_____________________________________________________________________ CRACÓVIA

Cracóvia é uma cidade polonesa, localizada ao sul do país, às margens do rio Vístula, possui cerca de 850 mil habitantes, fundada por volta do ano 700 e foi a capital da Polônia entre 1320 e 1596. Cracóvia hoje é a capital da Província de Voivodia.

O Centro Histórico de Cracóvia foi tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade no ano de 1978. Na cidade, encontra-se o famoso Santuário da Divina Misericórdia, na verdade a Polônia possui muitas igrejas e 90% da população é católica. No ano de 2000 a cidade foi eleita a Capital Europeia da Cultura, é sede também de uma das mais antigas e prestigiadas universidades da Europa, a Universidade Jaguelônica.

Cracóvia, por estar próximo de Auschwitz, é muito comum turistas, ao visitarem a cidade, passar o dia no mais famoso campo de concentração da Europa.

*QUANDO FOMOS

Optamos por viajar para o Leste Europeu no início do verão, julho de 2013. Nessa época do ano a cidade fica com dias ensolarados, muitos turistas, bares, restaurantes e calor humano, uma ótima opção para quem busca entretenimento e animação. O verão nessa região da Europa quase não chove e traz belas paisagens e temperaturas agradáveis que variam de 16 a 30 graus.

*ONDE FICAMOS

Hospedagem em qualquer lugar vai depender muito das preferências de cada viajante. Toda cidade seja qual for o seu porte, oferece opções para os mais diversos tipos de público. Mas, sempre procuramos nos hospedar o mais próximo possível da região turística, que se tratando de cidades europeias geralmente os pontos turísticos estão concentrados na região central de cada cidade e foi o que fizemos, nos hospedamos no centro de Cracóvia, ao lado da Praça do Mercado, ótima localização para quem curte caminhar pela cidade.

Hotel Holiday Inn Kraków City Center - Rua Wielopole 4-8 Cracóvia-Polônia.

* O QUE FIZEMOS

O compacto e bem conservado Centro Histórico de Cracóvia sobreviveu aos ataques da II Grande Guerra e hoje faz parte do Patrimônio da Humanidade.

A beleza do local é deslumbrante, a Praça do Mercado, o Castelo Wawel, e um pouco mais afastados, encontram-se o Gueto (Memorial aos Judeus) e a Fábrica de Oskar Schindler. A cidade é bem agradável para explorá-la a pé, possui uma incrível variedade de igrejas de belíssimas arquiteturas e cheias de história do cristianismo.

1º DIA - Vindo de Praga, capital da República Tcheca, chegamos à Cracóvia no meio da tarde, nos hospedamos, em seguida fomos até a antiga e charmosa Praça do Mercado.

*A Praça Central e o Mercado de Cracóvia

A praça Central é o ponto de encontro dos turistas, aqui todos se reúnem em restaurantes e bares, o local é também o ponto de partida das imponentes carruagens de passeios.

Nesse dia, havia show ao vivo no local, a banda que se apresentava fazia uma mistura de ritmos, música clássica com rock, e tocou Bolero de Ravel. Ufa! Emocionante! O Interior do Mercado é bem interessante, repleto de lojinhas de souvenirs, bijuterias e outros.

*Igreja da Virgem Maria

A imponente igreja possui uma torre com 81 metros de altura, essa torre é conhecida como a Torre da Guarda e até hoje é o ponto mais alto da cidade. Do alto da torre a cada hora cheia, todos os dias, um corneteiro toca levando o suave som por toda praça do mercado como antigamente se avisava a população de um perigo que se aproximava.

A Igreja é muito bonita, data do sec. XII, suas torres são de tamanho diferente e está localizada na Praça do Mercado.  

Por aqui ficamos para jantar e apreciar o movimento caloroso do lugar. No final da noite fazemos o passeio em uma das carruagens pelo centro histórico de Cracóvia. Imperdível!!!

2º DIA

*A Mina de Sal de Wieliczka

Após o café da manhã seguimos para Wieliczka, cidade distante 15 km de Cracóvia, para conhecer um dos lugares mais interessante que já conheci: As antigas Minas de Sal de Wieliczka, classificada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. 

Para ter acesso à mina subterrânea, toma-se um elevador e desce cerca de 135m até as galerias, tudo com extrema segurança e acompanhado por guias, que são os próprios mineiros aposentados.

Percorrer alguns trechos das galerias é algo fascinante, a cada instante em plena profundeza nos deparamos com estátuas, esculturas, painéis de parede, tudo em sal. 

O mais surpreendente estava por vir, foi quando ao final de uma das galerias o guia pediu para que todos parassem e ao ordenar que seguíssemos, o incrível estava diante de nós: A Catedral de Sal, tudo como se fosse uma igreja normal com painéis, santos, altar e acredite tudo esculpido no sal e, para completar a grandiosidade, iluminada por lustres de cristal.

A catedral pode ser reservada para cerimônia de casamento e em outra ala existe salão de festas, tudo a 135m de profundidade.

A visita dura 2 horas, percorre-se um total de 2 km e a temperatura da mina é constante 14º. Imperdível!!!

*O Castelo Real de Wawel

Localizado às margens do rio Vístula, o Castelo é imenso, possui museu, jardins e uma catedral. O museu tem muita tapeçaria, móveis e peças de arte.

Os jardins do Castelo são bonitos e na área do Castelo está à igreja onde o Papa João Paulo II ainda jovem realizou seu trabalho, foi na Cracóvia que o Papa viveu e estudou na adolescência.

Depois da visita ao Castelo, almoçamos na Praça do Mercado e fomos para a Fábrica de Oskar Schindler.

*O Gueto de Cracóvia e a Fábrica de Schindler      

A história de Oskar Schindler é bem conhecida devido ao famoso e premiado filme "A Lista de Schindler". Schindler de nacionalidade alemã foi um homem de negócios que ingressou no Partido Nazista e era possuidor de uma fábrica, que inicialmente contratou 350 judeus de um campo de concentração.

Através de suas conversas com seus empregados (judeus), Schindler começou a perceber as dificuldades que eles passavam e procurou uma forma de evitar o extermínio de pessoas de origem judaica. Foi quando Schindler mudou de atitude e passou a ajudar e proteger os judeus do Gueto de Cracóvia e seus trabalhadores escondendo-os em sua fábrica.

Na praça do Gueto possui um memorial, cadeira vazias e painéis quem contam a história, em homenagem aos judeus.

Ao chegar a Fábrica de Schindler não espere encontrar um museu comum, as instalações são as mesmas, logo na entrada está uma lista com nome e fotos das pessoas que Schindler salvou, e conta toda história do famoso alemão. O lugar nos leva a uma experiência detalhada sobre a vida dos judeus da Cracóvia durante a segunda guerra.

O acervo do museu possui utensílios, armas, uniformes, objetos pessoais, fotos, tudo conta o que passou na Cracóvia do holocausto.

3º DIA

Logo cedo, após o café da manhã, partimos de Cracóvia e seguimos viagem para Varsóvia, a capital polonesa, com paradas em Auschwitz e Czestochowa.

-Para visitar o roteiro de Auschwitz clique aqui: Auschwitz-Polônia 

__________________________________________________________________________________________________________

Eu Fui e Recomendo - julho de 2013