Piazza Dei Miracoli" ou Praça dos Milagres. Sua construção foi iniciada em 1152, a grandiosa obra é coberta por uma cúpula, possui 55 metros de altura, 107 metros de circunferência e dentro está a estátua de São João. O lugar era utilizado para batizar os pagãos ao converterem-se ao cristianismo. Impressionante seu tamanho!

Quando vemos cartões postais ou fotos da Torre de Pisa achamos que já vale a visita ao local. Engano! O conjunto arquitetônico com os três prédios mereceria a mesma fama. A torre é claro, chama à atenção de todos por seu charme e inclinação, mas, em termos de beleza, catedral e o batistério estão no mesmo nível.

Pisa - Itália

Após a visita, almoçamos, em seguida retornamos a estrada rumo a Florença, passando por Lucca.

Dicas:

- Há vários restaurantes nos arredores da Piazza Dei Miracoli.

*LUCCA

A cidade de Lucca, localizada na região da Toscana, cercada por impressionantes muralhas, mantém ainda intacto o seu antigo núcleo urbano. O centro histórico bem preservado com ruas tipicamente romanas que data de 218 a.C. A cidade é ótima para passear por suas vias estreitas e apreciar a arquitetura. Lucca é parada obrigatória para aqueles que visitam a Toscana.

Lucca - Itália

*FLORENÇA

Depois de passar em Lucca, chegamos a Florença final da tarde, nos hospedamos no Best Western Hotel Gabriele D’Annunzuio – Via G. D’Annunzio, 141 - Florença - Itália, boas acomodações, bom café da manhã, apenas a localização um pouco distante do centro histórico, necessitando de transporte. No início da noite saímos a caminhar e na mesma rua há alguns restaurantes e por aqui ficamos.

5º DIA

Nesse dia, pela manhã, fizemos caminhada pelo centro histórico da capital da Toscana.  Florença, às margens do Rio Arno, sobre o qual belas pontes, a cidade de mais de 2 mil anos foi o berço do Renascimento. O centro histórico repleto de casarões, monumentos, museus e igrejas com suas cúpulas ornamentadas completam a riqueza artista do lugar. Estima-se que aproximadamente 40% do acervo artístico italiano estão nos museus e nas ruas de Florença, a exemplo do Museu da Academia, onde estão expostas aos visitantes as melhores obras de Botticelli e Michelangelo.

Florença - Itália

Dedique ao menos dois dias para conhecer Florença, explore o Duomo, o Batistério, o Museu da Academia, sente num dos cafés da Piazza Della Signoria e sinta a cidade passar, caminhe pelas ruas, praças, vá até a Ponte Vecchio ou simplesmente se perca pelas ruas da cidade e descubra uma surpresa a cada esquina. A exemplo dessa loja de brinquedos de madeira, aproveite e faça uma foto com o Pinóquio.

*Ponte Vecchio

A ponte Vecchio foi construída em 1345, sobre o Rio Arno para substituir uma de madeira edificada na época do Império Romano. Foi à única ponte de Florença que, por determinação de Hitler, não foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial. Na ponte há várias lojas dos antigos mercadores e que permanecem até hoje, boa parte é de joalherias que ali estão desde a época do feudalismo. Em cima da mesma passa o corredor Vasariano, um corredor criado para ligar o Palácio Vecchio e a Galeria Uffizi.

Rio Arno - Florença - Itália

Visitamos o local pela manhã. Dizem que o mais bonito é ver a ponte sobre o rio Arno no momento do pôr do sol. Não se arrependerá! Fica aí a dica.

*Piazza Della Signoria

Esta bela praça é o centro de muitas atrações especiais de Florença. Dentre as principais estão o Palácio Vecchio, a Galeria Uffizi e magníficas estátuas a exemplo a de Hércules e a de Perseu com a cabeça da Medusa. Na praça também se encontra a fonte de Netuno ao lado do Palácio Vecchio. A praça tem o mesmo formato desde 1268.

Florença - Itália

*O Duomo

A magnífica Catedral de Florença (Duomo Di Firenze) levou anos até conquistar seu aspecto definitivo. Começou a ser edificada em 1296, recebendo a consagração apenas 140 anos depois e a fachada atual só foi concluída em 1887. O Duomo de Florença é simplesmente incrível pela beleza e grandeza. Diariamente, a catedral está sempre lotada de turistas, a fila para acessar seu interior é sempre grande, mas anda rápido. Por dentro, a catedral é muito bonita, especialmente a cúpula. Mas sua fachada externa é de encher os olhos. Belo cartão postal!

 

Florença - itália

*O Batistério

Situado na Piazza del Duomo, o Batistério de São João é uma construção religiosa de Florença, acredita-se que é o mais antigo prédio da cidade e é famoso por suas majestosas portas de bronze.

Florença - Itália

*O Museu da Academia

O Museu é muito famoso, devido ao seu fabuloso acervo, com destaque para a imponente Estátua de Davi, esculpida pelo mestre Michelangelo. A estátua é imensa, toda em mármore, com detalhes perfeito do corpo humano que arranca suspiros dos visitantes. Até as veias superficiais sobre braços e pernas podem ser vistas. Michelangelo foi um gênio ao fazer tantas obras, porém não perdeu sua simplicidade e humildade quando dizia: "Eu não crio nada, apenas retiro os excessos".

Dica:

-Endereço: Via Ricasoli, 58 - 60 - Florença - Itália.

-A fila é grande para visitar o Museu da Academia, se puder compre seu ingresso com antecedência.

*Basílica de Santa Maria dei Fiori

No final da tarde, fizemos a visita a Igreja de Santa Maria, possuidora de um campanário um pouco diferente de outros campanários por ser afastado da construção da basílica. A atração do local é subir pelas escadas até a cúpula e ser contemplado por uma vista de dentro para fora. Para ter essa vista da cidade encaramos os 414 degraus até o topo de onde se tem uma fantástica vista em 360 graus de Florença. Não desanime com as centenas de degraus. Vale a pena! A vista é magnífica!

Florença - Itália

Dica: Paga-se uma taxa para a visitação.

6º DIA

Após café da manhã, partimos de Florença para Roma, viajando pela Região da Toscana entre colinas, vilarejos, castelos e infinitos campos agrícolas floridos de girassol, aqui conheci a roça mais arrumada do planeta. Antes do destino final fizemos duas paradas, primeiramente em Siena e a segunda em Assis.

*Siena

Edificada no alto de colinas, cercada por antigas muralhas medievais, possui um encantador centro histórico, está localizada na região central da Toscana, a 244 km de Roma e 74 km de Florença. Siena não pode faltar em seu roteiro de viagem pela Itália.

Muralha de Siena - Itália

*Piazza Del Campo

A praça, tida como a principal da cidade de Siena, é reconhecível pela sua forma de D e inclinada como um anfiteatro, estando na parte baixa o Palácio Público e elegante Torre del Mangia com 102 metros. A praça é o ponto de convergência de todos a qualquer hora do dia. Aqui é onde acontece o Palio Di Siena, uma corrida de cavalos que ocorre no início de julho, desde o século XVII, para homenagear a Nossa Senhora.

Siena - Itália

*Piazza del Duomo

Nessa praça, foi erguida a Catedral de Siena sobre uma antiga igreja, que teria sido construída sobre um templo pagão dedicado à deusa Minerva. A construção ocorreu entre os anos 1215 e 1263, uma grandiosidade da arquitetura italiana. Construída em forma de cruz e é inteiramente revestida em mármore com listras alternadas nas cores preta e branca, uma referência às cores do brasão de armas da cidade de Siena.

Siena - Itália

Valeu a visita! Pena que não pernoitamos. Daqui seguimos para Assis, deixando a região da Toscana e ingressando na região da Umbria.

*Assis

Assis está localizada na região italiana da Umbria. A cidade é Sé Episcopal, edificada sobre o Monte Subásio da cadeia de montanhas Apeninos. A cidade preserva suas paredes romanas em pedra, ruas estreitas e sinuosas, sua maior atração é a Basílica de São Francisco de Assis.

Assis - Itália

*Basílica de São Francisco de Assis

A construção da basílica começou logo após a canonização de Francisco em 1228. Erguida sobre uma colina da cidade, a época conhecida como Colina do Inferno (onde os criminosos eram mortos). Hoje, o local é conhecido como a Colina do Paraíso. A Basílica é diferente das demais, na parte superior não há ouro nem prata, lembra apenas a simplicidade de Francisco. Na parte inferior, subsolo, está o túmulo de São Francisco.

 

Assis - Itália

Após visitar a cidade de Assis, seguimos viagem pelo Vale do Tibre com destino a Roma.

Dicas:

- Os franciscanos pedem silêncio e para não tirar fotos. Afinal o espaço não é apenas um ponto turístico.

- Esse roteiro feito pela operadora europeia "Surland", todo percurso em ônibus confortável, oito refeições inclusas, hotéis de categoria e guia de língua portuguesa.

- Surland Terramar - San Bernardo, 20 - 28015 - Madrid - Espanha - www.surland.com - surland@surland.com

* Para visitar o roteiro de Roma clique aqui: Roma

_____________________________________________________________________

Eu Fui e Recomendo - Julho de 2011