___________________________________________________________________________________________________________________ ILHA DE HVAR - Croácia

Partimos do Porto de Split ao meio dia em Catamarã e depois de navegar por 1 hora pelo azul turquesa do Adriático, chegamos a Ilha de Hvar numa bela tarde ensolarada de julho de 2016. Era início do verão europeu e, logo no Porto, percebe-se que o cenário é perfeito para relaxar, curtir praias e percorrer, calmamente as aldeias da paradisíaca ilha Croata.

Ilha de Hvar - Croácia

Hvar está localizada na costa da Dalmácia, Mar Adriático, na Croácia. A ilha possui várias aldeias, dentre essas podemos citar: Stari Grad, Vrboska, Jelsa e Sucuraj. A capital da Ilha possui o mesmo nome, Hvar.

Na ilha há inúmeras praias, porém não são como as praias do Brasil, amplas com longas extensões de areia fina. Na Costa da Dalmácia e na Ilha de Hvar as praias são repletas de pequenas pedras arredondadas, que chegam a incomodar os pés dos banhistas, por isso que muitos frequentadores usam um calçado especial, tipo sapatilha. Mesmo assim, é irresistível não tomar um banho nas águas cristalinas do Mar Adriático.

14º Dia

No décimo quarto dia pela Croácia e primeiro em Hvar, foi dedicado a explorar a pé todo Centro Histórico, a Riva, a Praça e Catedral Santo Estéfano, Mosteiro Franciscano e subir ao Forte Spanjola.

*Centro Histórico de Hvar e a Riva

O centrinho de Hvar é pequeno, porém rico em beleza, você pode percorrer calmamente por ruas, praças, enseadas e praias, quando cansar, sente num dos bancos do calçadão de mármore da Riva e sinta a brisa do Adriático soprar as palmeiras que adornam o local. 

A Riva é uma das áreas mais importante de Hvar, está sempre cheia de pedestres, turistas e repleta de lanchas e iates ancorados na orla da cidade, tanto durante o dia quanto à noite, o movimento é intenso devido concentração de bares e restaurantes.

*Praça e Catedral Santo Estéfano

Esta é a principal Praça de Hvar, onde ficam os edifícios mais importantes da cidade. A praça tem forma de “U”, com a catedral e a torre do relógio ao fundo, e para o lado aberto, o mar. Nas laterais estão lojas, restaurantes, a Galeria Cívica e o Palácio Hektorovic.

*Mosteiro Franciscano

Caminhe pela Riva até o BB Club onde há vários iates ancorados que chegará a uma bela prainha e ao Mosteiro Franciscano, datado de 1461. Nós só vimos por fora, mas é aberto para visitação.

*Forte Spanjola

Da principal Praça de Hvar, próxima à Catedral de São Estéfano, é possível avistar o Forte no alto da colina. Trata-se de uma imponente Fortaleza que é símbolo de um dos períodos mais conturbados da região, a exemplo, quando a cidade foi atacada pelos turcos. O Forte do século XVI, vale muito uma visita ao local, não só pela estrutura como também pelo museu em seu interior. No topo da Fortaleza há um café, o Spanjola, onde é possível relaxar e tomar um drinque admirando as belas paisagens. Incrível! Do alto você consegue ver toda a cidade e também as Ilhas Pakleni, que parecem flutuar no Adriático.

*Dicas:

-Para chegar ao Forte, entre pelo portão principal da cidade antiga, ao lado da Praça Santo Estéfano, comece a subir os degraus e siga as placas indicativas;

-O Ingresso custa 25 kunas. Horário de visitação, durante o verão, das 8h às 22h.

15º Dia

O segundo dia na paradisíaca Ilha de Hvar foi para percorrer a pé e curtir as praias da cidade. De um lado estão às praias de: Bonj, Hula Hula e Lagoa Azul, e do outro lado está à praia de Pokonji Dol.

Muito fácil chegar a pé as praias da cidade de Hvar. Partindo da Riva, siga o calçamento que circunda o mar em direção ao Mosteiro Franciscano, vá em frente até alcançar a tranquila e bela Pokonji Dol de água cristalina e pedras brancas.

Praia Ponkoji Dol - Ilha de Hvar

Para visitar as demais praias do outro lado da cidade também é muito fácil. Siga pela Riva em direção ao Hotel Adriana, caminhe pela calçada que margeia o Adriático até chegar primeiramente em Bonj, depois Hula Hula e no final a Lagoa Azul. A praia de Bonj é bastante movimentada por estar localizada em frente ao Amfora Hvar Grand Beach Resort.

Praia de Bonj - Ilha de Hvar

As praias de Hvar não possuem areia, as cadeiras para tomar sol, mesas e sombreiros ficam, incrivelmente, sobre as pedras e rochas. Hula Hula fica bem próxima ao centro de Hvar, mais ou menos 15 minutos de caminhada pela costa. A praia é bastante famosa pelo cenário paradisíaco e também por reunir alguns dos bares e restaurantes mais descolados da cidade. Um deles é o Hula Hula Beach Bar, repleto de drinques e após as 18 horas disponibiliza um DJ.

Depois de curtir Hula Hula, siga pela mesma calçada e ao final está a Lagoa Azul, este cenário paradisíaco de Hvar chama a atenção pela beleza e também por ser um local pouco movimentado. Na praia Lagoa Azul não há estrutura de bares e restaurantes. Leve água!

16° Dia

No terceiro dia de estada em Hvar, alugamos um carro para conhecer as praias de Milna e Dubovica, e as cidades de Vrboska, Stari Grad, Jelsa e Sucuraj, essas localizadas na costa da ilha, já Brusje e Velo Granbije estão localizadas nas montanhas, região das plantações de lavandas.

Nesse dia 7 de julho, exatamente às 10 horas, pegamos no centro de Hvar um carro alugado, um Suzuki, e nossa primeira parada foi em Milna, nessa paria, as pedras são maiores que as das praias da cidade de Hvar. 

Praia de Milna - Ilha de Hvar  

Seguindo viagem, paramos no alto da montanha, na entrada de Dubovica, mas não tivemos coragem de ir até a praia, por ser o caminho íngreme e o sol estava escaldante. Apenas fizemos fotos.

Dando continuidade ao reconhecimento da ilha, chegamos a Stari Grad, cidade mais antiga, que data de 384 a.C. Andamos por sua Riva (orla), admirando a beleza da cidade e percorremos as ruelas da parte antiga. 

Stari Grad - Croácia

Gostamos tanto da cidade que no dia seguinte retornamos para explorar com mais detalhe e sentir a tranquilidade dessa encantadora cidade medieval que soube muito bem conservar suas casas, ruas, praças e monumentos, todos praticamente construídos de pedra. Fantástico!

Prosseguindo o passeio, chegamos a Vrboska que fica a 8 km de Stari Grad. Vrboska possui uma pequena baía com canais que adentram a cidadezinha tranquila e de ares bucólicos.

Vrboska - Ilha de Hvar

De Vrboska, você pode fazer passeios para vinícolas, visitar as aldeias vizinhas, ou simplesmente desfrutar de um passeio pelas ruas e pontes do centro histórico.

Vrboska - Ilha de Hvar

Aqui almoçamos num dos restaurantes da Riva um “Mix de Carne com Legumes” e “Risoto Frutos do Mar”, deliciosos! Ficamos por um bom período conversando e depois seguimos para Jelsa, distante 5 km de Vrboska.

Vrboska - Ilha de Hvar

Em Jelsa fizemos um tour panorâmico pela cidade, que também possui uma bela baía e seguimos para Sucuraj, distante 52 km de Jelsa.

Sucuraj fica no ponto extremo da ilha numa pequena baía do Mar Adriático. Essa baia de tão profunda que é abriga o porto para Ferry Boats e navios. Para chegar a Sucuraj, fizemos todo o trajeto em estrada bem conservada, porém muita esteira e atravessamos um imenso túnel, tudo muito bem cuidado.

Sucuraj - Ilha de Hvar

Finalizada a visita em Sucuraj, retornamos pela mesma estrada e ao chegar no trevo de Stari Grad, pegamos a estrada velha sentido aldeia de Velo Granbije, situada nas montanhas.

Velo Granbije - Ilha de Hvar

Depois de Velo Granbije, o destino foi à aldeia de Brusje, com a finalidade de encontrar, ao longo da estrada, os campos cor lilás de lavandas perfumadas. Dizem que a melhor época da floração das lavandas é final de junho. Como estamos em julho, não tivemos a oportunidade de vê-las florescer em abundância.

Plantação de Lavanda - Brusje - Ilha de Hvar

A estrada até Brusje contorna e sobe toda montanha, é bastante sinuosa e, do alto, vimos o pôr do sol refletido nas águas do mar Adriático. Foi assim que encerramos nosso tour pela Ilha de Hvar. 

17º Dia

No quarto e último dia em Hvar, decidimos retornar a aconchegante cidadezinha medieval de Stari Grad. Primeiramente, às 10 horas da manhã, devolvemos o carro alugado, em seguida, pegamos um ônibus para retornar a Stari Grad, cidade milenar que nos encantou no dia anterior. 

Stari Grad - Ilha de Hvar

Para percorrer a Ilha de ônibus, basta ir até a estação que fica ao lado da praça principal de Hvar, ver os horários e escolher seu destino. O bilhete para Stari Grad por pessoa custa 27 Kunas, paga-se no próprio ônibus ao motorista. O trajeto leva cerca de 30 minutos, mas se a pessoa quiser, pode pagar somente até as praias de Milna ou Dubovica, essas já mencionadas anteriormente, próximas a cidade de Hvar. Nos pontos de ônibus, têm os horários e itinerários, para conhecimento de todos. Muito fácil!

Stari Grad - Ilha de Hvar

Chegando a Stari Grad, a linda cidade datada de 384 a.C. percorremos novamente toda a sua parte antiga que nos chamou a atenção, passando por suas ruelas em mármore, pracinhas e monumentos de tantos anos antes de Cristo. Depois almoçamos, e às 16 horas, voltamos para Hvar.

Stari Grad - Ilha de Hvar

No final do dia vá até a orla, nas proximidades do Mosteiro Franciscano, que por volta das 20 horas, vem o Pôr-do-Sol na Ilha de Hvar. Você não pode deixar de registrar esse belo momento de rara beleza e perfeito para encerrar nossa estada na fantástica Ilha de Hvar. Imperdível! 

Pôr-do-Sol em Hvar - Croácia

18º Dia

Às 13 horas pegamos o Catamarã da Jadrolinija no Porto de Hvar com destino a cidade de Split, onde pernoitamos e no dia seguinte, após café da manhã, às 11 horas seguimos para o aeroporto e embarcamos rumo ao Brasil pela companhia aérea Croatia Airline com conexão em Paris. Adorável Croácia!

___________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - Julho de 2016