__________________________________________________________________________________________ NORUEGA / OSLO – 4 Noites

 

A história da Noruega se confunde com a da Escandinávia. A região denominada de Escandinávia é formada pela Noruega, Suécia e Dinamarca. A Escandinávia por quase três séculos, entre VIII e XI, teve toda sua extensão territorial ocupada pelos vikings. 

Os vikings, um povo originário do norte europeu, não vivia sob um único reino ou governo escandinavo. Na realidade, eles se dividiam em diferentes tribos espalhadas pelas três nações, Dinamarca, Suécia e Noruega, e compartilhavam da mesma fé, tinham costumes similares e objetivos expansionistas. Eram excelentes navegadores! 

A Noruega possui uma geografia diversa com montanhas, geleiras, vales e fiordes profundos na costa oeste. Oslo, a capital, é uma cidade cheia de áreas verdes e museus. 

A história e as raízes de Oslo estão intimamente ligados à cultura viking. Conheça a apaixonante história de uma cidade que protagonizou guerras, explorações árticas e grandes avanços marítimos ao logo dos tempos. 

*Informações Gerais:

-Noruega: Capital Oslo.

-Fuso horário: 5 horas a mais em relação ao Brasil

-Sistema de governo: Monarquia – Rei Harald V.

-Moeda: Coroa Norueguesa – 1 Real = 2,14 NOK (câmbio junho 2023)

-Visto: Brasileiros não precisam de visto para visitar a Noruega

-Idioma: Norueguês, o inglês é bem utilizado pelos noruegueses  

-Excelente infraestrutura rodoviária, portuária, aeroportuária e ferroviária.

*QUANDO FOMOS

Os meses de melhor clima na Noruega e Oslo é de maio a setembro, ou seja, final da primavera e início do outono. Os meses mais quentes são julho e agosto. Os demais meses do ano são mais frios e chuvosos.

Visitamos Oslo no início de junho de 2023, temperaturas agradáveis variando entre 10 e 25 graus com dias ensolarados e parcialmente nublados, excelente para caminhadas pela cidade. 

*ONDE FICAMOS

Para nossa estada de 4 noites em Oslo nos hospedamos no Comfort Hotel Xpress, próximo ao centro histórico e comercial da capital norueguesa. Uma dica importante é sempre se hospedar na região central de Oslo, mesmo que pague um pouco mais caro, com isso não dependerá de transporte público, principalmente taxi que é extremamente caro não só na Noruega, mas em toda Escandinávia.

-Hotel: Comfort Hotel Xpress Youngstorget

-Endereço: Mollergata 26, Oslo, Noruega

-Ótima localização, reservado pelo Hotéis.com.

*O QUE FIZEMOS

Depois de 1 hora e meia de voo viajando pela Finnair, Cia área Finlandesa, vindo de Helsinque, desembarcamos no Aeroporto de Oslo e seguimos de taxi para o Comfort hotel Xpress.

-DICA: O Aeroporto de Oslo fica a 37 Km do centro da cidade e possui estação de trem dentro do mesmo. Se você estiver em grupo de 4 pessoas é mais vantajoso pegar um taxi. Na saída do aeroporto há um painel digital onde você informa o endereço do seu destino e aparece várias opções de companhias de taxi com os preços, é claro que escolhemos a mais barata.

-Taxi – 880 NOK grupo de 4 pessoas com 4 malas medias. E com a vantagem de descer na porta do hotel. O pagamento é feito no momento da sua reserva no painel digital. Muito bom!!!

-Trem/bilhete – 240 NOK por pessoa (960 NOK 4 pessoas) até Estação Central de Oslo.

Oslo é uma cidade relativamente plana o que favorece fazer caminhadas para descobrir todos os pontos turísticos da região central. 

Existem algumas atrações mais afastadas do centro que dependerá de transporte, a exemplo de muitos museus que ficam na Península Bygdoy, como o Museu Marítimo Norueguês, o Museu Fram e o Museu do Navio Viking, nas margens da península. Nesse caso, para essas atrações mais distantes do centro, adquirimos o ticket 24 horas do ônibus turístico “Hop-On Hop-Off”.

Primeiramente, percorreremos a pé todo o centro histórico e comercial da capital norueguesa e visitamos as seguintes atrações:

*Catedral de Oslo

A catedral da capital norueguesa é conhecida também como a Igreja de Nosso Salvador. O templo em estilo barroco foi construído durante a segunda metade do século XVII e constitui um dos edifícios mais populares da cidade. O interior da catedral possui belas pinturas no teto que enchem o olhar dos fiéis noruegueses e dos visitantes. Além disso, o relógio da torre da Catedral de Oslo é o mais antigo da Noruega e data de 1718. 

-Localização: Karl Johans gate, 11.

-Horário: Todos os dias, das 10 às 16 horas (sexta-feira apenas à tarde).

*Karl Johans Gate

É a principal avenida do centro de Oslo, é também um importante núcleo do comércio local e de grandes marcas internacionais (Zara, H&M, Louis Vuitton), bares, restaurantes e muita gente circulando. A grande avenida conecta o Parlamento com a Estação Central de Trem. 

Caminhe calmamente pela bela via e sinta o dia-a-dia dos noruegueses, viste o Parlamento, a Universidade de Oslo e ao final da admirável avenida, no alto de uma colina, está o Palácio Real de Oslo.

*Parlamento da Noruega

O suntuoso edifício de frente oval, sede da Assembleia Nacional da Noruega, é um dos mais peculiares da Noruega e o principal símbolo da democracia norueguesa. O Parlamento está situado na principal avenida de Oslo, a Karl Johans Gate. Sendo bem fácil encontra-lo. 

O edifício sede do Parlamento foi construído em 1866. No verão, há visitas guiadas grátis todos os dias (final de junho a agosto). Na primavera e no outono, as vistas guiadas são aos sábados. Mesmo que não visite o interior do admirável edifício, confira sua bela arquitetura e a poucos passos, seguindo pela área verde, a frente está o Teatro Nacional. 

*Nationaltheatret – Teatro Nacional

O Teatro Nacional da Noruega é uma das mais relevantes casas de espetáculos norueguesa para apresentação das artes dramáticas. O teatro teve sua primeira apresentação em 1 de setembro de 1899, embora tenha suas origens no Christiania Theater, que foi fundado em 1829. Nossa visita foi apenas por fora. 

-Endereço: Johanne Dybwads plass 1, Oslo, Noruega

Outra construção admirável da Avenida Karl Johans Gate é a Universidade de Oslo.

*Universidade de Oslo

A Universidade de Oslo é a mais antiga das universidades norueguesas. Foi fundada em 1811 pelo rei Frederico VI, quando o país se encontrava sobre o domínio dinamarquês. A magnifica Universidade conta com cerca de trinta e oito mil estudantes e mais de quatro mil empregados atualmente. 

Seguindo em frente pela Karl Johans Gate, no final da avenida, no alto da colina está o Palácio Real de Oslo.

*Palácio Real de Oslo

O Palácio Real é a residência da família real norueguesa e um dos principais monumentos de Oslo. Em 1905, a Noruega se tornou independente da Suécia e se estabeleceu como uma monarquia constitucional. O poder executivo, atualmente está nas mãos do rei Harald V. 

Ao visitar o Palácio Real, você também pode fazer um passeio pelos jardins que o cercam e que estão abertos ao público a partir de meados do mês de maio até outubro. 

Um dos maiores atrativos da residência real é a troca da guarda. Todos os dias, às 13:30 horas, a Guarda de sua Alteza Real desfila durante quarenta minutos. No dia em que assistimos a Troca da Guarda quem estava presente era o próprio Rei Harald V e sua esposa, Sônia da Noruega, acompanhando o evento da sacada do palácio. 

-Localização: Slottsplassen, 1 – Praça do Palácio

-Horário: Tours pelo palácio - Todos os dias das 10 às 17 horas.

*Aker Brygge – Orla de Oslo

Às margens do porto de Oslo está uma das zonas mais animadas e frequentadas da cidade. No bairro de Aker Brygge há muitas edificações residenciais e comerciais de arquitetura supermoderna, canais e pequenas pontes embelezam ainda mais o lugar. 

Construído após a demolição de antigos edifícios industriais, o Aker Brygge é um bairro atrativo e cheio de vida, cujo calçadão a beira mar constitui um dos lugares mais populares da capital norueguesa que enche o olhar dos visitantes. 

O bairro é um importante núcleo comercial que concentra boutiques, lojas, restaurantes e cafeterias. Tudo isso com vistas para o mar! Circule por toda a orla, especialmente durante os dias mais quentes, e descubra as inúmeras estátuas e esculturas em bronze espalhadas por todo passeio e ruas do bairro.

Do outro lado da baia, a 1.2 Km, está a Fortaleza de Akershus, um forte de origem medieval.

*Fortaleza de Akershus

Akershus é um belo forte de origem medieval que ao longo de sua história foi cenário de diversas batalhas. Atualmente, é uma das atrações turísticas da cidade. O forte ainda continua sendo zona militar. No entanto, está aberto à visitação e é também usado como sede de eventos oficiais. 

Para ver todo o complexo são necessárias pelo menos duas horas. O conjunto arquitetônico da Fortaleza conta com vários pontos de interesse e possui uma grande extensão. A principal atração do forte é o castelo. 

O Forte de Akershus conta com dois museus em suas instalações: o Museu da Defesa, onde podemos ver a história militar norueguesa desde os tempos vikings até a atualidade, e o Museu da Resistência, onde é possível conhecer a história da Resistência durante a ocupação nazista na Noruega. Outro atrativo da Fortaleza é a vista para a baia de Oslo e ao fundo o bairro Aker Brygge. 

-Horário: 1º de maio a 30 de setembro - Porta principal: das 6 às 21 horas.

-Preço: Entrada gratuita.

*Circuito de Ônibus “Hop-On Hop-Off”

Explore as principais atrações da mais antiga capital escandinava, em um ônibus turístico aberto. Adquira seu passe, válido por 24 horas, embarque e desembarque quantas vezes quiser nos pontos indicados. Desfrute de vistas de 360° da cidade e saiba mais sobre a história de Oslo por meio de audioguide em vários idiomas, escolha o seu e viaje nessa aventura. 

Pegamos o Hop-on Hop-Off logo no primeiro horário do dia, às 10 horas da manhã. O circuito completo é composto de 11 paradas onde você pode descer visitar as atrações em cada parada e embarcar em outro ônibus com o mesmo ticket. Fizemos o circuito completo, porém descemos em 3 atrações turísticas que achamos ser as melhores: O Parque de esculturas de Vigeland, a Península de Bygdoy (Museu Fram) e a Ópera de Oslo. 

O ponto de partida e onde também vende o ticket fica na Avenida Karl Johans Gate, em frente a Universidade de Oslo. A última parada do circuito é na Estação Central de Oslo.

-Ônibus hop-on hop-off de 24 Horas. Audioguide multilíngues - Espanhol. Preço: Adulto NOK320 – R$155

*Parque de esculturas de Vigeland

O Parque Vigeland é uma das atrações mais visitadas de toda a Noruega e um dos lugares mais queridos de Oslo, tanto para turistas quanto para os moradores. O logradouro recebe mais de um milhão de visitantes por ano! 

O enorme parque possui uma extensão de 32 hectares e entre seus pontos mais chamativos destaca-se a grande fonte de bronze, composta por seis gigantes que seguram uma vasilha de onde jorra água. 

O Parque Vigeland é um autêntico museu ao ar livre, um espaço muito tranquilo e agradável, ideal para desfrutar de algumas horas relaxando, longe de tudo. Outro grande destaque do belo parque e a ponte de granito decorada por 48 chamativas figuras de bronze. Divirta-se com elas!!! 

As esculturas em bronze e granito é da autoria do escultor norueguês Gustav Vigeland, falecido em 1943. As obras materializam inerências da existência humana, como o trabalho, a ira, a maternidade, o sexo, a fraternidade. 

-Localização: Parque Frogner

-Horário: Aberto 24 horas.

-Preço: Entrada gratuita. Para quem vai a Oslo essa é uma visita necessária. Imperdível!!!

Finalizada a visita seguimos para o portão principal e embarcamos no Hop-on Hop-off com destino a Península de Bygdoy.

*Península de Bygdoy - Museu Fram

O Museu do Fram narra a apaixonante história de aventuras da navegação polar norueguesa por meio do navio Fram, construído em 1892. O barco foi usado em três grandes expedições polares, chegado mais ao norte e mais ao sul que qualquer outro navio na história. 

Durante a visita é possível entrar no navio Fram para descobrir seu interior, percorrer os quartos, cozinha, a sala das caldeiras e outros ambientes e imaginar como seria o dia a dia dos tripulantes nas longas viagens. 

Outro atrativo do navio é subir no convés e viver uma viagem virtual abordo do Fram navegando sobre as ondas revoltas das águas polares. Imperdível! 

O museu inclui fotos, utensílios e algumas projeções que conta a história do barco e suas expedições. Também é possível desfrutar de um espetáculo audiovisual que simula as auroras boreais do polo norte.  

O Museu do Fram é muito completo e bem interessante. Uma visita agradável!

-Localização: Península de Bygdoy.

-Horário: 1º de junho até 31 de agosto - das 9 às 18 horas. Visitamos o museu em junho/2023, demais meses do ano os horários são diferentes.

-Preço: Adulto NOK140 - R$63. Crianças e estudantes: NOK50 - R$24. Maiores de 60 anos: NOK90 - R$44.

-Lugares próximos: Museu Kon-Tiki a 99m. Museu dos Barcos Vikings a 873m. O Museu dos Barcos Vikings não visitamos, já havíamos visitado o Museu Vikings de Estocolmo). Mas, fica aí a dica!

Depois de visitar o Museu do Fram, pegamos novamente o ônibus e seguimos para A Ópera de Oslo.

*A Ópera de Oslo

Em 2008, o estúdio de arquitetura norueguês Snohetta revolucionou a arquitetura de Oslo construindo o arrojado edifício que parece emergir das águas de forma ascendente. 

A imponente construção de mármore é um dos monumentos mais visitados da capital norueguesa. 

A Ópera e Balé de Oslo converteu-se no principal centro cultural da cidade e é um dos edifícios mais icônicos da capital norueguesa.  Do alto de sua rampa os visitantes desfrutam de uma bela vista para a cidade. 

Em verdade, além dos moderníssimos traços arquitetônicos da Casa da Ópera de Oslo, o que ela tem de mais impressionantes é a sua localização. O edifício foi construído às margens do mar do Norte, em frente ao fiorde norueguês. 

O telhado da Casa de Ópera é um excelente mirante. Devido à forma escalonada do edifício, você pode subir caminhando a rampa até a parte superior e desfrutar de vistas únicas de Oslo. 

-Localização: Kirsten Flagstads Plass, 1.

-Horário: segunda a sexta, 10 às 21 horas; sábados e domingos, 12 às 21 horas.

-Preço: A entrada ao edifício é gratuita.

Assim foi nossa estada em Oslo. No dia seguinte, partimos de trem com destino a Bergen. A viagem da capital norueguesa até Bergen foi abordo do confortável trem da companhia VY, www.vy.no/en

Depois de 7 horas percorrendo por incríveis paisagens, vilarejos, montanhas, vales e longos tuneis desembarcamos na Estação Central de Bergen às 19 horas.  

Bergen é a segunda maior cidade norueguesa, localizada na costa oeste do país, a região dos fiordes. 

Veja roteiro completo aqui: Bergen-Noruega

___________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo – Junho 2023