___________________________________________________________________________________ MARROCOS EM 15 DIAS

Antes de detalhar nosso tour de 15 dias pelo Marrocos, sinto-me no dever de tecer alguns comentários sobre esse fascinante país africano. O Marrocos, também conhecido como Reino do Marrocos, está situado no extremo noroeste do continente africano e faz fronteira ao norte com a Espanha (Estreito de Gibraltar), ao sul com o Saara Ocidental, a Leste com Argélia e ao oeste, banhando pelas águas do Atlântico. 

O país possui uma fabulosa geográfica, planícies predominam no litoral e zonas do Médio Atlas, cadeias de montanhas na região central, Alto Atlas, que chegam a mais de 4 mil metros de altitude e ao sul, o Deserto do Saara, composto por planícies e dunas de areia, além disso, o Marrocos apresenta variações climáticas bem definidas conforme a região, neva fortemente nas montanhas do Alto Atlas durante o inverno e no verão, calor intenso em todo país, principalmente no deserto. Perante desse cenário, vive o povo berbere por centenas de anos. 

Segundo a história, os berberes viviam em tribos no deserto do Saara, em zonas onde agora estão vários países como é o caso da Argélia, Mauritânia e, o atual, Marrocos. Os Berberes, um povo muito resistente e continua a viver em locais afastados das grandes cidades, em pleno deserto. A maioria desse bravo povo está nas montanhas do Médio Atlas, no centro do país, e também no Grande Atlas. Apesar de o estilo de vida ter mudado, os berberes mantêm suas tradições, desse modo, desperta o interesse de turistas que vão ao deserto para ver como eles vivem. 

Os berberes estão presentes na região há mais de 4 mil anos, tiveram de lutar contra todos os que apareciam, dentre eles, romanos e bizantinos. Séculos mais tarde, a ocupação dos árabes acabou influenciando intensamente a cultura bebere. Mesmo diante de tantas influencias, os berberes continuam a ser um povo com raízes fortes mantendo muitas tradições e laços tribais por gerações, muitos ainda vivem em pleno isolamento em regiões inóspitas do Marrocos, a exemplo do Deserto do Saara onde tivemos a oportunidade de visitar o acampamento de algumas famílias. 

O Marrocos não é somente deserto, montanhas e regiões áridas, o norte do país apresenta imensas planícies com terras férteis, irrigadas por águas extraídas de poços artesianos e distribuídas por meio de canais, que produzem trigo, cana-de-açúcar, oliveiras, milho, laranja. 

Enquanto no Sul do país, região mais seca, predomina o plantio de tamareiras e damascos em vales de rios alimentado pelas águas do degelo das montanhas do Atlas. 

Ante esse rico cenário natural, histórico e cultural percorremos o Marrocos por 15 dias. Fantástico!

*Marrocos – Informações gerais

-Visto: O Marrocos não exige visto para brasileiros.

-Capital: Rabat

-Sistema de governo: Monarquia – Rei atual, Mohameed VI

-População: 33 milhões

-Casablanca, Fez, Marrakech e Meknés formam o quarteto de cidades imperiais do Marrocos. 

-Moeda: Dirham – 1 Real = 2,30 DHs; 1 Dólar = 9,50 DHs; 1 Euro = 10,50 DHs (cotação/dezembro 2019).

-Melhor fazer o câmbio na cidade, no aeroporto é menos vantajoso.

-Idioma oficial: Árabe marroquino, segunda língua o Francês

-Religião: Islamismo. A sexta-feira é o dia de descanso dos muçulmanos, por isso, comércio, bares e restaurantes, a maioria fecha nesse dia. No domingo tudo funciona normalmente.

-Fique conectado em todo Marrocos, adquira um SimCard para seu smartphone. A melhor operadora com cobertura 4G, até no Deserto do Saara, é a Maroc Telecom. O chip de dados 4GB custou 70 DHs, cerca de 35 reais. Muito bom!!!

-Corrente elétrica: 220 volts.

-O artesanato do Marrocos é predominantemente feito pelos Berberes. Dentre o acervo, encontra-se a cerâmica, tapetes, colares de pedras e metais.

-A culinária marroquina é variada e rica em condimentos. Os pratos mais tradicionais são:

Tagine – Prato típico de diversos países do norte de África, sobretudo Marrocos. Consiste em um cozido ou guisado de legumes, geralmente com carne e ovos.

Harira – Sopa forte, muito popular em todo Marrocos, composta de carne de borrego cozida lentamente com grão-de-bico, ervas aromáticas e outros temperos.

Cuscuz marroquino – Mistura de farinha de milho com legumes e carne. Delicioso!

-Não se toma bebida alcoólica na rua, somente em recintos fechados.

-Clima: Desértico – Temperaturas: Verão (julho a setembro) 35 a 45ºC, Inverno (dezembro a março) -0 a 20ºC, a depender da região.

-O Marrocos não tem escassez de água, até no deserto basta cavar de 3 a 4 metros encontra-se água doce. 

-No Marrocos não possui UBER, use taxi comum. Antes de entrar no taxi negocie a corrida.

-Cuidado com o trânsito, os marroquinos nem sempre param antes da faixa de pedestre.

-Em qualquer parte do país há polícia turística. As precauções com a segurança são iguais a qualquer outro país. Nas grandes cidades e medinas é necessário estar mais atento.

- O Marrocos é tido como um país tranquilo. Sobre terrorismo, acredito, que o perigo é tanto quanto viajar para os Estados Unidos ou Europa.

-O Marrocos é subdesenvolvido, todavia goza de ótima limpeza nas vias públicas das cidades, como também, nos mais simples vilarejos do interior do país por onde passamos. Eles cuidam muito bem das cidades!

-Evite alimentar-se na rua, procure somente comer alimentos cozidos e em locais confiáveis.

-Evite comer frutas com cascas, verduras e legumes crus e beba água somente mineral.

*QUANDO FOMOS

O Marrocos é um excelente destino para embarcar durante todo o ano, porém, vale salientar que o verão é muito quente, 45 graus facilmente. Já o inverno é a estação chuvosa, com muito frio e neve nas montanhas, ótimo para os amantes do esqui que lotam a cidade de Ifrane, possuidora de uma estação de esqui.

Portanto, as melhores estações para viajar ao Marrocos é a primavera e o outono. Nossa viagem aconteceu no final do outono, início de dezembro 2019, nesse período o clima é bastante agradável com temperaturas que oscilam de 6 a 20 graus a depender da região. Longe do calorão do verão marroquino.

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de 15 dias pelo Marrocos nos hospedamos em Hotéis, Riads e Acampamento. 

Nas cidades de Casablanca e Dades ficamos no Hotel Barceló e Hotel Xaluca, respectivamente. Em Chaouen, Fez, Ouarzazate e Marrakech nossas estadas foram em Riads. No Deserto do Saara nos hospedados no Albergue Café Du Sud e no Acampamento Oasys Luxury Camp, tenda de lona com estrutura de hotel 4 estrelas, em pleno Deserto do Saara. Excelente!

*Dicas:

-Riad, é a designação dada a casas ou palacetes possuidoras de um jardim interno com chafariz que constituem o habitat tradicional das medinas de Marrocos.

-Medinas, são as antigas cidades muralhadas do Marrocos.

*O QUE FIZEMOS

O Marrocos de norte a sul, leste a oeste detém um gigantesco patrimônio histórico, arquitetônico, cultural e religioso. Para esta postagem ficar mais acessível, resolvi dividir nosso roteiro de 15 dias em várias páginas e por região:

-Região Litoral Noroeste – As capitais Econômica e Administrativa: Casabla nca/Rabat

-Região Norte – As cidades de Chefchaouen, Fez e Ifrane e o Médio Atlas: Chefchaouen/Fez    

-Região Sul – Saara, Rissani, Merzouga: Deserto do Saara

-Região Central – Gargantas de Todra e Dades, Ouarzazate e Alto Atlas: Dades/Ouarzazate

-Região Oeste – A capital do turismo: Marrakech 

Nosso tour pelo Marrocos foi personalizado para 4 pessoas, a partir do roteiro “Desejos Marrocos” oferecido pela agência Trilho Salama em seu site, com sede em Portugal.

O tour privativo incluiu hospedagens, van com motorista, cinco jantares, guias locais em Casablanca, Fez e Marrakech, carro 4x4 no Deserto do Saara e passeio de dromedário pelas dunas do Saara ao pôr do sol. Fantástico!!!

Nosso condutor e companheiro de viagem durante os 15 dias foi Ismael, um jovem marroquino muito educado e simpático. 

-Trilho Salama – www.viagensmarrocos.com

-Comercial: Luís Bibi

-Email: viagensmarrocos@trilhosalama.com

-WhatsApp: +351 932 555 593 – Portugal

Toda adaptação do roteiro e posterior reserva foi feita por e-mail com Luís Bibi. Excelente atendimento!

Foram 15 dias inesquecíveis no Marrocos. As diferenças regionais do país, o azul de Chefchaouen, o verde das colinas abarrotadas de oliveiras e as plantações de trigo que invadem o horizonte. 

O amarelo-alaranjado das dunas do Saara, a forma de vida e a cultura do povo Berbere no deserto, as belezas das Gargantas de Dades, a terracota presente nas edificações de Marrakech, toda essa diversidade, faz do Marrocos um país fascinante. 

Provamos o clima árido do deserto por trilhas e dunas que parecem não ter fim. Atravessamos as sinuosas estradas das montanhas do Alto Atlas, ao lado de imensos desfiladeiros, como não tivéssemos destino certo. Emocionante! 

Uma viagem de belas paisagens e altamente enriquecedora, que deixou marcas profundas em nossas mentes para sempre. Valeu Marrocos!!!

*Viajando pelas estradas do Marrocos

Abrir esse espaço para registar algumas imagens capturadas nos deslocamentos pelo interior do país. Mesmo com o veículo em movimento, tive o privilégio de fazer inúmeros cliques que retratam estradas, paisagens, vilarejos e o modo de vida simples e as vezes árduo de um povo habituado com mudanças e andanças.

O circuito de 15 dias pelo Marrocos, em van privativa, teve início na cidade de Casablanca, onde permanecemos por três noites para explorar as atrações locais. Veja roteiro completo aqui: Casablanca/Rabat

_________________________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Dezembro de 2019