___________________________________________________________________________ ILHAS GREGAS - MIKONOS

Depois de nove dias entre Atenas e o interior da Grécia, dessa vez, nosso roteiro foi visitar duas ilhas do Mar Egeu, Mikonos e Santorini. Primeiramente fomos para a paradisíaca Ilha de Mikonos.

*MIKONOS

Mikonos é uma ilha da Grécia que faz parte do arquipélago das Cyclades, um grupo de ilhas do Mar Egeu. Tem uma área de 86 km² e uma altitude máxima de 364 m. É composta principalmente de rocha de granito e tem pouca água e pouca vegetação. A ilha é bastante agitada no verão, possui um encantador pôr-do-sol e belas praias como: Psarrou, Gialos, Paraga, Paradise, Super Paradise e Agrari, todas frequentadas por turistas de vários países.

A cidade de Chora, é a capital da ilha. Lá você vai ter uma grande oferta de restaurantes, bares, mercados, lojas, escritórios para alugar carros, terminal de ônibus, casa de câmbio e algumas agências de viagens.

-Como chegar: De Ferry Boat ou de avião. Os Ferry Boat partem diariamente de Atenas, dos Portos de Piraeus ou Rafina, e de outras ilhas. As embarcações ancoram no novo Porto de Mikonos, distante uns 3 Km do centro. O local é bem servido por taxi e vans que fazem transfer privativo ou compartilhado. Optamos por ir de Atenas a Mikonos de Ferry Boat.

*QUANDO FOMOS

A melhor época para visitar a Grécia é praticamente o ano inteiro, a primavera, abril a junho, e os meses de setembro e outubro oferecem temperaturas amenas. Julho e agosto são os meses mais quentes, porém os preferidos pelos turistas. Visitamos Mikonos e Santorini no início do verão, julho de 2015.

-Usar protetor solar, chapéu e tomar bastante água.

*ONDE FICAMOS

A maior oferta de hotéis encontra-se na principal vila da ilha, conhecida por Mikonos Town ou Chora e não poderia ser diferente, afinal Chora é a capital.

Ficamos hospedados no Portobello Boutique Hotel, um hotel boutique, confortável, próximo do centro, Wi-Fi gratuito, bom café da manhã, ótima localização com uma varanda na entrada que garante aos hospedes uma vista panorâmica fantástica da cidade, seja ela a noite ou pelo dia, inclusive um pôr-do-sol espetacular.

*Dicas:

-Hospedando-se nesta região você dependerá muito pouco de transporte na ilha.

-Portobello Boutique Hotel – Endereço Kaminaki, Mikonos Town - www.portobello-hotel.gr – reservado pelo Booking com pagamento no check-out.

1º DIA

Ao retornar do circuito pelo interior da Grécia, pernoitamos em Atenas e como no dia seguinte nossa embarcação sairia às 14 horas, nesse dia acordamos mais tarde.

Após café da manhã e check-out realizado, fomos para o Porto de Piraeus, localizado na região metropolitana de Atenas. Aqui embarcamos no ferry boat “Nissos Rodos” de propriedade da companhia Hellenic Seaways, para uma viagem de 6 (seis) horas pelas águas azuis turquesa do Mar Egeu com destino a ilha de Mikonos distante 175 Km de Atenas. Mesmo com essa duração a viagem foi deliciosa, vale à pena, curtir toda a paisagem que a travessia oferece, iclusive uma parada na Ilha de Naxos.

No início da noite, ainda com muita luz do sol, desembarcamos no Porto de Mikonos às 19:20 horas, pegamos um taxi com destino ao Portobello Boutique Hotel. Após realização do check-in, logo fomos orientados pela recepcionista sobre como andar em Mikonos e nos forneceu um mapa devidamente marcado com os pontos turísticos do lugar. À noite fomos para o centrinho de Mikonos jantar e caminhar pelas ruas estreitas e sinuosas que parecem mais um labirinto.

*Dicas:

-Ticket do barco Piraeus/Mikonos, 35 euros por pessoa na categoria lounge.

-A compra dos nossos bilhetes foi feita pela Flytour Shopping Riomar em Aracaju (SE) por meio do site da Hellenic Seaways.

*Vantagem: Ainda no Brasil, você garante seu lugar com antecedência;

*Desvantagem: Adquirindo pelo site da Hellenic Seaways é emitido um “Voucher” que precisa ser trocado pelo Ticket de embarque, essa troca é realizada no escritório da empresa ao lado do Porto de Piraeus que pode ser feita no próprio dia de embarque.   

-O taxi compartilhado, Porto de Mikonos até Portobello hotel custou 13 euros para duas pessoas.

-Se por acaso você optar por ir de avião, a viagem dura aproximadamente 40 minutos.

-O Ferry Boat é muito confortável, estável, tem uma lanchonete, restaurante e as malas são deixadas no porão (não se assuste, é normal), depois sobe-se para o compartimento superior.

2º DIA

A ilha de Mikonos não tem somente como atração a charmosa capital "Chora", que é conhecida como Mikonos Town, oferece também boas e bonitas praias que não podem ficar sem visitá-las. Portanto, a grande dica para percorrer todas ou as principais praias da ilha é sem dúvida alugar um carro ou um quadriciclo.

Logo cedo, após café da manhã, seguimos direto para uma Rent a Car no centro da cidade. De forma rápida, alugamos um carro básico e partimos para conhecer as sete principais praias paradisíacas de Mikonos, Ornos, Psarou, Plati Gialos, Paraga, Paradise, Super Paradise e Agrari. Primeiramente fomos para Ornos, Plati Gialos e Psarou essas duas últimas separadas apenas por um morro.

*Dicas:

-Imprescindível alugar um carro pelo menos um dia. A diária custa 45 euros, carro básico, mais 20 euros de combustível. Valeu à pena!

-O caminho para as praias é bem sinalizado, mas dirija com bastante cuidado, as estradas são estreitas, muitas curvas, aclives, declives e muitos quadriciclos a transitarem.

*Praia de Ornos

Somente 3 km separam o centro de Mikonos de Ornos, a praia é bastante tranquila, a maior parte dos frequentadores é de hospedes do Resort localizado ao lado. 

O problema é encontrar estacionamento. Colocamos o carro numa das vagas do Resort, mas não demoramos. Daqui fomos para Plati Gialos.

*Praia de Plati Gialos

Apenas a 3 km de Ornos, Plati Gialos é cheia de bares e restaurantes, uns ao lado dos outros e com espreguiçadeiras na areia. A praia é menos agitada, perfeita tanto para casais, quanto para famílias. Daqui pode-se caminhar até Psarou.

*Praia de Psarou

Localizada ao lado de Plati Gialos, separada apenas por um penhasco, e com uma breve caminhada de 10 minutos chegará a Psarou Beach. Considero a praia mais bonita e exclusiva de Mikonos. Nas águas transparentes chega a rolar até congestionamento de iates multimilionários.

Psarou Beach atrai os endinheirados do mundo inteiro e várias celebridades da moda e do cinema. Como nosso iate não estava aqui rsrsrs...., seguimos no carro alugado para visitar praia de Paraga.

*Praia de Paraga

Paraga Beach é agradável, fica bem perto de Plati Gialos, calma e bem familiar como as outras duas. Aqui o Brasil marca presença mesmo, olha nossa bandeira agitada pelo sopro do Mar Egeu. Fizemos uma breve visita e partimos para Paradise.

*Praia de Paradise

Vindo de Paraga chegamos a Paradise Beach por volta das 14 horas e logo percebemos que esta praia era totalmente diferente das outras já visitadas. O agito comanda essa praia de águas cristalinas, onde cadeiras, espreguiçadeiras e tendas brancas decoram a areia.

O lugar é um complexo, denominado “Clube Paradise”, com lojas, bares, restaurantes e muita badalação. Foi nesse ambiente que ficamos até final da tarde e por aqui almoçamos no restaurante Tropicana Club. 

Nesse restaurante, no início da noite começa o agito com um DJ italiano, dançarinas e animadores sobem nas mesas e animam a galera. Sem dúvida a praia mais animada! Ficamos assistindo um pouco e seguimos para Super Paradise.

*Praia Super Paradise

Nessa praia também rola festa, é um pouco mais calma, menos frequentadores que Paradise, pelos menos no horário que chegamos, mas não menos animada. Super Paradise tem água cristalina, infraestrutura e tranquilidade. O lugar é excepcional para visitar durante o dia.

A praia é bem diferenciada! A prática do topless é normal.  Daqui fomos até a sétima e última praia do nosso roteiro.

*Praia de Agrari

Agrari Beach é a mais distante do centro de Mikonos em relação as praias que visitamos. Por ser bem isolada e bastante tranquila, os frequentadores pertencem as mais diversas tribos. O lugar é perfeito para os amantes do nudismo e outras práticas. A Vista do alto da colina é muito bonita!

Aqui finalizamos nosso roteiro de praias em Mikonos por volta das 19 horas com o sol ainda a brilhar no mar azul e calmo de Agrari. Finalizada a visita. Retornamos ao hotel e à noite fomos para o pitoresco centro de Mikonos.

3º DIA

Reservamos esse dia para percorrer os quatros cantos de Mikonos Town de ruelas, igrejinhas de capitólio azul, lojas, casas branquinhas, mirantes que revelam vista espetaculares, becos congestionados de gente bonita que encanta e enche o olhar do visitante.

Após café da manhã, seguimos entre as casinhas clássicas e caiadas que se enfileiram nas ruas labirínticas de calçamento em pedra com detalhes na cor branca. Imperdível!

As ruelas e casinhas são tão parecidas entre si, que se perder nas estreitas vielas acaba sendo uma inevitável e divertida atividade, que resultará na chegada a uma pracinha com mesas ao ar livre. Ah! Sem falar na bela prainha em forma de ferradura, que surge no final das ruelas, onde barcos repousam sobre as águas calmas e azul turquesa do Mar Egeu.

Nesse vai-e-vem descobrimos lugares fantásticos e inesquecíveis de Mikonos.

*Igrejas Paraportiani

Entre o Little Venice e o Porto encontra-se a Igreja Paraportiani de construção simples e diferenciada como realmente Mikonos se apresenta. Passear por Mikonos Town é realmente deslumbrante por sua arquitetura particular que se destaca pela simplicidade e ao mesmo tempo mágico.

*Moinhos de Ventos

Outro cartão-postal de Mikonos são os característicos moinhos de ventos que observam a cidade de cima dos montes. Os moinhos foram construídos pelos venezianos no século XVI, que inicialmente eram utilizados para moer trigo e hoje apenas decoram a ilha e alguns abrigam museus.

*Little Venice

Devido à presença dos moinhos venezianos, o lugar é conhecido como um “Pouco de Veneza”.

É nesse local que os turistas se aglomeram para ver o pôr-do-sol em Mikonos e desfrutar desta maravilha, que às 21 horas deixa o céu límpido de verão e deleita sobre o Mar Egeu. Espetacular!

Do monte Little Venice que abriga os clássicos moinhos de vento, podem ser vistos os casebres coloridos erguidos em palafitas sobre o Mar Egeu. Essa atração não pode deixar de ser apreciada de perto.

-Chegue cedo para garantir vaga em um dos diversos bares e restaurantes com vista para a baía.

4º DIA

Às 9 horas, após café da manhã e Check-out realizado, seguimos de taxi para o Porto de Mikonos, embarcamos no Boat Flyingcat 4 da companhia Hellenic Seaways com destino a Ilha de Santorini para uma estada de quatro noites.

-Clique no link e visite o roteiro de Santorini 

___________________________________________________________________________________________      Eu Fui e Recomendo - julho de 2015