___________________________________________________________________________________________ DUBROVNIK

Chegamos a Dubrovnik às 15 horas, nos alojamos e em seguida fomos almoçar no Restaurante Kanoba Longo, dentro da cidade amuralhada.  Por volta das 17 horas, saímos a passear pelas ruelas da grande cidade medieval de muralhas gigantescas que se alongam até o Mar Adriático.

Aproveitando o sol menos forte, visitamos ainda igrejas, lojinhas e no final da noite fomos jantar ao som de uma banda típica, tocando músicas de época medieval.

Às 22 horas, retornamos ao apartamento, localizado no alto da cidade, bem ao lado do topo da muralha, para no dia seguinte explorar Dubrovnik, considerada a Pérola do Mar Adriático.

*Dicas:

-O pedágio entre Zadar e Dubrovnik custou 75 kunas (37,5 reais);

-Tente viajar o máximo pela rodovia costeira e desfrute de belas paisagens, e o melhor, não há pedágio;

-A gasolina “eurosuper95” custa cerca 9,20 kunas o litro (4,60 reais).

*DUBROVNIK

Fundada pelos romanos em 614, Ragusa, como foi batizada, foi erguida sobre um rochedo que se debruça sobre o Adriático. A cidade medieval atravessou os tempos sob dominação dos bizantinos, venezianos, otomanos, húngaros, austríacos e franceses, todos marcando sua passagem. Pela sua beleza natural, urbanística, posição geográfica e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático".

Ressurgida das cinzas, essa cidade retomou o título de capital cultural da Croácia. Todas as cidades são especiais por uma razão; Dubrovnik é especial por várias. No passado, as muralhas longas, imponentes e que adentram ao mar foram essenciais para a proteção dessa joia da Croácia. O lugar oferece vistas deslumbrantes do azul turquesa do Mar Adriático e da incrível cidade medieval com sua imponente muralha.

Mas, Dubrovnik não é apenas isso, veja também o Portão de Pile, a Fonte de Onofrio, o Mosteiro Franciscano, o Palácio Sponza, o Palácio Knezev Dvor, Catedral de Dubrovnik, Praia de Banje, Montanha Srd, o Forte Lovrijenac e os bairros de Babin Kuk e Lapad. Onde você for nessa cidade sempre haverá uma bela paisagem de encher o olhar.

*O Portão de Pile

O portão é a entrada para o centro histórico de Dubrovnik. Construído em 1537 para proteger a cidade dos invasores e monitorar o comércio. O Portão de Pile possui uma estátua de São Brás, o santo padroeiro da cidade.

*Fonte de Onofrio

A fonte é monumento marcante de Dubrovnik, está situada bem ao lado do Mosteiro Franciscano, logo depois do Portão Pile, por onde se entra na cidade amuralhada. A Grande Fonte de Onofrio, construída entre 1438 e 1444, jorra água fresca e potável que alimenta os turistas.

*Mosteiro Franciscano

Aqui estão expostos vários textos bíblicos, incunábulos (primeiros livros impressos) e pergaminhos ancestrais que representam a herança cultural da Croácia. O silêncio do lugar foi substituído pelo burburinho dos turistas.

*Palácio Sponza

Comerciantes lotavam este palácio do século XVI na época em que a cidade era uma república independente. Hoje, ele abriga registros do arquivo nacional, esculturas de nobres diplomatas e diversos artefatos em ouro.

*Palácio Knezev Dvor

O palácio é uma fusão dos estilos renascentista, gótico e barroco, típica de Dubrovnik. O palácio costuma receber exposições, festivais e possuidor de uma bela arquitetura com seus arcos imponentes.

*Catedral de Dubrovnik

Centenas de relicários, feitos em prata e ouro, embelezam a Catedral de Dubrovnik e outros artigos religiosos importantes completam o acervo da igreja. Essa catedral barroca é tão imponente quanto os tesouros que abriga.

*ONDE FICAMOS

A maior oferta de hotéis encontra-se nos bairros e arredores de Dubrovnik um pouco afastado da cidade amuralhada. Para nossa estada de 4 noites na cidade nos hospedados no Apartments & Rooms Ivusic, situado a 100m da Torre Minceta. Ótima localização, aconchegante, próximo ao Portão da Muralha, Wi-Fi gratuito e uma vista panorâmica fantástica para a muralha, centro histórico e para o mar Adriático. 

Torre Minceta - Vista do Aparamento - Dubrovnik - Croácia

*Dicas:

-Reservamos essa hospedagem pelo Booking com pagamento no Check-in.

-Nos arredores do centro histórico de Dubrovnik, todos os estacionamentos públicos são pagos (parquímetro);

-Vagas para estacionar é difícil de encontrar, mesmo pagando caro;

-O Apartments & Rooms Ivusic – oferece algumas vagas gratuitamente para os hospedes.

7º Dia

Para iniciar o nosso sétimo dia na Croácia e segundo em Dubrovnik, saímos do apartamento às 10 horas com o propósito de caminhar sobre a grande muralha.

*Muralha de Dubrovnik

A muralha é a marca registrada da cidade. Erguida no século XIII para protegê-la de invasões, agora revela vistas deslumbrantes do Mar Adriático e do antigo porto. Aqui foram gravadas cenas do "Game of Thrones" seriado do canal HBO e é possível que os fãs do seriado reconheçam o local como o fictício "Porto Real".

Adquirimos os tickets no valor de 120 kunas para adultos (60 reais) e seguimos por toda muralha com muita calma e em 2 horas fizemos o percurso completo.

A caminhada nos proporciona vistas incríveis de toda cidade com as torres das igrejas despontando para o céu, embarcações a circularem entre ilhas do Adriático e ao fundo o gigantesco Forte Lovrijenac. Imperdível!

Caminhada sobre a Muralha de Dobrovnik - Croácia

Finalizado o tour pela muralha, fomos almoçar num restaurante na entrada dela e vimos cenas de um filme sendo gravadas naquele local.  Muito interessante! Após o almoço, decidimos descansar um pouco no apartamento.

Às 17 horas, fomos ao Teleférico de Dubrovnik e pagamos 120 kunas por pessoa. Do alto da colina (Montanha Srd) tem-se uma vista deslumbrante do conjunto arquitetônico de Dubrovnik. No alto da colina possui restaurante, lojinhas, área para teatro ao ar livre e um Cruzeiro.

Fizemos alguns clicks fotográficos e retornamos à cidade medieval. Jantamos massas com um bom vinho na pizzaria Domenica, a mesma da noite anterior e depois, fomos repousar. Foi um ótimo dia!

8º Dia

Nosso oitavo dia pela Croácia foi dedicado para fazer um tour nos arredores de Dubrovnik, incluindo os bairros de Lapad e Babin Kuk. Nosso principal objetivo era conhecer a Copacabana Beach. Para isso, pegamos o carro alugado e antes, contornamos toda a baía do Porto, onde estavam cruzeiros de grande porte, e seguimos até a ACI Marina repleta de barcos e iates.

Do outro lado da baía, subimos a serra, em busca da referida praia, passando pelos bairros Lapad e Babin Kuk, (Babin Kuk, significa “choro da vovó” um lamento aos netos que partiam pelo porto), região de rara beleza, bem arborizada, bem sinalizada, área nobre cheia de Resorts e belas casas. Aí afinal, encontramos a Copacabana Beach.

A pequena praia possui um calçadão com bares e restaurantes, sombreiros e cadeiras especiais, espaço para crianças por meio de Aquapark com diversos brinquedos infláveis, nas cores da bandeira do Brasil, águas cristalinas e pedrinhas ao invés de área. Muito agradável! Andamos de um lado para o outro, fizemos fotos e degustamos sorvete, o sol estava de rachar. Nessa área possui também muitos campings. O lugar é muito aprazível!

Copacabana Beach - Babin Kuk - Dubrovnik - Croácia

Finalizado o tour, retornamos para Grad-Old City (cidade amuralhada) para almoçar e conhecer outras atrações localizadas dentro da cidade velha.

No final da tarde, fizemos o passeio à Ilha Lokrun, pagando por pessoa 100 kunas, o que equivale a 50 reais. A travessia de barco durou 15 minutos e percorremos a pé a parte principal da ilha em uma hora. Lá existem lanchonetes, campo de futebol, ruínas de um forte e um grande parque para descanso com espreguiçadeiras para os banhistas da praia. Encontramos também, uma cerimônia de casamento com todo o aparato sob as árvores do parque, assim como, pavões e muitos coelhos.

Ilha de Lokrun - Croácia

Ao retornar da ilha Lokrun, o sol estava para se pôr, cenário ideal para subir dezenas de degraus íngremes até chegar ao incrível Forte de Lovrijenac, para em minha opinião apreciar as mais belas vistas da cidade amuralhada e do Adriático.

Dubrovnik - Croácia - A Pérola do Mar Adriático

A Fortaleza de Lovrijenac é um símbolo de resistência para o povo de Dubrovnik e protegeu a cidade por centenas de anos. A Fortaleza recebeu o apelido de Gibraltar de Dubrovnik devido a sua dramática localização sobre uma rocha que se projeta em direção ao Mar Adriático. Imperdível! Valeu a pena subir!

Forte de Lovrijenac - Dubrovnik - Croácia

A seguir, fomos jantar e depois repousar para no dia seguinte visitar a Ilha de Korcula, distante 120 km de Dubrovnik.

9º Dia

*Ilha de Korcula

Manhã de primeiro de julho, às 9 horas, último dia em Dubrovnik, partimos com destino a Ilha de Korcula, localizada na Costa da Dalmácia, Mar Adriático, Croácia.

A paisagem até Orebic envolve mar, belos vinhedos da Costa da Dalmácia, lojas de vinho, montanhas rochosas e muitas curvas sinuosas pelo caminho. Chegando a Orebic, deixamos o carro perto do porto em um estacionamento público, que na volta foi cobrado 60 kunas.

Orebic - Croácia

A Ilha de Korcula fica distante 120 km de Dubrovnik e fizemos o percurso pela estrada D 414 até o município de Orebic quanto, então, atravessamos de barco até a ilha fortificada.

O barco que faz a travessia Orebic/Korcula custa 15 kunas (7 reais e 50 centavos) por adultos e o trajeto durou 30 minutos. Chegamos a Korcula às 11 horas, sob um sol escaldante, mesmo assim, seguimos por ruas e ruelas por dentro e fora da muralha, circundamos a orla com belas paisagens para o Adriático.

Korcula é uma ilha fortificada da Croácia, emoldurada pela sua muralha medieval e banhada por belas praias de águas cristalinas do Mar Adriático.

Praia da Ilha de Korcula - Croácia

Korcula disputa com Veneza na Itália, o título de cidade onde nasceu o famoso navegador Marco Polo e quase tudo na ilha faz referência a ele. No museu, nas lojas, nos restaurantes e na casa que foi sua, e que até hoje permanece intacta. Entramos em várias Igrejas seculares, circulamos pelas praias e fizemos fotos.

A Ilha é muito bonita, ornada com flores, oliveiras e palmeiras tipo imperial. Gostamos bastante da paz da ilha em pleno verão. Ah! Suba na torre da Igreja e desfrute de vistas deslumbrantes da medieval Korcula que repousa sobre as águas do Adriático. Espetacular!

Às 18 horas, pegamos o barco de volta a Orebic e chegamos a Dubrovnik às 21 horas. Decidimos jantar no apartamento e repousar mais cedo, no outro dia viajaríamos para a cidade de Split.

10º Dia

Metade do décimo dia pela Croácia foi viajando. Saímos às 9 horas de Dubrovnik com destino a Split, distante 220 km. Parte desse percurso foi realizado pela rodovia litorânea D8 e a outra parte por autoestrada com pagamento de pedágio no valor de 71 kunas (35 reais e 50 centavos). Chegando à cidade de Split, fomos para o hotel, fizemos o check-in e procuramos um restaurante para almoçar, voltando em seguida para descansar. 

Split - Croácia

Às 19 horas, com o sol ainda claro, saímos para conhecer a Riva (orla) de Split, design moderno e glamoroso que contrasta com a fachada do Palácio Diocleciano, onde ficamos até final da noite e, dentro do Palácio, no Peristilo, encontramos um belo coral masculino entoando músicas sacras. Fantástico! 

Veja roteiro completo de  Split-Croácia

______________________________________________________________________________________________          Eu Fui e Recomendo - Julho de 2016