_______________________________________________________________________________ PRAGA

Localizada no coração da Europa, Praga sobreviveu a guerras e conflitos políticos, a cidade foi chamada pelo escritor alemão, Wolfgang, de "A Joia de Pedra" e é considerada até hoje como uma das capitais mais bonitas do leste europeu. Não é necessário muito tempo de caminhada pelas ruelas e pontes sobre o Rio Vltava, que corta o local, para entender porque ela figura na lista de patrimônios históricos da humanidade da UNESCO.

  

A história mais longa sobre a cidade começa na via mais célebre, pela qual caminharão com certeza todos os visitantes. “O Caminho do Reis”. Era por aqui que passava os cortejos para a coroação de reis, na idade média os cortejos entravam para a Cidade Velha pela Porta da Torre Nova e dirigiam-se ao Castelo Real. Hoje o Portal é chamado de Torre da Pólvora.

Mesmo com as principais atrações da cidade em mente, o bom mesmo é caminhar sem rumo e perceber que ao final de cada viela, sempre surge uma construção, praça, parque e, por vezes, o turista se depara com a margem do Rio Vltava com suas belas pontes, que faz o passeio valer à pena.

 

*QUANDO FOMOS 

Viajamos para a República Tcheca no início do verão, final de junho de 2013. Época do ano em que a cidade fica mais calorosa, com muita gente de todos os lugares do mundo, bares e restaurantes lotados, boa opção para quem busca animação e calor humano. Nessa região da Europa o verão é de pouca chuva, traz consigo belas paisagens e temperaturas que variam de 16º a 30ºC. Nesse período pós-primavera é excelente oportunidade para quem gosta de fotografar e também para quem curte explorar a cidade a pé, isso por causa do clima, nem tão frio e nem tão quente.

*ONDE FICAMOS

Se você é um daqueles turistas que gosta de caminhar e ganhar tempo a melhor hospedagem em Praga é no centro histórico ou em suas proximidades, como a capital da República Tcheca oferece opções para os mais diversos tipos de público e possui inúmeros pontos turísticos e todos mais concentrados na região central da cidade, preferimos nos hospedar no centro a margem esquerda do Rio Vltava, ótima localização para percorrer os diversos pontos da cidade.

Ficamos 3 (Três) noites na cidade e nos hospedamos no - President Hotel – Rua Námestí Curieových, 100 – Praga – República Tcheca.

*O QUE FIZEMOS

Praga oferece um grande número de pontos e atrações turísticas para todos os gostos e, além de ser considerada uma das cidades mais bonitas da Europa, para explorá-la adequadamente você vai precisar de alguns dias para visitar e conhecer as principais atrações e de preferência contrate um guia local, que já existe em língua portuguesa. Nós fizemos a parte alta da cidade onde estão Palácios e o Castelo de Praga com a guia local.

*Alena Masadilová – sirial@seznam.cz

1º DIA:

Vindo de Viena chegamos a Praga no final tarde e nos hospedamos no President Hotel às margens do Rio Vltava, e no início da noite seguimos caminhado para o centro histórico passando pelo Teatro Nacional e fomos até a Ponte Carlos.

Essa região, chamada de cidade baixa, fica o agito noturno e por aqui ficamos até o final da noite onde jantamos num dos restaurantes das estreitas ruas medievais. Não deixe de visitar a ponte à noite, sua iluminação deixa-a ainda mais charmosa.

2º DIA:

*CIDADE VELHA - Após café da manhã, dedicamos o dia para explorar a cidade baixa. Praga conhecida como a “Cidade do Ouro” ou ainda a “Cidade das Cem Torres”, a melhor maneira de percorrer essa Joia é a pé e começamos pelo centro histórico, também chamado de Cidade Velha. 

    

A Praça da Cidade Velha é passagem obrigatória, e certamente você vai cruzá-la várias vezes enquanto estiver a caminhar pela cidade.

 

*PRAÇA DA CIDADE VELHA – Duas atrações da praça que podem ser visitadas são a Catedral Gótica de Santa Maria de Týn e a Igreja de São Nicolau.

*RELÓGIO ASTRONÔMICO – Localizado na fachada do Prédio da Câmara Municipal da Cidade. Você pode admirar o Relógio Astronômico, que produz um pequeno espetáculo de hora em hora, quando bonecos de madeira saem do relógio. Depois de apreciar o espetáculo do relógio, seguimos por ruelas medievais repletas de restaurantes, lojas de cristais da Boêmia e lojas de souvenirs.

*A TORRE DA PÓLVORA - Outras atrações imperdíveis são a Casa Municipal de Praga e a Torre da Pólvora situada ao lado, que conjuntamente formam uma combinação perfeita. Outro ponto turístico interessante e a Igreja N. Sª. da Vitória mais conhecida como “Menino Jesus de Praga”.    

Ficamos até o final da tarde na cidade velha e retornamos ao hotel pela margem o Rio Vltava (Moldava) onde se encontra um dos principais cartões postais da cidade, a Ponte Carlos.

*A PONTE CARLOS - É a ponte mais antiga da cidade, com aproximadamente 500m, e faz a ligação entre a Cidade Velha e a Cidade Baixa. A ponte é fechada para carros e tornou-se num grande calçadão tomado por turistas. A ponte possui duas torres, uma em cada extremidade e ao longo de sua extensão há mais de 30 esculturas barrocas. À noite fomos assistir ao espetáculo de Teatro Negro em seguida jantamos no restaurante ArtDeco.

3º DIA

*O DISTRITO DO CASTELO - O terceiro dia foi dedicado ao Distrito do Castelo. Como o distrito fica numa colina para começar o passeio há duas opções: subir a pé ou pegar o bonde 22. 

Dessa vez não fomos a pé! Subimos a colina de ônibus do receptivo e por sugestão de Alena Masadilová, guia local, fomos até o final da colina para então a partir dela começarmos a descida a pé.

*AS IGREJAS DA COLINA DO CASTELO

Nossa Senhora do Loreto - Com seu fabuloso tesouro de ouro e diamantes, em seguida chegamos à gótica Catedral de São Vitor, com seus objetos preciosos, pinturas medievais, vitrais e mosaicos do século XIV; depois visitamos a Basílica de São Jorge, construída no ano 920 e faz parte no Castelo de Praga. A Basílica de São Jorge abriga diversas esculturas e pinturas checas.

 Do alto da Colina obtém-se uma vista panorâmica de Praga.

 

*O PALÁCIO WALLEMSTEIN - Seguimos a caminhada e visitamos os Jardins do Palácio Wallemstein e chegamos a Praça Hradcanské que é a principal entrada no recinto do Castelo de Praga. O Distrito do Castelo possui dezenas de atrações imperdíveis.

*O BECO DO OURO

Beco do Ouro é uma rua de casinhas coloridas numa descida onde possui pequenos restaurantes, artistas de rua e é claro muito turista.

Após curtir o visual da cidade a partir dos pátios do castelo, descemos pela rua Nerudova para chegar à Cidade Baixa (Malá Strana), também conhecida como Cidade Pequena, possui dezenas de restaurantes e hotéis, muitos deles nos arredores da Praça da Cidade Baixa.

No percurso, não deixe de passar na Igreja de São Nicolau. Concluída no século XVIII, exibe diversas estátuas e pinturas, além de um órgão de 2500 tubos que já foi tocado até por Mozart.

*A FEIRINHA DE ARTESANTO

No final da tarde fomos para a feirinha de artesanato no centro histórico de Praga. Quem curte risada de bruxas, nessa feirinha tem uma variedade enorme de bonecas “bruxinhas” ao fazer qualquer barulho próximo, elas começam a dar gargalhadas.

4º DIA:

Após café da manhã, seguimos viagem em ônibus rumo a Cracóvia na Polônia com parada em Wadowice. 

-Para visitar o roteiro de Wadowice clique aqui: Wadowice-Polônia 

________________________________________________________________________________

Eu Fui e Recomendo - junho de 2013