________________________________________________________________________________________ CIRCUITO DAS FLORES – Holambra e Atibaia

O objetivo principal dessa viagem pelo interior de São Paulo, foi para visitar a Expoflora na cidade de Holambra e o Festa das Flores e do Morango em Atibaia. Aproveitando a oportunidade, para enriquecer ainda mais o Circuito das Flores, foi agregado ao pacote 2 dias em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, e uma parada na Basílica de Aparecida. Dessa forma, o roteiro pelo interior paulista totalizou 5 dias, começando pela cidade de Holambra. 

*HOLAMBRA

Depois da Europa ser devastada pela segunda guerra mundial, um grupo de aproximadamente quinhentos imigrantes, proveniente da Holanda, chegou ao Brasil e se estabeleceu na antiga Fazenda Ribeirão, estado de São Paulo. Em julho de 1948 os imigrantes holandeses criaram uma Colônia chamando-a de Holambra, junção de Holanda, América e Brasil. Nesse mesmo ano instituíram também, uma Cooperativa Agropecuária com o objetivo de produzir leite e laticínios do gado holandês trazido por eles.

No ano de 1951 chega a Holambra um novo grupo de imigrantes neerlandeses, foi a partir daí, que se iniciou o cultivo de flores e plantas ornamentais. É bom lembrar que até hoje a produção de laticínios e flores é muito forte na economia de Holanda. Com o passar do tempo, a produção e o mercado de flores cresceu tanto que surgiu a Expoflora, um grande evento que acontece na cidade anualmente, no mês de setembro. Hoje, Holambra é conhecida como a Cidade das Flores.

*QUANDO FOMOS

Essa foi a nossa primeira vez em Holambra e Atibaia, no entanto, Campos do Jordão e Basílica de Aparecida já fomos outras vezes. Dessa vez, nosso objetivo era conhecer a Expoflora de Holambra e a Festa das Flores e do Morango de Atibaia, como esses eventos acontecem no mês de setembro, chegamos a Holambra no segundo final de semana do mês de setembro/2019. 

*ONDE FICAMOS

A cidade de Holambra é bem pequena, possui cerca de treze mil habitantes, sua rede hoteleira não comporta a quantidade de turistas que vão a Expoflora, dessa forma, para nossa estada de 2 dias na região, nos hospedamos no hotel da Rede Comfort, localizado na cidade de Campinas, a 40 Km de Holambra e a 64 Km de Atibaia. O hotel é bem localizado, ótimas acomodações e café da manhã bem servido.

-Hotel Comfort Suítes Campinas.

-Rua Embiruçu, 300 Alphaville Empresarial, Campinas – SP.

*O QUE FIZEMOS

O foco da nossa viagem foi visitar a Expoflora em Holambra e a Festa das Flores e do Morango de Atibaia. As duas festas acontecem anualmente nos finais de semana do mês de setembro, portanto, reservamos 2 dias, sendo um dia em Holambra e outro dia em Atibaia. Dando sequência ao tour, visitamos também Campos do Jordão, onde permanecemos por mais dois dias e durante nossa estada por essas cidades paulistas, visitamos as seguintes atrações:

-Holambra: Pórtico da Cidade, Moinho Povos Unidos, Praça dos Coqueiros, Parque Van Gogh, Fazenda de Flores e o Pavilhão da Expoflora.

-Atibaia: Santuário Mariano de Schoenstatt e Festa das Flores e do Morango.

-Campos do Jordão: City Tour, Empório das Camponesas, Ducha de Prata, Morro do Elefante, Pico Itapeva, Vila Holandesa, Fábrica de Chocolates, Mosteiro das Beneditinas, Palácio Boa Vista e Vila Capivari.

-Aparecida: Basílica N. Srª. Aparecida.

1º DIA – Nosso grupo chegou ao Aeroporto de Guarulhos no início da manhã, embarcando em ônibus exclusivo, seguiu direto para a cidade de Holambra, onde o guia local nos esperava para um city tour, começado pelo Pórtico de Holambra.

*Pórtico de Holambra

Portal foi inaugurado em 2004 e recebe os turistas com boas vindas. O belo Pórtico traz como destaque a arquitetura típica holandesa, no alto, nome Holambra e 1948, ano quando foi criada a Colônia de Holambra. O momento é feito de tijolinhos avermelhados, com janelas amplas. Aqui iniciamos a visitação a cidade com ares holandeses. Imperdível! 

Dando sequência ao tour por Holambra, seguimos para o Moinho Povos Unidos.

*Moinho Povos Unidos

Projetado pelo arquiteto holandês, Jan Heidra, o moinho foi inaugurado em 2008, possui 38 metros de altura, suas pás medem 12 metros cada uma, com envergadura de 24 metros de ponta a ponta. O moinho é uma réplica fiel das moendas holandesas e por exigência do projetista, o moinho não seria apenas uma atração turística, deveria funcionar igual os da Holanda, pela força dos ventos. 

O moinho tem 5 andares, durante a semana a visitação é gratuita e pode subir até o terceiro andar. Porém, aos sábados, domingos e feriados a entrada é paga e o visitante pode ir até o quinto andar, onde se tem uma fantástica vista dos arredores. Ao lado do moinho possui umas lojinhas que vedem souvenir com tema holandês. Confira!! Daqui seguimos para a Praça dos Coqueiros.

*Dicas:

-Endereço: Alameda Mauricio de Nassau, 249 – Holambra/SP

-Aberto a visitação de quarta a domingo.

-Entrada gratuita de quarta a sexta, aos sábados, domingos e feriados custa R$10,00(inteira) e R$5,00(meia).

*Praça dos Coqueiros

O logradouro representa muito bem aquelas pracinhas das pequenas cidades típicas do interior que conta com jardins, bancos, chafarizes e os tradicionais coretos. 

A Praça dos Coqueiros recebeu um letreiro com o nome da cidade, se você curte fazer aquela clássica foto em frente a esse tipo de letreiro, aqui é o lugar certo. Aproveite!!! 

Bem ao lado da praça está o Parque Van Gogh, atravesse a rua e curta esse espaço verde.

*Parque Van Gogh

Localizado em frente à Praça dos Coqueiros, o Parque Van Gogh é uma bela atração turística de Holambra, inaugurado em setembro de 2018, o local é também conhecido como “Orla dos Chalés”. A presença do Lago Holandês, das árvores e dos típicos chalés holandeses, fazem do parque um lugar bastante fotogênico e bom para relaxar. 

Faz parte da programação do Parque, exposições de arte e eventos culturais. O Parque Van Gogh também faz um tributo ao artista, com réplicas de quadros do pintor, “Casa em Provence” e o “Semeador”. 

*Dicas:

-O Parque está localizado na Av. das Tulipas, fica aberto diariamente das 9 às 17 horas com entrada gratuita.

Dando sequência ao nosso city tour por Holambra, seguimos para uma das fazendas que produção flores, conhecidas como “Campo de Flores”.

*Campos de Flores

Visitar cidade e não conhecer uns dos campos de flores de Holambra, com certeza que seu passeio não será completo, portanto, procure uma das agências de turismo da cidade, faça a visitação e se encante com o colorido e perfumes das plantações de flores ao ar livre ou em estufas. 

Nos arredores de Holambra existem vários Campos de Flores que produzem: rosas, crisântemos, crista de galo, gérberas, girassóis e muitas outras flores e plantas ornamentais. 

Durante nossa visitação tivemos o privilégio de percorrer o plantio de girassol e diversas estufas com muita variedade de flores. Imperdível!!! 

*Dicas:

-Os Campos de Flores são propriedades particulares, por isso, a entrada só é permitida com guias autorizados, daí a necessidade de fazer através de agência.

Finalizada nossa visitação ao Campo de Flores, seguimos em direção ao Pavilhão da Expoflora.

*Expoflora

A Expoflora nasceu do seio dos produtores de flores no ano de 1981, com objetivo de mostrar as novidades da floricultura e das plantas ornamentais, apresentando ideias para seu uso no paisagismo e na decoração, além de propagar a cultura holandesa. 

O evento se define como uma exposição de flores e plantas, no entanto, ele oferece também outras atrações que além da temática das flores, os visitantes se encantam com o clima cultural, tornando o acontecimento numa grande festa para todos os públicos. 

O parque da Expoflora abrange uma área gigantesca com diversos pavilhões, onde se expõem e comercializam plantas, flores, artesanatos, queijos, doces e bebidas artesanais. Além disso, restaurantes, bares e cervejarias, casinhas coloridas e muita animação do público, todo esse cenário parece ser uma verdadeira cidadezinha holandesa. 

Diante desse panorama, aproveite e não deixe de visitar os arranjos florais e as amostras de paisagismo com diversas composições e tipos de jardins.  

Perca-se pelo Parque, deixe o tempo passar, visite as exposições e os belos estandes de flores e plantas, deguste as comidas típicas, entre nas lojinhas, beba uma cervejinha, que no final dia, acontecerá a chuva de pétalas lançada sobre a multidão a esperar.

*Chuva de Pétalas

Uma das atrações mais esperadas da Expoflora é a Chuva de Pétalas que acontece às 16:30 horas. São 150 kg de pétalas extraídas de aproximadamente 18 mil rosas, que são lançadas por canhão de ar, chamado de “Tulipo”. As pessoas se aglomeram na tentativa de agarrar uma pétala, tornando-a uma atração visivelmente bonita que mais parece uma celebração da chegada da primavera.

Depois do espetáculo das pétalas retornamos ao hotel em Campinas para no dia seguinte visitar a Festa das Flores e dos Morangos na cidade de Atibaia.

2º Dia – Logo cedo, após café da manhã, pegamos a SP-065, Rodovia D. Pedro I, rumo a cidade de Atibaia.

*ATIBAIA

A cidade de Atibaia está a 66 km da capital paulista e a 64 km de Campinas, devido sua proximidade a esses dois grandes centros urbanos e as boas condições climáticas da região, fazem com que muita gente visite a cidade o ano inteiro.

Atibaia está a 803 metros acima do nível mar, possui muito verde e por conta do clima ameno o ano todo é considerada uma Estância Climática, por isso, é bastante cobiçada pelo turismo ecológico, de lazer e de esportes radicais, tipo: Asas-Deltas e Paragliders que partem da Pedra Grande, a 1.450 metros de altitude, cobrindo o céu da cidade nos fins de semana. Entretanto, nosso objetivo em Atibaia não foi praticar esses esportes e sim, participar da Festa das Flores e do Morango. Antes de seguirmos para o Parque Edmundo Zanoni, onde se realiza a Festa das Flores e do Morango, fizemos o city tour por Atibaia, começando pelo Santuário de Schoenstatt.

*Santuário de Schoenstatt

O Padre José Kentenich, seguindo os sinais Divinos, em 18 de outubro de 1914, em plena I Guerra Mundial, sela a Aliança de Amor com Maria, suplicando-lhe que torne a pequena Capelinha do Seminário em Santuário de Graças e renovação religiosa para a Alemanha e o mundo. A Obra se propaga, além dos muros do seminário, em grupos de famílias, sacerdotes, Irmãs, homens, mulheres e jovens. 

Durante a II guerra mundial a Obra é perseguida pela Alemanha nazistas e o Pe. Kentenich é preso por mais de três anos no Campo de Concentração de Dachau. Mesmo detido, em meio ao perigo de vida, não desiste e continua a edificar sua obra por meio de conferências e correspondências. O Padre José Kentenich foi libertado do Campo de Concentração em 1945, logo iniciou viagens aos países onde sua Obra estava se edificando e por dez vezes visitou o Brasil. Uma história de muita perseverança, maravilha! Hoje existem vários Santuários pelo mundo, inclusive no Brasil, este é o de Atibaia localizado dentro de uma imensa área verde.

*Dicas:

-Endereço: Rodovia Dom Pedro I, Km 78 – Atibaia/SP.

-O local possui uma lojinha de artigos religiosos.

Finalizada a visita ao Santuário de Schoenstatt, fizemos um tour panorâmico por Atibaia, com uma parada no Empório e Apiário Santo Antônio, um espacinho rústico, com restaurante, lojinhas, plantas ornamentais, exposição de aves exóticas, gruta com capelinha, mel, café, lanches e doces caseiros, localizado na Rodovia Fernão Dias, Km 50 – Portão - Atibaia. 

Ótimo para relaxar e seguir viagem! Daqui fomos para o Parque Edmundo Zanoni.

*Parque Edmundo Zanoni

O belo parque possui 40 mil m², muita área verde, lago, pedalinhos, playground para a criançada, está localizado dentro da zona urbana de Atibaia, sendo muito procurado para caminhadas pelos Atibaienses.

É neste parque que acontece os principais eventos da cidade de Atibaia, a exemplo da Festa das Flores e do Morango.

*Festa das Flores e do Morango

A festa das flores e do morango de Atibaia é o maior evento realizado na cidade, sempre ocorre no mês de setembro e tem duração de três finais de semana. O acontecimento já conta com quase 30 anos de tradição e se realiza em grandes pavilhões localizados dentro do Parque Edmundo Zanoni que expõe enorme variedade de flores. 

A festa tem forte influência das culturas de imigrantes, principalmente, portugueses e japoneses, representadas nos estandes e nas dezenas de barracas instaladas que oferecem aos visitantes ampla quantidade de comidas típicas, bebidas e doces, tipo: mousses, tortas, pavês, sorvetes, licores e queijos artesanais, salsichas, entre outros.

Dentre os pavilhões da festa está o que expõe e comercializa flores e plantas ornamentais para os visitantes. Uma imensa variedade toma conta do lugar, onde os turistas se encantam com a beleza das flores, plantas e bonsais.

Existe também o pavilhão das amostras, onde são exibidos dezenas de exemplares de arranjos de flores e morangos, mas, o realce vai para as orquídeas e os jardins japoneses. Simplesmente incríveis!!! 

Para acalorar ainda mais o ambiente, shows e apresentações de grupos folclóricos italianos, russos, alemães, japoneses e português completam a festança.

Assim foi nosso dia em Atibaia, final da tarde retornamos ao Hotel Comfort Suítes Campinas e a noite fomos ao Shopping Dom Pedro, considerado o maior da América Latina. No dia seguinte, partimos para Campos do Jordão.   

3º Dia – Depois de dois dias por Holambra e Atibaia, seguimos para Campos do Jordão, onde ficamos por mais dois dias e uma parada em Aparecida. Veja roteiro completo aqui: Campos do Jordão

*Dicas:

-O Pacote de viagem, incluindo aéreo, terrestre, guia acompanhante e local, foi organizado por:

-Cacilda Aragão Tours.

-Endereço: Av. Pedro Valadares, 150 – Galeria Tramandaí, Bairro Jardins – Aracaju/SE – Fone: 2107-3555.

_________________________________________________________________________________________________________  Eu Fui e Recomendo - Setembro de  2019