______________________________________________________________________ EL CALAFATE

Se Ushuaia é a Terra do Fogo, a pequena e simpática El Calafate é conhecida como a Terra dos Ventos. Sem dúvida é nessa cidade que se encontra o principal cartão postal de toda a Patagônia Argentina: O Glaciar Perito Moreno. A pequena cidade com cerca de 20 mil habitantes fica estrategicamente localizada entre El Chalten e Torres Del Paine (Chile), o que a torna parada obrigatória para os turistas. A avenida Del Libertador da bela cidadezinha é repleta de lojas de chocolate, souvenires e restaurantes.

*QUANDO FOMOS

Escolhemos o final da primavera, dezembro de 2011, porque é sem dúvida uma das melhores épocas devido à proximidade do verão. Nessa época do ano com temperaturas amenas, dias ensolarados, dar para fazer caminhadas, deleitar com a visão dos lagos cristalinos e observar as enormes geleiras. 

Glaciar Perito Moreno

Ótimo período também para visitar os parques nacionais, ou simplesmente fazer um passeio pelas montanhas áridas aos arredores da cidade. 

Mesmo no final da primavera é ótimo para visitar a região com temperaturas amenas com 13ºC em média e dias ensolarados - Leve protetor solar e agasalho.

*ONDE FICAMOS

Depois de uma hora de voo sobre a Cordilheira dos Andes com impressionantes vistas áreas de lagos, montanhas e picos nevados chegamos a El Calafate no final da manhã. Fizemos o traslado para o hotel e nos hospedamos por 3 noites.

Hotel Sierra Nevada - Av. Del Libertador, 1888 - El Calafate - Santa Cruz - Argentina - Próximo de tudo e bom para andar pela cidade.

*O QUE FIZEMOS  

1º DIA

*El Calafate

Chegamos em Calafate por volta do meio dia e após hospedagem fomos para a Av. Del Libertador, a principal da cidade, almoçamos e ficamos a caminhar o restante do dia pelas ruas da pequena e aconchegante Calafate repleta de turistas.

2º DIA

*Parque Nacional Los Glaciares - Glaciar Perito Moreno

O pessoal do Receptivo Prestígio nos pegou às 8 horas no hotel e partimos em grupo para um passeio de um dia inteiro pelo Parque Nacional Los Glaciares. 

Seguimos em ônibus pela Ruta Provincial 11 margeando o Lago Argentino e antes da entrada ao Parque fizemos uma parada num dos mirantes para apreciar as paisagens andinas, na entrada principal do parque o guia da Prestigio comprou nossos ingressos que já estavam inclusos no preço do passeio.

*O Perito Moreno

O Glaciar Perito Moreno, declarado pela Unesco em 1981 como patrimônio mundial, é um dos únicos glaciares do mundo que não está diminuindo de tamanho. 

Mesmo com os blocos de gelo (com mais de 65 m de altura) se desprendendo com frequência sobre as águas do Lago Argentino, o glaciar, no final de seus 35 Km, continua formando cada vez mais gelo e vai avançando. O Perito Moreno existe há uns 30 mil anos.

O passeio para o Parque Nacional oferece duas opções: 

1- Parque + navegação próximo ao glaciar; 

2 - Parque + Navegação + Mini Trekking. Nós fizemos essa opção por ser mais completa.

*Navegação + Mini Trekking 

É feita uma navegação por cerca de 30 minutos pelo Lago Argentino, onde o barco mantém uma certa distância dos paredões do glaciar, não podendo se aproximar muito por questões de segurança, devido a todo instante gigantescos blocos de gelo se desprenderem do glaciar causando um enorme estrondo e ao caírem na água provocam pequenas ondas. 

São cenas impressionantes!!! Dando sequência, atravessamos para o outro lado onde desembarcamos e seguimos nosso passeio para dessa vez fazermos o Mini trekking - Caminhada sobre o Glaciar. 

    

Partindo do atracadouro, fizemos um pequeno percurso por trilhas e passarelas na floresta para no final chegarmos no ponto de apoio dos guias.

Aqui eles dividem as pessoas em grupos, que não podem ter mais de 10 pessoas para cada dois guias, e nesse momento os guias nos transmitem algumas orientações sobre os cuidados no passeio e colocam uns grampões nos nossos tênis para dar mais segurança e facilitar a caminhada sobre o gelo.

       

Todos prontos, seguimos em fila com um guia na frente e outro sempre atrás do grupo, caminhamos por duas horas em trilhas sobre o Perito Moreno que nos proporcionou cenas e imagens inesquecíveis, onde as diferentes formações do glaciar com seu branco e azulado gelo se confundem com as nuvens e céu de cores iguais, o que nos leva a sensação de flutuarmos no espaço. 

Já para finalizar a caminhada fomos surpreendidos com um drink dentro de uma pequena gruta em plena geleira. É uma experiência única e imperdível.

 

Atenção! Deve-se levar luvas, casaco para frio e impermeável, gorro, cachecol e siga as orientações dos guias, eles são profissionais e cuidadosos com você.

3º DIA

*Balcones de Calafate

Esse passeio pelas montanhas áridas aos arredores da cidade El Calafate tem várias saídas por dia, fizemos no final da tarde às 17h30. Escolhemos esse horário, devido ao sol se pôr às 20h o que proporcionou ótimas paisagens.

O passeio tem duração total de aproximadamente 2 horas e meia desde a saída do hotel. Existem várias modalidades para conhecer as montanhas, nós escolhemos em veículo 4x4.

Saímos do hotel já no caminhão 4x4 rumo as montanhas por estradas sinuosas de terra, nosso guia e motorista seguiu por 1 ½ hora de passeio nas linhas do vale, subidas e descidas íngremes e morros situados atrás de El Calafate e alcançamos uma altitude de 990 metros acima do nível do mar.

Desse ponto já tivemos paisagens espetaculares, seguimos mais e atingimos alturas de até 1.050 metros, onde encontramos umas formações rochosas singulares, conhecidas por Chapéu Mexicano. Na verdade essas formações são puro minerio de ferro. Incrível!

 

Nessa parada, em um ponto onde as pessoas desfrutam de uma vista panorâmica de El Calafate, Lago Argentino e vista para a Cordilheira dos Andes, porém o vento é frio e intenso.

Dando continuidade, o guia nos deixou e orientou que fizéssemos uma pequena caminhada pelas montanhas áridas para ir até o outro lado de um morro e para nossa surpresa havia um pequeno acampamento, barraca de lona, onde serviram chocolate quente para todos.

Ficando mais dias, solicite outras informações em agências locais em relação a outros passeios em Calafate, que são vários, a exemplo Parque Nacional Torres del Paine (Chile). Esse não fizemos, mas em outra oportunidade com certeza faremos!

Dica: Depois do inesquecível passeio sobre o Glaciar Perito Moreno ou do 4 x 4 nas montanhas áridas de El Calafate nada como degustar uma Sopa de Calabaza para espantar os ventos frios. Restaurante Pura Vida - Av. Del Libertador.

*Bom levar agasalho, a noite a temperatura cai um pouco mesmo no verão.

__________________________________________________________________________________________

Eu fui e Recomendo - Dezembro de 2011