_________________________________________________________________________________________ WASHINGTON

Era uma manhã de sábado, dezembro de 2014, e às 6 horas, ainda escuro e aquele friozinho, a Van nos pegou no hotel para fazermos um tour (Full Day) em Washington.  Na Van já estavam 04 (quatro) brasileiros do Espírito Santos, hospedados em outro hotel, formando assim, um grupo de sete pessoas. Partimos de Nova York, passando pelos estados de Nova Jersey e Maryland rumo ao estado da Virgínia, Distrito de Columbia, onde fica a capital americana, Washington, Seu nome homenageia o presidente George Washington, e D.C., significa Distrito de Columbia. Durante o percurso, fizemos uma parada para café da manhã chegando a Washington às 10:30 horas.

Essa foi a segunda vez que visitamos a cidade, a primeira aconteceu em mês de julho de 2012, onde a paisagem de Washington no verão é igual à de Nova York, com Parques verdes e árvores com folhagens.

Durante o outono o clima da capital americana muda completamente, o frio se aproxima, as folhas secam e caem sobre os parques. Muito bonito!

Washington D.C. é o centro da política americana. A cidade atrai muitos passeios escolares e turistas. Existem vários museus gratuitos, parques, memoriais e muitos monumentos dedicados aos grandes líderes americanos. Nossa primeira parada em Washington foi no Museu do Ar e Espaço. Quem nos aguardava lá era o guia Srª. Nilcéia que conduziria o grupo por todo o tour em Washington. Nesse dia, o transito estava com várias ruas interditadas devido à grande manifestação antirracial em virtude da morte do vendedor negro, Eric Garner, de 43 anos por um policial branco inocentado nos tribunais.

-Museu Nacional do Ar e Espaço

O National Air and Space Museum faz uma viagem na história da aviação civil e militar e inclusive Santos Dumont, mesmo que apresentado timidamente, está lá representando o início das grandes invenções. Outras atrações do museu são as expedições espaciais, a conquista da lua, as viagens tripuladas dos ônibus Columbia e Discovery e as não tripuladas interplanetárias chegando aos dias atuais onde mostra o que está sendo realizado e pesquisado. Absolutamente fantástico!

Excelente museu, interativo, gratuito, acervo fabuloso e interessante que atrai a atenção de adultos e crianças. Tudo muito bem conservado e organizado que desperta a curiosidade dos visitantes. Imperdível! Finalizada a visita, seguimos para a Casa Branca.

*Dicas:

-O acesso ao museu é gratuito, porém há algumas atrações internas, simuladores, são pagas;

-O museu é grande, quem quiser ficar mais tempo, há lanchonete McDonalds em anexo.

-A Casa Branca

A White House é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, e ao mesmo tempo, sede oficial do Poder Executivo Americano. Localizada na Avenida Pensilvânia, o edifício foi construído entre 1972 e 1800, pintado de arenito esbranquiçado. 

Uma bela construção ao meio dos jardins. Visita obrigatória em Washington! A praça localizada na sua frente também é muito bonita e vale à pena ficar um tempo apreciando o local. Daqui fomos fazer um tour panorâmico pelo bairro residencial de Georgetown.

-Georgetown

No bairro não há edifícios, é antigo e bucólico com ruas de paralelepípedos, bem arborizado e casas de madeira em estilo vitoriano. O lugar tem excelentes restaurantes e lojas em sua rua principal e uma bela área verde na margem do rio Potomac, ótimo para passear a pé. Em viagem que fizemos a Washington, visitamos a Universidade de Georgetown com suas instalações do século XVIII. Não deixem de visitar! Georgetown é parada obrigatória em Washington.

Dando continuidade ao tour fomos para o Memorial a Lincoln.

-Memorial a Lincoln

O Lincoln Memorial é um gigantesco monumento localizado em frente a uma esplanada, em homenagem ao 16º presidente americano, Abraham Lincoln, que governou de 1861 até seu assassinato em 15 de abril de 1865. Lincoln liderou o país de forma bem-sucedida durante sua maior crise interna, A Guerra Civil Americana, preservando a União e abolindo a escravidão. Criado em uma família carente na fronteira oeste, Lincoln foi autodidata, se tornou advogado.

Outro grande personagem da história americana, o ativista negro, Martin Luther King, em 1963, usou as escadarias desse Monumento e, diante de mais de duzentas mil pessoas, tendo como cenário ao fundo um grandioso Espelho D'Água, fez o seu ilustre discurso "I Have a Dream". Certamente uma cena emocionante! Existe uma inscrição no chão de granito marcando o local onde ele discursou. Muito bonito o local!

Esplanada do Memorial

-Monumento aos Veteranos do Vietnã

O Muro do Memorial aos Veteranos do Vietnã estende-se por 75 metros de comprimento de mármore negro, no qual estão inscritos os nomes de todos os soldados estadunidenses mortos e desaparecidos na guerra. Localiza-se no Constitution Gardens, próximo ao Monumento a Abraão Lincoln.

O Memorial recebe turistas, estudantes e parentes de milhares de pessoas que morreram nessa cruel guerra, ver familiares passando as mãos sobre os nomes dos seus entes queridos nos transmitem tristeza. O lugar é muito bem conservado, limpo e bem cuidado.

-O Capitólio e Biblioteca do Congresso

O Capitólio é o prédio que serve como centro legislativo do governo americano. O Capitólio é o local de reunião do Congresso dos Estados Unidos, formado pelo Senado e Câmera dos Representantes.

Indo a Washington não deixe de visitar a monumental Biblioteca do Congresso. Atualmente, é uma das maiores bibliotecas americanas com mais de 32 milhões de livros. O lugar é aberto para consulta de livros e pesquisas acadêmicas, porém com entrada restrita.

Biblioteca do Congresso

Para o turista o que interessa é a parte aberta à visitação, que funciona como um museu. Nesse espaço, você verá o salão principal de leitura, um exemplar original da Bíblia de Gutenberg e outras publicações seculares. O prédio é espetacular! Pinturas nas paredes, mosaicos e um gigantesco acervo, além de centenas de livros deixados pelo presidente Jefferson. A biblioteca possui vários prédios, sendo o principal, o Edifício Thomas Jefferson onde os turistas têm acesso.

Salão de Leitura - Biblioteca do Congresso

-Endereço: Colina do Capitólio, ao lado da Suprema Corte Americana.

-Suprema Corte

A Suprema Corte ou Supremo Tribunal dos Estados Unidos, localizada na capital, Washington, é a mais alta corte, o tribunal federal dos Estados Unidos, ou seja, possui autoridade jurídica suprema dentro do país para interpretar e decidir questões quanto à Lei Federal, incluindo a Constituição Americana.

Na primeira vez que fomos a Washington, visitamos outros pontos turísticos que vale a pena conhecê-los. Fica a dica!

-Universidade de Georgetown

A Universidade de Georgetown, fundada em 23 de janeiro de 1789, é uma universidade privada estadunidense, sediada no histórico e elegante distrito de Georgetown, em Washington. A universidade possui uma área aberta à visitação, trata-se de uma histórica sala de aulas, com mobília e decoração da época, tudo muito bem preservado e conservado.

Pátio da Universidade Georgetown

*Dica: Escolha uma cadeira da antiga sala de aula e seja aluno da Georgetown University nem que seja por um momento. Faça sua foto!

-Memorial a Martin Luther King

O Memorial Martin Luther King é um monumento localizado no Potomac Park, Washington. Foi inaugurado em 2011 pelo presidente Barack Obama em homenagem ao ativista Martin Luther King, após mais de duas décadas de planejamento.

Foi construído às margens de Tidal Basin “Bacia das Marés” do Rio Potomac, próximo a outros monumentos nacionais, como o Lincoln Memorial e o Jefferson Memorial.

-Kennedy Center

O John Kennedy Center for Performing Arts é um centro de artes localizado na margem do Rio Potomac junto ao Complexo Watergate na capital americana. O centro foi inaugurado em setembro de 1971 e abriga espetáculos de dança, música, teatro, ópera e outros tipos artísticos.

-Cemitério de Arlington

O Cemitério Nacional de Arlington, é o mais conhecido e tradicional cemitério militar dos Estados Unidos, fundado no antigo terreno de Arlington House, que era o palácio da família da esposa do comandante das forças confederadas da Guerra Civil Americana, General Robert Lee.

O cemitério está localizado numa área ao lado do Rio Potomac, que serpenteia a capital americana, próximo ao prédio do Pentágono. Aqui estão enterradas mais de 300 mil pessoas, veteranos de cada uma das guerras travadas pelo país, desde a revolução americana até a atual Guerra do Iraque.

Alguns personagens históricos e famosos também estão sepultados em Arlington, os astronautas da nave Challenger que explodiu no ar ao decolar, o Senador Robert Kennedy e seu irmão, o Presidente John Kennedy, no tumulo do Presidente há uma pira eterna em chama. O local é visitado por milhares de turistas anualmente.

-Museu de História Natural

Quem vai a Washington tem que visitar o Museu! É um programa recomendo para todos, independentemente da idade, trata-se de uma das atrações imperdíveis de Washington. Os motivos são muitos e o primeiro deles: Eu achei um dos melhores museus de História Natural que já conheci e acreditem, é gratuito!

O museu é gigantesco, repleto de atrações e fica difícil saber o que é mais legal de ver, principalmente quando o tempo disponível para o visitar não é longo. O lugar é incrível, passear entre peixes e leões, dinossauros e borboletas, observar os homens das Cavernas e os contemporâneos, tudo isso em um só lugar é surpreendente, que nos faz viajar pelo tempo e perceber o quanto é fantástico nosso planeta.

*Dicas: Não deixe de visitar!

-O Elefante na Rotunda;

-A Ala dos Dinossauros;

-A Baleia Azul – Ala dos Oceanos;

-O Globo Terrestre;

-O Aquário;

-Fóssil Lab – Laboratório de Fóssil;

-Ala da National Geographic;

-Ala das Pedras Preciosas;

-O Moai da Ilha de Páscoa;

-Endereço: 10th Street e Constitution Ave., Washington.

-Preço: Gratuito!

-Visite o roteiro de Nova York aqui: Nova York

__________________________________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo - julho 2012 e dezembro 2014