_______________________________________________________________________________________  PARIS

Capital e cidade mais populosa da França, localizada às margens do rio Sena, sua história remonta aos Parisi, um povo da era pré-romana que lutou contra a ocupação do Império de Júlio César. A posição geográfica de Paris favoreceu sua prosperidade, situada numa rica região agrícola e fluvial, na bacia do Sena. Paris se tornou uma das principais cidades europeias ao longo dos tempos, com isso, foi beneficiada com incríveis edificações de rara beleza arquitetônica como palácios reais, ricas abadias, parques, jardins, teatros e museus que enchem o olhar.

Torre Eifel - Arco do Triunfo - Museu do Louvre

Na Paris histórica e romântica, por seus bairros, ruas, avenidas e pontes sobre o Sena, tudo encanta e exala aquele cheirinho de cultura e arte. Ah! Não posso deixar de falar em Montmartre e Torre Eiffel símbolos desse lugar. Foi assim que vi Paris!

*QUANDO FOMOS 

Já li em alguns blogs que a melhor época do ano para visitar Paris é do final da primavera, junho, até o final do verão, setembro. Em agosto, auge do verão, o calor pode incomodar. Fomos do início de julho de 2011, ótimo clima, sem chuva e temperatura média de 15 a 20ºC, bom para caminhar pela cidade.

*ONDE FICAMOS

Nossa hospedagem em Paris foi no Novotel Paris Vaugirard no Bairro de Montparnasse. Nesse bairro, embora localizado na região central da cidade, foi preciso utilizar metrô e ônibus, porque as atrações turísticas de Paris são dispersas. Mas, nada que atrapalhasse nossas caminhadas pela cidade. E caminhar é o nosso forte! Quando estamos viajando, caminhamos muito, é tudo de bom! As calçadas largas e bem cuidadas ajudam! As nossas calçadas bem que poderiam ser assim! Exemplo para seguirmos!

Dicas:

- Hotel Novotel Vaugirard. Endereço: 257 Rue de Vaugirard, Montparnasse - Paris.

- Na mesma rua, bem ao lado do hotel, há ponto de ônibus, caixa de banco, pequeno supermercado, lanchonete, restaurante e a estação de metrô Vaugirard.

*O QUE FIZEMOS

A cidade de Paris é repleta de pontos turísticos, com muitos lugares interessantes para visitar, bairro a bairro, além de outras atrações localizadas nos arredores da cidade como o Palácio de Versalhes e a Euro Disney. Quem chega à capital francesa poderá conhecer por conta própria, caminhando, tomando ônibus ou metrô, esse dispõe de 14 linhas, que atendem muito bem os deslocamentos para qualquer ponto da cidade. Se preferir contrate um guia local que será bastante útil.

1º DIA

Vindo de Roma, chegamos ao Aeroporto de Paris Charles de Gaulle ao meio dia, seguimos para o hotel, nos hospedamos, fizemos um breve descanso e em seguida saímos a caminhar em direção a Torre Eiffel onde permanecemos até início da noite desfrutando da beleza do lugar.  Nesse dia, não subimos na torre, apenas caminhamos pelo Campo de Marte ou “Champs Mars” localizado entre a Torre Eiffel e a Escola Militar da França, uma das maiores áreas verdes em Paris.

Champs Mars - Torre Eiffel - Paris

Dicas:

- Se não souber o idioma francês. Tudo bem! Nada impede que aprenda aquelas palavras mágicas que agradam a todos.

*Bonjour (Bom dia – usado até as 19 horas),

*Bonsoir (Boa noite – usado a partir das 19 horas),

*Merci (Obrigado),

*Pardon (Desculpe),

*S’il vous plaît (Por favor),

*Excuse (Com licença).

- Não é difícil locomover-se em Paris, a melhor forma é de metrô ou mesmo a pé. Lembre-se! A cidade em 2011 já tinha 14 linhas de metrô.

- Obtenha mapa do metrô e da cidade, e na recepção do seu hotel solicite auxílio, marque os pontos turísticos que estão próximos as estações do metrô, isso irá lhe ajudar bastante.

- Em Paris há guias brasileiros, se preferir contrate um e conheça melhor e mais rápido as atrações da cidade.

- Contratamos por 04 dias, com duração de 5 ou 6 horas por dia, o serviço de guia de Zilda Salmeron, brasileira, natural de Aracaju, capital de Sergipe – Brasil. Muito simpática e agradável! Recomendamos! Ela saiu com o nosso grupo de 06 pessoas a caminhar pelas ruas de Paris, como também pegamos ônibus e metro.

*Contato: Zilda Salmeron Figueiredo

*E-mail: zilda@descubraparis.com

*Site: www.descubraparis.com

2º DIA

Às 9 horas da manhã, Zilda nosso guia, ainda no hotel, traçou um roteiro lógico, bairro a bairro da cidade com as referidas atrações de cada local, roteiro esse para quatro dias. Feito isso, seguimos para fazer o tour por Jardim de Luxemburgo, Bairros de Saint Germain e Quartier Latin, centro histórico de Paris, nesses bairros que abrigam vestígios da antiga cidade real. Ela diz tudo sobre os lugares, um livro falado!

*JARDIM DE LUXEMBURGO

O "Jardin Du Luxembourg", é o maior e mais belo parque público de Paris com mais de 224 mil m². O Jardim atualmente pertence ao Senado Francês, esse sediado no famoso Palácio de Luxemburgo.

Palácio de Luxemburgo - Senado Francês

O local é magnífico, com sua exuberante jardinagem, decorado com uma coleção de estátuas e lagos que encantam e enchem o olhar dos visitantes. Após as caminhadas por Paris sempre é bom um passeio relaxante pelo Jardim de Luxemburgo. No verão, aproveite para sentar num dos bancos disponíveis e curta um pouco da vida parisiense. Dando continuidade nossa caminhada pela cidade, fomos visitar o Panthéon.

Jardim de Luxemburgo - Paris

Dicas:

- No verão, há concertos gratuitos.

- Existe um parquinho e o mais antigo teatro de marionetes da cidade.

- Há também, dentro do jardim o Museu de Luxemburgo.

*PALACE DU PANTHÉON

O Panteão de Paris é um monumento em estilo neoclássico, inaugurado em 1790, situado no monte de Santa Genoveva, em pleno Bairro Quartier Latin. Apesar de o Panteão de Paris ser um mausoléu monumental, onde estão sepultadas celebridades francesas como Jacques Rousseau, Voltaire, entre outros, o curioso é que as pessoas que frequentam a área o consideram importante por ser ele um ponto de encontro famoso na cidade.

Pantheon - Paris

*SANIT GERMAIN

Caminhar pelas ruas desse bairro, sentar e ver o tempo passar em um dos inúmeros cafés sobre as calçadas, é um ótimo programa para fim de tarde. Saint Germain é antigo reduto de boêmios, esse bairro da região central de Paris se tornou ponto para apreciar lojas, galerias, restaurantes, docerias, livrarias e igrejas seculares, sem falar no charmoso e tradicional Café de Flores que pode ser apreciado com calma, melhor ainda se for numa mesinha na calçada. Daqui seguimos para o Quartier Latin.

*QUARTIER LATIN

É conhecido pelo seu ambiente animado e muitos bistrôs. O lugar, ao longo de sua história foi o ponto que reuniam artistas e escritores. As ruas desse elegante bairro inspiram e impressionam todos que por aqui passam. Sua beleza arquitetônica e histórica, bares e sebos se aconchegam lado a lado e servem de palco para discussões acadêmicas dos universitários de Sorbonne, a tradicional Universidade de Paris, fundada no ano 1200. Ao visitar Paris, o Quartier Latin não pode ser ignorado, vale lembrar que a Igreja de Notre Dame fica bem ao lado.

*ÎLE SAINT LOUIS

No nosso idioma, "Ilha de São Luís". A ilha está situada no rio Sena em pleno coração de Paris, atrás da Catedral de Notre Dame. Seu nome foi em homenagem ao rei Luís IX. Antes apelidada de "Ilha dos Palácios", em razão do grande número de mansões ali existentes. Quem vai visitar Notre Dame aproveita e faz essa visita também. O lugar é muito bonito, há sorveterias, restaurantes e belas construções. Outra ilha encantadora bem ao lado é a Ilha de La Cité.

Ilhas do Rio Sena - Paris

*ILHA DE LA CITÉ

Em português, “Ilha da Cidade”. É uma pequena ilha localizada no Rio Sena no centro de Paris. A ilha está diretamente ligada à história e o crescimento da cidade de Paris que se inicia no ano 250 a.C. Passear pelo local é simplesmente maravilhoso! Nessa ilha você encontrará a magnífica Catedral de Notre-Dame, a Conciergerie (antigo palácio da cidade e atual palácio da justiça) e a Sainte-Chapelle (Santa Capela em estilo gótico do século XIII). O lugar é charmoso e ideal para sentar e observar os passeios de barcos pelo Rio Sena. Inesquecível!

Ilha de La Cité - Paris

*NOTRE DAME

A Catedral de Notre-Dame de Paris é uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico. A catedral é dedicada a Maria, Mãe de Jesus e está localizada na Praça Parvis, dentro da pequena Ile de la Cité, banhada pelas águas do Rio Sena. A igreja é simplesmente extraordinária! Chama a atenção pela sua beleza interna e externa, o conjunto de gárgulas expostas na fachada das duas torres, torna-a completamente diferente de outras igrejas. Imponente esta catedral! Mesmo parecendo que suas torres estão inacabadas, Notre-Dame é muito bonita, rica em detalhes. Valeu a visita! Assim foi nosso segundo dia de Paris.

Catedral de Notre Dame - Paris

3º DIA

Esse dia foi dedicado para visitar o Museu do Louvre e percorrer a pé outras atrações de Paris, a Praça da Concórdia, Esplanada dos Inválidos, Ponte Alexandre III, Champs Elysées e Arco do Triunfo.

*MUSEU DO LOUVRE

O Museu está instalado no Palácio do Louvre e é um dos maiores e mais famosos museus do mundo. Localiza-se no centro da cidade de Paris, entre o rio Sena e a Rua de Riral. Ao chegar, a vista já impressiona pelo gigantismo do palácio em forma de U e sua pirâmide de vidro no pátio central da praça que dá acesso a entrada principal para os visitantes.

Museu do Louvre - Paris

O museu possui diversas alas, dentre elas, a que se encontra a tela de Mona Lisa de Leonardo da Vincci e outras enormes coleções de pinturas, artefatos do Egito antigo, da civilização greco-romana e numerosas obras dos grandes artistas europeus como Rembrandt e Michelangelo. O Museu reúne uma das maiores mostras do mundo da arte humana, abrange oito mil anos da cultura e da civilização Ocidental e Oriental.

Museu do Louvre - Paris

*Dicas:

- Para visitar todo o museu um dia não é suficiente.

- Compre ingresso antecipado, às filas são enormes.

- Faça a vista acompanhada por um guia.

*PRAÇA DA CONCÓDIA

A "Place de la Concorde" situa-se no início da Avenida dos Campos Elísios (Champs Elysées) e é a segunda maior Praça da França e a maior de Paris. Ao sair do Louvre certamente você cairá nela, o lugar é bem interessante, ampla e ao centro o Obelisco de Luxor, que chama a atenção dos visitantes. Seguindo pela margem esquerda do Sena chegamos a Esplanada dos Inválidos.

Largo da Concórdia - Paris

Dica: Passando pela praça, bem ao lado do rio Sena, você verá também o edifício da Assembleia Nacional.

*ESPLANADA DOS INVÁLIDOS

É nessa esplanada que está situado o "Hotel National Des Invalides" ou simplesmente Palácio dos Inválidos, cuja edificação foi ordenada pelo Imperador Luís XIV, em 1670, para dar abrigo aos inválidos do exército francês da época. Hoje em dia, o local continua acolhendo os inválidos, o lugar é também um cemitério militar e sede de vários museus. Dentre as personalidades francesas lá sepultadas encontra-se Napoleão Bonaparte. Impressionante a beleza arquitetônica do Palácio e o nível de conservação. Logo ao lado está a Ponte Alexandre III.

Hotel dos Inválidos - Paris

*PONTE ALEXANDRE III

Essa Ponte que atravessa o rio Sena em Paris faz parte de um conjunto arquitetônico formado por palácios e limita-se com a Avenida Champs Elysées. Foi construída entre 1896 e 1900 pelo Czar Alexandre III para celebrar a aliança Franco-Russo. A ponte é decorada com querubins, ninfas e cavalos alados dourados nas extremidades dos pilares. A ponte por si já é encantadora e a vista ao redor deslumbrante. Achei a mais bela ponte de Paris! Dando continuidade à nossa caminhada, seguimos pela longa Champs Elysées.

Ponte Alexandre III - Rio Sena - Paris

*CHAMPS ELYSÉES

Em português "Campos Elísios", a avenida é uma das mais famosas do mundo. A Champs-Elysées é prestigiada com cinemas, cafés, casa de show Lidô, lojas de luxo e ao longo dos seus 2 km de comprimento e 71 metros de largura, arborizada com castanheiros da índia desde a Praça da Concórdia até a Praça Charles de Gualle onde está o Arco do Triunfo. Indispensável uma caminhada pela Champs-Elysées! Aproveite o dia em que visitar a Ponte Alexandre III e siga pela avenida até o Arco do Triunfo! É um passeio imperdível!

Champs Elysées - Paris

*ARCO DO TRIUNFO

O Arco é um monumento construído em comemoração às vitórias militares do Imperador Napoleão Bonaparte, o qual determinou a sua construção no ano 1806 sendo concluído 30 anos depois. Na grandiosa obra estão, gravados, os nomes de 128 batalhas e 558 generais dos exércitos da era imperial francesa e em sua base, está o Túmulo do soldado desconhecido.

O monumental arco localiza-se na Praça Charles de Gaulle, no encontro das Avenidas Charles de Gaulle e Champs-Elysées. Quem vai à Paris é visita obrigatória a esse memorial. Imperdível! No final da tarde retornamos ao hotel, à noite fomos comemorar o nosso aniversário de casamento na casa de show "Lidô" localizada na Champs-Elysées.

 

Arco do Triunfo - Paris

Dicas:

- É permitido subir até o terraço do Arco, para isso, é preciso encarar os 284 degraus. Não subimos, dizem que à vista da cidade é espetacular. Fica para a próxima visita.

- Para chegar até ao Arco do Triunfo, não atravesse a rua, o trânsito é intenso, há passagem subterrânea e é mais seguro utilizá-la.

4º DIA

Após café da manhã, seguimos por metrô do hotel até estação "Bir-Hakein" nas proximidades da Torre Eiffel, as margens do Rio Sena para fazer o passeio de barco e dando sequência ao tour por Paris, visitamos Montmartre, Madeleine, Ópera Garnier e Galeria Lafayete.

*PASSEIO DE BARCO

Qualquer lugar que se visita em Paris é sempre surpreendente, e o passeio de barco pelo Rio Sena não é diferente, o tour é muito concorrido pelos visitantes, sejam esses marinheiros de primeira viagem ou não. O passeio é uma navegação em amplos barcos (Bateaux-Mouches) que sobem e descem o Rio Sena com duração de uma hora, em cujas margens estão decoradas por prédios históricos, a Torre Eiffel, monumentos e pontes, dentre elas a elegante Ponte Alexandre III e a Ponte Neuf, a mais antiga da cidade.

Rio Sena - Paris

O percurso pelo Sena se estende até as Ilhas de La Cité e Saint Louis, Catedral de Notre Dame. O passeio nos faz desfrutar de ótimas paisagens. Recomendo!

Dicas:

- O ponto para compra de ingresso e embarque, fica nas proximidades da Torre Eiffel, a margem do Rio Sena, logo depois da Ponte de 'Alma.

- Aproveite e visite o monumento "Chama da Liberdade", localizado acima da entrada do túnel no qual Diana, Princesa de Gales, sofreu o acidente.

*MONTMARTRE

É um dos bairros mais agradáveis de Paris. O lugar é uma região bem bucólica da cidade, com suas ruas arborizadas, casas antigas, pequenas praças, artistas de rua e uma bela vista que se tem de Paris a partir das escadarias da Basílica de Sacré Coeur, local esse, onde a maioria dos turistas se concentra.

Basílica de Sacré Coeur - Montmartre - Paris

Mas, o lugar não se resume apenas a Basílica e para conhecer melhor o bairro além do óbvio é preciso andar e se perder pelas ruelas e descobrir os encantos do bairro, antigos cabarés, o Lapin Agile e Moulin Rouge que fazem parte do cenário de Montmartre, lojinhas, museus, a feirinha de artesanato com seus artistas ali mesmo a pintar.

Residencias - Bairro de Montmartre - Paris

Depois dessa caminhada, descansar num dos cafés ou sentar num banco da praça e deixar o tempo passar. Montmartre é um passeio inesquecível!

Dica:

- Visite o Espace Dalí, dedicado a Salvador Dalí, com exposição permanente das obras Daliniana. Fica na Rua Poulbot, 11 - Montmartre.

*IGREJA MADELEINE

A Igreja está situada próxima a Praça da Concórdia e dedicada a Santa Maria Madalena. O santuário, inaugurado em 1842, chama a atenção dos visitantes pela sua arquitetura em forma de templo clássico grego, diferente de outras igrejas católicas.

A igreja é enorme, bonita e imponente é o destaque da Praça de La Madeleine. Vale a pena visitá-la! Muitas pessoas sentam em sua escadaria para conversar, descansar e relaxar. Daqui seguimos para a Ópera Garnier.

Igreja Magdalenae - Paris

*OPERA GARNIER

A Ópera Garnier, anteriormente chamada de Academia Nacional de Música, é uma casa de ópera localizada no centro de Paris. O edifício de 1875 é considerado uma das obras-primas da arquitetura de sua época. A Construção em estilo neobarroco tem capacidade para 1.979 espectadores sentados. Indo a Paris, não deixe de visitar. O palácio é muito bonito e fica próximo da Galeria Lafayette. Recomendo!

Ópera Paris

*GALERIA LAFAYETTE

Uma das mais antigas lojas de Paris em atividade, fundada em 1893. O complexo da Galeria Lafayette é formado pela Lafayette Home e Lafayette Maison. Depois de percorrer a loja vá até ao terraço para descansar e apreciar a vista da cidade. Ao chegar ao terraço começou a anoitecer e Paris estava a iluminar-se. Belo visual! Achei a Galeria Lafayette o Shopping mais bonito que visitei!

5º DIA

*EURODISNEY

Logo cedo, após café da manhã, pegamos o metrô na Estação Vaugirard e conexões até alcançar a Estação Nation. Aqui, nessa estação, embarcamos no “RER Linha A”, trem que vai levá-lo em apenas 35 minutos à estação “Marne-la-Vallée”, situada a dois minutos a pé da entrada do Parque Disney Paris.

EuroDisney - Paris

A Disneyland Resort Paris ou simplesmente EuroDisney é um complexo turístico da companhia americana "Walt Disney" localizado em Marne-la-Vallée, a 32 km de Paris. É a atração turística mais visitada da Europa atraindo milhões de visitantes todos os anos. O parque é muito semelhante ao Parque Magic Kindow de Orlando nos Estados Unidos. Diversas atrações para todas as idades e gostos. Muito bom! Um dia diferente e divertido.

Castelo da Cinderela - EuroDisney - Paris

Dicas:

- Estando em Paris, o RER (trem), linha A4, passa a cada 10 minutos pelas estações "Charles de Gaulle”, "Auber", "Les Halles", "Gare de Lyon" e "Nation".

- O bilhete do trem por trecho fica na faixa de 7 Euros.

- Ingresso para a Eurodisney, vende em diversos locais da cidade e na entrada do próprio parque. Compramos na recepção do hotel por 60 Euros, sem custo adicional.

6º DIA

Nosso último dia em Paris foi reservado para duas grandes visitas, primeiramente pela manhã, seguimos para o Palácio de Versailles e no final da tarde escalar a Torre Eiffel.

*PALÁCIO DE VERSAILLES

O Cháteau de Versailles é um castelo real localizado na cidade de Versailles, subúrbio de Paris. Desde sua inauguração em 1682 até 1789, início da Revolução Francesa, o Palácio foi o centro do poder do Antigo Regime Francês.

Construído pelo Rei Luís XIV, tornou-se residência oficial do monarca e símbolo da monarquia absoluta. Versailles, é o maior palácio de sua época e um dos maiores da atualidade. Construído numa ampla área, o palácio possui gigantescas salas, em especial a Sala dos Espelhos, 700 quartos, 352 chaminés, 67 escadas, 1.250 lareiras, 2.153 janelas, um megaparque e jardim que ocupam 700 hectares. Imponente e grandioso tornou-se o mais luxuoso de toda a Europa.

O Palácio é simplesmente magnífico, logo na chegada ainda na praça percebe-se a extraordinária arquitetura, as douradas grades que o protege e a exuberante riqueza dos detalhes por todos os lados.

Palácio de Varsailles

Se lá fora é bonito, dentro é incrível! Embora o Palácio tenha sido invadido e muita coisa tenha sido destruída no seu interior, veem-se compartimentos amplos, móveis, lustres, mármores, cristais, obras de arte e o encantador jardim, tudo nos leva a ver a ostentação dos reis e rainhas que ali viveram. Vale à pena conhecer. Impressionante!

Jardins de Versailles

Dicas:

- Partindo de Paris, à melhor opção é o trem linha “RER C”, desça na estação “Versailles Rive Gauche”, mais uma caminhada de 15 minutos até o Palácio.

- Se puder faça a visita guiada, será bem melhor.

- As filas para comprar ingresso e entrar no palácio são enormes. Se puder compre ingresso antes.

- Seguindo em direção ao Palácio, lado direito, há uma lojinha de Souvenir que vende ingresso. Compramos aqui sem fila, dica do nosso guia Glauber.

- Nesse mesmo local há restaurantes que servem bons pratos de massas e pizzas.

*TORRE EIFFEL

Vindo do Palácio de Versailles, chegamos a Torre Eiffel no final da tarde. A Torre Eiffel possui 324 metros de altura com toda sua estrutura em treliça de ferro, está localizada no Champs de Mars em Paris. O monumento se tornou um ícone mundial da França e é uma das edificações mais conhecidas no mundo. A Torre Eiffel, é a construção mais alta da cidade, é o lugar pago mais visitado do mundo, milhões de turistas sobem à torre cada ano. Seu nome homenageia o próprio projetista e foi construída como arco de entrada da Exposição Universal de 1889.

Torre Eiffel - Paris

A torre possui três níveis para os visitantes. Os ingressos podem ser adquiridos para subir por escada até o primeiro nível, mais de 300 degraus, ou elevador para todos os níveis. O terceiro é o mais alto nível, acessível somente por elevador. No primeiro andar possui sanitários, várias lojas, e no segundo nível há um restaurante. Desses níveis, já se tem uma ótima vista da cidade e do rio Sena.

Mas é do terceiro nível da Torre que se tem uma vista deslumbrante da capital francesa.

Champs Mars - Paris

Dicas:

- Qualquer hora do dia terá bela vista de Paris.

- Ingressos vendem pela internet e bilheterias locais, nessas, melhor não arriscar, pois possuem limite diário. Compramos no site oficial, www.toureiffel.paris, com hora marcada e pouca fila no momento do embarque para subir.

7º DIA

Após café da manhã, encerrando nossa estada em Paris, seguimos para o Aeroporto Paris Orly e decolamos rumo a Lisboa.

*Visite o roteiro completo aqui: Portugal

_________________________________________________________________________________________________________    Eu Fui e Recomendo - Julho de 2011