_______________________________________________________ ILHAS GREGAS - SANTORINI

Chamada oficialmente de Fira, Santorini é uma ilha no sul do mar Egeu, a 290 Km de Atenas. É a maior ilha de um pequeno arquipélago circular, resto de uma caldeira vulcânica. A ilha é o local onde ocorreu uma das maiores erupções vulcânicas já registradas na história da humanidade a cerca de 3600 anos atrás.

A erupção pode ter levado ao colapso da civilização Minoica que vivia na ilha de Creta, a 110 km ao sul, devido à formação de um gigantesco tsunami. Outra teoria popular diz que essa erupção é a fonte da lenda da cidade perdida de Atlântida. Santorini, possuidora de uma geografia especial, com poucas praias e muitos paredões rochosos e desfiladeiros que oferecem vistas espetaculares para o Mar Egeu e para a caldeira vulcânica.

*Dicas:

-Alugue um carro pelo menos por um dia, isso vai facilitar sua vida na ilha. Não é muito caro, custa 45 euros a diária para carro automático, se puder, use o GPS, usei o “Wize” aplicativo para SmartPhone. Funcionou muito bem!

-Santorini não é exatamente um destino de praia. Por essa informação você não esperava, não é mesmo! Mas não fique triste, pois com as belas vistas, você não vai sentir falta de mais nada.

-Sobre praias em Santorini, elas existem, mas definitivamente não são lá grandes atrativos para nós brasileiros.

*ONDE FICAMOS

Na ilha de Santorini as melhores atrações se concentram em Oia ou em Fira, nessas duas cidades têm mais infraestrutura e preços geralmente mais baixos. Na ilha encontramos albergues, pousadas, apart-hotéis e hotéis de diferentes categorias. 

Ficamos em Fira no Antônia Apartments, quarto amplo, cozinha equipada, perto de tudo, ótimo preço, a equipe é muita simpática e orienta tudo sobre passeios e aluguel de carro. Excelente!

*Dicas:

-Antônia Apartments - Endereço: Fira Town City Center, Thera 847 00, Grécia - www.apartmentsantonia.gr

-O hotel tem ótima localização, perto de tudo, a 100 metros da principal Rua de Fira,

-O Hotel oferece transfer gratuito para o porto ou aeroporto, chagada e saída, comunique ao hotel dias antes o meio de chegada.

*O QUE FIZEMOS

Santorini é a mais bela das ilhas gregas, isso é percebido já durante a navegação e à medida que a embarcação vai se aproximando do porto, logo vem a confirmação que o lugar possui uma beleza especial que encanta os casais apaixonados.

Foi nesse cenário que ficamos por cinco dias para fazer passeios, caminhar pelas ruelas do centro e explorar os quatro cantos da cidade de Fira e percorrer as praias de Red Beach, Perrisa e Kamari. Ah! Sem falar no encantador pôr-do-sol da cidade de Fira e em especial o de Oia, uma cidade vizinha a Fira. Esse lugar é mágico!

1º DIA

Vindo de Mikonos, depois de navegar pelas águas do Egeu chegamos ao Porto de Santorini às 13 horas e seguimos para o hotel. Ao entardecer fomos para o centro de Fira, capital de Santorini, onde ficamos até o final da noite.

2º DIA

Nesse dia fizemos um passeio pela ilha do vulcão “Nea Kameni”. Adquirimos o ticket na recepção do hotel e seguimos para o “Old Port” de Fira. Para ter acesso ao velho Porto de Fira há três opções: Através do Cable Car (teleférico), montado em mulas ou a pé pela estrada na encosta do penhasco, bastante alto, precisa um pouco de fôlego. Descemos pelo Cabe Car e às 11 horas embarcamos rumo a ilha do vulcão.

*Vulcão Nea Kameni

Nesse passeio o barco faz uma volta pela ilha vulcânica de Nea Kameni com algumas paradas para banho. A ilhota em particular é um polo de atração para os turistas por suas fontes termais de águas amarelas que contêm uma grande quantidade de enxofre.

Nessa ilha existe um ancoradouro e ao desembarcar sobre a lava negra e sólida do vulcão faça uma caminhada de 20 minutos no cenário lunar de rara vegetação e descobrirá a cratera do vulcão e outras aberturas com vapor de enxofre.

A área também oferece uma vista incrível das belas aldeias encostadas nas falésias de Santorini. Imperdível! Finalizado o passeio, retornamos a Fira.

*Dicas:

-Fizemos o passeio pela Operadora local “Calypso”, embarcação coberta, confortável e guia para orientar a caminhada sobre o vulcão;

-Leve protetor solar, chapéu e água, o sol é bastante forte no verão;

-O ticket custou 18 euros por pessoa para um passeio de 3 horas.

3º DIA

Já havia lido em sites e blogs que em Santorini se você quiser conhecer as praias da ilha, não pode ficar sem alugar um carro pelo menos por um dia. O bom é que, além de percorrer as três principais praias você tem também a oportunidade no final da tarde de ir até Oia, cidade vizinha a Fira, ver o pôr-do-sol mais bonito do mundo.

Então nesse dia, logo cedo, pegamos um carro numa locadora perto do nosso hotel e partimos para as praias de Red Beach, Perissa e Kamari.

*Red Beach

Se para você uma boa praia não pode faltar mar azul, areia fina, branca e vegetação ao fundo, Red Beach não representa nada disso. No entanto, como na natureza existe todo tipo de paisagem, eu achei a praia bem peculiar e por não dizer até exótica.

A praia é uma pequena baía de água azul e pavimentada por uma areia grossa, escura e emoldurada por falésias de cor vermelha que serviu para batizar o local, a impressão é que estamos em Marte.

A Praia Vermelha é uma surpresa bem diferenciada, semisselvagem e com ares de aventura. O acesso pode ser feito de carro ou barco, sendo feito por terra, o carro tem que ficar bem antes e seguir a pé por trilha acidentada e com muitas pedras. Para pessoas com dificuldade de locomoção é difícil chegar até lá. Existem barcos que fazem o transporte dos turistas da praia vermelha para outras praias de Santorini. Depois da nossa visita seguimos para Perissa Beach.

*Perissa Beach

A praia de Perissa é bem diferente de Red Beach, possui uma atmosfera ampla o que dá um toque especial ao lugar. O local possui também uma grande estrutura de bares e restaurantes com quiosques e espreguiçadeiras que decoram a areia preta e fofa de origem vulcânica que contrasta com as águas cristalinas. Mesmo no verão achei bem tranquila essa praia, muito boa para quem quer relaxar e ótima para quem vai com família. Incrível!

Dando continuidade nosso tour pelas praias de Santorini a próxima visitada foi Kamari.

*Kamari

A praia de Kamari tem certa semelhança com Perissa, devido às pedrinhas e areia pretas, porém é bem mais agitada no verão. O local possui várias opções de hospedagem, bares e restaurantes ao longo da orla com preços bem mais em conta do que em Fira.

Kamari também é boa para casais e famílias. A estrutura da praia é ótima, possui cadeiras, espreguiçadeiras na areia e ombrelones. Na parte superior ficam os restaurantes que oferecem cardápio variado.

Foi nessa praia que ficamos para almoçar, relaxar e degustar o saboroso “Kalamari” prato a base de frutos do mar. O local é bem aconchegante! Depois do almoço retornamos ao hotel e às 17 horas seguimos para Oia ver o pôr-do-sol.

*Dicas:

-As praias de Santorini possuem pedrinhas e areia grossa de origem vulcânica que esquentam. Não esqueçam seus chinelos ou tênis.

-Andar descalço será bastante desconfortável.

*Oia

A pequena e antiga cidade de Oia está localizada na ilha de Santorini, a 6 km de distância da cidade de Fira.  Partindo de Fira você pode chagar a Oia de carro, transporte público ou por mar. A rua principal de nome Nikolaou Nomikou se enche no vai-e-vem de turistas de todo o mundo, misture-se a eles e explore a bela Oia antes do pôr-do-sol.

Comece sua caminhada pela cidade e aprecie a bela arquitetura das casas em curvas. Continue o seu passeio pelas lojas bem decoradas ao longo da rua principal, sem desprezar as inúmeras ruelas que a cada momento surge uma surpreendente vista.

Passe também pela praça central, onde está a igreja de Panagia de Platsani, onde presenciamos dois casamentos. Essa praça é bem movimentada tanto antes como após o pôr-do-sol.

No final da tarde todos seguem pelas pitorescas ruas estreitas de casinhas caiadas com destino ao final da ilha onde se aglomeram de todas as formas na região do antigo Castelo para ver o sol mergulhar nas águas do Mar Egeu.

Encontre o seu ponto de observação perfeito até às 19:30 horas, que o pôr-do-sol irá acontecer aproximadamente às 20:40 horas para o mês de julho. Esse ritual se repete diariamente, especialmente no verão. Foi o pôr-do-sol mais bonito que já vi. Ah! Não se esqueça de bater palmas, faz parte do ritual. Fantástico e inesquecível!

Finalizado o show da natureza, seguimos misturados na multidão entre as ruelas com suas luzes acendendo lentamente e foi nesse cenário que jantamos e retornamos ao hotel.

4º DIA

Após café da manhã, seguimos para o Centro de Fira e entre casinhas clássicas e caiadas que se enfileiram nas ruas labirínticas de calçamento em pedra percorreremos a pé os quatros cantos da capital da Ilha de Santorini, Fira.

A pequena e aconchegante Fira de igrejinhas de capitólio azul, lojas, casas branquinhas, mirantes que revelam vistas espetaculares a cada instante e becos congestionados de turistas, tudo isso encanta e enche o olhar do visitante.

*Igrejas Ortodoxas

Visite pelo menos uma, elas estão espalhadas por toda Grécia. As igrejas ortodoxas possuem muito dourado no seu interior, todo fiel beija os quadros e acende uma velinha. Vale à pena conhecer as igrejas ortodoxas, não é cobrado entrada, mas pode fazer doação.

*Catedral Católica

Dedicada a São João Batista, essa igreja é uma das maiores catedrais de Santorini com bela arquitetura e sua e decoração imponente. Pena que não consegui fazer foto de todo conjunto, as ruas são muito apertadas.

*Catedral Ortodoxa

Reconstruída após o terremoto de 1956 por isso é uma catedral mais moderna. Ao longo da sua dimensão, tem um impressionante pátio com arcos brancos. Este imponente edifício no alto de Santorini pode ser visto de longa distância.

*A Pitoresca Santorini

Durante nosso vai-e-vem por cada ruela, beco e ladeira da cidade Fira, nesse entra e sai lentamente, você descobre coisas que só esse lugar tem. As mulas no sobe e desce que transportam turistas para o “Old Port”, casinhas bem decoradas, restaurantes e hotéis que parecem flutuar sobre o Egeu.

A Ilha de Santorini é bela e muito encantadora! Para sua estada ficar mais agradável, relaxe e perca-se pelas ruas da cidade, deixe o tempo passar e sinta o clima desse lugar que com saudade temos que deixar.

Ah! E para encerrar o dia e nossa estada pela Grécia não poderia deixar de registrar o pôr-do-sol em Fira, que aqui também é de emocionar.

5º DIA

Partimos do Antônia Apartments, às 11 horas da manhã, rumo ao Porto de Santorini, para tomar o barco Highspeed 6 da companhia Hellenic Seaways, rumo a Atenas onde fizemos um pernoite no Sofitel Hotel, localizado ao lado do Aeroporto de Atenas.

-Visite também os roteiros de Mikonos e At enas

_____________________________________________________________________________________________________  Eu Fui e Recomendo - julho de 2015