________________________________________________________________________ MARRAKECH - MARROCOS

Fundada no século XI, Marrakech soma-se a Casablanca, Meknés e Fez formando o quarteto das cidades imperiais do Marrocos. A antiga cidade localiza-se no oeste do país, é um admirável centro turístico, sendo chamada de “Capital do Turismo”. Marrakech, também é conhecida como a “Cidade Vermelha”, devido a terracota dominar as edificações por toda cidade, tanto na parte nova como na Medina com seus arcos e muralha.

A Medina de Marrakech é parte antiga da cidade, localiza-se dentro de uma muralha edificada pelo Império Berbere, com ruas estritas e sinuosas, onde Souks (mercados) vendem tecidos, cerâmica, artesanatos, especiarias e outras mercadorias.

A parte nova de Marrakech conta com excelentes hotéis de bandeira internacional, cassino, ótimos restaurantes, mesquitas, palácios, jardins, parques e museus. Tudo isso dentro de amplas e modernas avenidas. A cidade é organizadíssima.

*QUANDO FOMOS

Nossa viagem de 15 dias pelo Marrocos, começou por Casablanca no dia 02 de dezembro 2019, passamos por Rabat, Chaouen, Fez, Ifrane, Médio Atlas, Deserto do Saara, Dades, Ouarzazate e Alto Atlas. Depois desse giro, finalizamos nosso tour pelo Marrocos em Marrakech. No mês de dezembro, o Marrocos apresenta clima bastante agradável, temperaturas que oscilam de 6 a 23 graus. Excelente!

*ONDE FICAMOS

Nossa estada em Marrakech foi de 4 noites e nos hospedados no Riad Nesma, dentro da Medina, Centro Histórico cercado por muralhas. O Riad possui ótimas acomodações, bom café da manhã, equipe gentil, excelente localização, perto da Praça Djamaa El Fna, onde tudo acontece em Marrakech.

-Riad Nesma - Rua Riad Zitoun Lakdim, Marrakech – Marrocos

*O QUE FIZEMOS

Vindo de Ouarzazate, passando pelo Alto Atlas, chegamos no final da tarde a Marrakech, nosso último destino desse fantástico roteiro pelo Marrocos. Em Marrakech, nos hospedamos no Riad Nesma, dentro da Medina. Feito os procedimentos do check in, seguimos para a Praça Djamaa El Fna.

*Praça Djamaa El Fna

É a mais célebre praça de Marrakech. A grandiosa praça situa-se na parte histórica, dentro da Medina, e faz parte do Património Mundial da UNESCO. É nela que se desenrola a vida turística da cidade.

O logradouro parece não dormir, diuturnamente, você encontrará muitas coisas que chamarão sua atenção. Durante o dia até o entardecer, a praça fica repleta de artistas de rua, domadores de macacos, vendedores, as encanadoras serpentes, as famosas cobras Najas, que vimos muito em filmes saindo da cesta ao som da flauta. Só no filme mesmo, aqui elas ficam no chão. Não tente fotografar os animais sem dar gorjeta.

Quando a noite chega, a praça muda completamente, desaparecem os vendedores do dia e as barracas de comida típicas e de sucos de frutas (romã, laranja) invadem a praça ao som de músicos improvisados que fazem apresentações de diferentes estilos.

Marrakech é a cidade de todas as nações árabes e dos turistas de várias partes do mundo que invadem a Medina. A praça é bastante ampla e abraçada por lojas, bares e restaurantes. Para acompanhar o pôr do sol, a partir da praça, fomos ao segundo andar do restaurante Le France, com vista privilegiada. Aqui jantamos diante desse cenário. Ver a praça do alto é algo obrigatório!

No dia seguinte, fizemos um tour guiado para conhecer melhor os pontos turísticos de Marrakech, desse modo, nosso guia local, Ismael, início o tour pelo Bairro Judeu.

*Bairro Judeu

O Bairro Judeu, também chamado de Mellah, foi fundado em 1558 para abrigar os judeus fugidos da expulsão Ibérica. No passado havia na comunidade judaica de Marrakech, cerca 36 mil judeus, todavia, nos anos 50 e 60, muitos partiram para Israel. Atualmente dizem que há menos de mil judeus.

O Souk, o mercado do bairro, é bem pitoresco, bicicletas, burros e motocicletas de carga se misturam a multidão pelas ruelas flanqueadas de lojas e barracas que vendem de tudo, principalmente, especiarias, frutas, condimentos, tapetes e antiguidades dominam o ambiente dando um colorido especial. Daqui seguimos para o Palácio Bahia.

*Dica: O melhor local para iniciar a visita ao bairro é a partir da praça Ferblantiers, pertinho do Riad Nesma, onde nos hospedamos.

*Palácio Bahia

A história recente de Marrakech pode ser vista neste palácio, construído em 1880 em estilo andaluz. A construção levou sete anos para ser concluída e mostra uma grande variedade de estilos resultado de contínuas ampliações. O palácio é composto por 150 aposentos, todos com teto de madeira de cedro pintado, piso de mármore, paredes com painéis rico em detalhes e multicoloridos.

Apesar do Palácio ser meio labiríntico, possui um amplo pátio cercado por estilosas varandas.

No seu apogeu, no palácio viviam as quatro mulheres do paxá e suas 24 concubinas. Segundo o guia Ismael, apesar desse termo, não eram amantes, apenas auxiliares que administravam o palácio do Grande-Vizir Ba Ahmed (paxá).

Finalizada a visitação ao Palácio Bahia, fizemos uma caminhada pelas ruas da Medina, entramos no Bahia Souk Artesanal, vimos de perto o dia a dia dos moradores, comerciantes e o colorido das mercadorias expostas a venda. Depois dessa breve caminhada, chegamos a Porta Bab Agnaou.

*Porta Bab Agnaou

A Bab Agnaou é uma das 19 portas da Medina de Marrakech. Construída no século XII, a imponente porta, era a entrada dos plebeus na Kasbah Real, enquanto a aristocracia acessava a Medina por outro portão.

*Dica: Em frente a porta, lado interno da Medina, está a mais tradicional farmácia que produz e comercializa produtos de beleza, dentre eles, Óleo de Argan.

-Farmácia: Herboristerie Bab Agnaou

Encerrado o tour pelo Bairro Judeu e o Kasbah de Marrakech, saímos pela Porta Bab Agnaou e seguimos para a Mesquita La Koutoubia.

*Mesquita La Koutoubia

A Mesquita Koutoubia é o principal templo de Marrakech e foi inaugurada no ano 1120. Templo é a maior e mais alta edificação da cidade, sua torre mede 77, é vista de qualquer parte de Marrakech. Nossa visita foi somente panorâmica, é proibido aos não-muçulmanos entrar nas mesquitas.

-Endereço: Medina – Final da Praça Djamaa El Fena.

Aqui encerrou nosso tour guiado por Ismael, um marroquino muito simpático! Aceitamos sua dica e fomos almoçar no “Restaurant Porto Fino”

*Restaurant Porto Fino

A casa com decoração temática dos anos 60 é bem acolhedora, serve pratos variados das cozinhas marroquina, italiana e aquela cerveja “Casablanca” geladinha. Ah! O restaurante também serve vinho e outras bebidas quentes. Aproveite! Nem todo lugar serve bebidas. Gostamos tanto do Porto Fino que retornamos outras vezes para almoçar e jantar. Comida muito saborosa!

-Restaurant Porto Fino

-Endereço: 279 Avenue Mohammed V, Marrakech. Final da praça perto da Torre da Mesquita.

Depois do almoço seguimos para a Praça Djamaa El Fna e ao entardecer fizemos o passeio de charrete.

*Passeio de Charrete

As carruagens ficam enfileiradas em ponto especifico da Praça Djamaa El Fna à espera dos turistas. Eles pedem 180 Dirhams pelo passeio de uma hora, negociamos por 150 Dirhams, cerca de 75 reais.

A carruagem percorre as amplas e jardinadas avenidas da ala nova de Marrakech, onde estão os melhores hotéis, o cassino da cidade, restaurantes e cafés, além da moderna ala residencial e corre também ao lado da Medina. Um ótimo passeio ao entardecer!

No dia seguinte fomos visitar o Jardim Majorelle, o Museu Berbere, o Museu Yves Saint Laurent e o Parque Menara.

*Jardim Majorelle

Em 1919 o pintor francês Jacques Majorelle, instalou-se na Medina de Marrakech, comprou um palmeiral nos arredores da Medina e construiu a sua morada.

Yves Saint Laurent, estilista francês de origem argelina, descobriu o Jardim Majorelle em 1966, durante sua primeira viagem a Marrakech e ficou seduzido por aquele oásis, quando no ano de 1980 adquiriu o jardim.

Hoje, o jardim Majorelle, inspirado nos jardins islâmicos, abriga um vasto acervo de plantas, palmeiras, bambus e os incríveis cactos gigantes. São mais de três mil especeis de plantas exóticas. Maravilha!

Dentro do Jardim também funciona o Museu da Cultura Berbere. O museu não é grande, mas peças e artefatos retratam muito bem a civilização berbere, além do teto, que simula o céu estrelado do deserto, onde a maioria dos berberes vivem. Fantástico! Pena que não é permitido fotografar.

-Jardim Majorelle e Museu da Cultura Berbere

-Entrada: 180 Dirhams, cerca de 90 reais (Jardim Majorelle, Museu Bebere e Museu Yves Saint Laurent).

-Rue Yves St Laurent, Marrakech

Na mesma rua do Jardim Majorelle, a cem metros, está o Museu Yves Saint Laurent. O espaço exibe as criações do estilista ao longo da sua carreia.

Aqui também é proibido fotografar as inúmeras peças do designer de moda. Yves Saint Laurent, morreu em 2008 aos 72 anos, mas sua obra continua através da marca que recebe seu próprio nome. Terminada a visita a este recinto, fomos para o Jardim de Menara.

*Jardim Menara

Criado em 1870 sobre um antigo lago, o lugar é tido como um dos mais conhecidos jardins de Marrakech aberto ao público gratuitamente. O acesso a praça principal do parque é por uma ampla avenida ladeada de oliveiras.

Na minha opinião o local deveria se chamar “Jardim das Oliveiras” devido aos milhares pés de oliveiras, sendo alimentados pelas águas do grande lago através de pequenos canais.

Tudo isso dentro da zona urbana de Marrakech. Muito interessante!

Depois de uma caminhada pelo parque seguimos para Menara Mall, um shopping que fica bem perto do parque.

Final da tarde retornamos ao Riad e a noite fomos ao Restaurante Comptior Darna.

*Restaurante Comptoir Darna

O Comptoir Darna é um dos restaurantes mais badalados de Marrakech, bastante animado com música ao vivo, dança do ventre e a autentica gastronomia marroquina. O restaurante fica na parte mais moderna da cidade, é bem frequentado e o ideal é fazer reserva. Depois do jantar, algumas dançarinas apresenta a dança do ventre. Não espere um empolgante show!

-Comptoir Darna

-Avenue Echouhada, Marrakech-Marrocos

Nosso último dia em Marrakech, pela manhã, fomos conhecer as duas mais importantes vias da cidade, as Avenidas Mohammed V e Mohammed VI, situadas na parte nova de Marrakech. Para se ter uma ideia, basta dizer que na avenida Mohammed V estão as lojas Zara e H&M e outras marcas internacionais. No período da tarde, fomos percorrer os Souks de Marrakech.

*Os Souks de Marrakech

Nos arredores da famosa Praça Djamaa El Fna existe um incrível labirinto caótico de ruas e mercados, conhecido como os “Souks de Marrakech”, que até hoje se mantêm legítimos. Visite esse espaço calmamente e explore uma das zonas mais autêntica e emblemática da Marrakech antiga e aprecie as belas azeitonas, tâmaras, damascos e outras frutas marroquinas.

Perca-se por ruelas e praças, observe os ateliers dos artesãos de couro, cestos, metais e roupas, os inúmeros bazares e lojas espalhadas com suas mercadorias expostas de forma meio desorganizada, tudo isso, nos leva a uma viagem ao passado dessa cidade e do Marrocos. Imperdível!

Os Souks de Marrakech, um lugar perfeito para encerrar nossa jornada de 15 dias por esse fascinante país. A próxima foto foi Marrocos visto de cima.

Nosso condutor e companheiro de viagem foi Ismael, um jovem marroquino muito educado e simpático.

A viagem pelo Marrocos foi em tour privado para 4 pessoas, executado pela Agência Trilho Salama.

-Trilho Salama – www.viagensmarrocos.com

-Comercial: Luís Bibi

-Email: viagensmarrocos@trilhosalama.com

-WhatsApp: +351 932 555 593 – Portugal

_________________________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo – Dezembro de 2019