_________________________________________________________________________  CHEFCHAOUEN e FEZ 

Chefchaouen – A Cidade Azul. A pequena e encantadora Chaouen, popularmente chamada, fundada em 1471, está localizada no norte do Marrocos, a 610 metros de altitude, protegida pelas montanhas. 

No passado, era uma pequena povoação fortificada, um Kasbah, para combater a presença portuguesa no norte da África. Chaouen ainda conserva uma fortaleza medieval do outrora esplendor. 

Chefchaouen também é chamada de cidade azul, a maioria das casas da sua Medina estão pintadas dessa cor, assim como portas e janelas.

Visto de longe, o centro histórico de Chefchaouen é dominado pelo azul com detalhes em branco. Considerada por muitos como o lugar mais pitoresco do Marrocos, a cidade é acolhedora e bastante frequentada por turistas de diversas parte do mundo. 

*QUANDO FOMOS

O tour pelo Marrocos de 15 dias, começou por Casablanca no dia 03 de dezembro 2019. Nesse período, as cidades de Chaouen e Fez apresentam clima bastante agradável, temperaturas que oscilam de 6 a 20 graus. Excelente! Longe do calorão do verão marroquino.

*ONDE FICAMOS

Nossa estada em Chaouen foi de uma noite e duas em Fez. Nessas cidades, nos hospedados em Riads dentro das Medinas, Centro Histórico de Chaouen e Fez. Vista do terraço do Riad Hicham, em Chefchaouen.

A Medina de Fez é gigantesca, já a Medina de Chaouen não é grande e em um dia dá para percorrer tudo, entretanto, gostaríamos de ter permanecido uma noite a mais nessa pitoresca e charmosa cidadezinha. Seria o ideal, fica para próxima!

-Hospedagens:

-Chefchaouen: Riad Hicham – ao lado da Praça Uta el-Hammam.

-Ótima localização e acomodações.

Do terraço do Riad Hicham, no final da tarde, a vista durante o pôr do sol é incrível.

-Fez: Riad Zamane Fez - 12 Derb Skallia – Medina.

-Ótimas acomodações, bom café da manhã e um encantador Hall. A recepcionista muita gentil!

*O QUE FIZEMOS

Vindo de Casablanca chegamos a Chaouen no período da tarde fizemos no check in no Riad e logo fomos percorrer as ruelas da Medina.

*A Medina de Chefchaouen

A Medina de Chaouen é o que atrai os turistas. É dentro da Medina que se encontram as ruas pintadas com o famoso azul, as casas de portas decoradas, os vasos suspensos com flores coloridas quebram o azul dominante. 

A grande fantasia dentro da Medina de Chefchaouen é mesmo percorrer as suas ruelas estreitas, ora planas, ora inclinadas, observar as portas centenárias, as janelas e as belas fontes. 

Caminhe sem pressa, visite as lojinhas e faça boas fotos. Afinal, Chaouen é bastante fotogênica. 

A Medina de Chefchaouen estende-se colina acima, o que significa esforço físico para conhecer todas as ruelas. Dentro da Medina está o Kasbah.

*Kasbah

Construído em 1471 o Kasbah serviu como Palácio governamental do século XV ao XVII. A edificação é um bom exemplo do estilo arquitetônico Marroquino-Andalusio. O Kasbah está cercado por muralhas e ladeado por 13 torres. 

Vale a pena visitar este monumento histórico-cultural de Chefchaouen.

-Endereço: Plaza Uta el-Hammam

-Entrada custa 60 Dirhams.

*Plaza Uta el-Hammam

A praça central de Chefchaouen é o lugar onde tudo acontece, um ponto excelente para observar o movimento da cidade. Muitas ruelas convergem para a praça dando movimento a Medina. No centro do logradouro há uma grande árvore, uma fonte e o contorno, repleto de cafés, restaurantes, lojas e o Kasbah. 

Arquitetonicamente a praça combina as influências árabes com as tendências trazidas pelos espanhóis que aqui dominaram entre 1920 a 1956.

Outra atração de Chaouen é a Mesquita Espanhola. O templo está localizado numa colina a cerca de 2 KM da Medina, o acesso só é possível a pé. Não visitamos, entretanto, fica aí a dica.

Finalizada nossa estada em Chaouen, no início da tarde, partimos para a cidade de Fez, uma das cidades imperiais do Marrocos, distante 197 KM de Chaouen. Durante o trajeto, passamos por estradas ladeadas de oliveiras e uma represa na região de Meknés

FEZ – A CIDADE ROSA

Fez, é a mais antiga das cidades imperiais do Marrocos. Fundada no ano de 808, rapidamente tornou-se num importante centro comercial, passados três séculos seu prestigio intelectual e artístico se propagou pela Europa. Fez é considerada a Capital Espiritual e Cultural do país.

Fez é um verdadeiro museu ao ar livre com arquitetura medieval, mais de 9 mil ruelas, mercados animados e dezenas de mesquitas e escolas, tudo isso, dentro da Medina e tombado pelo Patrimônio Mundial da UNESCO. 

Essa é a maior Medina viva do mundo árabe, o maior centro histórico amuralhado que ainda tem moradores e funciona normalmente. Um verdadeiro formigueiro humano! A Medina é um labirinto de ruelas, cores e muita gente e belos portais espalhados pela cidade. 

A cidade de Fez, não é só a Medina, a parte nova está fora das muralhas, construções modernas, imponentes arcos e amplas avenidas completam o grande aglomerado urbano com mais de 2 milhões de habitantes. 

*O QUE FIZEMOS

Procedentes de Chaouen, chegamos a cidade de Fez no final da tarde, onde nos hospedamos no Riad Zamane Fez. Jantamos no próprio Riad e no dia seguinte fizemos um tour guiado pelas embaraçosas ruelas da grande Medina de Fez. Impossível fazer um tour sem auxílio de um guia local!

Nosso tour, com auxílio do guia “Said”, muito simpático e conhecedor da história marroquina, começou pelo Palácio Real de Fez.

*Palácio Real de Fez

O Palácio Real foi edificado no século XIV, é um dos maiores e mais antigos do Marrocos. O Grandioso palácio não é aberto para visitação, assim como, a maioria das mesquitas e outros palácios do país.

Os turistas se aglomeram na frente do palácio para fotos da fachada e das imponentes portas douradas que conduzem a paço real. São sete portas de diferentes alturas, representando os sete dias da semana e os sete níveis da monarquia. 

As admiráveis portas de bronze afrontam com os milhares de pequenos azulejos de cerâmica da fachada palaciana, onde predominam as cores azul e o verde do Islã. Finalizada a visita, seguimos para uma colina fora da Medina.

*Colina – Mirante de Fez

Acaso almeje ter uma visão geral da Medina de Fez, não deixe de visitar esse local. Geralmente os guias já incluem essa visita a colina. A vista para a Medina é incrível, as ruelas são tão estreitas e sinuosas que não conseguimos percebê-las. Daqui fomos visitar a fabricação artesanal artefatos em cerâmica. 

*Fábrica e Escola de Cerâmica em Fez

Visitar uma olaria é ver de perto todo o artifício de fabricação das belas e famosas cerâmicas de Fez. A visita começa com apresentação da argila em estado natural, passando por diversos setores da olaria até a finalização das peças, o processo é todo artesanal. 

Incrível como os marroquinos de Fez ainda fabricam, manualmente, peças de cerâmica utilizando as mesmas técnicas de outrora. A olaria funciona também como escola, onde muitos jovens aprendem o ofício de oleiro. Fantástico! 

A visita finaliza na loja onde estão admiráveis peças como tajines, vasos, conjuntos de chá e jantar, tigelas e pratos decorativos. Irresistíveis não comprar algo! Daqui, fomos para a Medina de Fez e adentramos pela Porta Bab Boujeloud. 

*Porta Bab Boujeloud

A porta mais alegórica de entrada na Medina de Fez, também conhecida como “A Porta Azul”. A monumental porta é composta por três arcos de ferradura harmônicos e com uma rica decoração composta por azulejos multicores. Construída em 1913, a Bab Boujeloud é o principal acesso à Medina, a cidade murada, a zona mais antiga e mais atrativa da cidade. Entre e confira! 

*Medina de Fez

A antiga cidade murada de Fez, foi fundada como a capital da dinastia Idrisid entre 789 e 808 Dc. A arquitetura medieval, as mais de 9 mil ruelas sinuosas e estreitas, os mercados animados que vendem de tudo, mesquitas, residências e muita gente a circular, todo esse aglomerado meio “desorganizado” nos leva a uma atmosfera do Velho Mundo. Simplesmente incrível! A Medina de Fez foi declarada em 1981, Patrimônio da Mundial da UNESCO. 

A Medina abriga as escolas corânicas (relativo ao alcorão), Madraça Bu Inania e a Madraça Attarine, ambas adornadas com esculturas em cedro e azulejos ornamentados. A entrada das Madraças (escolas) é modesta, esconde a beleza interior das paredes esculpidas e a decoração na madeira e no gesso. Outra atração da Medina e a Fonte Nejjarine. 

*Fonte Nejjarine

A mais famosa fonte, entre tantas da Medina de Fez. Muito bem cuidada e ainda funcionando, aqui os moradores bebem água ou enchem suas garrafas de água. Feita de mosaicos e entalhes em madeira, fica numa diminuta praça do mesmo nome ao lado do Museu Nejjarine. Fiquem atentos, senão acaba se perdendo no meio de tantas outras coisas. 

Depois de visitar esses lugares, caminhamos por dezenas de ruelas até chegar ao ponto mais simbólico da Medina, o “Chaouwara” o famoso Curtume de Fez.

*Curtume “Chouwara”

O curtume de Fez é visto das varandas que ficam nas lojas de artigos de couro localizadas ao seu redor. Antes de chegar próximo ao curtume, o visitante recebe um ramalhete de hortelã, sabe para que? Não! Para cheirar e amenizar o odor que exala do curtume. 

O famoso curtume de Fez é um dos lugares mais pitorescos da cidade. O processo de curtir o couro é bastante rústico, diferente de tudo que já vimos. As técnicas usadas são antiquíssimas, o amaciamento do couro é feito com cocô de pombo. O método é todo manual e ao ar livre, onde dezenas de homens se debruçam sobre tanques circulares a movimentar o couro. Um trabalho muito árduo! 

Finalizada a visitação ao curtume, retornamos para as ruelas da Medina e fomos almoçar no Restaurante Riad Nejjarine. O excêntrico das Medinas do Marrocos é que a aparência das ruas é bem simples, entretanto, ao entrarmos em hotéis, Riads ou restaurantes a arquitetura muda completamente. Incrível! 

Final da tarde retornamos ao Riad Zamane Fez e no dia seguinte, partimos para o Deserto do Saara, Rissani, a 474 KM de Fez. Veja roteiro completo aqui: Deserto do Saara

Nosso condutor e companheiro de viagem durante os 15 dias foi Ismael, um jovem marroquino muito educado e simpático.

A viagem pela Marrocos foi em tour privado para 4 pessoas, executado pela Agência Trilho Salama. 

-Trilho Salama – www.viagensmarrocos.com

-Comercial: Luís Bibi

-Email: viagensmarrocos@trilhosalama.com

-WhatsApp: +351 932 555 593 – Portugal

___________________________________________________________________________________________ Eu Fui e Recomendo – Dezembro de 2019